"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

RELIGIÃO: A mensagem do Papa Francisco para 2014 - Mundo

02/01/2014 06:21

Em sua primeira mensagem do papa Francisco para 2014 aborda o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 1. Nesta minha primeira Mensagem para 2014, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

O número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros. Contudo, ainda hoje, esta vocação é muitas vezes contrastada e negada nos fatos, num mundo caracterizado pela «globalização da indiferença» que lentamente nos faz «habituar» ao sofrimento alheio, fechando-nos em nós mesmos.

Em muitas partes do mundo, parece não conhecer tréguas a grave lesão dos direitos humanos fundamentais, sobretudo dos direitos à vida e à liberdade de religião. Exemplo preocupante disso mesmo é o dramático fenômeno do tráfico de seres humanos, sobre cuja vida e desespero especulam pessoas sem escrúpulos. Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos econômico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas.

A globalização, como afirmou Bento XVI, torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos.[1] As inúmeras situações de desigualdade, pobreza e injustiça indicam não só uma profunda carência de fraternidade, mas também a ausência duma cultura de solidariedade. As novas ideologias, caracterizadas por generalizado individualismo, egocentrismo e consumismo materialista, debilitam os laços sociais, alimentando aquela mentalidade do «descartável» que induz ao desprezo e abandono dos mais fracos, daqueles que são considerados «inúteis». Assim, a convivência humana assemelha-se sempre mais a um mero do ut des pragmático e egoísta.

Ao mesmo tempo, resulta claramente que as próprias éticas contemporâneas se mostram incapazes de produzir autênticos vínculos de fraternidade, porque uma fraternidade privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último não consegue subsistir.[2] Uma verdadeira fraternidade entre os homens supõe e exige uma paternidade transcendente. A partir do reconhecimento desta paternidade, consolida-se a fraternidade entre os homens, ou seja, aquele fazer-se «próximo» para cuidar do outro.

«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)

2. Para compreender melhor esta vocação do homem à fraternidade e para reconhecer de forma mais adequada os obstáculos que se interpõem à sua realização e identificar as vias para a superação dos mesmos, é fundamental deixar-se guiar pelo conhecimento do desígnio de Deus, tal como se apresenta de forma egrégia na Sagrada Escritura.

Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta família primigênia, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.

Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua atividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos. A sua história (cf. Gn 4, 1-16) põe em evidência o difícil dever, a que todos os homens são chamados, de viver juntos, cuidando uns dos outros. Caim, não aceitando a predileção de Deus por Abel, que Lhe oferecia o melhor do seu rebanho – «o Senhor olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta» (Gn 4, 4-5) –, mata Abel por inveja. Desta forma, recusa reconhecer-se irmão, relacionar-se positivamente com ele, viver diante de Deus, assumindo as suas responsabilidades de cuidar e proteger o outro. À pergunta com que Deus interpela Caim – «onde está o teu irmão?» –, pedindo-lhe contas da sua ação, responde: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). Depois – diz-nos o livro do Gênesis –, «Caim afastou-se da presença do Senhor» (4, 16).

É preciso interrogar-se sobre os motivos profundos que induziram Caim a ignorar o vínculo de fraternidade e, simultaneamente, o vínculo de reciprocidade e comunhão que o ligavam ao seu irmão Abel. O próprio Deus denuncia e censura a Caim a sua contiguidade com o mal: «o pecado deitar-se-á à tua porta» (Gn 4, 7). Mas Caim recusa opor-se ao mal, e decide igualmente «lançar-se sobre o irmão» (Gn 4, 8), desprezando o projeto de Deus. Deste modo, frustra a sua vocação original para ser filho de Deus e viver a fraternidade.

A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)

3. Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?

Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cf. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.

Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projeto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade.

Jesus retoma o projeto inicial do Pai, reconhecendo-Lhe a primazia sobre todas as coisas. Mas Cristo, com o seu abandono até à morte por amor do Pai, torna-Se princípio novo e definitivo de todos nós, chamados a reconhecer-nos n’Ele como irmãos, porque filhos do mesmo Pai. Ele é a própria Aliança, o espaço pessoal da reconciliação do homem com Deus e dos irmãos entre si. Na morte de Jesus na cruz, ficou superada também a separação entre os povos, entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).

Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como filho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo. Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz

4. Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz[3] e, da segunda, que a paz é opus solidaritatis, fruto da solidariedade.[4]

 

Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade».[5] Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais corretos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.[6]

 

Ora, da mesma forma que se considera a paz como opus solidarietatis, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum».[7] Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder». É preciso estar pronto a «“perder-se” em benefício do próximo em vez de o explorar, e a “servi-lo” em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O “outro” – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso “semelhante”, um “auxílio”».[8]

 

A solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objecto da ação permanente do Espírito Santo»,[9] como um irmão. «Então a consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os homens em Cristo, “filhos no Filho”, e da presença e da ação vivificante do Espírito Santo conferirá – lembra João Paulo II – ao nosso olhar sobre o mundo como que um novo critério para o interpretar»,[10] para o transformar.

 

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza

5. Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta de fraternidade entre os povos e entre os homens.[11] Em muitas sociedades, sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos, preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.

Além disso, se por um lado se verifica uma redução da pobreza absoluta, por outro não podemos deixar de reconhecer um grave aumento da pobreza relativa, isto é, de desigualdades entre pessoas e grupos que convivem numa região específica ou num determinado contexto histórico-cultural. Neste sentido, servem políticas eficazes que promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos «capitais», aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projeto de vida e possa desenvolver-se plenamente como pessoa.

Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens»,[12] quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».[13]

Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão. É o caso não só das pessoas consagradas que professam voto de pobreza, mas também de muitas famílias e tantos cidadãos responsáveis que acreditam firmemente que a relação fraterna com o próximo constitua o bem mais precioso.

 

A redescoberta da fraternidade na economia

6. As graves crises financeiras e económicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo II alertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objecto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não diretamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]

As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida. A crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

 

A fraternidade extingue a guerra

7. Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade.

Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja. Esta última tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem.[15]

Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor! «Nesta óptica, torna-se claro que, na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas econômicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu».[16]

Mas, enquanto houver em circulação uma quantidade tão grande como a atual de armamentos, poder-se-á sempre encontrar novos pretextos para iniciar as hostilidades. Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico.

Não podemos, porém, deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz. Espero que o compromisso diário de todos continue a dar fruto e que se possa chegar também à efetiva aplicação, no direito internacional, do direito à paz como direito humano fundamental, pressuposto necessário para o exercício de todos os outros direitos.

 

A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade

8. O horizonte da fraternidade apela ao crescimento em plenitude de todo o homem e mulher. As justas ambições duma pessoa, sobretudo se jovem, não devem ser frustradas nem lesadas; não se lhe deve roubar a esperança de podê-las realizar. A ambição, porém, não deve ser confundida com prevaricação; pelo contrário, é necessário competir na mútua estima (cf. Rm 12, 10). Mesmo nas disputas, que constituem um aspecto inevitável da vida, é preciso recordar-se sempre de que somos irmãos; por isso, é necessário educar e educar-se para não considerar o próximo como um inimigo nem um adversário a eliminar.

A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.

Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. Tal egoísmo desenvolve-se, socialmente, quer nas muitas formas de corrupção que hoje se difunde de maneira capilar, quer na formação de organizações criminosas – desde os pequenos grupos até àqueles organizados à escala global – que, minando profundamente a legalidade e a justiça, ferem no coração a dignidade da pessoa. Estas organizações ofendem gravemente a Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se duma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas.

Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas económicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade. A este respeito escreveu João XXIII: «Uma convivência baseada unicamente em relações de força nada tem de humano: nela vêem as pessoas coarctada a própria liberdade, quando, pelo contrário, deveriam ser postas em condição tal que se sentissem estimuladas a procurar o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento».[17] Mas o homem pode converter-se, e não se deve jamais desesperar da possibilidade de mudar de vida. Gostaria que isto fosse uma mensagem de confiança para todos, mesmo para aqueles que cometeram crimes hediondos, porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23).

No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais ações desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

 

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza

9. A família humana recebeu, do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se atue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.

De modo particular o sector produtivo primário, o sector agrícola, tem a vocação vital de cultivar e guardar os recursos naturais para alimentar a humanidade. A propósito, a persistente vergonha da fome no mundo leva-me a partilhar convosco esta pergunta: De que modo usamos os recursos da terra? As sociedades atuais devem refletir sobre a hierarquia das prioridades no destino da produção. De facto, é um dever impelente que se utilizem de tal modo os recursos da terra, que todos se vejam livres da fome. As iniciativas e as soluções possíveis são muitas, e não se limitam ao aumento da produção. É mais que sabido que a produção atual é suficiente, e todavia há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano. Neste sentido, gostaria de lembrar a todos o necessário destino universal dos bens, que é um dos princípios fulcrais da doutrina social da Igreja. O respeito deste princípio é a condição essencial para permitir um acesso real e equitativo aos bens essenciais e primários de que todo o homem precisa e tem direito.

 

Conclusão

10. Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.

O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a actividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objecto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.

Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 34-35). Esta é a boa nova que requer, de cada um, um passo mais, um exercício perene de empatia, de escuta do sofrimento e da esperança do outro, mesmo do que está mais distante de mim, encaminhando-se pela estrada exigente daquele amor que sabe doar-se e gastar-se gratuitamente pelo bem de cada irmão e irmã.

Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). Fá-lo sem oprimir, sem forçar ninguém a abrir-Lhe as portas do coração e da mente. «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 26-27). Deste modo, cada actividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.

 

Fonte: Vaticano

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

16/04/2021 11:04

COVID-19: Novo lote com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid chega ao RS.

Um avião com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 05h50 desta sexta-feira (16). Ele pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 173,8 mil doses da CoronaVac e 267.750 mil da Oxford/AstraZeneca. Com isso, o estado passa...
16/04/2021 10:47

TRÂNSITO: Cinco pessoas ficam feridas em acidente entre carro e ônibus na BR-386.

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um Gol na BR-386, em Montenegro, no Vale do Caí, na manhã desta sexta-feira (16). O automóvel saía de uma rótula e acabou invadindo a contramão, atingindo o coletivo, por volta das 5h. Os quatro ocupantes do carro ficaram feridos —...
15/04/2021 11:54

SOCIAL: O Legado da Cooperação Faz Toda a Diferença - Sicredi Noroeste RS

O Legado da Cooperação Faz Toda a Diferença - Sicredi Noroeste RS
15/04/2021 11:08

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende traficante em Erechim - RS com quase 50 quilos de cocaína e causa prejuízo de mais de R$ 7 milhões para o crime organizado.

No início da noite desta quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase 50 quilos de cocaína. Um traficante foi preso na BR 480, em Erechim - RS. Em uma ação com a participação do serviço de inteligência da PRF os policiais abordaram um automóvel HB20 que chegava em Erechim -...
15/04/2021 10:55

TRÂNSITO: Motoristas que dirigem ônibus, caminhão e carreta têm 30 dias para renovar exame toxicológico vencido.

Entre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor na segunda-feira (12), está a punição para o motorista que não renovar o exame toxicológico a cada dois anos e meio. A multa pode chegar a R$ 1.467,35. A nova regra vale para quem tem habilitação nas categorias C, D...
15/04/2021 10:37

TRÂNSITO: Viatura da Brigada Militar capota e causa congestionamento na zona norte de Porto Alegre - RS.

Uma viatura da Brigada Militar capotou na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre - RS, na manhã desta quinta-feira (15). O acidente ocorreu por volta das 5h30min, no sentido bairro-Centro da via, próximo à Avenida Tenente Ary Tarragô. Ao acessar a...
15/04/2021 10:25

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende 15 kg de maconha em Coronel Bicaco - RS.

Nesta quarta-feira (14), no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco - RS, Policiais Militares do 7ºBPM prenderam um homem de 32 anos de idade por tráfico de drogas. Com ele foi encontrado 24 tabletes de maconha totalizando 15kg da droga. O indivíduo foi conduzido a Delegacia de Polícia...
14/04/2021 11:17

TRÂNSITO: Homem morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Boa Vista das Missões - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito por volta das 19h desta terça-feira (13) na BR-386, em Boa Vista das Missões - RS. A colisão frontal envolveu um Fiat Uno, de Palmeira das Missões - RS, e um VW Fox de Liberato Salzano no km 77 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que...
14/04/2021 10:46

PLANTÃO POLICIAL: Operação Android é deflagrada cumprindo 25 mandados de prisão preventiva no RS.

A Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (14), a Operação  Android, cumprindo 25 mandados de prisão preventivas na Cadeia Pública de Porto Alegre, nas penitenciárias Estadual Jair Fiorin de Montenegro e Modulada de Ijuí, e nos Presídios Estaduais de Carazinho, Cruz Alta, São Borja, São...

Notícias:

Notícias:

16/04/2021 11:04

COVID-19: Novo lote com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid chega ao RS.

Um avião com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 05h50 desta sexta-feira (16). Ele pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 173,8 mil doses da CoronaVac e 267.750 mil da Oxford/AstraZeneca. Com isso, o estado passa...
16/04/2021 10:47

TRÂNSITO: Cinco pessoas ficam feridas em acidente entre carro e ônibus na BR-386.

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um Gol na BR-386, em Montenegro, no Vale do Caí, na manhã desta sexta-feira (16). O automóvel saía de uma rótula e acabou invadindo a contramão, atingindo o coletivo, por volta das 5h. Os quatro ocupantes do carro ficaram feridos —...
15/04/2021 11:54

SOCIAL: O Legado da Cooperação Faz Toda a Diferença - Sicredi Noroeste RS

O Legado da Cooperação Faz Toda a Diferença - Sicredi Noroeste RS
15/04/2021 11:08

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende traficante em Erechim - RS com quase 50 quilos de cocaína e causa prejuízo de mais de R$ 7 milhões para o crime organizado.

No início da noite desta quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase 50 quilos de cocaína. Um traficante foi preso na BR 480, em Erechim - RS. Em uma ação com a participação do serviço de inteligência da PRF os policiais abordaram um automóvel HB20 que chegava em Erechim -...
15/04/2021 10:55

TRÂNSITO: Motoristas que dirigem ônibus, caminhão e carreta têm 30 dias para renovar exame toxicológico vencido.

Entre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor na segunda-feira (12), está a punição para o motorista que não renovar o exame toxicológico a cada dois anos e meio. A multa pode chegar a R$ 1.467,35. A nova regra vale para quem tem habilitação nas categorias C, D...
15/04/2021 10:37

TRÂNSITO: Viatura da Brigada Militar capota e causa congestionamento na zona norte de Porto Alegre - RS.

Uma viatura da Brigada Militar capotou na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre - RS, na manhã desta quinta-feira (15). O acidente ocorreu por volta das 5h30min, no sentido bairro-Centro da via, próximo à Avenida Tenente Ary Tarragô. Ao acessar a...
15/04/2021 10:25

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende 15 kg de maconha em Coronel Bicaco - RS.

Nesta quarta-feira (14), no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco - RS, Policiais Militares do 7ºBPM prenderam um homem de 32 anos de idade por tráfico de drogas. Com ele foi encontrado 24 tabletes de maconha totalizando 15kg da droga. O indivíduo foi conduzido a Delegacia de Polícia...
14/04/2021 11:17

TRÂNSITO: Homem morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Boa Vista das Missões - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito por volta das 19h desta terça-feira (13) na BR-386, em Boa Vista das Missões - RS. A colisão frontal envolveu um Fiat Uno, de Palmeira das Missões - RS, e um VW Fox de Liberato Salzano no km 77 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que...
14/04/2021 10:46

PLANTÃO POLICIAL: Operação Android é deflagrada cumprindo 25 mandados de prisão preventiva no RS.

A Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (14), a Operação  Android, cumprindo 25 mandados de prisão preventivas na Cadeia Pública de Porto Alegre, nas penitenciárias Estadual Jair Fiorin de Montenegro e Modulada de Ijuí, e nos Presídios Estaduais de Carazinho, Cruz Alta, São Borja, São...
14/04/2021 10:11

TRÂNSITO: Acidente de trânsito bloqueia rodovia na ERS 324 em Planalto - RS.

Na noite desta terça-feira (13) um acidente de trânsito envolvendo um caminhão tanque, um trator agrícola e um veículo Volkswagen Gol bloqueou a ERS 324 em Planalto - RS, próximo ao “homem de ferro” na entrada da cidade. Segundo informações colhidas no local, os veículos trafegavam no mesmo...
13/04/2021 10:07

TRÂNSITO: Acidente gravíssimo na RS-239 deixa vítima fatal em Taquara - RS na noite desta segunda-feira.

Um acidente gravíssimo, envolvendo dois veículos, resultou em um óbito e uma outra pessoa ferida na noite desta segunda-feira (12), na RS-239 em Taquara - RS, próximo ao acesso da RS-115. Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente e nem quais são os veículos. Uma das vítimas, de 18...
13/04/2021 09:45

TRÂNSITO: Colisão envolvendo carro e caminhão deixa um morto em Passo Fundo - RS.

Na noite desta segunda-feira (12) um grave acidente de trânsito deixou um homem morto  na BR-285, em Passo Fundo - RS. O acidente ocorreu a 2km do aeroporto de Passo Fundo - RS, sentido a Mato Castelhano - RS. A colisão envolveu um veículo Fiat Uno  e uma Carreta Volvo. Segundo...
12/04/2021 21:29

NOTA DE FALECIMENTO: Felipe Rafael Mallmann Egewartt, 15 anos – Crissiumal – RS

Os pais Marcelo Ambrosio Egewartt e Luciana Mallmann Egewartt  A Irmã Bruna Egewartt e Diego Mallmann  A Avó Erna Egewartt; Os Avós Lauro e Jane Mallmann, juntamente com os demais familiares, com profundo pesar comunicam o falecimento de FELIPE RAFAEL MALLMANN EGEWARTT, aos 15 anos,...
12/04/2021 14:38

GERAL: Prazo para entrega do Imposto de Renda é prorrogado para 31 de maio.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 foi prorrogado para 31 de maio. Ele começou em 1º de março e terminaria no dia 30 de abril. A instrução normativa da Receita Federal está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12). Conforme o...
12/04/2021 13:40

PLANTÃO POLICIAL: Após três horas de negociação, acusado pelo feminicídio em Santo Antônio das Missões - RS é preso pela Brigada Militar.

A prisão do acusado pelo feminicídio ocorrido ontem (11) em Santo Antônio das Missões - RS envolveu grande efetivo da Brigada Militar e exigiu muita negociação. Após ter efetuado os disparos de arma de fogo contra a companheira, identificada como Ana Claudia Lopes Gonçalves, 38 anos, que morreu...
12/04/2021 10:41

TRÂNSITO: Novas regras do código de trânsito entram em vigor nesta segunda-feira, saiba o que muda.

Motoristas têm de ficar atentos às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que entram em vigor a partir desta segunda-feira (12) em todo o país. A nova lei prevê série de atualizações, como o aumento da validade da carteira nacional de habilitação (CNH) e dos pontos para suspensão do...
12/04/2021 10:21

PLANTÃO POLICIAL: Homem furta viatura da Brigada Militar em abordagem a festa clandestina, capota veículo e é preso na zona sul do RS.

Um homem foi preso na madrugada deste domingo (11) após furtar uma viatura da Brigada Militar e capotar o veículo em Capão do Leão, na zona sul do Estado. O caso ocorreu por volta das 3h.  Segundo a corporação, a ocorrência teve início quando o destacamento avançado do 4º Batalhão de...
12/04/2021 10:01

TRÂNSITO: Acidente na ERS 324 em Três Palmeiras - RS resulta na morte de duas pessoas.

Na tarde deste domingo (11) por volta das 17h40min, aconteceu um grave acidente de trânsito na ERS 324 em entre Três Palmeiras - RS e Ronda Alta - RS. Foi uma colisão frontal envolvendo um Golf, placas Mercosul e um Corsa, placas de Chapecó - SC. Deste acidente resultou em uma vítima fatal, uma...
09/04/2021 17:39

PLANTÃO POLICIAL: Carregamento de vinho argentino é interceptado em Novo Machado - RS pela Operação Hórus da Brigada Militar.

A Brigada Militar, 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, flagrou e interceptou mais uma ocorrência de Descaminho tendo com o produto o vinho argentino, crime que se tornou recorrente nos últimos meses.  Na noite de quinta-feira (08) por volta das 22...
09/04/2021 10:19

PLANTÃO POLICIAL: PRF recupera em Sarandi - RS carro roubado em Novo Hamburgo - RS poucas horas antes.

A Polícia Rodoviária Federal recuperou um Onix e prendeu um homem por receptação na noite desta quinta-feira (8) na BR 386 em Sarandi - RS. O carro teve registro de roubo em Novo Hamburgo - RS 5 horas antes da recuperação. Os policiais receberam informações sobre o roubo de um carro por volta...
09/04/2021 10:06

BOMBEIROS: Ambulância do Samu pega fogo na entrada de emergência de hospital em Júlio de Castilhos - RS.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pegou fogo na noite de quinta-feira (08) em Júlio de Castilhos - RS, em frente ao Hospital Bernardina Salles de Barros. Ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu por volta das  21:00 hs. As causas do fogo na ambulância do...
09/04/2021 09:55

TRÂNSITO: Acidente com vítima fatal na manhã desta sexta-feira em Jóia - RS.

Um acidente de trânsito ocorrido no início da manhã desta sexta-feira (09,) resultou em vítima fatal. A colisão frontal ocorreu entre uma caminhão transportador de leite e uma caminhonete S10, na localidade de Cará, interior de Jóia - RS. A Polícia Civil está no local e busca a...
09/04/2021 09:37

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por estelionato em Santa Rosa - RS.

Na tarde de ontem, 8, Policiais Militares da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, após receber informações de que indivíduos estavam efetuando o golpe do cartão, localizaram um homem de 29 anos no centro de Santa Rosa - RS. O homem estava hospedado em um hotel e com ele...
08/04/2021 12:42

PLANTÃO POLICIAL: Mulher é morta a golpes de faca em via pública em Sede Nova - RS.

Uma mulher foi morta a facadas na manhã desta quinta-feira (8) em Sede Nova. Conforme a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 8h30 em via pública, na Rua João Dahne, nas proximidades do ginásio da Escola João Didoné. A vítima foi identificada como Fernanda Denise Ribeiro da Silva, de 33...
08/04/2021 12:19

TRÂNSITO: Carro choca-se em poste deixa moradores sem luz no Bairro São José Operário, em Horizontina - RS.

Por volta das 19h45min da quarta-feira (07) um veículo VW Gol bateu em um poste de energia na Rua Giruá, em Horizontina - RS. Ao deslocar para o atendimento os policiais encontraram o veículo abandonado. O condutor evadiu-se do local. O automóvel foi recolhido e equipes da RGE acionadas...
08/04/2021 09:50

COVID-19: Após idosos, veja quem são os próximos na fila da vacina contra covid-19 no RS.

O Rio Grande do Sul está prestes a estender sua campanha de vacinação contra a covid-19 à última faixa de idade que ainda não começou a ser imunizada — entre 60 e 64 anos, em um prazo que vai depender da quantidade de doses a serem enviadas para o Estado e das datas de remessa nas próximas...
08/04/2021 09:25

PLANTÃO POLICIAL: Ação conjunta entre PC e BM cumpriu mandados de busca e apreensão em Coronel Bicaco - RS e Redentora - RS.

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Redentora - RS, com apoio das delegacias de Compo Novo - RS, Braga - RS, Coronel Bicaco - RS, e Miraguaí - RS, e da Brigada Militar, no contexto da Operação Platum que apura crimes de tráfico de drogas em Redentora - RS, cumpriu seis mandados de...
08/04/2021 09:02

PLANTÃO POLICIAL: PC e BM prendem um dos envolvidos em assalto a lotérica em Três de Maio - RS.

Foi preso na noite desta quarta-feira (07) um dos bandidos envolvido no assalto a casa lotérica, localizada no Centro de Três de Maio - RS. O roubo ocorreu no início da tarde do mesmo dia. Logo após o assalto, policiais da Polícia Civil e da Brigada Militar de Três de Maio - RS e Independência...
07/04/2021 21:51

TRÂNSITO: Jovem fratura perna em acidente no centro de Três Passos - RS.

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida no início da manhã desta quarta-feira (07) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta das 8h, na rua General Daltro Filho, no centro da cidade. A condutora de uma Yamaha seguia para o trabalho, no sentido...
07/04/2021 09:17

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de cigarro contrabandeado; um dos envolvidos acabou morto durante tentativa de fuga.

Dois ocupantes de um Chevrolet Monza fugiram de uma tentativa de abordagem da Brigada Militar na ponte sobre o Rio Ijuí, entre Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga, na ERS 168. Na fuga, o motorista acabou baleado. Ele ainda conduziu o veículo até as proximidades do acesso a Afonso Rodrigues,...
07/04/2021 09:04

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende grande quantidade de garrafas de vinhos em Porto Lucena - RS.

Na tarde de terça-feira (06) Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, apreenderam caixas de vinhos na Linha Uruguai, Interior de Porto Lucena - RS. Os policiais militares realizavam patrulhamento na área de fronteira ás margens do rio...
06/04/2021 18:04

GERAL: IBGE suspende provas para recenseadores do Censo 2021.

O IBGE decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital (18 e 25 de abril). A decisão de suspender as provas foi...
06/04/2021 17:42

GERAL: Aeroporto de Santo Ângelo - RS pode ter voos diretos para São Paulo - SP.

O governo do Estado recebeu proposta oficial da Gol Linhas Aéreas para ampliar os voos no Rio Grande do Sul. A notícia foi dada pelo presidente da companhia, Paulo Kakinoff, ao governador Eduardo Leite, acompanhado de secretários, em reunião no Palácio Piratini na tarde da segunda-feira...
06/04/2021 10:07

TRÂNSITO: Acidente envolvendo três caminhões deixa um morto e bloqueia BR-293, em Piratini - RS.

Uma colisão entre três caminhões causou a morte de ao menos uma pessoa no final da noite desta segunda-feira (5) em Piratini - RS, na região sul do Estado. O acidente ocorreu no km 65 da BR-293. Segundo a Polícia  Rodoviária Federal (PRF), os três caminhões envolvidos no acidente pegaram...
06/04/2021 09:54

BOMBEIROS: Incêndio é registrado no semiaberto do Presídio Estadual de Santa Rosa - RS.

Um incêndio foi registrado nesta segunda-feira (5), na galeria do regime semiaberto do Presídio Estadual de Santa Rosa - RS. Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, não haviam presos no local, no momento do fato. Os apenados das celas próximas foram retirados por Policiais...
06/04/2021 09:37

PLANTÃO POLICIAL: Ação da DRACO em conjunto com a PRF prende homem com 50kg de maconha em Passo Fundo - RS.

Uma ação conjunta da delegacia DRACO e a Polícia Rodoviária Federal resultou em uma prisão de traficante e grande apreensão de drogas na madrugada desta terça-feira (6). A ação foi coordenada pelo delegado titular da DRACO, Diogo Ferreira, que estava monitorando um homem de 58 anos ligado ao...
05/04/2021 19:18

TRÂNSITO: Agricultor fica ferido em tombamento de trator às margens da BR-468, em Campo Novo - RS.

Um agricultor ficou ferido após acidente envolvendo um trator às margens da BR-468, próximo ao Mato do Bones, no interior de Campo Novo - RS. O idoso, de 78 anos, realizava a roçada de uma área nas proximidades da rodovia, por volta das 16h, no momento em que ocorreu o tombamento. Um familiar do...
05/04/2021 13:55

TRÂNSITO: Acidente com óbito BR 386 em Sarandi - RS.

Na manhã de segunda-feira (05), por volta de 7h30min, um veículo Gol placas da cidade de Sarandi - RS fazia sentido Sarandi/Carazinho - RS, o condutor perdeu o controle do veículo vindo a chocar-se em um paredão de pedras próximo do acostamento, vindo a rodopiar e chocar-se novamente com as...
05/04/2021 09:31

TRÂNSITO: Carro tomba após colisão em poste de energia elétrica em Três Passos - RS.

No final da tarde deste domingo (04), foi registrado um acidente no bairro de Padre Gonzáles, em Três Passos - RS. O condutor de um veículo Gol, de cor azul, que transitava em alta velocidade, perdeu o controle da direção, vindo a se chocar contra um poste de energia elétrica, na Avenida...
05/04/2021 09:14

PLANTÃO POLICIAL: Menina de 13 anos é encontrada morta em Bom Princípio - RS.

Uma menina de 13 anos foi encontrada morta, na tarde deste domingo (4), às margens do Arroio Forromeco, em Bom Princípio, no Vale do Caí no Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, que trata o caso como homicídio doloso, há sinais de que a garota sofreu violência sexual. O suspeito dos...
05/04/2021 08:54

PLANTÃO POLICIAL: Homem é executado com mais de 20 tiros em Passso Fundo - RS.

No início da noite deste domingo (04), o oitavo homicídio do ano, foi registrado em um condomínio, no final da Avenida Miguelzinho Lima em Passo Fundo - RS. Por volta das 17h54min, a Sala de Operações da Brigada Militar (190) e do Corpo de Bombeiros Militar (193), foram acionadas...
03/04/2021 14:49

TRÂNSITO: Caminhoneiro morre após saída de pista na BR 158 em Cruz Alta - RS.

Um caminhoneiro morreu na noite desta quinta-feira (02) após se envolver em acidente de trânsito na BR 158, em Cruz Alta - RS. De acordo com informações da PRF, por volta das 23h, o caminhão saiu da pista e bateu contra árvores na lateral da rodovia. O homem morreu no local. No momento do...
03/04/2021 11:42

COVID-19: Região recebeu na Sexta-feira Santa nova remessa de vacinas contra a Covid-19.

A Secretaria da Saúde (SES) realizou nesta Sexta-feira Santa (02/04) uma força-tarefa especial para receber, separar e distribuir, em ritmo acelerado, o maior lote de vacinas contra o coronavírus enviado ao Estado pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia. As 645.150 doses que chegaram...
03/04/2021 11:17

TRÂNSITO: Motorista perde controle do carro e acaba derrubando poste na Avenida Ipiranga, em Santo Ângelo - RS.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 20h dessa sexta-feira (02), na Avenida Ipiranga proximidades da empresa Mecautor, zona sul da cidade de Santo Ângelo - RS. De acordo com as primeiras informações o condutor de um veículo gol ainda não identificado trafegava sentido...
03/04/2021 10:58

PLANTÃO POLICIAL: PMs socorrem mulher agredida com coronhadas e facadas em boate e efetuam prisão em Ijuí - RS.

Uma mulher sofreu diversas agressões na madrugada de hoje, em Ijuí - RS. Uma guarnição da Força Tática da Brigada Militar fazia o patrulhamento na localidade da Faixa Velha, quando se deparou com duas mulheres sendo uma de 29 e outra de 32 anos, as quais pediram socorro aos policiais e...
03/04/2021 10:36

TRÂNSITO: Acidente na ERS 330 entre Redentora - RS e Miraguaí - RS.

Na manhã deste sábado (03) um veículo celta capotou na ERS 330, na localidade de Vista Alegre na conhecida curva do “S” no município de Redentora - RS. Segundo informações o veículo transitava no sentido Redentora/Miraguaí quando por motivos desconhecidos o condutor perdeu o controle e veio a...
01/04/2021 10:23

TRÂNSITO: Duas mulheres morrem em acidente entre caminhonete e caminhão na BR-116, em São Lourenço do Sul - RS.

Duas mulheres morreram em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (31), na BR-116, em São Lourenço do Sul - RS, na região sul do Estado. A ocorrência foi registrada na altura do km 467, próximo ao acesso ao município, por volta das 20h.  De acordo com a Polícia Rodoviária...
01/04/2021 10:07

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e SUSEPE apreendem drogas arremessadas para o interior do Presídio Estadual de Três Passos - RS.

  Nesta quarta-feira (31/03), por volta de 08h45 policiais militares do 7° BPM em conjunto com agentes penitenciários apreenderam drogas e objetos após serem arremessados para o interior do estabelecimento penal. Em uma mochila foi localizado 28 porções de maconha, mais 1 porção grande de...
01/04/2021 09:53

TRÂNSITO: Mulher fica ferida em acidente entre moto e caminhão em Ijuí - RS.

Uma mulher ficou ferida sem gravidade depois de se envolver em acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (31), no bairro Tiaraju em Ijuí - RS. Ela pilotava uma moto Biz que foi envolvida em uma colisão com um caminhão na rótula de entrocamento das ruas Das Chácaras e Flores da Cunha....
01/04/2021 09:30

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende dois jovens em Braga - RS por tráfico de drogas.

No final da tarde de ontem, 31, por volta de 18h00 policiais militares do 7° BPM prenderam dois jovens por tráfico de drogas na Linha Braguinha, interior da cidade de Braga - RS. A prisão ocorreu após abordagem de indivíduos acampados às margens de um rio, sendo localizado com eles 178,8 gramas de...
31/03/2021 13:29

PLANTÃO POLICIAL: Polícia Civil cumpre mandos de busca e apreensão e prende homem em Santo Ângelo - RS.

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil, através do Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Santo Ângelo - RS, cumpriu três mandados de busca e apreensão, em investigação de crimes de furto abigeato. Em uma moradia e minimercado no Bairro Sagrada Família, foram localizados...
31/03/2021 09:12

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e Polícia Civil prendem dois homens por tráfico de drogas em Três Passos - RS.

Na manhã de terça-feira (30), policiais militares do 7° BPM em conjunto com a  Polícia Civil prenderam dois homens por tráfico de drogas em Três Passos - RS. Conforme as informações da Brigada Militar a prisão ocorreu no centro da cidade, após abordagem de um automóvel, sendo localizado...
31/03/2021 08:57

TRÂNSITO: Acidente na BR 468 em Palmeira das Missões - RS.

Um acidente envolvendo um caminhão e dois automóveis, foi registrado no início da noite desta terça feira (30) na BR 468 nas proximidades da GoldGrain. Informações preliminares de motoristas feridos e danos  materiais. Fonte: Jornalismo Rádio Palmeira Foto: Internauta via...
30/03/2021 16:03

TRÂNSITO: Caminhão sem motorista desce ladeira e provoca acidente no bairro Oriental, em Três de Maio - RS.

Um caminhão sem motorista provocou um acidente no início da tarde desta terça-feira (30), no bairro Oriental em Três de Maio - RS. Uma caminhonete F 100 ficou destruída. De acordo com informações, o caminhão usado pelo serviço de guincho havia sido estacionado em frente à casa do motorista...
30/03/2021 12:19

PLANTÃO POLICIAL: 37º BPM apreende dinheiro sem origem comprovada em Frederico Westphalen - RS.

Na manhã de segunda-feira (29), policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37ºBPM) apreenderam a quantia de R$ 8.920,00 em espécie e um celular na cidade de Frederico Westphalen - RS. O dinheiro estava na posse de um homem de 22 anos de idade, o qual se deslocava na carona de um táxi,...
30/03/2021 12:01

PLANTÃO POLICIAL: Caminhão carregado com calçados é apreendido no interior de Crissiumal - RS.

Um caminhão carregado de calçados, com indício de serem falsificados, foi apreendido no último domingo (28) no interior de Crissiumal - RS. O caminhão, com placas de Minas Gerais, foi localizado em atitude suspeita na localidade de Lajeado Sussuaiá. Uma caminhonete, também de Minas Gerais, seguia...
29/03/2021 20:12

PLANTÃO POLICIAL: Em operação que durou mais de 3 horas, PC e BM prendem homem e apreendem drogas em Três de Maio - RS.

Uma ação conjunta que envolveu policiais do setor de investigação da Polícia Civil de Três de Maio, DRACO/PC de Santa Rosa e Brigada Militar resultou na prisão de um indivíduo e a apreensão de entorpecentes em Três de Maio - RS. Os policiais organizaram uma campana que durou mais de três horas,...
29/03/2021 10:08

PLANTÃO POLICIAL: Homem é preso em flagrante furtando veículo no Centro de Passo Fundo - RS.

Na noite deste domingo (28), a Brigada Militar/3°RPMon, efetuou a prisão em flagrante de um homem por furto qualificado. A prisão ocorreu na rua Morom, no Centro de Passo Fundo - RS. Por volta das 02h15min, a Sala de Operações 190, recebeu uma denuncia, que um indivíduo magro, de blusa preta e...
29/03/2021 09:44

TRÂNSITO: Motoristas embriagados causam acidentes na BR 285 em São Luiz Gonzaga - RS.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu dois acidentes de trânsito nas últimas horas, em São Luiz Gonzaga - RS, na BR 285. Segundo a corporação, ambos os motoristas apresentavam sinais de embriaguez. O primeiro acidente aconteceu na noite de sábado (27), próximo às 23 horas, quando o...
29/03/2021 08:19

SEGURANÇA: Estado entrega 71 viaturas para Corpo de Bombeiros e inspetorias de defesa agropecuária da SEAPDR do RS

O governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (26/3), 62 carros para as inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e 9 viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O ato de entrega, fechado para a imprensa em...
29/03/2021 08:04

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Campo Novo - RS

No domingo (28/03), às 00h15 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem suspeito de tentativa de homicídio em Campo Novo. O homem teria deferido golpes de faca em um familiar durante uma briga. A prisão ocorreu no centro da cidade, sendo após encaminhado para Delegacia de...
29/03/2021 07:53

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem e apreende notas falsas em Santo Augusto - RS

No domingo (28/03), às 06h00 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem e apreenderam um mil e setecentos reais em notas falsas. Após repassar notas falsas no comércio de Santo Augusto o homem foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia. Fonte/Foto: BM Post. Eloídes Nunes.
28/03/2021 10:10

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende bebidas de origem estrangeira na localidade de Zona Grun, interior de Crissiumal – RS

Neste último sábado (27), policiais militares do 7° BPM efetuaram uma prisão pelo crime de descaminho no interior de Crissiumal. O fato ocorreu na localidade de Zona Grun, sendo preso um homem transportando 96 latas e 36 litros de cervejas de origem estrangeira. Por orientação da Receita Federal do...
26/03/2021 19:48

SOCIAL: Nota de Agradecimento ‘‘in memoriam’’ de BRUNO CANÍSIO HERTZ – Crissiumal - RS

A esposa Rosa Alice Hertz, juntamente com os filhos Mario José, Maria Madalena, Paulo Luis, Marcos Roberto, Cláudia Cristine e Carlos Alexander. Noras, genro, netos e bisnetos ainda entristecidos pelo falecimento do esposo, pai, vô e bisavô BRUNO CANÍSIO HERTZ, vem por meio desta nota externar...
25/03/2021 19:32

BOMBEIROS: Homem de 34 anos desaparece nas águas do rio Uruguai, em Esperança do Sul - RS.

Um homem de 34 anos, identificado como Rúben Antunes, está desaparecido nas águas do rio Uruguai, na localidade de Lajeado Paixão, no interior do município de Esperança do Sul - RS. O desaparecimento ocorreu na tarde de quarta-feira (24), por volta de 17h30min. Segundo informações de populares...
25/03/2021 18:19

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende veículo com mais de 11 mil maços de cigarro em Campo Novo - RS.

Policiais militares do 7° BPM apreenderam por volta das 11h30 desta quinta-feira (25), em Campo Novo - RS, um veículo carregado com 11.050 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O condutor do veículo, emplacado em Palmeira das Missões - RS, fugiu, não sendo localizado. A carga e o veículo...
25/03/2021 16:08

PLANTÃO POLICIAL: Mulher é presa por posse ilegal de arma de fogo durante cumprimento de mandado da PC em Santo Ângelo - RS.

Na manhã de hoje, a Polícia Civil, através do Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Santo Ângelo - RS, cumpriu um Mandado de Busca e Apreensão em uma moradia no Bairro Sagrada Família, onde foram localizados 01 revólver de calibre .38 municiado com 05 cartuchos, 01 porção de maconha,...
25/03/2021 12:30

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Três de Maio - RS.

Na noite de quarta-feira (24) policiais militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira em ação conjunta com policiais da DRACO da Polícia Civil, após informações de descaminho abordaram um caminhão VW 19-320 na BR 472, acesso a comunidade de Quaraim em Três de Maio - RS. Durante a...
25/03/2021 09:49

BOMBEIROS: Briga em Bom Progresso - RS termina com três feridos no Hospital de Caridade de Três Passos - RS.

Uma briga envolvendo ao menos cinco indivíduos resultou em três deles feridos na noite desta quarta-feira (24) em Bom Progresso - RS. Conforme informações preliminares, o fato aconteceu em uma residência na localidade de Pessegueiro, no interior do município Forças policiais de Três Passos -...
25/03/2021 09:24

TRÂNSITO: Colisão frontal deixa feridos na estrada que liga Santo Augusto - RS a Coronel Bicaco - RS.

Na tarde desta quarta-feira (24), uma colisão envolvendo dois veículos deixou duas pessoas feridas na estrada vicinal que liga Santo Augusto a Coronel Bicaco. Envolveram-se na colisão, um veículo Fiat Pálio de Coronel Bicaco, e uma VW Saveiro, emplacada em Carazinho na qual estavam trafegando...
25/03/2021 09:03

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí - RS.

No final da tarde desta quarta-feira (24), durante o patrulhamento de rotina na área central da cidade de Ijuí - RS, uma guarnição da Força Tática do 29º BPM, desconfiou da atitude do condutor de um veículo Ford Courier de cor branca, fazendo a abordagem do veículo na Rua Dr. Pestana. O...
24/03/2021 16:34

TRÂNSITO: Acidente na BR 158 deixa vítima fatal em Condor - RS.

Segundo as primeiras informações, era por volta das 12 horas desta quarta-feira (24), quando aconteceu um grave acidente na BR-158 no km 140, nas proximidades do trevo de Condor - RS. As informações repassadas são de que os dois veículos colidiram frontalmente. O acidente envolveu um veículo...
24/03/2021 13:56

PLANTÃO POLICIAL: Homem é detido pela BM por tráfico de drogas e quase R$ 8 mil são apreendidos em Três Passos - RS.

Fato aconteceu na noite desta terça-feira, no bairro Frei Olímpio, em Três Passos - RS. Na noite de terça-feira (23), por volta das 20h15min, policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por tráfico de drogas, em Três Passos - RS. A prisão ocorreu no bairro Frei Olímpio, após abordagem de um...
24/03/2021 09:18

PLANTÃO POLICIAL: A equipe do Posto de Criminalística do IGP em Passo Fundo - RS realizou perícia no local de cadáver encontrado na cidade de Carazinho.

A equipe do Posto de Criminalística do IGP em Passo Fundo - RS realizou ontem (23) perícia no local de cadáver encontrado na cidade de Carazinho. A vítima estava enterrada na garagem de uma residência. O corpo foi levado para o Posto Médico-Legal de Carazinho, onde vão ser feitos o exame...
23/03/2021 23:55

NOTA DE FALECIMENTO: Adília Bechaira dos Santos, 93 anos – Crissiumal - RS

Os Familiares de ADÍLIA BECHAIRA DOS SANTOS, comunicam o falecimento da mesma aos 93 anos, ocorrido as 19h00min desta terça-feira (23), no Hospital de Caridade de Crissiumal – RS. O Corpo de ADÍLIA BECHAIRA DOS SANTOS está sendo velado na capela da Funerária Lermen. Encomendação...
23/03/2021 13:31

TRÂNSITO: Acidente envolve duas caminhonetes e deixa um homem ferido na RS 342 em Três de Maio - RS.

Um homem de 52 anos, ficou ferido depois de se envolver em acidente de trânsito no início da manhã de hoje (23) na RS 342, no trajeto entre Três de Maio e Independência. De acordo com informações, por volta das 7h50min, o motorista de uma Ford Pampa de Três de Maio tentou ingressar na empresa...
23/03/2021 13:05

PLANTÃO POLICIAL: Policiais apreendem carga de vinho e desodorantes em Santa Rosa - RS.

Na noite desta segunda-feira (22), policiais militares do Grupo Rodoviário de Santa Rosa - RS, soldados do Policiamento Rodoviário com apoio do efetivo do 4ºBPAF aprenderam uma carga de vinho, na RSC 472, Km 160, trevo da Pioneer em Santa Rosa - RS. Durante a operação foi realizada a abordagem...
23/03/2021 09:20

SOCIAL: Sicredi Noroeste RS repassará mais de Oitocentos Mil Reais para ajudar Hospitais regionais no combate ao Coronavírus

A Sicredi Noroeste RS entende que esse é o momento de cooperarmos ainda mais. Por isso, estamos juntos cuidando de você e da sua saúde, mais um ano, através do repasse de 825 Mil reais para os hospitais da nossa área de ação. Assim, fortalecemos o nosso propósito de Construir juntos uma sociedade...
23/03/2021 08:52

COVID-19: Descoberto caso raro de covid-19 em felino em Caxias do Sul - RS

Gata apresentou sintomas cerca de duas semanas depois que os donos tiveram a doença.   Um caso raro de comprovação de covid-19 em animais foi descoberto em Caxias do Sul. Uma gata doméstica apresentou sintomas cerca de duas semanas depois  de os tutores dela terem tido...
23/03/2021 08:45

INFORMATIVO: Comunicado Oficial da Corsan referente as contas de água em Crissiumal - RS

COMUNICADO "A Corsan avisa a todos, que em virtude do decreto do governador, referente a Pandemia, não foi realizado a leitura da água e nem a entrega das contas neste mês.  Motivo pelo qual foi faturado por média e emitido pela PROCERGS, sendo encaminhados pelo Correio, podendo serem...
23/03/2021 08:37

COVID-19: Novo lote de vacinas começa a ser distribuído no RS: saiba quantas doses cada município vai receber.

O lote de 322 mil doses de vacinas contra a covid-19 que chegou ao RS na manhã de sábado (20) começou a ser distribuído aos municípios gaúchos na tarde desta segunda-feira (22). A logística de entregas do governo do Estado projeta que todas as 18 Coordenadorias de Saúde do RS estarão com as...
23/03/2021 08:03

GERAL: Homem tem braço amputado em acidente de trabalho, em Humaitá - RS.

Um acidente de trabalho deixou um três-passense gravemente ferido na tarde desta segunda-feira (22) em Humaitá - RS. O fato ocorreu em uma propriedade rural, no interior do município. Conforme informações preliminares, o acidente ocorreu durante processo de carregamento de ração quando, na...
20/03/2021 07:46

NOTA DE FALECIMENTO: Bruno Canisio Hertz, 84 Anos – Crissiumal – RS

Os Familiares comunicam o falecimento de BRUNO CANISIO HERTZ, 84 anos, ocorrido às 18h30min desta sexta-feira, 19 de março no HCC. O corpo de BRUNO CANISIO HERTZ está sendo velado no Memorial da Capela Zillmer em Crissiumal - RS. Encomendação no memorial neste sábado dia 20/03 às 10h da manhã,...
20/03/2021 07:39

NOTA DE FALECIMENTO: Mauri Antônio Dutra Dresch, 50 Anos – Crissiumal - RS

A filha Tayna Cristina Dresch, o genro Elio Weber; A companheira Caroline Sossmaier e demais Familiares, com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento de MAURI ANTÔNIO DUTRA DRESCH, 50 anos, ocorrido na noite desta sexta-feira (19), no Hospital de Caridade de Crissiumal – RS. O Corpo de MAURI ANTÔNIO...
19/03/2021 08:43

PLANTÃO POLICIAL: Homem é condenado a 19 anos de prisão por cárcere privado e estupro de ex-companheira.

Um homem foi condenado a 19 anos e meio de reclusão por ameaça, estupro e cárcere privado praticados contra a ex-companheira em Porto Xavier, na região Noroeste do Estado. Os crimes foram cometidos por dois meses, durante julho e agosto do ano passado. A sentença é da juíza de Direito Alice...
19/03/2021 08:20

PLANTÃO POLICIAL:Mulher é presa em ação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas, em Três de Maio - RS

Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (18), em Três de Maio - RS em mais uma ação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil, no combate ao tráfico de drogas. Por volta das 22h35min, os policiais interceptaram um automóvel que era conduzido na Rodovia do Desenvolvimento, na...
19/03/2021 07:54

PLANTÃO POLICIAL: Homem é preso suspeito de matar e esquartejar o próprio irmão em Passo Fundo - RS.

Um homem de 38 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (18), em Passo Fundo - RS.. O indivíduo é irmão do homem encontrado morto, esquartejado, no Bairro Lucas Araújo. O suspeito de ser o autor do crime foi à delegacia relatar o desaparecimento do irmão, quando a polícia suspeitou dos...
19/03/2021 07:29

NOTA DE FALECIMENTO: Professor e Advogado Arnildo Aloísio Haas – Crissiumal – RS

A Esposa Nelci Haas Os Filhos: Márcia R R Haas e Família; Nícia Da Rosa Haas e Família; e Aloísio Da Rosa Haas e Família. Netos e demais famílias, com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento do Professor e Advogado ARNILDO ALOÍSIO HAAS, em Três de Maio – RS Aos Familiares e Amigos Nossas...
18/03/2021 10:16

GERAL: Cresol Humaitá realizará pré-assembleia digital nesta quinta-feira, 18 de Março de 2021

Associados de Humaitá, Sede Nova, São Martinho, Boa Vista do Buricá, Horizontina, Nova Candelária e Santa Cruz do Sul estão convidados a participar Nesta quinta-feira, 18 de março, a Cooperativa Cresol Humaitá realizará a pré-assembleia digital. Desta vez, os associados não poderão reunir-se para...
18/03/2021 10:06

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Três Passos - RS

Na quarta-feira, (17), às 22h30 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por descaminho em Três Passos. A prisão ocorreu após abordagem de um furgão que deslocava pela BR 468, sendo localizado no seu interior 1751 garrafas de vinho de origem estrangeira. O homem foi preso em flagrante pelo...
18/03/2021 09:30

PLANTÃO POLICIAL: BM durante a Operação Hórus Fronteira Noroeste apreende agrotóxico em Porto Lucena - RS

Na noite desta quarta-feira, (17), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira atuando na Operação Hórus prenderam um homem por contrabando em esquina Fink, interior de Porto Lucena - RS. Os policiais realizavam patrulhamento na área de fronteira em Porto Lucena quando...
17/03/2021 14:10

PLANTÃO POLICIAL: Após confronto, BM prende autor de roubo de veículo em Santa Rosa - RS.

  Um homem foi baleado durante assalto por volta das 6h30 desta quarta-feira (17) no Bairro Timbaúva, em Santa Rosa - RS. O condutor de um VW Gol foi rendido por um assaltante armado e ainda baleado no pé. O criminoso fugiu com o veículo e deixou a vítima nos fundos do Bairro Sulina. A...
17/03/2021 13:40

PLANTÃO POLICIAL: Polícia Civil e BM realizam prisões por tráfico de drogas em Três Passos - RS

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Brigada Militar, na noite de terça-feira (16), prendeu em flagrante, dois indivíduos que estavam transportando 2,620 kg de maconha e 172,9 gramas de crack.As prisões ocorreram no distrito de Bela Vista, interior de Três Passos - RS, na estrada que dá acesso...
17/03/2021 12:36

TRÂNSITO: Motociclista morre em colisão frontal de moto contra caminhão na RS-210, em Boa Vista do Buricá - RS

Um jovem de 19 anos, morreu vítima de acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um caminhão, na RS-210 em Boa Vista do Buricá. O acidente aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (17). De acordo com informações, o jovem pilotava uma moto Honda Twister com placa de Santo Augusto, e...
16/03/2021 20:32

ASSEMBLEIA 2021: Confira os Principais Resultados Apresentados pela Sicredi Noroeste RS

O momento é único nos 75 anos de história da Sicredi Noroeste RS. Em 2021, tivemos que nos reinventar e acompanhar a tecnologia, visando a segurança e o bem-estar de todos os associados frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, a exemplo de grande parte dos eventos...
16/03/2021 11:18

TRÂNSITO:Acidente no trevo de entroncamento da BR-468 e ERS-210 em Campo Novo - RS

Por volta das 8 horas desta terça-feira (16) um caminhão carregado de soja emplacado em Humaitá e um Ford Focus com placas de Santa Rosa se envolveram em um acidente no entroncamento da BR-468 e ERS-210, na localidade de Esquina Boa Vista, município de Campo Novo - RS. Segundo informações o...
15/03/2021 10:57

TRÂNSITO: Acidente entre dois veículos deixa ao menos um ferido na BR-468, em Três Passos - RS

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou ao menos uma pessoa ferida no início da manhã desta segunda-feira (15) em Três Passos. O fato aconteceu, por volta das 7h50, no km 107, trecho da rodovia entre Três Passos e Bom Progresso (BR-468). Envolveram-se na colisão, nas proximidades do...
14/03/2021 20:25

GERAL: Trágico Falecimento da Funcionária Pública Fernanda Marta Weber Caneppele, aos 40 anos– Crissiumal – RS

Na tarde deste domingo (14), por volta das 15h30min, familiares encontraram Fernanda Marta Weber Caneppele desacordada em sua residência na Av. Santa Rosa, centro de Crissiumal – RS. A mesma foi socorrida ao Hospital de Caridade de Crissiumal, na qual se confirmou o óbito. Segundo informações de...
12/03/2021 22:35

GERAL: Cresol Tiradentes do Sul realizou Pré-Assembleia Digital e Crissiumalense Angela Derlise De Rosso Henz foi a ganhadora do automóvel Fiat Mobi, da campanha ‘‘Quem Coopera Sempre Ganha’’

Na noite desta sexta-feira, 12 de março, a Agência Cresol de Tiradentes do Sul realizou sua Pré-Assembleia Digital com associados, apresentando a prestação de contas do ano de 2020, bem como, as informações contábeis da Cooperativa, composta atualmente por quatro unidades, distribuídas em...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2021 - Todos os direitos reservados.