"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

RELIGIÃO: A mensagem do Papa Francisco para 2014 - Mundo

02/01/2014 06:21

Em sua primeira mensagem do papa Francisco para 2014 aborda o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 1. Nesta minha primeira Mensagem para 2014, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

O número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros. Contudo, ainda hoje, esta vocação é muitas vezes contrastada e negada nos fatos, num mundo caracterizado pela «globalização da indiferença» que lentamente nos faz «habituar» ao sofrimento alheio, fechando-nos em nós mesmos.

Em muitas partes do mundo, parece não conhecer tréguas a grave lesão dos direitos humanos fundamentais, sobretudo dos direitos à vida e à liberdade de religião. Exemplo preocupante disso mesmo é o dramático fenômeno do tráfico de seres humanos, sobre cuja vida e desespero especulam pessoas sem escrúpulos. Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos econômico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas.

A globalização, como afirmou Bento XVI, torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos.[1] As inúmeras situações de desigualdade, pobreza e injustiça indicam não só uma profunda carência de fraternidade, mas também a ausência duma cultura de solidariedade. As novas ideologias, caracterizadas por generalizado individualismo, egocentrismo e consumismo materialista, debilitam os laços sociais, alimentando aquela mentalidade do «descartável» que induz ao desprezo e abandono dos mais fracos, daqueles que são considerados «inúteis». Assim, a convivência humana assemelha-se sempre mais a um mero do ut des pragmático e egoísta.

Ao mesmo tempo, resulta claramente que as próprias éticas contemporâneas se mostram incapazes de produzir autênticos vínculos de fraternidade, porque uma fraternidade privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último não consegue subsistir.[2] Uma verdadeira fraternidade entre os homens supõe e exige uma paternidade transcendente. A partir do reconhecimento desta paternidade, consolida-se a fraternidade entre os homens, ou seja, aquele fazer-se «próximo» para cuidar do outro.

«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)

2. Para compreender melhor esta vocação do homem à fraternidade e para reconhecer de forma mais adequada os obstáculos que se interpõem à sua realização e identificar as vias para a superação dos mesmos, é fundamental deixar-se guiar pelo conhecimento do desígnio de Deus, tal como se apresenta de forma egrégia na Sagrada Escritura.

Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta família primigênia, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.

Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua atividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos. A sua história (cf. Gn 4, 1-16) põe em evidência o difícil dever, a que todos os homens são chamados, de viver juntos, cuidando uns dos outros. Caim, não aceitando a predileção de Deus por Abel, que Lhe oferecia o melhor do seu rebanho – «o Senhor olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta» (Gn 4, 4-5) –, mata Abel por inveja. Desta forma, recusa reconhecer-se irmão, relacionar-se positivamente com ele, viver diante de Deus, assumindo as suas responsabilidades de cuidar e proteger o outro. À pergunta com que Deus interpela Caim – «onde está o teu irmão?» –, pedindo-lhe contas da sua ação, responde: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). Depois – diz-nos o livro do Gênesis –, «Caim afastou-se da presença do Senhor» (4, 16).

É preciso interrogar-se sobre os motivos profundos que induziram Caim a ignorar o vínculo de fraternidade e, simultaneamente, o vínculo de reciprocidade e comunhão que o ligavam ao seu irmão Abel. O próprio Deus denuncia e censura a Caim a sua contiguidade com o mal: «o pecado deitar-se-á à tua porta» (Gn 4, 7). Mas Caim recusa opor-se ao mal, e decide igualmente «lançar-se sobre o irmão» (Gn 4, 8), desprezando o projeto de Deus. Deste modo, frustra a sua vocação original para ser filho de Deus e viver a fraternidade.

A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)

3. Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?

Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cf. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.

Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projeto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade.

Jesus retoma o projeto inicial do Pai, reconhecendo-Lhe a primazia sobre todas as coisas. Mas Cristo, com o seu abandono até à morte por amor do Pai, torna-Se princípio novo e definitivo de todos nós, chamados a reconhecer-nos n’Ele como irmãos, porque filhos do mesmo Pai. Ele é a própria Aliança, o espaço pessoal da reconciliação do homem com Deus e dos irmãos entre si. Na morte de Jesus na cruz, ficou superada também a separação entre os povos, entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).

Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como filho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo. Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz

4. Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz[3] e, da segunda, que a paz é opus solidaritatis, fruto da solidariedade.[4]

 

Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade».[5] Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais corretos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.[6]

 

Ora, da mesma forma que se considera a paz como opus solidarietatis, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum».[7] Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder». É preciso estar pronto a «“perder-se” em benefício do próximo em vez de o explorar, e a “servi-lo” em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O “outro” – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso “semelhante”, um “auxílio”».[8]

 

A solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objecto da ação permanente do Espírito Santo»,[9] como um irmão. «Então a consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os homens em Cristo, “filhos no Filho”, e da presença e da ação vivificante do Espírito Santo conferirá – lembra João Paulo II – ao nosso olhar sobre o mundo como que um novo critério para o interpretar»,[10] para o transformar.

 

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza

5. Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta de fraternidade entre os povos e entre os homens.[11] Em muitas sociedades, sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos, preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.

Além disso, se por um lado se verifica uma redução da pobreza absoluta, por outro não podemos deixar de reconhecer um grave aumento da pobreza relativa, isto é, de desigualdades entre pessoas e grupos que convivem numa região específica ou num determinado contexto histórico-cultural. Neste sentido, servem políticas eficazes que promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos «capitais», aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projeto de vida e possa desenvolver-se plenamente como pessoa.

Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens»,[12] quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».[13]

Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão. É o caso não só das pessoas consagradas que professam voto de pobreza, mas também de muitas famílias e tantos cidadãos responsáveis que acreditam firmemente que a relação fraterna com o próximo constitua o bem mais precioso.

 

A redescoberta da fraternidade na economia

6. As graves crises financeiras e económicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo II alertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objecto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não diretamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]

As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida. A crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

 

A fraternidade extingue a guerra

7. Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade.

Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja. Esta última tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem.[15]

Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor! «Nesta óptica, torna-se claro que, na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas econômicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu».[16]

Mas, enquanto houver em circulação uma quantidade tão grande como a atual de armamentos, poder-se-á sempre encontrar novos pretextos para iniciar as hostilidades. Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico.

Não podemos, porém, deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz. Espero que o compromisso diário de todos continue a dar fruto e que se possa chegar também à efetiva aplicação, no direito internacional, do direito à paz como direito humano fundamental, pressuposto necessário para o exercício de todos os outros direitos.

 

A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade

8. O horizonte da fraternidade apela ao crescimento em plenitude de todo o homem e mulher. As justas ambições duma pessoa, sobretudo se jovem, não devem ser frustradas nem lesadas; não se lhe deve roubar a esperança de podê-las realizar. A ambição, porém, não deve ser confundida com prevaricação; pelo contrário, é necessário competir na mútua estima (cf. Rm 12, 10). Mesmo nas disputas, que constituem um aspecto inevitável da vida, é preciso recordar-se sempre de que somos irmãos; por isso, é necessário educar e educar-se para não considerar o próximo como um inimigo nem um adversário a eliminar.

A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.

Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. Tal egoísmo desenvolve-se, socialmente, quer nas muitas formas de corrupção que hoje se difunde de maneira capilar, quer na formação de organizações criminosas – desde os pequenos grupos até àqueles organizados à escala global – que, minando profundamente a legalidade e a justiça, ferem no coração a dignidade da pessoa. Estas organizações ofendem gravemente a Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se duma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas.

Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas económicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade. A este respeito escreveu João XXIII: «Uma convivência baseada unicamente em relações de força nada tem de humano: nela vêem as pessoas coarctada a própria liberdade, quando, pelo contrário, deveriam ser postas em condição tal que se sentissem estimuladas a procurar o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento».[17] Mas o homem pode converter-se, e não se deve jamais desesperar da possibilidade de mudar de vida. Gostaria que isto fosse uma mensagem de confiança para todos, mesmo para aqueles que cometeram crimes hediondos, porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23).

No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais ações desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

 

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza

9. A família humana recebeu, do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se atue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.

De modo particular o sector produtivo primário, o sector agrícola, tem a vocação vital de cultivar e guardar os recursos naturais para alimentar a humanidade. A propósito, a persistente vergonha da fome no mundo leva-me a partilhar convosco esta pergunta: De que modo usamos os recursos da terra? As sociedades atuais devem refletir sobre a hierarquia das prioridades no destino da produção. De facto, é um dever impelente que se utilizem de tal modo os recursos da terra, que todos se vejam livres da fome. As iniciativas e as soluções possíveis são muitas, e não se limitam ao aumento da produção. É mais que sabido que a produção atual é suficiente, e todavia há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano. Neste sentido, gostaria de lembrar a todos o necessário destino universal dos bens, que é um dos princípios fulcrais da doutrina social da Igreja. O respeito deste princípio é a condição essencial para permitir um acesso real e equitativo aos bens essenciais e primários de que todo o homem precisa e tem direito.

 

Conclusão

10. Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.

O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a actividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objecto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.

Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 34-35). Esta é a boa nova que requer, de cada um, um passo mais, um exercício perene de empatia, de escuta do sofrimento e da esperança do outro, mesmo do que está mais distante de mim, encaminhando-se pela estrada exigente daquele amor que sabe doar-se e gastar-se gratuitamente pelo bem de cada irmão e irmã.

Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). Fá-lo sem oprimir, sem forçar ninguém a abrir-Lhe as portas do coração e da mente. «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 26-27). Deste modo, cada actividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.

 

Fonte: Vaticano

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

21/10/2021 10:06

PLANTÃO POLICIAL: Homem preso em São Marcos - RS por estelionato causou prejuízo de mais de R$ 50 mil.

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante, na tarde desta quarta-feira (20), pelos crimes de estelionato e organização criminosa em São Marcos, na Serra gaúcha - RS.  De acordo com informações da Polícia Civil do município, o homem é natural de São Paulo - SP e foi detido pelos agentes...
21/10/2021 09:51

TRÂNSITO: Homem morre em acidente entre dois carros e dois caminhões na RS-287 em Santa Cruz do Sul - RS.

Um homem de 36 anos, que não teve a identidade revelada, morreu após uma colisão envolvendo dois caminhões e dois carros na RS-287, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo - RS. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima estava em uma caminhonete. O acidente ocorreu no...
21/10/2021 09:29

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende 3 traficantes com quase 800 quilos de maconha em Santa Maria - RS.

Na tarde desta quarta-feira (20) a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 766 quilos de maconha que eram transportadas em uma L200 clonada. A camionete viajava junto de uma Renegade cujos tripulantes prestavam apoio informando da presença policial.  Fonte: Polícia Rodoviária...
21/10/2021 09:16

TRÂNSITO: Motociclista fica gravemente ferido em acidente envolvendo caminhão emplacado em Crissiumal - RS na BR-386.

Um motociclista, de 66 anos, morador de Teutônia - RS, ficou gravemente ferido em acidente por volta das 16h40 de quarta-feira (20), no km 367 da BR-386, no sentido capital-interior, em Fazenda Vilanova - RS. A colisão ocorreu próximo ao trevo de acesso à Via Láctea, após a moto colidir contra...
20/10/2021 20:55

PLANTÃO POLICIAL: Em nova apreensão Operação Hórus da brigada Militar intercepta mais um contrabando de agrotóxicos em Novo Machado - RS.

Na manhã de quarta-feira 20 de outubro de 2021, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, em apoio a Operação Hórus, prenderam um homem por contrabando de veneno em Lajeado Saltinho, interior de Novo Machado - RS. Após informações os policiais localizaram um caminhão...
17/10/2021 14:00

PLANTÃO POLICIAL: O Corpo localizado no Rio Uruguai em Crissiumal é de Cleder Jadir da Silva, morador de Vicente Dutra – RS, o mesmo pode ter sido vítima de homicídio de forma violenta segundo Delegado responsável pelo caso

Cleder Jadir da Silva, o Cledinho e estava desaparecido desde a manhã do dia 8 de outubro de 2021. A Polícia Civil informou no início da tarde deste domingo, 17, que o corpo localizado neste sábado, 16, na localidade de Balneário Três Ilhas, em Crissiumal - RS, no rio Uruguai, trata-se de Cleder...
17/10/2021 13:37

PLANTÃO POLICIAL: Residências são alvo de arrombamentos na Localidade de Linha Principal, interior de Crissiumal - RS

Na madrugada deste domingo (17), duas residências na localidade de Linha Principal, interior de Crissiumal – RS, foram alvo de arrombamentos. As residências foram invadidas pelos fundos, na qual, os cadeados das portas foram quebrados. No momento dos arrombamentos os proprietários não estavam em...
17/10/2021 09:19

TRÂNSITO: Caminhão Baú ao tentar atravessar uma ponte cai no Lajeado Caçador, interior de Crissiumal – RS

Neste último sábado (16), um caminhão baú caiu em um lajeado ao tentar atravessar uma ponte, local conhecido como Salto do Pimentel, na localidade do Lajeado Caçador, interior de Crissiumal – RS. Por motivos ainda desconhecidos o veículo caiu da ponte dentro do lajeado, O condutor foi socorrido e...
15/10/2021 08:45

NOTA DE FALECIMENTO: Regina Anna Erhart, aos 84 anos – Crissiumal – RS

O esposo Arno Erhart, A Filha Sandra Erhart Ludwig, Os netos: Ana Laura e Leonardo Com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento da Esposa, Mãe, Sogra e Avó REGINA ANNA ERHART, aos 84 anos, ocorrido às 23h45min desta quinta (14/10) no Hospital Adesco de Humaitá – RS. O corpo de REGINA ANNA...

Notícias:

Notícias:

21/10/2021 10:06

PLANTÃO POLICIAL: Homem preso em São Marcos - RS por estelionato causou prejuízo de mais de R$ 50 mil.

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante, na tarde desta quarta-feira (20), pelos crimes de estelionato e organização criminosa em São Marcos, na Serra gaúcha - RS.  De acordo com informações da Polícia Civil do município, o homem é natural de São Paulo - SP e foi detido pelos agentes...
21/10/2021 09:51

TRÂNSITO: Homem morre em acidente entre dois carros e dois caminhões na RS-287 em Santa Cruz do Sul - RS.

Um homem de 36 anos, que não teve a identidade revelada, morreu após uma colisão envolvendo dois caminhões e dois carros na RS-287, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo - RS. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima estava em uma caminhonete. O acidente ocorreu no...
21/10/2021 09:29

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende 3 traficantes com quase 800 quilos de maconha em Santa Maria - RS.

Na tarde desta quarta-feira (20) a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 766 quilos de maconha que eram transportadas em uma L200 clonada. A camionete viajava junto de uma Renegade cujos tripulantes prestavam apoio informando da presença policial.  Fonte: Polícia Rodoviária...
21/10/2021 09:16

TRÂNSITO: Motociclista fica gravemente ferido em acidente envolvendo caminhão emplacado em Crissiumal - RS na BR-386.

Um motociclista, de 66 anos, morador de Teutônia - RS, ficou gravemente ferido em acidente por volta das 16h40 de quarta-feira (20), no km 367 da BR-386, no sentido capital-interior, em Fazenda Vilanova - RS. A colisão ocorreu próximo ao trevo de acesso à Via Láctea, após a moto colidir contra...
20/10/2021 20:55

PLANTÃO POLICIAL: Em nova apreensão Operação Hórus da brigada Militar intercepta mais um contrabando de agrotóxicos em Novo Machado - RS.

Na manhã de quarta-feira 20 de outubro de 2021, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, em apoio a Operação Hórus, prenderam um homem por contrabando de veneno em Lajeado Saltinho, interior de Novo Machado - RS. Após informações os policiais localizaram um caminhão...
17/10/2021 14:00

PLANTÃO POLICIAL: O Corpo localizado no Rio Uruguai em Crissiumal é de Cleder Jadir da Silva, morador de Vicente Dutra – RS, o mesmo pode ter sido vítima de homicídio de forma violenta segundo Delegado responsável pelo caso

Cleder Jadir da Silva, o Cledinho e estava desaparecido desde a manhã do dia 8 de outubro de 2021. A Polícia Civil informou no início da tarde deste domingo, 17, que o corpo localizado neste sábado, 16, na localidade de Balneário Três Ilhas, em Crissiumal - RS, no rio Uruguai, trata-se de Cleder...
17/10/2021 13:37

PLANTÃO POLICIAL: Residências são alvo de arrombamentos na Localidade de Linha Principal, interior de Crissiumal - RS

Na madrugada deste domingo (17), duas residências na localidade de Linha Principal, interior de Crissiumal – RS, foram alvo de arrombamentos. As residências foram invadidas pelos fundos, na qual, os cadeados das portas foram quebrados. No momento dos arrombamentos os proprietários não estavam em...
17/10/2021 09:19

TRÂNSITO: Caminhão Baú ao tentar atravessar uma ponte cai no Lajeado Caçador, interior de Crissiumal – RS

Neste último sábado (16), um caminhão baú caiu em um lajeado ao tentar atravessar uma ponte, local conhecido como Salto do Pimentel, na localidade do Lajeado Caçador, interior de Crissiumal – RS. Por motivos ainda desconhecidos o veículo caiu da ponte dentro do lajeado, O condutor foi socorrido e...
15/10/2021 08:45

NOTA DE FALECIMENTO: Regina Anna Erhart, aos 84 anos – Crissiumal – RS

O esposo Arno Erhart, A Filha Sandra Erhart Ludwig, Os netos: Ana Laura e Leonardo Com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento da Esposa, Mãe, Sogra e Avó REGINA ANNA ERHART, aos 84 anos, ocorrido às 23h45min desta quinta (14/10) no Hospital Adesco de Humaitá – RS. O corpo de REGINA ANNA...
11/10/2021 22:18

PUBLICIDADE: 11.10.2021 CONFIRA AS OFERTAS DA SEMANA DE ESCRITÓRIO SÃO CRISTÓVÃO EM CRISSIUMAL - RS

Confira as ofertas da Imobiliária São Cristõvão:
08/10/2021 14:50

GERAL: Governo Federal mantém políticas de preço atrelado ao dólar e ao preço do barril de petróleo fazendo com que a gasolina e o gás de cozinha têm novo aumento neste sábado (09/10/2021)

Litro da gasolina vai ficar R$ 0,20 mais caro a partir de sábado, e o quilo o GLP vai subir R$ 0,26 A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 8, mais um reajuste nos preços da gasolina e do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. O litro da gasolina vai ficar R$ 0,20 mais caro...
08/10/2021 14:38

PLANTÃO POLICIAL: Veículo que saiu de Crissiumal é abordado com grande quantidade de vinhos em Ijuí - RS

Na manhã desta sexta-feira (8), durante operação de combate à criminalidade em Ijuí, a Polícia Rodoviária Federal abordou um automóvel Palio que chegava de Crissiumal para Ijuí, conduzido por um cidadão de 30 anos. Durante a fiscalização constatou-se que o veículo transportava uma carga de vinho...
05/10/2021 20:52

INFORMATIVO: Problemas técnicos na linha telefônica de emergência 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Três Passos - RS

Estamos temporariamente com problemas técnicos em nossa linha telefônica de emergência 193 ao recebermos ligações de algumas das operadoras.  A empresa responsável pela manutenção já foi contatada onde foi aberta uma “chamada” para resolução, mediante protocolo, o que deve acontecer em...
05/10/2021 18:12

PUBLICIDADE: 05.10.2021 CONFIRA AS OFERTAS DA SEMANA DE ESCRITÓRIO SÃO CRISTÓVÃO EM CRISSIUMAL - RS

Confira as ofertas da Imobiliária São Cristõvão:
03/10/2021 11:01

GERAL: Segue sem previsão a retomada da travessia de balsa entre Tiradentes do Sul - RS, (Porto Soberbo) à cidade de El Soberbio, na Argentina

Ainda não há data definida para que a balsa volte a operar em Porto Soberbo e demais cidades da fronteira-noroeste. Foto: Reprodução / Rádio Alto Uruguai. A travessia entre Brasil e Argentina segue suspensa na fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, como é o caso da balsa que liga Tiradentes do...
03/10/2021 10:42

TRÂNSITO: Passageira de veículo envolvido em saída de pista morre em Três de Maio - RS

A jovem Edinara Pinheiro da Silva, 20 anos, não resistiu aos ferimentos sofridos em um acidente de carro na tarde deste sábado (02-10-21), na ERS 342, localidade de Flor de Maio, interior de Três de Maio. Edinara era passageira de um veículo Honda Civic, dirigido pelo esposo, que seguia em...
01/10/2021 19:04

EDUCAÇÃO: Atividade Rede Kids e Rede Teens aborda temática de valorização da vida alusivo à campanha do setembro amarelo – ABEMEC – Crissiumal – RS

Dentre várias atividades realizadas pela Entidade ABEMEC é proporcionado um encontro mensal para as Crianças através da atividade Rede Kids e para os Adolescentes a Atividade Rede Teens que consistem em intervenção técnica grupal, realizado pelo profissional de Psicologia da Entidade proporcionando...
30/09/2021 17:12

PUBLICIDADE: (30.09.2021) Ofertas da Semana de Hammes Imóveis – Crissiumal - RS

ÓTIMA ÁREA PARA PRODUÇÃO DE GRÃOS TENDO 17.1 HECTARES, SENDO 80% DE PLANTIO, SEM BENFEITORIAS, LOCALIZADA NA BARRA DO CAÇADOR, PELO VALOR DE R$ 1.000.000,00.   ÁREA DE 2 HECTARES COM PÍNUS, LOCALIZADA NA LINHA SECA, PERTINHO DO CENTRO DE CRISSIUMAL-RS, PÍNUS COM APROXIMADAMENTE 15 ANOS....
22/09/2021 10:49

GERAL: Argentina anuncia abertura de fronteiras para brasileiros.

A Argentina anunciou, nesta terça-feira (21), a abertura de fronteiras para turistas provenientes de países vizinhos, entre eles o Brasil, a partir de 1º de outubro, e para estrangeiros dos demais países a partir de novembro. Para não fazer isolamento após a chegada, os turistas precisarão ter...
22/09/2021 10:26

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende indivíduo com armas roubadas em Erechim - RS no centro de Passo Fundo - RS.

Na madrugada desta quarta-feira (22), a Brigada Militar/3°RPMon, efetuou a prisão de um indivíduo, que escondia em seu apartamento diversas armas de fogo, roubadas na cidade de Erechim - RS, neste mês. A prisão foi na rua Independência, nas proximidades da rua Fagundes dos Reis, no Centro de...
21/09/2021 11:32

PLANTÃO POLICIAL: Homens são presos após praticar assalto em Horizontina - RS.

A Brigada Militar registrou na noite desta segunda-feira, dia 20, assalto a um estabelecimento comercial no centro de Horizontina - RS. De imediato as guarnições se deslocaram ao local e passaram a fazer buscas.  Com apoio do monitoramento, o veículo utilizado na fuga foi identificado. O...
20/09/2021 12:23

SOCIAL: Mensagem ‘‘in memória’’ de 2 anos de falecimento de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Se passou dois anos desde o dia trágico, de 19 de setembro de 2019 que você partiu para sempre! Foram muitas horas, dias, semanas e meses de saudade, o tempo passou, mas a dor ficou. Não está sendo nada fácil viver sem você, com sua ausência, não é fácil conviver com a amanhecer e o adormecer sem...
15/09/2021 10:46

PLANTÃO POLICIAL: Preso suspeito de ter atirado contra casal no Açougue Copetti de Santo Ângelo - RS.

Um jovem suspeito de balear o dono de um açougue e a esposa foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santo Ângelo - RS, de acordo com informações das autoridades da área de segurança pública. De acordo com as primeiras informações ele foi preso junto a empresa em que trabalha. O veículo que...
15/09/2021 10:27

PLANTÃO POLICIAL: Presa quadrilha que praticava roubo a pedestres na zona sul de Porto Alegre - RS.

A Brigada Militar (BM), com o apoio da Guarda Municipal, prendeu na madrugada desta quarta-feira (15) uma quadrilha responsável por uma série de assaltos na zona sul de Porto Alegre. O grupo estava em um Celta preto, que circulava pelo bairro Vila Nova após cometer ao menos dois roubos a...
13/09/2021 10:51

TRÂNSITO: Morre em acidente com ônibus Airton Machado, líder da banda Garotos de Ouro.

Morreu vítima de acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (13), o músico Airton Machado, líder da banda Garotos de Ouro. Airton tinha 62 anos. O músico era o motorista do ônibus com placas de Criciúma - SC, que saiu da pista na BR 282 no município de Águas Mornas. A esposa dele, de...
13/09/2021 10:37

TRÂNSITO: Acidente envolve automóvel e carreta em Ijuí - RS.

Uma colisão transversal no início da manhã desta segunda-feira (13), envolveu um automóvel Fiat Uno com placas de Entre-ijuís e uma carreta emplacada em Ijuí - RS. O acidente aconteceu no trevo de entroncamento da BR 285 com a RS 342, conhecido trevo do Posto 44. De acordo com informações do...
09/09/2021 09:48

TRÂNSITO: Acidente com caminhão deixa condutor em óbito na ERS 404.

Na madrugada de quinta feira(09), por volta de 03:00 horas, conseguiram resgatar o corpo do condutor do veículo de transporte de lácteos da empresa Transportes Canarinho, de Cunha Porã - SC. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Carazinho - RS, foi acionada ás 22h, após ser comunicada do...
09/09/2021 09:27

TRÂNSITO: Casal fica gravemente ferido em acidente na BR-285, em Ijuí - RS.

Um grave acidente de trânsito ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (09), em Ijuí - RS. A colisão ocorreu na BR-285, entre o Rio Potiribú e o Posto Lambari. Um casal, que mora em Ijuí - RS, e que seguia no sentido Panambi-Ijuí, ficou gravemente ferido. A colisão da moto ocorreu com um...
06/09/2021 18:34

PLANTÃO POLICIAL: Homem com as iniciais L.W.F de 76 anos é preso por crime de lesão corporal de natureza grave contra a sua companheira em Crissiumal - RS

Nesta segunda-feira, 06 de setembro de 2021, agentes da DELEGACIA DE POLÍCIA DE CRISSIUMAL deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder judiciário, em desfavor de L.W.F., nascido em 24/01/1945. Segundo o delegado William Garcez, responsável pelo caso, o indivíduo preso é...
06/09/2021 11:06

PLANTÃO POLICIAL: BM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Humaitá - RS.

Na noite deste domingo (05), por volta de 23h, policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, no município de Humaitá - RS. A prisão ocorreu após abordagem de um veículo na estrada em direção à Sede Nova - RS, próximo ao cemitério municipal. Com o condutor foi...
06/09/2021 10:48

GERAL: Suspensão da exportação de carne à China pode baixar preço no Brasil.

  O surgimento de dois casos de doença da vaca louca no Brasil suspendeu a exportação de carne bovina para a China e pode resultar em redução do preço do produto no país. Presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Lauxen afirma que,...
06/09/2021 10:29

TRÂNSITO: Colisão contra árvores mata motociclista no interior de Derrubadas - RS.

Conforme informações da Rádio Municipal de Tenente Portela, um motociclista trafegava em direção ao perímetro urbano de Derrubadas - RS quando perdeu o controle da direção e colidiu contra árvores às margens da estrada. O acidente de trânsito aconteceu por volta das 21 horas do domingo (05), nas...
03/09/2021 09:53

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecente em Ijuí - RS.

Na tarde de ontem (02), as guarnições da Força Tática do 29º BPM faziam patrulhamento de rotina na Av. 21 de Abril no Bairro Thomé de Souza, quando  avistaram um homem suspeito de estar traficando. O indivíduo a avistar a guarnição tentou fugir ao mesmo tempo dispensando um objeto,...
02/09/2021 20:08

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende dois homens com mais de 200 quilos de maconha e skunk em Ijuí - RS.

Na madrugada desta quinta-feira (02), a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois traficantes que viajavam juntos em dois carros abordados na BR 285 em Ijuí - RS. Os policiais realizavam uma operação de combate ao crime quando abordaram dois carros, um Gol com placas de Santa Maria - RS e um Argo...
02/09/2021 19:54

TRÂNSITO:Acidente entre carro e caminhões mata uma pessoa na BR-386 em Lajeado - RS.

Uma pessoa morreu em um acidente de trânsito registrado no início da tarde desta quinta-feira (2) em Lajeado, no Vale do Taquari. A vítima, que foi identificada, mas não teve o nome divulgado, estava em um carro que se envolveu em colisões com dois caminhões no km 346 da BR-386, no perímetro...
02/09/2021 12:56

TRÂNSITO: Acidente próximo ao Posto Bela Vista deixa mulher ferida na BR-468, em Três Passos - RS.

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida no início da noite desta quarta-feira (1º) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta das 18h50, no km 97, trecho da rodovia entre Três Passos e Bom Progresso (BR-468). Envolveram-se na colisão um Fiat Uno e uma Honda...
01/09/2021 09:55

GERAL: Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro podem sacar, a partir de hoje (1º), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20...
01/09/2021 09:34

TRÂNSITO: Acidente entre caminhões deixa dois mortos e causa bloqueio da BR-392, na região central do RS.

Um acidente entre dois caminhões deixou duas pessoas mortas e causou o bloqueio total da BR-392 por cerca de 10 horas, entre a noite de terça-feira (31) e madrugada desta quarta-feira (1º), na região central do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão entre os veículos...
01/09/2021 08:18

SOCIAL: Suplente de vereador Luiz Cardoso da Cruz ''Luizinho'' participou de homenagem ao deputado Giovani Feltes na Assembleia Legislativa do RS

Nesta última terça-feira (31), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), aconteceu a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha para o Deputado Federal Giovani Batista Feltes. A condecoração foi instituída pela Resolução de Mesa nº...
31/08/2021 10:15

GERAL: Três Passos terá candidata participando do concurso Miss Rio Grande do Sul

Daniela Luísa Avozani Santos, de 21 anos de idade, estará representando a cidade no concurso de beleza, nos dias 18 e 19 de setembro, em Canoas. Daniela Avozani, 21 anos de idade e acadêmica de Direito, na Unijuí (Foto: Arquivo pessoal). O município de Três Passos estará representado no concurso...
31/08/2021 10:06

GERAL: Prazo para renovação de CNH vencida entre março e abril de 2020 termina nesta terça-feira (31)

O prazo para renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) com vencimento entre março e abril de 2020 termina nesta terça-feira (31). Os novos prazos foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT) em razão das restrições impostas pelo combate à pandemia. Conforme previsto na...
31/08/2021 09:58

GERAL: Governo Leite mantém disposição de levar a votação nesta terça projeto que autoriza privatização da Corsan, no RS

Apesar do pedido dos prefeitos para estender a discussão sobre a privatização da Corsan, o Palácio Piratini mantém a intenção de levar a votação nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza a venda do controle acionário da companhia estatal. A proposta tramita...
31/08/2021 09:43

BOMBEIROS: Incêndio de grande proporção atinge a sede de reciclagem Citegem, em Bom Progresso - RS

Bombeiros controlam incêndio ocorrido na sede do Citegem, em Bom Progresso - RS. Incêndio registrado na noite desta segunda-feira (30) atingiu um caminhão-caçamba, uma esteira de triagem e parte da estrutura do galpão principal. O Corpo de Bombeiros de Três Passos foi acionado na noite desta...
30/08/2021 10:57

TRÂNSITO: Motociclista fratura perna em acidente em Ijuí - RS.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 17h de hoje deste domingo (29), em Ijuí - RS. Houve uma colisão entre uma motocicleta e um veículo Space Fox, no prolongamento da Avenida Coronel Dico, a poucos metros do acesso à BR-285. O motociclista acidentado teve fratura exposta em uma...
30/08/2021 10:42

SAÚDE: Diagnóstico precoce evita sequelas em casos de esclerose múltipla.

Instituído pela Lei 11.303/2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, comemorado hoje (30), quer dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce da enfermidade, que pode ser tratada e impedir...
30/08/2021 10:28

TRÂNSITO: Acidente trânsito na RS-115 em Igrejinha - RS.

Por volta das 17h25 deste domingo (29), os Bombeiros Voluntários de Igrejinha - RS foram acionados para atender uma ocorrência, na RS-115, próximo ao KM 4,5. Uma colisão envolvendo uma motocicleta Honda, modelo CB 300 e uma bicicleta, deixou três pessoas feridas, uma delas em estado gravíssimo....
30/08/2021 10:13

TRÂNSITO: Dois passageiros ficam feridos após veículo bater contra o muro do Bourbon em Passo Fundo - RS.

Um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas na noite deste domingo (29), próximo ao Bourbon em Passo Fundo - RS. Conforme as informações apuradas, o motorista de um veículo C4 Pallas de cor preta e com placas de Passo Fundo - RS, ao ingressar da Avenida  Brasil Leste, para a...
23/08/2021 14:53

PLANTÃO POLICIAL: R$ 63 milhões de prejuízo para os criminosos: PRF prende traficante com 420 quilos de cocaína.

Na tarde deste domingo (22), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 422 quilos de cocaína sendo transportada no porta-malas de um carro roubado. A ocorrência foi em Eldorado do Sul - RS. Durante uma operação de combate à criminalidade, os policiais abordaram um Creta que transitava na BR 290 em...
23/08/2021 14:42

TRÂNSITO: Duas mulheres ficam feridas após colisão em Passo Fundo - RS.

Na noite deste domingo (22), um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas, no cruzamento da rua Paissandu com Antônio Araújo, no Centro de Passo Fundo - RS. Segundo informações obtidas no local, um veículo VW/Gol, de cor branca, placas de Passo Fundo - RS, estava transitando pela Rua...
23/08/2021 14:29

TRÂNSITO: Três pessoas morrem em colisão frontal na BR 158 em Panambi - RS.

Por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (23) ocorreu um acidente envolvendo um GM Onix com placas de Panambi - RS deixando uma pessoa ferida e um veículo Corsa com placas de Eldorado Sul - RS onde deixou 3 condorenses sem vida e uma foi socorrida com vida. O acidente ocorreu na BR 158,...
23/08/2021 14:16

TRÂNSITO: Acidente entre carro e caminhão mata jovem no centro de Três Passos - RS.

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa no início da madrugada desta segunda-feira (23) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta da 1h20, na Avenida Costa e Silva, no centro da cidade. Um Ford Focus seguia no sentido bairro/centro quando, nas...
19/08/2021 21:13

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende arma de fogo em Redentora – RS

Na tarde da quinta-feira (19/08), na cidade de Redentora – RS, na rua José dos Santos, Policiais Militares do 7º BPM realizaram a apreensão de uma espingarda calibre 36 e seis cartuchos do mesmo calibre. A espingarda foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia de Redentora. Fonte/Foto: 7º...
19/08/2021 20:56

PLANTÃO POLICIAL: BM de Crissiumal apreende defensivos agrícolas contrabandeados no interior de Humaitá – RS

No início da manhã desta quinta-feira (19/08), na localidade de Linha Curvo interior de Humaitá - RS, Policiais Militares do 7º BPM realizaram a apreensão de 25 volumes de defensivos agrícolas de origem estrangeira sem desembaraço aduaneiro. O produto de contrabando estava carregado em um veículo...
19/08/2021 11:27

PLANTÃO POLICIAL: PRF apreende 1740 garrafas de bebidas importadas ilegalmente no norte do estado.

Durante essa quarta-feira (18) em uma operação da Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais da região norte do estado, quatro pessoas foram presas em três ocorrências distintas envolvendo bebidas importadas ilegalmente.  Em uma operação que ocorreu nas BRs 386 e 285, com a...
18/08/2021 12:54

GERAL: Slots, uma máquina antiga mas que ganha cada dia mais jogadores

Não faz muito tempo os slots eram apenas uma segunda opção para os apostadores nos cassinos, alguns consideravam que o valor dos prêmios era baixos e os cassinos online dificilmente ofereciam algum tipo de bônus para os que queriam começar a apostar, prática muito comum nas outras modalidades...
29/07/2021 11:03

Esporte: Atleta de Três de Maio - RS participa das Olímpiadas de Tóquio.

Pedro Luiz Burmann de Oliveira nasceu em Porto Alegre do Norte/MT e se mudou para Três de Maio - RS aos 12 anos. Nas aulas de Educação Física, na Setrem, os professores descobriram o seu potencial para o esporte. Em 2010 Pedro fez foi aprovado em um teste na SOGIPA, em Porto Alegre - RS,...
28/07/2021 09:55

CLIMA/TEMPO: Quarta-feira (28), amanheceu com formação de geada em Crissiumal – RS, previsão aponta para formação de geada negra, capaz de congelar seiva das plantas

Massa de ar de origem polar ganha força a partir desta quarta-feira, 28 e o pico do frio deve acontecer na próxima sexta-feira, 30. Nesta quarta-feira, 28, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na metade sul do Paraná com risco de geada. Contudo, a previsão do...
26/07/2021 10:58

TRÂNSITO: Jovem de 28 anos morre em grave acidente na BR 386 em São José das Missões - RS.

Um homem de 28 anos, identificado como Valdair Machado, morreu em um acidente de trânsito na noite deste domingo (25)  no km 102 da BR 386 em São José das Missões - RS.  Por volta das 23:00 hrs ele conduzia um veículo Chevrolet Vectra com placas de Constantina - RS, quando por motivos...
26/07/2021 10:46

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realizou intervenção em aglomeração em local público em Humaitá - RS.

A Brigada Militar realizou na noite deste domingo, dia 25 de julho, uma intervenção rápida e eficiente, em um local público em Humaitá - RS. Denúncias referiam que no local havia mais de 300 pessoas, contudo, com a chegada das viaturas muitos fugiram. No local foi constatado o descumprimento das...
26/07/2021 10:30

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende 400 quilos de maconha em Parobé - RS.

Um casal foi detido no início da tarde deste domingo (24) em Parobé - RS, no Vale do Sinos, transportando cerca de 400 quilos de maconha. A prisão ocorreu na RS-239, após o veículo em que as duas pessoas estavam ter capotado durante a fuga.  Segundo o capitão Gabriel Damasio, comandante da...
22/07/2021 18:08

TRÂNSITO: Acidente em estrada vicinal no interior do município de Miaraguai - RS.

De acordo com informações repassadas, o acidente de trânsito ocorreu na tarde da quinta-feira (22), numa estrada vicinal no interior de Miraguaí - RS. A motorista do Toyota Corolla seguia para a localidade de Linha São Paulo quando perdeu o controle da direção. O automóvel teve consideráveis...
22/07/2021 17:45

TRÂNSITO: Uma pessoa fica ferida após colisão de carro e carreta na BR-285 em Passo Fundo - RS.

No final da noite desta quarta-feira (21), uma pessoa ficou ferida após um acidente da BR-285, em Passo Fundo - RS. O acidente ocorreu nas proximidades do trevo do De Carli. Segundo informações obtidas no local pela Reportagem Policial da Rádio Uirapuru, um veículo Peugeot/207, vermelho, placas...
22/07/2021 08:30

SEGURANÇA: 7° BPM presta apoio ao Exército Brasileiro na Operação Hóplon em Crissiumal – RS

Na última terça-feira (20/07) policiais militares do 7° BPM prestaram apoio ao Exército Brasileiro na fiscalização das lojas que comercializam produtos controlados, tais como armas de fogo, munições, dentre outros. Foram efetuadas fiscalizações nos municípios de Três Passos, Santo Augusto, Braga e...
20/07/2021 10:45

PLANTÃO POLICIAL: Facção que tem base em São Paulo opera no RS e movimenta cerca de R$ 12 milhões por mês com tráfico de drogas.

A Polícia Civil deflagrou uma operação em sete Estados após comprovar que a maior facção que atua no país e que foi criada dentro dos presídios de São Paulo está operando em solo gaúcho. As investigações comprovaram lavagem de dinheiro com venda de drogas que movimentava, por mês, R$ 12 milhões,...
20/07/2021 10:28

TRÂNSITO: Motociclista de 52 anos morre em acidente no trevo de Padre Gonzáles, na BR-468.

Mais um grave acidente de trânsito teve de ser atendido nesta segunda-feira (19), em Três Passos- RS, desta vez no trevo de acesso à Padre Gonzáles e Tiradentes do Sul, no km 106 da BR-468. Por volta de 20h, uma motocicleta Yamaha Factor, placa de Sede Nova, invadiu o sentido contrário da...
20/07/2021 08:55

AGRICULTURA: Produtora rural colhe Pé de Alface Gigante na localidade de Vila de São Marcos, interior de Tuparendi - RS

 A produtora rural, Ana Ghellar, residente na Vila de São Marcos, interior de Tuparendi, na região noroeste do Estado, se surpreendeu com o peso e tamanho de um pé de alface, da variedade Americana, colhida na horta (estufa) de sua propriedade, no dia 17 de julho de 2021. Ana explicou que...
20/07/2021 08:29

COVID-19: Confira o cronograma de vacinação das pessoas de 37 até os 18 anos em Crissiumal - RS

É muito importante a observação do dia e horário correto. Segunda-feira 19.07 estaremos fazendo as segundas doses que já estão agendadas. Fique atento ao cartão de vacinas e a data agendada, compareça. Terça-feira e quarta-feira 20.07 e 21.07 das 8h às 11h e 13h30 às 16h estaremos vacinando as...
19/07/2021 18:31

TRÂNSITO: Acidente deixa dois mortos e dois feridos na BR-153, em Bagé - RS.

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois veículos na BR-153, em Bagé - RS, na região da Campanha, na manhã desta segunda-feira (19). A colisão frontal ocorreu às 6h50min, na altura do km 577 da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas...
16/07/2021 09:17

TRÂNSITO: Colisão frontal envolve dois veículos na BR 472 entre Três de Maio - RS e Boa Vista do Buricá- RS.

Um acidente de trânsito no início da noite desta quinta-feira (15), deixou quatro pessoas feridas na localidade de Ponte Alta, município de São José do Inhacorá - RS. Uma colisão frontal, envolveu os veículos GM Kadett com placas de Dr. Maurício Cardoso - RS, e um VW Fox emplacado em...
16/07/2021 08:54

PLANTÃO POLICIAL: PRF intercepta quadrilha com 229 quilos de maconha em Bento Gonçalves - RS.

Na noite desta quinta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 229 quilos de maconha sendo transportados em um Voyage abordado na BR 470. O restante da quadrilha viajava junto com ele em um Uno, e também foi interceptado. Em uma ação com a participação do serviço de inteligência da...
15/07/2021 09:25

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende traficante com 9 quilos de cocaína e crack escondidos no tanque de combustível do carro em Passo Fundo - RS

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por tráfico de 3 quilos de cocaína e 6 quilos de crack na manhã desta terça-feira (14), na BR 285 em Passo Fundo. A droga estava escondida dentro do tanque de combustível de um Uno. Durante uma operação com o apoio do serviço de inteligência,...
15/07/2021 09:09

PLANTÃO POLICIAL: Taxista é morto a tiros em Tenente Portela - RS

Na noite desta quarta-feira, dia 14 de julho, por volta das 21h30min um homem foi encontrado baleado na ERS-330, entre Tenente Portela e Miraguaí, próximo da entrada para a localidade de Alto Alegre.      O homem foi alvejado com vários tiros  na cabeça, suspeita-se que possa...
14/07/2021 10:41

PLANTÃO POLICIAL: Receita Federal apreende meia tonelada de desodorantes.

Ação da Receita Federal na última segunda-feira (12/07) resultou na apreensão de 4.000 unidades de desodorantes de origem argentina introduzidos de forma irregular no país, avaliados preliminarmente em R$ 35.000,00.   As mercadorias estavam sendo encaminhadas por empresa transportadora do...
12/07/2021 09:46

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar flagra aglomeração e termina com rinha de galos em Sede Nova - RS.

Na noite deste sábado (11), às 20h, o Pelotão da Brigada Militar de Crissiumal - RS, recebeu diversas ligações anônimas denunciando uma Rinha de Galo no interior de Sede Nova - RS. Os policiais militares se mobilizaram e deslocaram-se ao local, onde constataram uma grande aglomeração de...
12/07/2021 09:25

PLANTÃO POLICIAL: Polícia faz a maior apreensão de drogas da história do Brasil.

A maior apreensão de drogas da história do país ocorreu neste fim de semana em Deodápolis - MS, a 266 quilômetros da capital Campo Grande e a 80 quilômetros de Dourados. A Polícia Militar Rodoviária do estado interceptou um caminhão com carga de soja que escondia 36,5 toneladas de maconha. O...
09/07/2021 11:00

TRÂNSITO: Ultrapassagem em local proibido resulta em colisão na ERS-135 entre Passo Fundo - RS e Coxilha - RS.

Na noite desta quinta-feira (08), uma colisão de trânsito entre caminhonete e caminhão, mobilizou as equipes de resgate de Passo Fundo - RS e Coxilha - RS. O acidente foi na ERS-135, em frente a empresa Volvo caminhões. Por volta das 20h30min, os veículos GM/S10, vermelha, placas de Espumoso -...
09/07/2021 10:49

PLANTÃO POLICIAL: Foragido por assassinato é preso em abordagem de ônibus em Ijuí - RS.

Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um foragido da justiça que viajava de ônibus na BR 285 em Ijuí - RS. Durante uma fiscalização de transporte coletivo, os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Santa Rosa – Porto Alegre. Durante a fiscalização dos...
09/07/2021 10:34

TRÂNSITO: Acidente deixa uma pessoa ferida no acesso a BR 285 em Panambi - RS.

Um acidente de trânsito mobilizou os Bombeiros de Panambi - RS  ao meio dia desta quinta-feira (08) na avenida Presidente Kennedy, próximo a empresa Saur, acesso a BR285. Um veículo Kia-Tucson, com placas de Panambi - RS que estava somente a condutora, saiu da pista cruzando a pista...
07/07/2021 11:17

PLANTÃO POLICIAL: 125 mil maços de cigarros contrabandeados que viriam para o RS são apreendidos pela PRF no oeste catarinense

Os policiais rodoviários federais apreenderam na tarde desta segunda-feira (05) na BR-282 em Vargem Bonita, 125 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O condutor do veículo, de 38 anos, foi detido.  Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mercadoria foi...
06/07/2021 10:44

TRÂNSITO: Acidente entre ônibus e dois caminhões deixa ao menos um morto e 16 feridos na BR-471, em Rio Pardo - RS.

Uma colisão lateral entre dois caminhões e um ônibus causou a morte de ao menos uma pessoa e deixou outras várias feridas na noite desta segunda-feira (5) em Rio Pardo e Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo - RS. O acidente ocorreu no km 159 da BR-471, perto do parque de exposições da Expoagro...
02/07/2021 11:38

TRÂNSITO: Acidente envolvendo carreta carregada com soja deixa um morto entre Passo Fundo - RS e Pontão - RS.

No final da tarde desta quinta-feira (1°) um acidente envolvendo uma carreta carregada com soja, deixou uma pessoa morta na ERS-324, entre Passo Fundo - RS e Pontão - RS. Segundo informações, o motorista havia carregado o veículo em Pontão - RS e estava se dirigindo para Passo Fundo - RS,...
02/07/2021 11:08

PLANTÃO POLICIAL: De moto, ladrões fogem da polícia, caem e são atropelados em Passo Fundo - RS.

Uma perseguição policial resultou em dois fugitivos feridos, na noite desta quinta-feira (1º) em Passo Fundo - RS.  Os policiais da Patamo do 3º Regimento de Polícia Montada estavam patrulhando quando se depararam com uma motocicleta em situação de roubo na via. Eles deram ordem de...
30/06/2021 12:52

PUBLICIDADE: 30/06/2021 Confira as ofertas da Semana de Floricultura Ki-Flores em Crissiumal - RS.

Dar flores ainda é a melhor forma de presentear quem a gente ama! Só aqui na Floricultura Ki Flores você encontra as melhores flores com preços acessíveis, com um grande sortimento de suculentas, e também coquetel pronto para presente. Venha conferir!
29/06/2021 08:05

SOCIAL: Crissiumal receberá um letreiro homenageando o município da Sicredi Noroeste RS

Na última semana o Prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel recebeu a visita dos gerentes do Sicredi de Crissiumal Pérsio Schweig e Luis Carlos Kroetz. Na pauta da reunião, a comunicação por parte do Sicredi que estará brindando o município com um letreiro “EU AMO CRISSIUMAL” que será instalado...
28/06/2021 10:43

PLANTÃO POLICIAL: Após 20 dias Lázaro é morto, baleado em Goiás - GO.

Após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi morto após ser baleado nesta segunda-feira (28), em Goiás - GO. Policiais comemoraram a prisão e imagens mostram o fugitivo ferido. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era...
28/06/2021 10:25

TRÂNSITO: Acidente na VRS-822 entre Três Passos e Esperança do Sul.

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou em duas pessoas feridas na madrugada deste domingo (27) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta das 2h30, no trecho da rodovia entre Três Passos e Esperança do Sul (VRS-822). Conforme informações preliminares, dois veículos, um VW...
28/06/2021 10:05

TRÂNSITO: Dois jovens morrem em acidente de carro em Dois Irmãos - RS.

Um acidente ocorrido na noite de sábado (26) em Dois Irmãos, na Região Metropolitana, deixou duas pessoas mortas e duas feridas. Um Toyota Corolla bateu em uma árvore às margens da BR-116, no sentido Capital-Interior, por volta das 19h30min. As vítimas fatais foram identificadas pelo Corpo de...
25/06/2021 20:29

NOTA DE FALECIMENTO: Gilmar Pedro Bruxel – Crissiumal – RS

A esposa Célia Voigt Bruxel, filho Rafael Alencar Bruxel e nora Ana Simon juntamente com demais familiares com profundo pesar comunicam o falecimento de GILMAR PEDRO BRUXEL, 58 anos, ocorrido às 15h desta sexta (25/06) no Hospital São Vicente de Paula de Passo Fundo. O corpo está sendo transladado...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2021 - Todos os direitos reservados.