Nesta quinta-feira, 16, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu autorização oficial da Procuradoria da Repúplica para a realização da obra emergencial na ponte sobre o Rio Uruguai no município de Iraí, no Norte do Estado.
A cerca de dois meses foi constatado que a estrutura da ponte balança mais do que o normal. As juntas de dilatação da estrutura se movimentam em excesso com a passagem de caminhões mais pesados. A estrutura tem mais de um quilômetro de extensão e divide os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, marcando o início da BR-386, rodovia que liga Iraí a Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O próximo passo é a escolha da empresa que fará os reparos na ponte. De acordo com o Dnit, o processo burocrático de escolha pode ser feito em uma semana, porém a execução da reforma pode chegar a quatro meses de demora.
Em três vistorias realizadas por engenheiros e projetistas em novembro de 2013, foram constatados danos em um dos 14 vãos da ponte. Uma fenda abre e fecha com a passagem de caminhões grandes, pois, segundo o Denit, danos em cabos de aço que sustentam o vão e a falta de amortecimento estariam provocando o problema.
Para evitar mais problemas na ponte, há aproximadamente dois meses, o trânsito está em meia pista e caminhões mais pesados foram proibidos de atravessar o percurso, o que pode aumentar seu percurso em quase 150 quilômetros. Em Sarandi, cidade que fica a 120 quilômetros de Iraí, uma placa aponta a ERS-404, seguindo pela 324 e 406, como caminhos a serem seguidos pelos motoristas. Em Santa Catarina, o caminho passa pela BR-282, em Maravilha.
Foto: Letícia Sangaletti/Agito RS
Fonte: Agito RS
Post. Eloídes Nunes.
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