Os diferentes muitas vezes não são aceitos, são rejeitados. Mas são os diferentes que fazem a diferença. Certos líderes se descontrolam quando aparece alguém que é diferente sobre tudo quando o novo traz em si valores novos. Alguém é mais que líder.
O estranho para os lideres contemporâneos de Jesus é que Ele vem com propostas novas e com atitudes que são estranhas às lideranças da época. Sem dúvida o grande diferencial é que estes queriam ser servidos e Ele veio para servir e até se diz vitorioso quando é levado à condenação e morte.
Não busca nem fama, nem riquezas nem status nem compensações. Mas vive numa simplicidade e humildade impar. Não promete vida fácil para seus seguidores, mas diz: “quem quiser ser meu discípulo tome sua cruz e siga-me. Sua proposta de vida é totalmente diferente, não promete prosperidade nem dinheiro nem segurança, mas diz: “buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo.
Os seus seguidores são os pequenos, humildes, marginalizados, doentes, excluídos, os sem vez e sem voz, os conhecidos como grandes pecadores, todos estes e demais que eram excluídos social e comunitariamente se sentem valorizados e atraídos a Ele. Até então se dizia: quem quiser se realizar busque em abundancia os bens materiais, procure ser poderoso, mostre que tem poder, procure ser famoso. Ele pede simplicidade, humildade, partilha de bens, renúncia. O que ele promete nem é visível, nem dá segurança para este mundo. Até diz; Quem quiser ser seu seguidor estará sujeito a ser perseguido e ter cruzes (cfr Mc 8,37).
Sim, se chamamos a Jesus de líder, digo que Ele não é como os humanos, ou seja, é o mais humano dos humanos, não deixando de ser divino, pois teve as atitudes mais acolhedoras possíveis que um ser humano poderia ter, agia com extrema ternura.
Não se conforma com as lideranças da época, nem se poderia confirmar com tantas lideranças hodiernas que usam do seu posto como um poder e não como um serviço a favor da promoção e da vida do outro.
Mostra que não é suficiente dar coisas, mas dispor da própria vida para o bem da vida dos demais. Jesus é diferente. Antes de exigir, é aquele que vai ao encontro, escuta, dá vez e voz a quem não tinha espaço na sociedade nem na comunidade. Centraliza aqueles que estavam na margem. Aos que o seguem não promete nenhum bem para este mundo, mas promete o bem maior que é a salvação eterna.
Jesus não é apenas um líder humano, mas Ele é divino, o prometido pelos profetas, o esperado pelas nações. Vem falar do não visível, promete o que não é palpável, mas eterno. Para garantir a vida assume a morte. Depois da morte aparece vivo. Este é o caminho a verdade e a vida. Ele não é apenas um líder, é o filho de Deus, só Ele é veraz. Quem quer ser líder siga-O.
Crissiumal, 12/03/14
Fonte: Pe. Renato José Rohr scj
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.