"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

RELIGIÃO: A mensagem do Papa Francisco para 2014 - Mundo

02/01/2014 06:21

Em sua primeira mensagem do papa Francisco para 2014 aborda o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 1. Nesta minha primeira Mensagem para 2014, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

O número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros. Contudo, ainda hoje, esta vocação é muitas vezes contrastada e negada nos fatos, num mundo caracterizado pela «globalização da indiferença» que lentamente nos faz «habituar» ao sofrimento alheio, fechando-nos em nós mesmos.

Em muitas partes do mundo, parece não conhecer tréguas a grave lesão dos direitos humanos fundamentais, sobretudo dos direitos à vida e à liberdade de religião. Exemplo preocupante disso mesmo é o dramático fenômeno do tráfico de seres humanos, sobre cuja vida e desespero especulam pessoas sem escrúpulos. Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos econômico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas.

A globalização, como afirmou Bento XVI, torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos.[1] As inúmeras situações de desigualdade, pobreza e injustiça indicam não só uma profunda carência de fraternidade, mas também a ausência duma cultura de solidariedade. As novas ideologias, caracterizadas por generalizado individualismo, egocentrismo e consumismo materialista, debilitam os laços sociais, alimentando aquela mentalidade do «descartável» que induz ao desprezo e abandono dos mais fracos, daqueles que são considerados «inúteis». Assim, a convivência humana assemelha-se sempre mais a um mero do ut des pragmático e egoísta.

Ao mesmo tempo, resulta claramente que as próprias éticas contemporâneas se mostram incapazes de produzir autênticos vínculos de fraternidade, porque uma fraternidade privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último não consegue subsistir.[2] Uma verdadeira fraternidade entre os homens supõe e exige uma paternidade transcendente. A partir do reconhecimento desta paternidade, consolida-se a fraternidade entre os homens, ou seja, aquele fazer-se «próximo» para cuidar do outro.

«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)

2. Para compreender melhor esta vocação do homem à fraternidade e para reconhecer de forma mais adequada os obstáculos que se interpõem à sua realização e identificar as vias para a superação dos mesmos, é fundamental deixar-se guiar pelo conhecimento do desígnio de Deus, tal como se apresenta de forma egrégia na Sagrada Escritura.

Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta família primigênia, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.

Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua atividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos. A sua história (cf. Gn 4, 1-16) põe em evidência o difícil dever, a que todos os homens são chamados, de viver juntos, cuidando uns dos outros. Caim, não aceitando a predileção de Deus por Abel, que Lhe oferecia o melhor do seu rebanho – «o Senhor olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta» (Gn 4, 4-5) –, mata Abel por inveja. Desta forma, recusa reconhecer-se irmão, relacionar-se positivamente com ele, viver diante de Deus, assumindo as suas responsabilidades de cuidar e proteger o outro. À pergunta com que Deus interpela Caim – «onde está o teu irmão?» –, pedindo-lhe contas da sua ação, responde: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). Depois – diz-nos o livro do Gênesis –, «Caim afastou-se da presença do Senhor» (4, 16).

É preciso interrogar-se sobre os motivos profundos que induziram Caim a ignorar o vínculo de fraternidade e, simultaneamente, o vínculo de reciprocidade e comunhão que o ligavam ao seu irmão Abel. O próprio Deus denuncia e censura a Caim a sua contiguidade com o mal: «o pecado deitar-se-á à tua porta» (Gn 4, 7). Mas Caim recusa opor-se ao mal, e decide igualmente «lançar-se sobre o irmão» (Gn 4, 8), desprezando o projeto de Deus. Deste modo, frustra a sua vocação original para ser filho de Deus e viver a fraternidade.

A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)

3. Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?

Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cf. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.

Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projeto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade.

Jesus retoma o projeto inicial do Pai, reconhecendo-Lhe a primazia sobre todas as coisas. Mas Cristo, com o seu abandono até à morte por amor do Pai, torna-Se princípio novo e definitivo de todos nós, chamados a reconhecer-nos n’Ele como irmãos, porque filhos do mesmo Pai. Ele é a própria Aliança, o espaço pessoal da reconciliação do homem com Deus e dos irmãos entre si. Na morte de Jesus na cruz, ficou superada também a separação entre os povos, entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).

Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como filho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo. Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz

4. Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz[3] e, da segunda, que a paz é opus solidaritatis, fruto da solidariedade.[4]

 

Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade».[5] Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais corretos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.[6]

 

Ora, da mesma forma que se considera a paz como opus solidarietatis, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum».[7] Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder». É preciso estar pronto a «“perder-se” em benefício do próximo em vez de o explorar, e a “servi-lo” em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O “outro” – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso “semelhante”, um “auxílio”».[8]

 

A solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objecto da ação permanente do Espírito Santo»,[9] como um irmão. «Então a consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os homens em Cristo, “filhos no Filho”, e da presença e da ação vivificante do Espírito Santo conferirá – lembra João Paulo II – ao nosso olhar sobre o mundo como que um novo critério para o interpretar»,[10] para o transformar.

 

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza

5. Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta de fraternidade entre os povos e entre os homens.[11] Em muitas sociedades, sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos, preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.

Além disso, se por um lado se verifica uma redução da pobreza absoluta, por outro não podemos deixar de reconhecer um grave aumento da pobreza relativa, isto é, de desigualdades entre pessoas e grupos que convivem numa região específica ou num determinado contexto histórico-cultural. Neste sentido, servem políticas eficazes que promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos «capitais», aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projeto de vida e possa desenvolver-se plenamente como pessoa.

Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens»,[12] quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».[13]

Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão. É o caso não só das pessoas consagradas que professam voto de pobreza, mas também de muitas famílias e tantos cidadãos responsáveis que acreditam firmemente que a relação fraterna com o próximo constitua o bem mais precioso.

 

A redescoberta da fraternidade na economia

6. As graves crises financeiras e económicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo II alertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objecto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não diretamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]

As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida. A crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

 

A fraternidade extingue a guerra

7. Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade.

Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja. Esta última tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem.[15]

Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor! «Nesta óptica, torna-se claro que, na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas econômicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu».[16]

Mas, enquanto houver em circulação uma quantidade tão grande como a atual de armamentos, poder-se-á sempre encontrar novos pretextos para iniciar as hostilidades. Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico.

Não podemos, porém, deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz. Espero que o compromisso diário de todos continue a dar fruto e que se possa chegar também à efetiva aplicação, no direito internacional, do direito à paz como direito humano fundamental, pressuposto necessário para o exercício de todos os outros direitos.

 

A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade

8. O horizonte da fraternidade apela ao crescimento em plenitude de todo o homem e mulher. As justas ambições duma pessoa, sobretudo se jovem, não devem ser frustradas nem lesadas; não se lhe deve roubar a esperança de podê-las realizar. A ambição, porém, não deve ser confundida com prevaricação; pelo contrário, é necessário competir na mútua estima (cf. Rm 12, 10). Mesmo nas disputas, que constituem um aspecto inevitável da vida, é preciso recordar-se sempre de que somos irmãos; por isso, é necessário educar e educar-se para não considerar o próximo como um inimigo nem um adversário a eliminar.

A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.

Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. Tal egoísmo desenvolve-se, socialmente, quer nas muitas formas de corrupção que hoje se difunde de maneira capilar, quer na formação de organizações criminosas – desde os pequenos grupos até àqueles organizados à escala global – que, minando profundamente a legalidade e a justiça, ferem no coração a dignidade da pessoa. Estas organizações ofendem gravemente a Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se duma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas.

Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas económicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade. A este respeito escreveu João XXIII: «Uma convivência baseada unicamente em relações de força nada tem de humano: nela vêem as pessoas coarctada a própria liberdade, quando, pelo contrário, deveriam ser postas em condição tal que se sentissem estimuladas a procurar o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento».[17] Mas o homem pode converter-se, e não se deve jamais desesperar da possibilidade de mudar de vida. Gostaria que isto fosse uma mensagem de confiança para todos, mesmo para aqueles que cometeram crimes hediondos, porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23).

No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais ações desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

 

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza

9. A família humana recebeu, do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se atue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.

De modo particular o sector produtivo primário, o sector agrícola, tem a vocação vital de cultivar e guardar os recursos naturais para alimentar a humanidade. A propósito, a persistente vergonha da fome no mundo leva-me a partilhar convosco esta pergunta: De que modo usamos os recursos da terra? As sociedades atuais devem refletir sobre a hierarquia das prioridades no destino da produção. De facto, é um dever impelente que se utilizem de tal modo os recursos da terra, que todos se vejam livres da fome. As iniciativas e as soluções possíveis são muitas, e não se limitam ao aumento da produção. É mais que sabido que a produção atual é suficiente, e todavia há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano. Neste sentido, gostaria de lembrar a todos o necessário destino universal dos bens, que é um dos princípios fulcrais da doutrina social da Igreja. O respeito deste princípio é a condição essencial para permitir um acesso real e equitativo aos bens essenciais e primários de que todo o homem precisa e tem direito.

 

Conclusão

10. Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.

O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a actividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objecto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.

Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 34-35). Esta é a boa nova que requer, de cada um, um passo mais, um exercício perene de empatia, de escuta do sofrimento e da esperança do outro, mesmo do que está mais distante de mim, encaminhando-se pela estrada exigente daquele amor que sabe doar-se e gastar-se gratuitamente pelo bem de cada irmão e irmã.

Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). Fá-lo sem oprimir, sem forçar ninguém a abrir-Lhe as portas do coração e da mente. «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 26-27). Deste modo, cada actividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.

 

Fonte: Vaticano

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

05/05/2022 21:47

PLANTÃO POLICIAL: Táxi de Cleber Tormes vítima de latrocínio em Crissiumal é encontrado no Mato Grosso do Sul

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de ontem, quarta-feira (04/05), na MS-295 em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, dois veículos roubados no Rio Grande do Sul este ano. Segundo os presos os carros seriam levados para Tacuru para pagar dívida com traficantes. O...
30/04/2022 11:43

NOTA DE FALECIMENTO: Empresário e Político Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos - Crissiumal - RS

Faleceu na manhã deste sábado (30/04) o empreendedor e político crissiumalense Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos. Estava internado em um hospital de Ijuí - RS. Ele foi um grande empreendedor crissiumalense, sendo proprietário da Imobiliária e Escritório de Contabilidade São Cristovão, bastante...
26/04/2022 09:14

TRÁGICO: Soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado morre atingido por raio em Quaraí - RS

Um jovem morreu no início da noite desta segunda-feira (25) após ser atingido por um raio em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto tinha, de 18 anos, soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele estava caminhando pela rua...
19/04/2022 07:27

PLANTÃO POLICIAL: Casal suspeito de latrocínio do taxista Cleber Roni Tormes (Tonico) em Crissiumal são presos em Porto Alegre - RS

O delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, confirmou no início da manhã dessa terça-feira (19) que Sheila Daiane Corrêa Ceconi e Martielo de Souza Martins foram presos nessa terça em Porto Alegre – RS. O casal foi indiciado pela morte do taxista Cleber Roni Tormes, de Crissiumal. Além de...
16/04/2022 02:47

NOTA DE FALECIMENTO: Cléber Roni Tormes, 61 anos – Crissiumal - RS

A mãe Maria Tormes; O pai Valdemar Tormes (in. Memoria); A companheira Célia Maria Mallmann, Os Filhos: Gelson Tormes e Família; Gisele Tormes e Família; Gilberto Tormes e Família e; Irmãos e Irmã e demais familiares, comunicam com Profundo Pesar o Falecimento do Companheiro, Pai, Sogro e Avô...
15/04/2022 23:10

PLANTÃO POLICIAL: Corpo encontrado no Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS, possivelmente é do taxista crissiumalense Cleber Tormes (Tonico) 61 anos

Na noite desta sexta-feira (15), a Polícia Civil juntamente com os familiares do taxista Cleber receberam informações do aparecimento de um corpo na localidade do Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS. Corpo estava no mato em uma via secundaria de terra, próximo da Linha Diesel, no...
13/04/2022 22:16

TRÂNSITO: Jovem Dionatan Freita dos Santos, 23 anos natural de Crissiumal morre em acidente de trânsito em Westfália - RS

Um jovem natural do município de Crissiumal – RS, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (13), em Westfália - RS. Dionatan Freita dos Santos, 23 anos, pilotava uma motocicleta que colidiu em uma Kombi. O rapaz morreu no local do acidente. Matéria em atualização! Foto:...
13/04/2022 21:39

PLANTÃO POLICIAL: Homem é suspeito de assassinar a esposa e filha e cometer suicídio em Cruzaltense - RS

A pequena cidade de Cruzaltense que fica a 49 quilômetros de Erechim - RS, foi tomada de surpresa com uma cena chocante na manhã desta quarta-feira, (13). Vizinhos avistaram sangue escorrendo pelas paredes de uma casa no centro da cidade. Moradores das proximidades relatam que ouviram tiros na...
13/04/2022 20:53

PROCURA-SE: Diane Macedo Bach, 15 anos, está desaparecida desde terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária - RS

Conforme informações repassadas à rádio Sucesso FM, a jovem Diane Macedo Bach, de 15 anos, está desaparecida desde às 16 horas desta última terça-feira (12), quando saiu de casa da localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária – RS. Quem tiver qualquer informação do seu paradeiro pode...

Notícias:

Notícias:

05/05/2022 21:47

PLANTÃO POLICIAL: Táxi de Cleber Tormes vítima de latrocínio em Crissiumal é encontrado no Mato Grosso do Sul

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de ontem, quarta-feira (04/05), na MS-295 em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, dois veículos roubados no Rio Grande do Sul este ano. Segundo os presos os carros seriam levados para Tacuru para pagar dívida com traficantes. O...
30/04/2022 11:43

NOTA DE FALECIMENTO: Empresário e Político Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos - Crissiumal - RS

Faleceu na manhã deste sábado (30/04) o empreendedor e político crissiumalense Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos. Estava internado em um hospital de Ijuí - RS. Ele foi um grande empreendedor crissiumalense, sendo proprietário da Imobiliária e Escritório de Contabilidade São Cristovão, bastante...
26/04/2022 09:14

TRÁGICO: Soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado morre atingido por raio em Quaraí - RS

Um jovem morreu no início da noite desta segunda-feira (25) após ser atingido por um raio em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto tinha, de 18 anos, soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele estava caminhando pela rua...
19/04/2022 07:27

PLANTÃO POLICIAL: Casal suspeito de latrocínio do taxista Cleber Roni Tormes (Tonico) em Crissiumal são presos em Porto Alegre - RS

O delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, confirmou no início da manhã dessa terça-feira (19) que Sheila Daiane Corrêa Ceconi e Martielo de Souza Martins foram presos nessa terça em Porto Alegre – RS. O casal foi indiciado pela morte do taxista Cleber Roni Tormes, de Crissiumal. Além de...
16/04/2022 02:47

NOTA DE FALECIMENTO: Cléber Roni Tormes, 61 anos – Crissiumal - RS

A mãe Maria Tormes; O pai Valdemar Tormes (in. Memoria); A companheira Célia Maria Mallmann, Os Filhos: Gelson Tormes e Família; Gisele Tormes e Família; Gilberto Tormes e Família e; Irmãos e Irmã e demais familiares, comunicam com Profundo Pesar o Falecimento do Companheiro, Pai, Sogro e Avô...
15/04/2022 23:10

PLANTÃO POLICIAL: Corpo encontrado no Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS, possivelmente é do taxista crissiumalense Cleber Tormes (Tonico) 61 anos

Na noite desta sexta-feira (15), a Polícia Civil juntamente com os familiares do taxista Cleber receberam informações do aparecimento de um corpo na localidade do Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS. Corpo estava no mato em uma via secundaria de terra, próximo da Linha Diesel, no...
13/04/2022 22:16

TRÂNSITO: Jovem Dionatan Freita dos Santos, 23 anos natural de Crissiumal morre em acidente de trânsito em Westfália - RS

Um jovem natural do município de Crissiumal – RS, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (13), em Westfália - RS. Dionatan Freita dos Santos, 23 anos, pilotava uma motocicleta que colidiu em uma Kombi. O rapaz morreu no local do acidente. Matéria em atualização! Foto:...
13/04/2022 21:39

PLANTÃO POLICIAL: Homem é suspeito de assassinar a esposa e filha e cometer suicídio em Cruzaltense - RS

A pequena cidade de Cruzaltense que fica a 49 quilômetros de Erechim - RS, foi tomada de surpresa com uma cena chocante na manhã desta quarta-feira, (13). Vizinhos avistaram sangue escorrendo pelas paredes de uma casa no centro da cidade. Moradores das proximidades relatam que ouviram tiros na...
13/04/2022 20:53

PROCURA-SE: Diane Macedo Bach, 15 anos, está desaparecida desde terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária - RS

Conforme informações repassadas à rádio Sucesso FM, a jovem Diane Macedo Bach, de 15 anos, está desaparecida desde às 16 horas desta última terça-feira (12), quando saiu de casa da localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária – RS. Quem tiver qualquer informação do seu paradeiro pode...
13/04/2022 11:26

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Familiares e amigos realizarão nesta quinta-feira (14/04), a partir das 9h00min novas buscas pelo taxista Crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira, 21 de maio de 2022, após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
09/04/2022 21:02

SOCIAL: Confira o novo layout da FISIOCLÍNICA FONTANA localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS

Confira a equipe de profissionais da FISIOCLÍNICA FONTANA: Sócia Proprietária Fabiane Fontana – Fisioterapeuta; (Foto Direita) Vanessa Erthal – Fisioterapeuta; (Foto Centro) Secretária Maria Knebel. (Foto Esquerda)  Contato: (55) 98122-7995 Confira os serviços prestados pela...
07/04/2022 21:07

PLANTÃO POLICIAL: Câmeras de segurança registram momento que o taxi pertencente Cleber Tormes (Tonico), passou pela localidade de São Sebastião, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21/03/2022), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
07/04/2022 09:42

SOCIAL: Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), em Crissiumal - RS

Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), a partir das 17h00min na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS.
07/04/2022 08:07

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza prisão de uma pessoa e apreensão de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal - RS

A Brigada Militar apreendeu na madrugada desta quinta-feira, dia 07 de abril, 50 galões de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal – RS. Uma pessoa foi presa e conduzida para Polícia Federal.  Em breve mais informações. Fonte/Foto: Brigada Militar Post. Eloídes Nunes.
07/04/2022 07:57

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza apreensão de agrotóxico em Nova Candelária – RS

Na tarde desta quarta-feira (06/04) policiais militares do 4º BPAF durante patrulhamento no interior do município de Nova Candelária - RS, tentaram abordar um veículo Jeep RENEGADE de cor cinza. O condutor, ao visualizar a guarnição, não obedeceu às ordens de parada e fugiu, logo após perdeu o...
06/04/2022 13:18

SOCIAL: OPORTUNIDADE: SELEÇÃO PARA ESTÁGIO TEMPORÁRIO: 01 Vaga de Estágio no Cartório Eleitoral de Crissiumal - RS

A vaga é destinada a estudantes do nível médio.   As atividades serão cumpridas no horário de expediente da unidade, entre as 12:00 horas e as 18:00 horas.   A prova será realizada no dia 18 de abril de 2022, às 14 horas, nas dependências do Cartório Eleitoral, situado na Rua Vinte de...
06/04/2022 08:59

NOTA DE FALECIMENTO: Luana Caroline Gisch, 28 anos – Crissiumal - RS

Os pais Hélio Gisch e Adriane, o irmão Wellington Eduardo Gisch juntamente com o esposo Jhonatan Dudel e filha Yasmin, sogro José e sogra Rosani Dudel com profundo pesar comunicam o falecimento de LUANA CAROLINE GISCH, aos 28 anos, ocorrido nesta manhã desta quarta-feira...
04/04/2022 19:58

CLIMATEMPO: Carro que foi levado pela enxurrada na localidade Lajeado Teimoso, no interior de Crissiumal é encontrado todo destruído

Na madrugada desta segunda-feira (04), Crissiumal e toda região noroeste foi assolada com chuvas torrenciais, grande volume de água e em poucas horas deixou um rastro de destruição nas estradas, pontes, lavouras, benfeitorias e residências. Na localidade de Lajeado Teimoso, na propriedade Odalirio...
04/04/2022 09:24

TRÂNSITO: Pizzaiolo André Luiz, sócio proprietário da Pizzaria Fornalha morre em acidente na Av. Presidente Castelo Branco, centro de Crissiumal - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (04/04), no centro de Crissiumal - RS. A colisão envolveu um carro e um caminhão nas proximidades da Center Motos, na Avenida Presidente Castelo Branco, por volta da 1h20. Chovia forte no momento do acidente. O motorista...
01/04/2022 12:16

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS

Na quinta-feira (31/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam uma carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Progresso, após fuga do condutor. No veículo foram localizados 100 galões de 10 litros cada, de...
01/04/2022 11:39

PLANTÃO POLICIAL: Identificado Casal de amantes envolvido em possível latrocínio de taxista de Crissiumal, ambos tiveram prisão preventiva decretada por homicídio do marido da mulher em Bento Gonçalves–RS, Casal seguem foragido e Cleber desaparecido

A Polícia Civil de Bento Gonçalves, por meio da 1ª delegacia, elucidou o homicídio de Antônio Vilmar Moraes, conhecido como Marreco. No último dia 11, o carro da vítima, um VW Gol, cor branca, foi localizado abandonado e com marcas de sangue em seu interior na Rua José Possamai, no Loteamento...
31/03/2022 15:45

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende três homens por contrabando de cigarros na divisa de Crissiumal com Nova Candelária – RS

Na quarta-feira (30/03), às 23h40 Policiais Militares do 7° BPM de Crissiumal prenderam três homens por contrabando de cigarros. A prisão ocorreu na localidade de Santa Lúcia, divisa de Crissiumal com Nova Candelária. A ação iniciou na localização de Lajeado Tigre, interior de Crissiumal, sendo...
31/03/2022 14:13

SOCIAL: Confira os Ganhadores(as) do Sorteio Especial de Aniversário SuperBenedetti – 52 Anos em Crissiumal - RS

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março de 2022, o sorteio promocional alusivo aos 52 anos do Super Benedetti em Crissiumal – RS. Os ganhadores(as) foram os seguintes: *Uma moto Honda Bros 160 0km Alexandro C. Busanello (Lajeado Bonito - Sede Nova) *Cinco vales compras de R$...
30/03/2022 09:40

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende agrotóxicos de origem estrangeira na localidade de Lajeado Fazenda, interior de Crissiumal - RS

Na terça-feira (29/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam agrotóxicos e mercadorias de origem estrangeira em Crissiumal – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Fazenda, após tentativa de abordagem de um automóvel. O condutor fugiu da abordagem e acabou chocando-se...
29/03/2022 22:06

PLANTÃO POLICIAL: Bebê recém-nascida é salva após ser encontrada dentro de 'patente' em Tenente Portela - RS

Um bebê foi encontrado coberto de fezes junto a uma “patente” (banheiro antigo), em uma das aldeias da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela na tarde desta segunda-feira (28). Foto: Reprodução “Uma das coisas mais tristes e mais emocionantes que eu tive na vida”, assim, um profissional de...
29/03/2022 10:17

SOCIAL: Cresol Cooperar convida associados para Assembleia Digital – Crissiumal - RS

Chegou a hora de conferir a prestação de contas de 2021 e fazer parte das decisões que vão guiar a cooperativa nesse novo ciclo. Mais uma vez a Assembleia Geral da Cresol Cooperar será realizada de forma virtual, na quinta-feira, 31 de março de 2022. A Assembleia inicia às 19h30min, com...
29/03/2022 09:12

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de 51.408 desodorantes em Horizontina - RS

Na noite de segunda feira, dia 28, guarnições da Brigada Militar de Horizontina, em apoio a Operação Hórus, abordaram um caminhão Truck placas de Joinville - SC. Ao inspecionar a carga constataram que o condutor levava a quantidade de 51.408 frascos de desodorante doce, contrabandeados. Diante dos...
28/03/2022 20:09

TRÂNSITO: Violenta colisão entre carro e caminhão na RS 305 em Horizontina - RS

Uma colisão foi registrada no final da tarde desta segunda-feira (28) na ERS 305, localidade de Esquina Tunas – Horizontina, envolvendo um caminhão carregado de pedras, pertencente a uma empresa construtora e um veículo Nissan – March. No caminhão estava o motorista e um colega de trabalho,...
28/03/2022 19:45

PLANTÃO POLICIAL: Mulher morre após ser esfaqueada com canivete em boate em Cacequi - RS

A jovem Bianca Ribeiro Martins, de 22 anos, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) neste domingo (27) após ser vítima de golpes de canivete em uma boate na Rua Borges de Medeiros, às 04h30min, durante uma briga. De acordo com a Brigada Militar, que atendeu...
25/03/2022 19:20

SOCIAL: Jovem de Campo Novo – RS, dada como desaparecida por familiares é localizada na cidade de Frederico de Westphalen - RS

A mulher moradora de Campo Novo que se encontrava desaparecida a mais de 20 dias foi localizada na manhã desta sexta-feira (25). O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Campo Novo e segundo informações do Delegado Vilmar Alaídes Schaefer a mesma foi localizada na cidade de...
25/03/2022 11:52

PLANTÃO POLICIAL: [LOCALIZADA] Mulher está desaparecida a mais de 20 dias em Campo Novo - RS

Os familiares de Vanessa Aparecida Siqueira, 25 anos, moradora de Campo Novo está desaparecida a mais de 20 dias quando saiu de sua casa e nunca mais foi vista. Foto:  Facebook / Arquivo Pessoal Familiares registraram o Boletim de Ocorrência da Delegacia de Campo Novo - RS. Quer ajudar...
24/03/2022 23:27

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende indivíduos por tráfico de drogas em Pinheirinho do Vale – RS

Nesta quinta-feira (24/03) Policiais Militares do 37° Batalhão de Polícia Militar do município de Pinheirinho do Vale, realizaram a prisão de dois indivíduos, juntamente com o material apreendido: uma espingarda calibre 16, duas pistolas sendo uma calibre .9mm e outra calibre .380, dois revólveres...
24/03/2022 22:47

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS

Na quinta-feira (24/03), às 15h30 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS. A prisão ocorreu na BR 468, no km 114, após abordagem de um veículo, sendo localizado no seu interior vinte galões, com vinte litros cada, de herbicida de...
24/03/2022 19:42

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e Polícia Civil realizam prisão por tráfico de entorpecentes em Santa Rosa - RS

Na noite desta quarta-feira (23/03) policiais do 4º BPAF, em ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil efetuaram a prisão de um homem de 56 anos de idade. Com o autor foram apreendidas drogas, armas, munições de vários calibres e dinheiro, além de um veículo e balanças de precisão. O...
24/03/2022 19:29

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Bom Progresso - RS

Na madrugada desta quinta-feira (24/03), às 02h00 policiais militares prenderam um homem por descaminho. A prisão ocorreu na BR 468, Km 100, após abordagem de um veículo, sendo localizado 145 caixas (1740 unidades) de desodorantes e 6 caixas de acendedores (1584 unidades). Os produtos, bem como o...
24/03/2022 17:49

PLANTÃO POLICIAL: Carteira com documentos do taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico) foi encontrada próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS

Nesta quinta-feira (24), familiares do taxista crissiumalense receberam informações sobre o achado de uma carteira contendo os documentos em nome de Cleber Roni Tormes próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS. Familiares providenciaram a busca da mesma, na carteira foi localizado...
23/03/2022 15:05

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Indícios levam polícia acreditar que taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), pode ter sido vítima de latrocínio na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

 O taxista reside na localidade de Barra do Buricá, e tem seu ponto no interior do município de Crissiumal - RS O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma...
21/03/2022 10:37

SOCIAL: Cartórios registram recorde de ''Pais Ausentes'' e 14 mil crianças estão sem o nome paterno nas certidões durante a pandemia no Rio Grande do Sul

Novos módulos do Portal da Transparência do Registro Civil, abastecidos com dados em tempo real, mostram aumento de Mães Solos durante a crise sanitária da Covid-19 Dados inéditos levantados pelos Cartórios de Registro Civil do Brasil apontam que, nos quase dois anos completos de pandemia, mais de...
19/03/2022 20:11

NOTA DE FALECIMENTO: José dos Santos – Crissiumal - RS

A Esposa Selma Wagner dos Santos. Os Filhos: Silvério e Família; Valéria e Família; Silvano e Família; Silvino e Família; Janete e Família; Margarete e Família; Marlise e Família; Marina e Família. E demais familiares com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento de JOSÉ DOS SANTOS, ocorrido neste...
11/03/2022 10:28

SOCIAL: Empresa Madeireira Plack de Crissiumal foi contemplado com Jeep Renegade 0Km sorteado entre as agências da Cresol Cooperar

A Cresol Cooperar promoveu na manhã desta quinta-feira (10) o sorteio principal da Campanha Vem Junto Cooperar. O Jeep Renegade foi para a Madeireira Plack, associada pessoa jurídica à agência Cresol de Crissiumal. O evento ocorreu em frente à agência de Humaitá. A campanha Vem Junto Cooperar...
08/03/2022 18:02

CURIOSIDADE: Objetos luminosos são filmados no céu de Horizontina – RS

Objetos luminosos foram vistos na madrugada desta terça-feira (08), próximo das 4h36min na cidade de Horizontina – RS. Objetos luminosos também foram vistos e filmados em outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catariana. Os objetos eram visíveis a olho nu, mas foi possível realizar filmagens e...
05/03/2022 10:26

MUNDO ANIMAL: Serpentes de grande porte são localizadas no interior de Crissiumal – RS

Moradores da localidade de Vila Bender, Lajeado Nass e Bela Vista, interior de Crissiumal – RS, registram aparecimento de cobras em suas propriedades. Uma serpente foi vista em frente a uma residência na Vila Bender. Foto: Maristela Flores. Outras duas na localidade de Lajeado Nass, em um...
04/03/2022 08:56

PLANTÃ POLICIAL: Homem é encontrado morto dentro de veículo no centro de Três Passos - RS

Um homem foi encontrado morto dentro de um automóvel VW Gol, na Rua 3 de outubro, na manhã desta sexta-feira (4), no centro de Três Passos. A Brigada Militar está no local e acionou a Polícia Civil que, através da perícia, irá apurar as causas da morte. O corpo está ensanguentado dentro do veículo....
28/02/2022 16:49

FATALIDADE: Grupo de amigos que estavam acampados próximo do Rio Uruguai é surpreendido por temporal e Mulher morre ao ser atingida por um galho de eucalipto na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS

Na tarde desta segunda-feira (28), próximo das 14h45minutos um grupo de amigos estavam acampados próximo do rio Uruguai, na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS, aproveitado feriadão prolongado de Carnaval, monto que foram surpreendidos por um temporal com fortes...
28/02/2022 15:59

CLIMA TEMPO: Fortes Ventos derruba galpão na localidade de Vila Bender, interior de Crissiumal – RS

Na tarde desta segunda-feira (28), ventos e chuvas atingiram boa parte do município de Crissiumal – RS. No interior, mais precisamente na localidade de Vila Bender, o vento destelhou e destruiu parte de um galpão. Na localidade de Esquina Cardoso, próximo do Balneário das Três Ilhas, ouve registro...
28/02/2022 15:19

SOCIAL: Parabéns Crissiumal - RS, 67 anos - Homenagem Cresol

Não existe cooperação sem que forças sejam unidas, sem que caminhos sejam traçados para que objetivos em comum sejam alcançados. Assim, unindo forças com a comunidade e suas lideranças que Crissiumal cresce a cada dia, desenvolvendo seu município e melhorando a qualidade de vida de sua...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.