"O Portal Top em Notícias do Sul”

SOCIAL: Ex-sargento da PM reencontra família após 9 anos morando nas ruas de Florianópolis - SC

06/06/2014 13:47

Policiais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul se mobilizaram via redes sociais para levar Rogério Pereira, o Barba, de volta a Porto Alegre.

Rogério Pereira, o Barba, em atendimento no Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre (Foto: SOS Desaparecidos / Divulgação)


Os acontecimentos das últimas duas semanas eram sinais de uma mudança definitiva na vida do morador de rua de Florianópolis, conhecido pelo apelido de Barba. Imundo, cabelos e barba desgrenhados, com apenas uma muda de roupa, ele perambulava na vida incerta pela região do Largo da Alfândega e do Mercado Público há pelo menos quatro anos. Foi por ali que, na quinta-feira, dia 22 de maio, Barba foi agredido por um grupo de pessoas. 

— Eu olhava para ele, todo machucado, e não acreditava. Porque poderiam fazer isto com ele? Ele nunca incomodava ninguém, não era de pedir coisas. Foi uma covardia — disse a estudante de administração, Janaína Lopes, de 21 anos, que conhece Barba há seis anos e costumava ajudá-lo quando passava pelo Centro.

O fato se repetiu na semana seguinte e por três vezes Barba teve que ser atendido no Hospital Celso Ramos, onde já havia uma ficha extensa sobre ele. 

Barba era sargento da PM 

A agressão foi relatada por Janaína ao major Marcus Roberto Claudino, coordenador do projeto SOS Desaparecidos, que há um mês fazia pesquisa sobre a vida do tal morador. Através do militar aposentado Luiz Fernando da Silveira descobriu-se quem era Barba: Rogério Pereira, 48 anos, ex-sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, aposentado em 1986 após ter sido diagnosticado com esquizofrenia.

— Encontrei ele em 2011, em Barreiros, e pelas conversas que tínhamos vi que ele tinha uma história interessante. Com o nome dele, da irmã e do bairro, fui a Porto Alegre. Depois de caminhar uns quatro quilômetros, bati na porta da irmã, que reconheceu o irmão desaparecido — conta Silveira. 

Rosana e Julio Cesar Pereira vieram para Florianópolis tentar resgatar o irmão. 

— Aquela era a segunda vez que ele sumia. Da outra vez tinha sido dez anos. Quando a gente foi buscá-lo em Florianópolis, ele nos reconheceu e tudo, mas disse que não queria voltar mais. Falou que não precisava de ajuda — disse o irmão mais novo, Julio Cesar. 

 

Mobilização pelas redes sociais

O major Marcus Roberto Claudino está a frente do SOS Desaparecidos há quase dois anos. Apesar de dedicado ao projeto, em poucos casos ele se envolveu tanto quanto na história do sargento Rogério. Foi sua filha quem chamou sua atenção para a situação do morador de rua. 

— Minha filha pediu que eu ajudasse na história, pois ele era diferente dos outros moradores. Não andava em grupos, não usava drogas, não pedia comida, nem ajuda. Além disto, rejeita o recolhimento ao Centro POP, da Prefeitura de Florianópolis — disse o major. 

Depois de levantar a história dele, Claudino iniciou os contatos com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul e a família para constatar que o Barba era Rogério. O objetivo era buscar um atendimento psiquiátrico, antes de promover um reencontro. Mas sem apoio para executar o plano, ele resolveu apelar. 

— Como a ajuda não vinha nunca, eu resolvi jogar nas redes sociais para sensibilizar mais gente e acabou dando certo — conta. 

A postagem foi publicada na última sexta-feira, e desde então foram mais de 2,4 mil compartilhamentos. Eram amigos, ex-colegas de profissão e moradores da Capital que reconheciam a foto de Barba, dormindo na rua. 

Logo começou um movimento entre ex-policiais para trazer Rogério de volta. 

— Quando eu vi a foto falei "é o Pereira"! É raro acontecer de um brigadiano ficar nestas condições. A gente se envolveu para ajudar de alguma forma e trazer ele de volta. Agora esperamos que ele encontre a calma que procura — disse o ex-colega Jorge Alberto Nunes.

 

O reencontro

Depois de dois dias internado no Hospital Celso Ramos, Barba partiu em uma ambulância do Hospital Militar Lara Ribas, por volta das 8h desta quinta-feira. O único pertence, além das roupas, era a cadeira de rodas que ganhou de Janaína e outros amigos que ele fez nas ruas de Florianópolis. Chegou a Porto Alegre às 15h46min, e foi recepcionado na entrada do Hospital da Brigada Militar por ex-colegas da Tropa de Choque, a ex-mulher, um dos filhos e dois irmãos. 

— Chegou brincalhão, dizendo que logo vai voltar para as ruas, mas a gente vai ficar em cima, acompanhar o tratamento, para que ele tenha uma vida melhor a partir de agora — contou o irmão Julio César. 

A tenente Carla Flores, da Sessão da Assistência Social da Brigada gaúcha, disse que Rogério fica no hospital o tempo que for necessário. Enquanto isto, a família se dispos a refazer os documentos para que ele tenha de volta a pensão do Estado. 

E o major Marcus, que acabou embarcando junto com Rogério, acabou honrando com o compromisso assumido com a filha. 

— Missão cumprida.

Fonte: Zero Hora

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

23/09/2020 14:12

PLANTÃO POLICIAL: 37º BPM prende mãe e filho por tráfico de drogas em Frederico Westphalen - RS

Na noite desta terça-feira (22/9), policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37ºBPM), prenderam um homem de 24 anos e sua mãe de 43 anos de idade, por tráfico de entorpecentes no Bairro São José em Frederico Westphalen. O jovem foi preso após ser flagrado saindo de sua residência com...
23/09/2020 14:05

PLANTÃO POLICIAL: 4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS

4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS. Na segunda-feira (21/09) Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, efetuaram a apreensão de 241 pés de maconha em Porto Mauá - RS. Um homem de 33 anos foi preso e...
23/09/2020 08:38

GERAL: Seguros Sicredi beneficiam mais de 3 mil associados em nossa região Noroeste do RS

A Sicredi Noroeste RS, além de oferecer experiências positivas, soluções adequadas, produtos e serviços financeiros completos, busca atender os associados na integralidade de suas necessidades e expectativas. Os seguros Sicredi são completos e com proteção que fazem diferença no patrimônio dos...
22/09/2020 23:18

BOMBEIROS: Incêndio destrói residência na Rua Coroados, centro de Crissiumal - RS

Na noite desta terça-feira (22), um incêndio destruiu uma casa mista de alvenaria e madeira na rua Coroados, esquina com a rua Três Passos, próximo da Sorveteria do Guinter, centro de Crissiumal – RS. No momento do sinistro, os moradores não estavam na casa, sendo um casal e uma criança. Populares...
21/09/2020 15:36

COVID-19: Confirmado o 19º óbito de paciente infectado pela coronavírus em Três Passos - RS

O município de Três Passos confirmou na manhã desta segunda-feira (21), o 19º óbito de pessoa infectada pela Covid-19. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, de 79 anos. Ele foi internado no dia 30 de agosto, no Hospital de Caridade, pela família. Coletado exame PCR para o Laboratório Central...
21/09/2020 15:25

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM atendeu seis ocorrências de perturbação do sossego durante o final de semana em Tenente Portela, Barra do Guarita, Chiapetta, Sede Nova e Tiradentes do Sul - RS

O final de semana de tempo bom fez muitas pessoas saírem de casa e por vezes descumprirem as orientações de distanciamento controlado impostas pela pandemia. Foram atendidas seis ocorrências de perturbação do sossego, sendo sete pessoas responsabilizadas mediante termo circunstanciado. Das seis...
21/09/2020 09:15

PLANTÃO POLICIAL: Trator VALMET foi identificado pela Brigada Militar com as mesmas características relatadas em um registro de estelionato em Araranguá - SC. Trator encontrava-se na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS

No domingo (20/9), por voltas das 20h30min, na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS. Policias Militares do 7ºBPM localizaram um TRATOR VALMET ANO 1971, o qual foi constatado ter as mesmas características de uma máquina descrita em uma ocorrência policial de estelionato...
19/09/2020 08:21

SOCIAL: Mensagem de Agradecimento: 1 Ano de Falecimento “in Memória” de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Foi há um ano Claudinei que você partiu. Ainda recordamos da dor, da angústia, de todo pesadelo que foi receber e lidar com a notícia de seu trágico falecimento, pois você partiu, sem aviso, sem tampouco nós permitir lhe dizer adeus, tão cedo você se foi, tão cedo e tão de repente, com tanta...
18/09/2020 22:30

PUBLICIDADE: (18/09/2020) Confira as Ofertas da Semana em HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS em Crissiumal – RS

ATENÇÃO!  Se você deseja adquirir um terreno, a HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS pode lhe ajudar!! Contate-nos pelo waths app:  (55) 9.9137-9985 com Clóvis Homerding. Ou venha até nosso escritório:  Avenida Presidente Castelo Branco, nº 306, sala 03, Crissiumal/RS ‼️São diversos...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.