O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, realizou pregão eletrônico para a compra de materiais visando a construção de módulos sanitários. Eles serão utilizados na execução do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, que visa atender famílias de baixa renda no Estado. A previsão é que os primeiros municípios sejam contemplados ainda no primeiro trimestre de 2021.
A vencedora do certame liderado pela Central de Licitações do Rio Grande do Sul (CELIC) foi a empresa FERRAGEM ELETROCOR EIRELI, com sede em Porto Alegre. O governo do Estado, que investirá R$ 652 mil na compra dos materiais, informou nesta segunda-feira (04/01) que a empresa está habilitada a prestar os serviços.
O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, lembrou que a iniciativa integra os projetos estratégicos do governo do Estado. “Estamos iniciando o ano com uma bela notícia. Lembramos que mais de 26 mil moradias urbanas não contam com banheiros. É um dado impensável, ainda mais num período em que cuidados especiais com a higiene são fundamentais para o combate à Covid-19”, refletiu.
O projeto será desenvolvido em parceria com as prefeituras e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O governo do Estado cederá o material, os municípios terão a contrapartida na mão de obra e o CAU realizará o projeto dos módulos sanitários. “Ainda em 2021 investiremos mais R$ 1,7 milhão. Os recursos tem como origem o Fundo de Recursos Hídricos do governo do Estado gerido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema)”, completou Stédile.
O Comitê de Dados do governo do Estado, ligado à secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizou estudo e apontou os municípios com o maior defict de saneamento no Estado, conforme critérios do Cadastro Único do governo federal (O CadÚnico). A partir dos dados, foram pré-selecionados 298 municípios.
Critérios
a) Famílias de baixa renda, residentes em área urbana, com ausência de banheiro ou com módulos sanitários incompletos ou em construção;
b) Domicílios consolidados ou consolidáveis;
c) Famílias cadastradas no CadÚnico
Saiba mais
As prefeituras que desejarem firmar o convênio devem manifestar interesse junto à Secretaria de Obras e Habitação através de ofício encaminhado para o e-mail gabinete@sop.rs.gov.br. Entre as informações endereçadas, deverá constar as localidades e famílias que poderão ser contempladas.
Texto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Post. Eloídes Nunes
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.