"O Portal Top em Notícias do Sul”

SAÚDE: Veja o robô cirurgião do SUS em ação - Brasil

30/03/2014 21:39

Esta é mais uma que lembra filmes de ficção científica... Com quatro braços e uma câmera 3D de alta definição, este robô é a mais nova ferramenta para cirurgias em pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

O desenvolvimento deste robô começou nos Estados Unidos há mais de uma década. Recém-chegado ao Brasil, este é modelo mais moderno em robôs cirúrgicos e o primeiro em hospitais públicos paulistas.

A cirurgia robótica é uma evolução da laparoscopia, que já representou um grande avanço na medicina com o uso de uma câmera e a minimização dos cortes. Mas enquanto na laparoscopia os médicos visualizam uma imagem em duas dimensões em uma tela comum de TV, na cirurgia robótica o médico que opera o robô tem uma visão em 3D de altíssima definição.

"O robô faz numa tela enorme em 3D o que o seu olho só poderia fazer com microscópio", analisa Dr. Paulo Hoff, diretor / Icesp. "Ele permite ao cirurgião o controle da imagem para ver o que quiser naquele momento, sem depender de um terceiro indivíduo para mexer a câmera na laparoscopia", complementa William Nahas, urologista/ Fac. Medicina da USP.

Na laparoscopia o médico é quem segura as pinças e faz os movimentos dentro do corpo do paciente. Aqui o robô segura todas as ferramentas, mas é totalmente controlado por um cirurgião especialista em robótica.

Nós assistimos uma cirurgia de remoção de câncer de próstata e ficamos impressionados com a precisão dos movimentos dos braços do robô, que é capaz de pinçar, cortar, passar linha na agulha, costurar e até colocar o tumor dentro de um saquinho para que ele seja removido com segurança.

"O robô permite manipular tesouras, pinças, porta-agulhas em várias posições, de tal forma que reproduz mais ainda do que a capacidade das mãos", diz Nahas. 

O robô ainda corrige possíveis desvios; por exemplo, se a mão humana pode tremer – a do robô não treme. Todas as ações dos braços do robô são controladas através deste console, que possui dois joysticks, seis pedais para controlar a câmera e um visor em três dimensões.

Segundo o cirurgião, além de garantir um procedimento mais preciso e menos invasivo, a cirurgia robótica tem diversas outras vantagens como um tempo menor de recuperação do paciente, consequentemente menor tempo de internação e maior rotatividade dos leitos e também uma menor perda de sangue.

Claro, para operar um robô como este em uma situação tão delicada, é preciso muito treinamento e uma destreza ímpar – repare na fluidez dos movimentos do cirurgião. Os movimentos das mãos dele representam imediatamente as ações dos braços do robô dentro do paciente. E se o doutor William disse que a cirurgia robótica é um videogame trazido para o mundo da medicina, o doutor Paulo acredita que os jovens que jogam videogame certamente serão melhores cirurgiões no futuro. Já existe treinamento para a manipulação desse tipo de robô no Brasil. Tudo começa em um simulador, em seguida, o novato começa a operar alguns animais e depois de apto pode realizar cirurgias em seres humanos.

A expectativa é que o equipamento beneficie mais de mil pacientes da instituição nos próximos três anos com procedimentos minimamente invasivos.  Nos Estados Unidos, entre 70 e 80% das cirurgias de câncer de próstata são realizadas com o robô. Por aqui, o uso da cirurgia robótica dentro do Sistema Único de Saúde está em fase de análise, afinal, o programa três anos de uso e suporte ao robô custou 10 milhões de dólares.

"Depois nós vamos avaliar o resultado cirúrgico, a recuperação do paciente, eventuais problemas que possam ter acontecido com a cirurgia, o custo final dos tratamentos destes pacientes, além do tempo de hospitalização e sala cirúrgica. Já existem estudos, mas não na nossa realidade, e a cirurgia com o robô é realmente mais cara. Então, antes de a gente dizer se a tecnologia deve ou não ser adotada como um todo, nós precisamos ver qual é o resultado dela na nossa realidade", afirma Dr. Paulo Hoff.

Nessa fase de testes, as cirurgias com o robô vão ser realizadas em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.

Outra característica interessante do robô cirúrgico é que, na teoria (por enquanto), o cirurgião não precisa estar na mesma sala que o paciente para realizar a operação. O equipamento, assim como muita tecnologia que faz parte da nossa vida hoje em dia, foi desenvolvido com propósito militar, mas a latência da transmissão da informação ainda é um desafio a ser vencido.

"A ideia é permitir fazer a cirurgia de um local remoto, com o procedimento sendo feito num front de guerra ou algum lugar deste tipo", conta Nahas.

Hoje com quatro braços, outro estudo que existe para aprimorar o robô é substituir as pequenas quatro incisões por um acesso único.

"Você não precisa ter vários pontos na pele, mas sim um ponto único que permite lá dentro, através da tecnologia, abrir estes braços e fazer o procedimento", completa.

E você, o que acha do uso de um robô para a realização de cirurgias tão delicadas? Já tinha ouvido falar dessa novidade? Acesse olhardigital.com.br e deixe seu comentário e opinião... E se você é um jovem craque em videogame e gosta de medicina, que tal repensar seu futuro profissional?!...

2 Vídeos: Saíba mais Aqui!

Fonte: Olhar Digital - Youtube

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

19/07/2018 17:34

ELEIÇÕES 2018: Começam amanhã convenções para escolha dos candidatos a presidente

Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice têm que ser aprovados nas convenções até 5 de...
19/07/2018 17:18

GERAL: Laudo aponta que idoso sofreu infarto antes de ser mordido por cachorro em Passo Fundo - RS

No início desta semana, o falecimento de um idoso chamou a atenção da comunidade de Passo Fundo. O Raymundo Ciello, de 74 anos, foi encontrado morto dentro de um canil no bairro Nenê Graeff. Na ocorrência consta que os agentes da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil e peritos do IGP...
19/07/2018 17:02

MUNDO: Navio russo que afundou em 1905 é descoberto na Coreia do Sul

Um navio russo que afundou no início do século 20 foi encontrado no último domingo na costa da Coreia do Sul pelo grupo sul-coreano Shinil, que pretende pedir às autoridades locais uma autorização para explorá-lo. Rumores dão conta de que o navio transportava cerca de US$ 132 bilhões em...
19/07/2018 16:45

GERAL: Posto de gasolina de Santa Rosa vai participar do Dia da Liberdade de Impostos

A 14ª edição do Dia da Liberdade de Impostos, que promoverá a venda de gasolina sem tributo, contará com a adesão de 25 postos de 14 cidades do Rio Grande do Sul. Na região Noroeste, a única cidade a participar é Santa Rosa, representada pelo Posto Vaccari. O combustível será vendido, no dia 25 de...
19/07/2018 16:26

PLANTÃO POLICIAL: BM atende ocorrência de furto/abigeato em Três Passos - RS

A Brigada Militar (BM) atendeu na quarta-feira (18), no início da tarde, por volta de 13h10min, ocorrência de furto abigeato na localidade de Lajeado Cascatinha, no interior de Três Passos. A vítima informou que havia sido furtada uma vaca Jersey de aproximadamente 350 quilos, de pelagem marrom....
19/07/2018 16:01

GERAL: INSS pode pedir de volta dinheiro pago a quem ganhou correção na Justiça

Quem recebe uma aposentadoria mais gorda graças à chamada desaposentação pode ter de devolver o que recebeu com a correção do benefício. Estão nesse grupo segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram à Justiça pedir a troca da aposentadoria – já aposentados, ainda trabalhando e...
19/07/2018 15:43

PLANTÃO POLICIAL: PRF faz apreensão de 50 armas de fogo e mais de 2 mil munições no Mato Grosso do Sul

Na tarde desta quarta-feira, 18 de julho, no km 18 da BR-267, em Bataguassu/MS, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 50 armas de fogo, 2.542 munições e 15 carregadores. Em fiscalização ocorrida na Operação Égide (que ocorre desde junho de 2017), a equipe deu ordem de parada ao veículo...
19/07/2018 15:26

TRÂNSITO: Mulher morre após veículo despencar de ponte da represa da Maestra, em Caxias do Sul - RS

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente na Rua Olimpio Susin, represa da Maestra na noite desta quarta-feira (18) em Caxias do Sul. Por volta das 22h30min o veículo Fiat/Toro, placas QJF-7077, emplacada na cidade de Brusque, Santa Catarina, conduzido por Lucas Secco...
19/07/2018 15:10

ESPORTES: Grêmio vence Atlético Mineiro no retorno do Brasileirão após a Copa do Mundo

Na noite desta quarta-feira (18) o Grêmio bateu o Atlético Mineiro pelo placar de 2 a 0 no retorno do Brasileirão após a Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Bressan e André, saindo de jogadas de bola parada. O placar poderia ter sido maior, já que Luan acabou perdendo um pênalti....
19/07/2018 14:51

PLANTÃO POLICIAL: Caçadores são presos pela PRF após tentativa de fuga em abordagem em São Borja - RS

No início da manhã desta quinta-feira, 19, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal tentou efetuar a abordagem a um veículo Corsa que trafegava pela BR 472, proximidades do trevo de São Borja, porém o condutor do veículo não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga em direção a Itaqui, sendo...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.