"O Portal Top em Notícias do Sul”

SOCIAL: ABEMEC de Crissiumal realiza atividade de Marcenaria Criativa

08/08/2018 15:09

 A atividade de Marcenaria Criativa é realizada na ABEMEC para adolescentes de 14 a 17 anos, a atividade tem por objetivo desenvolver suas habilidades manuais, aprender o manuseio de ferramentas específicas, visando a aquisição de conhecimentos referentes à elaboração de projetos artesanais, percebendo que têm etapas a serem cumpridas e que o planejamento é fundamental para transformar uma ideia imaterial em um resultado ou produto concreto. Além disto, a atividade visa oportunizar a aprendizagem de uma futura profissão.

A atividade é realizada através encontros grupais, que acontecem semanalmente, sendo desenvolvida pelo oficineiro e marceneiro, Danilo Dutra de Campos, com acompanhamento pedagógico.

Durante os encontros são confeccionados produtos que podem ser utilizados no dia-a-dia, os adolescentes confeccionam os produtos no que se refere a montagem e acabamento dos mesmos. A confecção de peças matriz e o manuseio dos produtos químicos necessários para a confecção destes produtos é realizada pelo oficineiro, tendo em visto a proteção dos adolescentes.

Neste ano, já foram confeccionados na Atividade de Marcenaria Criativa, chaveiro personalizado, descanso de panela, tábua de picar alimentos, futebol de pregos, sendo que cada adolescente levou o seu para casa, puffs, os quais estão sendo utilizados no espaço de acolhida das crianças e adolescentes na Entidade. No momento, estão sendo confeccionados porta cuias.

Além disto, a atividade é uma oportunidade de qualificação aos adolescentes para futuro ingresso no mercado de trabalho, na qual poderão adquirir conhecimento da prática de Marcenaria. Neste sentido, percebe-se a importância desta atividade, destacando a demanda de produção nesta área, e a falta de mão de obra qualificada.

No que se refere ao mercado de trabalho, esta atividade potencializou o ingresso de diversos jovens ao mercado de trabalho através do aprendizado adquirido na atividade de Marcenaria da ABEMEC.

Um exemplo disto é a influência que Atividade de Marcenaria Criativa teve na vida profissional de Daniel Luis Hertz Haefliger, 23 anos, o qual participou as atividades da Marcenaria quando frequentava a Entidade.

Em entrevista com Daniel, o mesmo relatou que esta atividade teve influência na sua entrada no mercado de trabalho. Quando lhe questionado se a atividade teve influencia no seu ingresso na Marcenaria do Exército, Daniel relata que: “Sim teve influência, no Exército eu tive um amigo que também trabalhava na marcenaria e estava saindo, onde fui indicado por ele, mas ainda indicado por ele tive que responder algumas perguntas de conhecimento básico.” Destacando ainda, “A atividade contribuiu no meu período no Exército e também foi o que me inspirou a iniciar um curso técnico em moveis, e hoje estou empregado em uma marcenaria como marceneiro.”

Daniel relata ainda, que possui lembranças do período em que participava das atividades desenvolvidas na ABEMEC, “Me lembro de um ambiente alegre, divertido, mas com muita seriedade e excelentes profissionais.”

No que se refere a sua percepção em a Atividade de Marcenaria Criativa da ABEMEC, Daniel destaca, “Eu vejo como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois a atividade exercida na ABEMEC se assemelha bastante a de uma empresa.” Acrescenta ainda aos adolescentes que tem a oportunidade de participar desta atividade, “A oportunidade está na frente de vocês basta abrir a porta, e não tenham medo de errar, pois quem tem medo do erro se limita, e procurem sempre ser o melhor naquilo que você faz, mas sempre com humildade.”

Para a ABEMEC é muito gratificante receber este tipo de relato, uma vez que a Entidade visa propor ações preventivas que promovam a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos. Perceber que as atividades desenvolvidas na Abemec contribuíram para a inserção de Daniel ao mercado de trabalho é uma satisfação. E nos faz perceber que nosso trabalho realmente vale a pena.

Esta atividade é desenvolvida pela Entidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Crissiumal através Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos.

Fonte / Foto: ABEMEC

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.