Melhor ainda é dizer para que a Páscoa, sem ela nossa vida não teria sentido. Não haveria perspectiva de salvação. Haveria esperança de que? Não haveria uma luz para o final do túnel da nossa vida. Não haveria motivação para uma vida melhor.
Páscoa é vida nova é ressurreição de Cristo, e é Ele quem nos dá a certeza da nossa ressurreição nos tornando herdeiros da vida eterna.
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" (passagem). Para os hebreus significava sair da escravidão. É o início da libertação do povo Hebreu marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida. Mas para esta passagem foi necessário passar pelo deserto.
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Por tanto não é apenas comemorada, mas, celebrada.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte à Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Não é suficiente comemorar. Para acontecer ressurreição foi preciso passar pela cruz e morte.
Para nós hoje também não é apenas esperar para ver o que vai acontecer. Mas todo o tempo da quaresma é um convite de conversão pelo jejum, oração e esmola, para depois podermos celebrar a Páscoa da ressurreição com vida renovada.
Os Israelitas passaram pelo deserto para chegarem à terra prometida. Para Cristo foi preciso passar pela cruz e morte. Nós também não poderíamos celebrar a Páscoa sem a exigência de uma mudança em nossa vida. Amigo leitor Qual está sendo realmente a tua motivação para verdadeiramente celebrar bem mais uma Páscoa na tua vida? Como podes definir a tua Páscoa neste ano? Celebrando bem cada Páscoa nos preparamos para a definitiva Páscoa.
Páscoa é festa de paz com os irmãos e com Deus, é reconciliação com Deus e com os irmãos. Páscoa não é festa consumista, voltada só para o Coelho, mas o centro é Jesus Cristo que foi morto e ressuscitou. Ele é Nossa Páscoa. Só Ele pode ser o centro e o motivo da nossa esperança. Ele já nos adquiriu para o Pai, falta agora cada um fazer a sua Páscoa. Para cada um de nós só pode ser festa se celebramos esta vida nova. A verdadeira Páscoa não frustra o ser humano, por que nos faz olhar para o eterno, mesmo sendo passageiros caminhamos para a ressurreição.
Amigo! Desejo que aconteça Feliz Páscoa na tua vida e na tua família.
Crissiumal, 15/04/14
Fonte: Pe. Renato José Rohr scj
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.