Depois de meses de reuniões, debates, muitas audiências e batalhas políticas, o traçado da Ferrovia Norte-Sul passará pela região do Médio Alto Uruguai. O anúncio foi feito durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) realizada ontem, 6, na sede da entidade, em Seberi. O traçado foi elaborado e aprovado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. As lideranças afirmam que a região, apoiada pela Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), deverá ser contemplada com uma ramificação da ferrovia.
O presidente da Amzop e prefeito de Pinhal, Edilson Pelizari, foi informado sobre a aprovação do traçado através de ofício encaminhado pelo deputado federal, Alceu Moreira (PMDB-RS), representante dos municípios que lutavam pela inclusão do Médio Alto Uruguai no traçado da Ferrovia Norte-Sul.
Segundo Pelizari, a aprovação do traçado é uma conquista dos prefeitos da Amzop e da Amuceleiro que lutaram pela causa e, também, das demais lideranças regionais, estaduais e federais que apoiaram a iniciativa. “É uma notícia muito boa para a região. Estamos todos contentes, mas passamos por uma longa etapa. Precisamos continuar lutando e do apoio das entidades dos municípios da Amzop e da Amuceleiro, pois, concretizando este projeto, a região dará um salto muito grande de crescimento”, ressaltou.
Segundo o secretário-executivo da Amzop, Luiz Gustavo de Souza, o traçado da Ferrovia Norte-Sul já foi modificado três vezes e deverão ter novas audiências para discutir o projeto. Por isso, as lideranças devem ficar atentas e continuar lutando. “Sabemos que haverá outras duas audiências públicas até abril, que é quando termina o projeto básico. Precisamos mobilizar a comunidade e as entidades regionais pra que este projeto possa ser concretizado”, apontou.
O traçado
Conforme o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (EVTEA), o traçado entrará no Rio Grande do Sul por Caiçara, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e outros municípios até chegar ao porto de Rio Grande.
A Ferrovia Norte-Sul terá bitola larga (1,6 metro de largura entre os trilhos), e terá uma extensão total de aproximadamente 4,2 mil quilômetros.
A previsão é de que haja dois polos de carga na região: um em Frederico Westphalen e outro em Palmeira das Missões. Os municípios da região Celeiro devem, no futuro, ser abrangidos com uma ramificação da ferrovia.
A elaboração do primeiro traçado apresentado pela Amzop e Amuceleiro foi feita pela Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, que auxiliou e foi muito importante no trabalho.
Amzop
No encontro da Amzop houve, ainda, reunião da comissão de apoio à implantação do Complexo Labema em Seberi e da diretoria e conselho fiscal.
Cronograma previsto
Projeto básico – será concluído em abril deste ano
Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – termina em abril de 2016
Licença prévia – será concedida até abril de 2016
Licença de instalação – solicitação será feita em abril de 2016
Obras – início em abril de 2016
FN/Foto: Reprodução
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.