"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

RELIGIÃO: A mensagem do Papa Francisco para 2014 - Mundo

02/01/2014 06:21

Em sua primeira mensagem do papa Francisco para 2014 aborda o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 1. Nesta minha primeira Mensagem para 2014, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

O número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros. Contudo, ainda hoje, esta vocação é muitas vezes contrastada e negada nos fatos, num mundo caracterizado pela «globalização da indiferença» que lentamente nos faz «habituar» ao sofrimento alheio, fechando-nos em nós mesmos.

Em muitas partes do mundo, parece não conhecer tréguas a grave lesão dos direitos humanos fundamentais, sobretudo dos direitos à vida e à liberdade de religião. Exemplo preocupante disso mesmo é o dramático fenômeno do tráfico de seres humanos, sobre cuja vida e desespero especulam pessoas sem escrúpulos. Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos econômico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas.

A globalização, como afirmou Bento XVI, torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos.[1] As inúmeras situações de desigualdade, pobreza e injustiça indicam não só uma profunda carência de fraternidade, mas também a ausência duma cultura de solidariedade. As novas ideologias, caracterizadas por generalizado individualismo, egocentrismo e consumismo materialista, debilitam os laços sociais, alimentando aquela mentalidade do «descartável» que induz ao desprezo e abandono dos mais fracos, daqueles que são considerados «inúteis». Assim, a convivência humana assemelha-se sempre mais a um mero do ut des pragmático e egoísta.

Ao mesmo tempo, resulta claramente que as próprias éticas contemporâneas se mostram incapazes de produzir autênticos vínculos de fraternidade, porque uma fraternidade privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último não consegue subsistir.[2] Uma verdadeira fraternidade entre os homens supõe e exige uma paternidade transcendente. A partir do reconhecimento desta paternidade, consolida-se a fraternidade entre os homens, ou seja, aquele fazer-se «próximo» para cuidar do outro.

«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)

2. Para compreender melhor esta vocação do homem à fraternidade e para reconhecer de forma mais adequada os obstáculos que se interpõem à sua realização e identificar as vias para a superação dos mesmos, é fundamental deixar-se guiar pelo conhecimento do desígnio de Deus, tal como se apresenta de forma egrégia na Sagrada Escritura.

Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta família primigênia, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.

Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua atividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos. A sua história (cf. Gn 4, 1-16) põe em evidência o difícil dever, a que todos os homens são chamados, de viver juntos, cuidando uns dos outros. Caim, não aceitando a predileção de Deus por Abel, que Lhe oferecia o melhor do seu rebanho – «o Senhor olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta» (Gn 4, 4-5) –, mata Abel por inveja. Desta forma, recusa reconhecer-se irmão, relacionar-se positivamente com ele, viver diante de Deus, assumindo as suas responsabilidades de cuidar e proteger o outro. À pergunta com que Deus interpela Caim – «onde está o teu irmão?» –, pedindo-lhe contas da sua ação, responde: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). Depois – diz-nos o livro do Gênesis –, «Caim afastou-se da presença do Senhor» (4, 16).

É preciso interrogar-se sobre os motivos profundos que induziram Caim a ignorar o vínculo de fraternidade e, simultaneamente, o vínculo de reciprocidade e comunhão que o ligavam ao seu irmão Abel. O próprio Deus denuncia e censura a Caim a sua contiguidade com o mal: «o pecado deitar-se-á à tua porta» (Gn 4, 7). Mas Caim recusa opor-se ao mal, e decide igualmente «lançar-se sobre o irmão» (Gn 4, 8), desprezando o projeto de Deus. Deste modo, frustra a sua vocação original para ser filho de Deus e viver a fraternidade.

A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)

3. Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?

Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cf. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.

Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projeto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade.

Jesus retoma o projeto inicial do Pai, reconhecendo-Lhe a primazia sobre todas as coisas. Mas Cristo, com o seu abandono até à morte por amor do Pai, torna-Se princípio novo e definitivo de todos nós, chamados a reconhecer-nos n’Ele como irmãos, porque filhos do mesmo Pai. Ele é a própria Aliança, o espaço pessoal da reconciliação do homem com Deus e dos irmãos entre si. Na morte de Jesus na cruz, ficou superada também a separação entre os povos, entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).

Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como filho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo. Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz

4. Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz[3] e, da segunda, que a paz é opus solidaritatis, fruto da solidariedade.[4]

 

Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade».[5] Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais corretos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.[6]

 

Ora, da mesma forma que se considera a paz como opus solidarietatis, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum».[7] Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder». É preciso estar pronto a «“perder-se” em benefício do próximo em vez de o explorar, e a “servi-lo” em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O “outro” – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso “semelhante”, um “auxílio”».[8]

 

A solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objecto da ação permanente do Espírito Santo»,[9] como um irmão. «Então a consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os homens em Cristo, “filhos no Filho”, e da presença e da ação vivificante do Espírito Santo conferirá – lembra João Paulo II – ao nosso olhar sobre o mundo como que um novo critério para o interpretar»,[10] para o transformar.

 

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza

5. Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta de fraternidade entre os povos e entre os homens.[11] Em muitas sociedades, sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos, preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.

Além disso, se por um lado se verifica uma redução da pobreza absoluta, por outro não podemos deixar de reconhecer um grave aumento da pobreza relativa, isto é, de desigualdades entre pessoas e grupos que convivem numa região específica ou num determinado contexto histórico-cultural. Neste sentido, servem políticas eficazes que promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos «capitais», aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projeto de vida e possa desenvolver-se plenamente como pessoa.

Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens»,[12] quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».[13]

Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão. É o caso não só das pessoas consagradas que professam voto de pobreza, mas também de muitas famílias e tantos cidadãos responsáveis que acreditam firmemente que a relação fraterna com o próximo constitua o bem mais precioso.

 

A redescoberta da fraternidade na economia

6. As graves crises financeiras e económicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo II alertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objecto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não diretamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]

As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida. A crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

 

A fraternidade extingue a guerra

7. Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade.

Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja. Esta última tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem.[15]

Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor! «Nesta óptica, torna-se claro que, na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas econômicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu».[16]

Mas, enquanto houver em circulação uma quantidade tão grande como a atual de armamentos, poder-se-á sempre encontrar novos pretextos para iniciar as hostilidades. Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico.

Não podemos, porém, deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz. Espero que o compromisso diário de todos continue a dar fruto e que se possa chegar também à efetiva aplicação, no direito internacional, do direito à paz como direito humano fundamental, pressuposto necessário para o exercício de todos os outros direitos.

 

A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade

8. O horizonte da fraternidade apela ao crescimento em plenitude de todo o homem e mulher. As justas ambições duma pessoa, sobretudo se jovem, não devem ser frustradas nem lesadas; não se lhe deve roubar a esperança de podê-las realizar. A ambição, porém, não deve ser confundida com prevaricação; pelo contrário, é necessário competir na mútua estima (cf. Rm 12, 10). Mesmo nas disputas, que constituem um aspecto inevitável da vida, é preciso recordar-se sempre de que somos irmãos; por isso, é necessário educar e educar-se para não considerar o próximo como um inimigo nem um adversário a eliminar.

A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.

Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. Tal egoísmo desenvolve-se, socialmente, quer nas muitas formas de corrupção que hoje se difunde de maneira capilar, quer na formação de organizações criminosas – desde os pequenos grupos até àqueles organizados à escala global – que, minando profundamente a legalidade e a justiça, ferem no coração a dignidade da pessoa. Estas organizações ofendem gravemente a Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se duma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas.

Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas económicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade. A este respeito escreveu João XXIII: «Uma convivência baseada unicamente em relações de força nada tem de humano: nela vêem as pessoas coarctada a própria liberdade, quando, pelo contrário, deveriam ser postas em condição tal que se sentissem estimuladas a procurar o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento».[17] Mas o homem pode converter-se, e não se deve jamais desesperar da possibilidade de mudar de vida. Gostaria que isto fosse uma mensagem de confiança para todos, mesmo para aqueles que cometeram crimes hediondos, porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23).

No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais ações desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

 

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza

9. A família humana recebeu, do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se atue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.

De modo particular o sector produtivo primário, o sector agrícola, tem a vocação vital de cultivar e guardar os recursos naturais para alimentar a humanidade. A propósito, a persistente vergonha da fome no mundo leva-me a partilhar convosco esta pergunta: De que modo usamos os recursos da terra? As sociedades atuais devem refletir sobre a hierarquia das prioridades no destino da produção. De facto, é um dever impelente que se utilizem de tal modo os recursos da terra, que todos se vejam livres da fome. As iniciativas e as soluções possíveis são muitas, e não se limitam ao aumento da produção. É mais que sabido que a produção atual é suficiente, e todavia há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano. Neste sentido, gostaria de lembrar a todos o necessário destino universal dos bens, que é um dos princípios fulcrais da doutrina social da Igreja. O respeito deste princípio é a condição essencial para permitir um acesso real e equitativo aos bens essenciais e primários de que todo o homem precisa e tem direito.

 

Conclusão

10. Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.

O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a actividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objecto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.

Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 34-35). Esta é a boa nova que requer, de cada um, um passo mais, um exercício perene de empatia, de escuta do sofrimento e da esperança do outro, mesmo do que está mais distante de mim, encaminhando-se pela estrada exigente daquele amor que sabe doar-se e gastar-se gratuitamente pelo bem de cada irmão e irmã.

Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). Fá-lo sem oprimir, sem forçar ninguém a abrir-Lhe as portas do coração e da mente. «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 26-27). Deste modo, cada actividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.

 

Fonte: Vaticano

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

22/01/2021 10:50

PLANTÃO POLICIAL: BM apreende adolescente por tráfico de entorpecente em Ijuí -RS

Na noite de hoje (22/01), uma guarnição da Força Tática do 29º BPM-Ijuí durante patrulhamento de rotina avistou e abordou um indivíduo suspeito na Rua Vilson Roni Teixeira no Bairro Getúlio Vargas. O indivíduo foi identificado como um adolescente de 17 anos, já conhecidos das guarnições por...
22/01/2021 08:50

AGRICULTURA: Pesquisa identifica abelha e planta nativas que produzem mel branco em Cambará do Sul - RS

O mel branco, mel monofloral feito a partir do pólen de uma planta predominante, é característico de Cambará do Sul e bastante apreciado pelo sabor delicado. Normalmente é produzido pelas abelhas exóticas europeias, da espécie Apis melifera. No entanto, equipe de pesquisadores da Secretaria da...
22/01/2021 08:23

NOTA DE FALECIMENTO: Henrique Matraczek, 82 anos – Crissiumal – RS

A Esposa Neli Maria Matraczek  Os Filhos:  Ana Regina Kerber e esposo Mario; Jones José Matraczek e esposa Angélica; Silvana Matraczek e Otávio.  Os Netos: Matheus, Luiza, Michael, Roberto, Andreia, Amanda e bisnetos; Com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento do Esposo, Pai, Sogro,...
21/01/2021 18:12

DUPLA GRE-NAL: Com show de Yuri Alberto, Inter goleia São Paulo e assume a liderança do Brasileirão

Inter, Abel Braga e Morumbi, palavras que trazem boas recordações a qualquer colorado. Pois no palco em que abriu caminho para a Libertadores de 2006 e confirmou a vaga para o Mundial de 2010, o Colorado, comandado pelo mesmo treinador do título da América, viveu uma noite mágica.  Em...
21/01/2021 17:59

DUPLA GRE-NAL: Grêmio sai atrás, empata com o Atlético-MG e fica longe da briga pelo título brasileiro

O Grêmio novamente ficou devendo futebol, mas compensou com a insistência para evitar uma derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (20), o Tricolor perdia para o Atlético-MG, por um gol de Hyoran, até 39 minutos da etapa final, quando Everton empatou a partida. Mesmo que o...
21/01/2021 15:11

GERAL: Luis Carlos Mereles de 36 anos, morreu ao ser atacado por abelhas em Crissiumal - RS

Segundo informações de populares, nesta quinta-feira (21), Luis Carlos Mereles de 36 anos foi atacado por um enxame de abelhas em quando se deslocava em uma caminhonete saveiro em uma propriedade rural na localidade de Bela Vista, interior de Crissiumal – RS. Luis Carlos foi socorrido por populares...
20/01/2021 20:15

TRÂNSITO: Veículo capota em trecho que liga Crissiumal - RS a Nova Candelária - RS

Um carro capotou na estrada que liga Crissiumal - RS a Nova Candelária - RS, na localidade de Santa Lúcia, nas proximidades de Duas Pontes. O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (20). O condutor estava sozinho no veículo Ford Eco Sport, com placas de Lajeado RS, e relatou que perdeu o...
20/01/2021 16:25

TECNOLOGIA: RS inicia estudo para o primeiro sistema de transporte em cápsulas de altíssima velocidade 1.200 k/h

Acordo firmado entre o governo do Estado e a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) prevê, com auxílio da UFRGS, estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra. Cápsula com passageiros ou carga viaja, em alta velocidade, dentro de tubo, em linha de teste na França /...
20/01/2021 15:57

SEGURANÇA: Governo entrega 53 viaturas semiblindadas à Brigada Militar e quatro ambulâncias aos Bombeiros no RS

Na ocasião, também foram entregues quatro ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), adquiridos com verba própria do Fundo Especial de Segurança Pública do RS (Fesp) e destinados para os pelotões nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada e Cachoeirinha. O...
20/01/2021 14:46

TRÂNSITO: Bombeiros localizam corpo de caminhoneiro que caiu em rio no oeste catarinense

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram por volta das 18h30 da terça-feira (19/01) o corpo do motorista do caminhão que saiu da pista e caiu nas águas do rio Irani, próximo à ponte entre os municípios de Arvoredo e Chapecó - SC, na SC-283, no oeste catarinense. Conforme os bombeiros o...

Notícias:

19/01/2021 21:21

PUBLICIDADE: (19.01.2021) Confira as Ofertas da Semana de Hammes Imóveis – Crissiumal - RS

Terreno com 252m² localizado no Bairro Mirador  pelo valor de 60.000,00 Acesse: https://www.hammes.com.br/?p=detalhes&imovelID=496#conteudo Casa em processo final de construção, com 121m²,dispõe de 3 quartos, sendo uma suíte,2 banheiros, sala de jantar, sala de estar, cozinha, área de...

Notícias:

22/01/2021 10:50

PLANTÃO POLICIAL: BM apreende adolescente por tráfico de entorpecente em Ijuí -RS

Na noite de hoje (22/01), uma guarnição da Força Tática do 29º BPM-Ijuí durante patrulhamento de rotina avistou e abordou um indivíduo suspeito na Rua Vilson Roni Teixeira no Bairro Getúlio Vargas. O indivíduo foi identificado como um adolescente de 17 anos, já conhecidos das guarnições por...
22/01/2021 08:50

AGRICULTURA: Pesquisa identifica abelha e planta nativas que produzem mel branco em Cambará do Sul - RS

O mel branco, mel monofloral feito a partir do pólen de uma planta predominante, é característico de Cambará do Sul e bastante apreciado pelo sabor delicado. Normalmente é produzido pelas abelhas exóticas europeias, da espécie Apis melifera. No entanto, equipe de pesquisadores da Secretaria da...
22/01/2021 08:23

NOTA DE FALECIMENTO: Henrique Matraczek, 82 anos – Crissiumal – RS

A Esposa Neli Maria Matraczek  Os Filhos:  Ana Regina Kerber e esposo Mario; Jones José Matraczek e esposa Angélica; Silvana Matraczek e Otávio.  Os Netos: Matheus, Luiza, Michael, Roberto, Andreia, Amanda e bisnetos; Com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento do Esposo, Pai, Sogro,...
21/01/2021 18:12

DUPLA GRE-NAL: Com show de Yuri Alberto, Inter goleia São Paulo e assume a liderança do Brasileirão

Inter, Abel Braga e Morumbi, palavras que trazem boas recordações a qualquer colorado. Pois no palco em que abriu caminho para a Libertadores de 2006 e confirmou a vaga para o Mundial de 2010, o Colorado, comandado pelo mesmo treinador do título da América, viveu uma noite mágica.  Em...
21/01/2021 17:59

DUPLA GRE-NAL: Grêmio sai atrás, empata com o Atlético-MG e fica longe da briga pelo título brasileiro

O Grêmio novamente ficou devendo futebol, mas compensou com a insistência para evitar uma derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (20), o Tricolor perdia para o Atlético-MG, por um gol de Hyoran, até 39 minutos da etapa final, quando Everton empatou a partida. Mesmo que o...
21/01/2021 15:11

GERAL: Luis Carlos Mereles de 36 anos, morreu ao ser atacado por abelhas em Crissiumal - RS

Segundo informações de populares, nesta quinta-feira (21), Luis Carlos Mereles de 36 anos foi atacado por um enxame de abelhas em quando se deslocava em uma caminhonete saveiro em uma propriedade rural na localidade de Bela Vista, interior de Crissiumal – RS. Luis Carlos foi socorrido por populares...
20/01/2021 20:15

TRÂNSITO: Veículo capota em trecho que liga Crissiumal - RS a Nova Candelária - RS

Um carro capotou na estrada que liga Crissiumal - RS a Nova Candelária - RS, na localidade de Santa Lúcia, nas proximidades de Duas Pontes. O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (20). O condutor estava sozinho no veículo Ford Eco Sport, com placas de Lajeado RS, e relatou que perdeu o...
20/01/2021 16:25

TECNOLOGIA: RS inicia estudo para o primeiro sistema de transporte em cápsulas de altíssima velocidade 1.200 k/h

Acordo firmado entre o governo do Estado e a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) prevê, com auxílio da UFRGS, estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra. Cápsula com passageiros ou carga viaja, em alta velocidade, dentro de tubo, em linha de teste na França /...
20/01/2021 15:57

SEGURANÇA: Governo entrega 53 viaturas semiblindadas à Brigada Militar e quatro ambulâncias aos Bombeiros no RS

Na ocasião, também foram entregues quatro ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), adquiridos com verba própria do Fundo Especial de Segurança Pública do RS (Fesp) e destinados para os pelotões nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada e Cachoeirinha. O...
20/01/2021 14:46

TRÂNSITO: Bombeiros localizam corpo de caminhoneiro que caiu em rio no oeste catarinense

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram por volta das 18h30 da terça-feira (19/01) o corpo do motorista do caminhão que saiu da pista e caiu nas águas do rio Irani, próximo à ponte entre os municípios de Arvoredo e Chapecó - SC, na SC-283, no oeste catarinense. Conforme os bombeiros o...
20/01/2021 14:36

DUPLA GRE-NAL: Nesta quarta-feira (20), Grêmio e Atlético-MG duelam pela 31ª rodada do Brasileirão Série A 2020

Grêmio e Atlético-MG duelam pela 31ª rodada do Brasileirão Série A 2020. Assim, o confronto coloca equipes da parte de cima e que estão na briga pelo título brasileiro. Desse modo, a partida conta com o Galo dono do melhor ataque contra a defesa menos vazada que...
20/01/2021 14:31

DUPLA GRE-NAL: Duelo tático, mistérios e pressão, São Paulo x Inter, a partida que vale a liderança do Brasileirão

Há dois pontos que impedem de chamar de final antecipada a partida das 21h30min desta quarta-feira (20) entre São Paulo e Inter, no Morumbi. O primeiro, e mais importante, é que não são apenas os dois times que têm chances de vencer o Brasileirão: há pelo menos mais quatro...
20/01/2021 10:20

INFOTMATIVO: Por precaução sanitária, Cotrijal decide cancelar edição 2021 da Expodireto em Não-Me-Toque - RS

Entidade já anunciou data do evento: 7 a 11 de março de 2022. Foto: Reprodução Reunidos na manhã desta terça-feira (19), em Não-Me-Toque (RS), o conselho e a diretoria da Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial decidiram cancelar integralmente a edição deste ano da Expodireto, que estava...
19/01/2021 21:21

PUBLICIDADE: (19.01.2021) Confira as Ofertas da Semana de Hammes Imóveis – Crissiumal - RS

Terreno com 252m² localizado no Bairro Mirador  pelo valor de 60.000,00 Acesse: https://www.hammes.com.br/?p=detalhes&imovelID=496#conteudo Casa em processo final de construção, com 121m²,dispõe de 3 quartos, sendo uma suíte,2 banheiros, sala de jantar, sala de estar, cozinha, área de...
19/01/2021 16:30

PUBLICIDADE: (19.01.2021) Confira as ofertas da semana de Girardi automóveis em Crissiumal - RS

 Ofertas da semana de Girardi automóveis em Crissiumal - RS. Vectra ano 2008, completo! Zafira ano 2002, completo 7 lugares! Sandero stepway ano 2014, completo...
19/01/2021 15:43

PLANTÃO POLICIAL: Homem é preso com mais de 80kg de maconha armazenados em apartamento no centro de Carazinho - RS

Na noite de segunda-feira (19/01), a Brigada Militar através da Força Tática do 38° Batalhão de Polícia Militar , realizou a prisão de um homem por tráfico de drogas no centro de Carazinho - RS. Durante patrulhamento os policiais abordaram um homem, o qual já se tinha conhecimento que estaria...
19/01/2021 15:15

TRÂNSITO: Veículo com placas de Ijuí- RS fica destruído em acidente na BR-392 em Guarani das Missões - RS

 Um acidente de trânsito foi registrado ontem, na BR 392, localidade de Linha Seca, município de Guarani das Missões - RS. Uma profissional da área de saúde, moradora da cidade de Santo Ângelo - RS se deslocava ao município de Cerro Largo - RS. Em determinado momento ela perdeu o controle do...
19/01/2021 10:42

PLANTÃO POLICIAL: Homem é flagrado praticando zoofilia em Carazinho - RS

Foi registrada junto ao plantão da Delegacia de Polícia de Carazinho uma ocorrência contra um homem pela prática de zoofilia. O caso teria ocorrido no domingo no Bairro Conceição, e fotos circularam em grupos de WhatsApp, onde mostram o rapaz abusando sexualmente de uma égua. A ocorrência foi...
19/01/2021 10:30

TRÂNSITO: Colisão frontal deixou uma vitima fatal em Tucunduva - RS

Por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira, dia 19, um acidente de trânsito, deixou uma vitima fatal em Tucunduva - RS. A colisão frontal envolveu um veículo Gol e uma Montana, na ERS 305, entre Tucunduva e Tuparendi, nas proximidades da ponte sobre o Rio Santa Rosa - RS. O veículo Montana...
19/01/2021 10:20

SERVIÇO MILITAR: Jovens crissiumalenses fizeram sua apresentação na Junta Militar no Paço Municipal de Crissiumal - RS

Nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, os jovens crissiumalenses com 18 anos ou mais fizeram sua apresentação na Junta Militar no Paço Municipal de Crissiumal - RS Dos jovens designados: 21 são para o 2 RC MEC - Cavalaria e 18 para o CIA E CMB MEC - Engenharia. Os mesmos deverão se apresentar no...
19/01/2021 09:46

PLANTÃO POLICIAL: Treze pessoas são indiciadas por falsificar sabão em pó em SC

A Polícia Civil concluiu o inquérito policial da Operação “Falso Rinso”, que investigou falsificação de sabão em pó, em Orleans. Treze pessoas foram indiciadas por suspeita de falsificação de produto de limpeza, crimes contra as relações de consumo e contra registro de marcas. O suspeito de...
19/01/2021 09:32

SAÚDE: Cinco gaúchos de grupos de risco recebem juntos as primeiras doses da vacina contra Covid-19 no RS

Ato simbólico no Hospital de Clínicas de Porto Alegre na noite desta segunda (18) marcou início da campanha de imunização no RS. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini O enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul ganhou nomes, sobrenomes e esperança. Depois de 10 meses de luta...
19/01/2021 08:48

CLIMA TEMPO: CONFIRA VÍDEOS: FORTE TERREMOTO SENTIDO NA ARGENTINA, CHILE E BRASIL

    Um forte terremoto no Oeste da Argentina foi sentido em muitas áreas do Centro argentino e do Chile há pouco. A informação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos apontou magnitude de 6,6 do sismo e com profundidade de apenas 11...
19/01/2021 08:36

TRÂNSITO: Carreta com carga de suínos tomba na BR 472, na Perimetral de acesso a Três de Maio via Setrem

Uma carreta carregada com uma carga de suínos, tombou na BR 472 na madrugada desta terça-feira (19/01). O acidente ocorreu no trevo de entroncamento com a Rodovia do Desenvolvimento (Perimetral de acesso a Três de Maio via Setrem). De acordo com informações, o motorista contornava o trevo no...
19/01/2021 08:20

SOCIAL: Confira a Programação da 6ª Colônia de Férias da ABEMEC On-line e Presencial Individual em Crissiumal - RS

Confira abaixo a programação da 6ª Colônia de Férias da ABEMEC On-line e Presencial Individual em Crissiumal - RS. Fonte/Imagens: ABEMEC Post. Eloídes Nunes.
18/01/2021 15:43

COVID-19: Vacinação contra a Covid-19 no RS começará até o dia 21, afirma governador

Com a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde deste domingo (17), o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), manifestou que a expectativa é iniciar a imunização no estado até quinta-feira (21). “Amanhã...
18/01/2021 15:27

PLANTÃO POLICIAL: Jovem é preso após furtar carro de funerária com corpo dentro e sofrer acidente em Santa Catarina

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante após furtar o carro de uma funerária com um corpo dentro e sofrer um acidente com o veículo no Sul de Santa Catarina. O caso ocorreu na noite de sábado (16) e a Polícia Militar divulgou imagens da ocorrência no domingo (17). O furto foi registrado em...
18/01/2021 09:52

NOTA DE FALECIMENTO: Gastão Petry – Crissiumal – RS

Os Filhos: Delomar Petry; Enar Petry Biondo; Senar Petry Welamg; e Liane Petry (in memória). A nora Carla Johann, genros Ademir Biondo e Jorge Welamg, netos Afonso, João, Gabriel, Mariana, Jordani e Lucas, bisnetos Erick, Julia e Nick, com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento de GASTÃO PETRY, aos...
18/01/2021 08:40

NOTA DE FALECIMENTO: Paulo Ledur Rohden – PORTO ALEGRE - RS

Os Familiares Comunicam o trágico falecimento de Paulo Ledur Rohden, ocorrido domingo,17 de janeiro em Porto Alegre – RS. Paulo Ledur Rohden é natural de Crissiumal – RS, atualmente residia em Ivoti – RS, segundo seu perfil no Facebook. Seu corpo será trasladado para Crissiumal – RS. Local...
16/01/2021 22:07

TECNOLOGIA: WhatsApp adia alteração de normas de serviço e promete revisão da mudança após fuga de usuários

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp anunciou nesta sexta-feira (15) que adiará uma alteração em suas normas sobre troca de informações devido à perda de usuários para concorrentes como Telegram ou Signal. "Estamos adiando a data em que se pedirá às pessoas para revisar e aceitar os novos...
16/01/2021 21:55

SEGURANÇA: Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas; salários variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil

Inscrições começam em 22 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Provas ocorrem em março de 2021. O Diário Oficial da União desta sexta-feira (15) traz o edital do concurso  para a Polícia Federal (PF). Serão ofertadas 1,5 mil vagas para os cargos de agente, escrivão,...
16/01/2021 21:43

PLANTÃO POLICIAL: Mulher é assassinada na frente do filho de um ano e dois meses dentro de seu apartamento no bairro Cruzeiro em Santa Rosa - RS

Adriana Santo, 39 anos, foi morta a tiros na madrugada deste sábado (16), na Av. Pedro Schwertz, próximo a empresa Toda Hora, no Bairro Cruzeiro em Santa Rosa - RS. Conforme informações de famíliares um tiro atingiu a cabeça da vítima e o outro no peito. Adriana foi assassinada dentro de seu...
16/01/2021 21:35

TRÂNSITO: Caminhonete fica destruída em acidente que envolveu trator na BR 468 entre Campo Novo e Sede Nova - RS

Um acidente de trânsito no final da manhã deste sábado (16), deixou duas pessoas feridas. A colisão envolvendo um trator e uma caminhonete F 350, da empresa Rústicos de Boa Vista do Buricá, ocorreu na BR 468 no trajeto entre Campo Novo e Sede Nova - RS. Ficaram feridos o motorista da...
16/01/2021 21:08

FISCALIZAÇÃO: Projeto Guaritas vai modificar vigilância na divisa do RS

Primeiro piloto será realizado ainda no mês de janeiro de 2021. Projeto Guaritas vai reforçar o trabalho já realizado pelos Postos Fixos de Divisa - Foto: Imagens/Seapdr   Os Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS  (Fundesa) aprovaram em assembleia...
16/01/2021 20:57

INFORMATIVO: Prefeitura reedita Decreto de Calamidade Pública do Coronavírus em Crissiumal - RS

Medida foi orientada pela FAMURS Durante essa sexta-feira (15) a Administração Municipal de Crissiumal reeditou o Decreto Municipal que trata da Calamidade Pública no território do município em virtude do coronavírus. O novo Decreto, de nº 016/2021 não tem grandes alterações, sendo que...
15/01/2021 14:19

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende mercadorias por Descaminho em Santo Cristo - RS

Na noite desta quinta-feira (14/01), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, realizaram apreensão por descaminho, na localidade de Linha Alma, interior de Santo Cristo - RS. Na ação foi abordado um veículo o qual era conduzido por um homem, no interior do mesmo, foram...
15/01/2021 10:43

INCLUSÃO SOCIAL: Unijuí recebe seu primeiro aluno com síndrome de down

O ano de 2021 será especial para o jovem de 18 anos, Lucas Forgiarini de Matos, que dará início ao curso de Educação Física na Unijuí. Ele será o primeiro aluno com síndrome de down a ingressar na Instituição.  “O Lucas optou pela Educação Física por gostar muito de esportes”, comenta o pai,...
15/01/2021 09:15

SOCIAL: Homenagem ‘‘in memória’’ de 1 Ano do Falecimento de SÉRGIO LUIZ JEZIORSKI e Pedido de Justiça e Elucidação do Caso pelos Familiares – Crissiumal - RS

Um ano após sua morte, família de Serginho Jeziorski divulga homenagem ''in memória'' e pedido de justiça e elucidação do caso. SÉRGIO LUIZ JEZIORSKI, 48 anos, foi assassinado no dia 15 de janeiro de 2020, na localidade de Barra do Mirim, interior de Crissiumal – RS. NOTA: Um ano completa hoje...
14/01/2021 22:06

CAMPO: A Secretaria de Agricultura informa que os pedidos de Alevinos podem ser feitos até o dia 05 de fevereiro de 2021 – Crissiumal - RS

A entrega dos mesmos será na semana seguinte, dia 11 de fevereiro de 2021 Algumas das espécies disponíveis são: Capim, Cabeça Grande, Prateada, Lambari, Dourado, Húngara Espelho, Húngara Escamada, Carpa Colorida, Pacú, dentre outros. Os preços variam, R$ 0,43 até R$ 9,50 por unidade e os pedidos...
14/01/2021 21:45

TRÂNSITO: Prefeitura de Tiradentes do Sul recupera por completa a ponte na divisa com Esperança do Sul - RS

Como noticiado no início da semana pela prefeitura de Esperança do Sul, a ponte sobre o rio São Francisco havia sofrido uma ruptura com o peso de um caminhão carregado com grãos. A quebra se deu no lado pertencente a Tiradentes do Sul, mas como a ponte já se encontrava em péssimas condições,...
14/01/2021 15:48

GERAL: Jovem três-passense mordido por cão morre após dez dias internado em UTI de Santa Rosa - RS

O jovem três-passense que estava hospitalizado em estado grave na UTI do Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, não resistiu e veio a óbito na madrugada desta quinta-feira (14). John Ricardo Gerhard, de 26 anos, havia sido mordido em uma de suas mãos, por um cão de rua, no dia 31 de dezembro, em sua...
14/01/2021 15:35

PLANTÃO POLICIAL: Homem é preso e produtos de descaminho apreendidos em Três Passos - RS

Na manhã desta quinta-feira (14/01), na localidade de Santo Antônio em Três Passos, Policiais Militares do 7º BPM realizaram a apreensão de 189 garrafas de vinho de origem estrangeira sem desembraço aduaneiro. A mercadoria estava acondicionado no compartimento de carga de uma Ford/Courrier que...
13/01/2021 19:11

PUBLICIDADE: É só até sábado (16), nas Lojas Quero-Quero! – Crissiumal - RS

Toda Linha de Estofados em dez vezes sem juros! Vaso Thema, com caixa acoplada, quinhentos e quarenta e nove! Moto E 6S, dez vezes de noventa e nove e noventa sem juros! Moto G Nove Play, dez vezes de cento e cinquenta e nove e noventa sem juros! Cozinha compacta, quatro portas, duzentos e noventa...
13/01/2021 11:02

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar de Ijuí - RS prende trio e apreende adolescente por tentativa de homicídio, sequestro e tráfico de drogas

Na tarde de terça-feira (12) após trabalho de inteligência, policiais militares da Força Tática do 29ºBPM Ijuí - RS, prenderam três homens, ambos com 19, 21 e 32 anos e apreenderam um adolescente de 17 anos. Os criminosos haviam sequestrado um homem de 26 anos, no bairro Luis Fogliato e...
13/01/2021 10:21

OPORTUNIDADE DE TRABALHO: Grupo Minuano (Calçados Malu) Contrata Confeccionador de Calçados em Crissiumal – RS

Sexo Masculino e Feminino, não é necessário ter experiência na área. Ser maior de 18 anos. Horário de trabalho de segunda - sexta-feira, das 7h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h18min. Interessados deixar currículo na empresa ou enviar para o e-mail: francieli@gminuano.com.br Algumas vagas...
13/01/2021 09:39

TRÂNSITO: Ponte sobre o Rio São Francisco oferece perigo entre Esperança do Sul e Tiradentes do Sul - RS

Na manhã desta terça feira (12), chegou ao conhecimento da Secretaria de Obras de Esperança do Sul, que a ponte do Rio São Francisco, divisa entre Esperança e Tiradentes do Sul, não teria suportado o peso de caminhão carregado de grãos. Os responsáveis pela secretaria se deslocaram ao local,...
12/01/2021 10:37

PLANTÃO POLICIAL: Pais esquecem bebê de 4 meses em um carrinho de supermercado em Lages - SC

Um bebê de quatro meses foi esquecido pelos pais dentro de um carrinho de supermercado nesta segunda-feira (11), em Lages - RS. A criança foi encontrada por pessoas que passavam pelo estacionamento do local, que acionaram a Polícia Militar. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o bebê em...
12/01/2021 10:17

BOMBEIROS: Corpo de jovem que morreu afogado no Rio Uruguai em El Soberbio foi encontrado nessa segunda-feira (11)

O corpo do jovem que estava desaparecido nas águas do Rio Uruguai entre El Soberbio e Esperança do Sul foi encontrado nessa segunda-feira (11). Marcos Javier Alves, 20 anos, foi achado sem vida em um setor de corredeira do rio, entre pedras. O jovem era intensamente procurado depois de desaparecer...
12/01/2021 09:58

PLANTÃO POLICIAL: Jovens presos com mais de 260kg de maconha em Esperança do Sul - RS, são moradores de Tenente Portela - RS

Os dois jovens presos na madrugada desta terça-feira, 12 de janeiro, no interior de Esperança do Sul - RS, são moradores do município de Tenente Portela - RS, segundo informou a Brigada Militar (BM) que atuou em conjunto com a Polícia Civil nesta operação. Foto: Divulgação Sem revelar os...
12/01/2021 00:17

NOTA DE FALECIMENTO: Walter Preggodda - Esquina Vidal de Negreiros, interior de Crissiumal - RS

A Esposa: Iracema Spiecker Preggodda Os Filhos: Marcos Preggodda e esposa Ledir Iara Jede e esposo Paulo Jede Aurélio Preggodda e esposa Arlete Odair Preggodda e esposa Janete Os Netos: Junior, Ricardo, Diego, Eduardo, Bruno e Luiz Henrique Com profundo pesar comunicam o falecimento do esposo,...
11/01/2021 16:33

NOTA DE FALECIMENTO: Guilherme Stach – Crissiumal - RS

Os filhos:  Semilda Wendling, Helga Wendling, Ênio Stach, Pedro Paulo Stach, Edemar Stach, Clarisse Stach, Gilmar Stach, Marcia Stach, Adelaide Stach e Vilson Stach, Juntamente com Netos, Bisnetos e Tataranetos, Comunicam o Falecimento de GUILHERME STACH, ocorrido no Hospital de Caridade de...
11/01/2021 12:51

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende grande quantidade de bebidas em Alecrim - RS

Na manhã deste último sábado (09/01), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira atuando na Operação Golfinho Interna, após denúncias, apreenderam grande quantidade de bebidas em Lajeado Taraíra, interior de Alecrim - RS.   Na ação foram apreendidas garrafas de...
11/01/2021 12:36

ACIDENTE DE TRABALHO: Homem morre após sofrer queda em máquina ensiladeira, no interior de Tiradentes do Sul - RS

Fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), na localidade de Lajeado Bonito. Homem, de 52 anos, trabalhava no serviço de silagem. Um homem de 52 anos de idade morreu de forma trágica na manhã desta segunda-feira (11), no interior de Tiradentes do Sul - RS. Identificado como Gelson Züge, ele...
11/01/2021 09:59

BOMBEIROS: Jovem argentino desaparece nas águas do rio Uruguai em Ponta da Ilha, distante cerca de 20km do perímetro urbano de El Soberbio, divisa com o município de Esperança do Sul - RS

Jovem, de 19 anos, nadava em local conhecido como Ponta da Ilha, distante cerca de 20km do perímetro urbano de El Soberbio. Rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina (Foto: Arquivo) De acordo com informações do blog San Vicente Informa, um jovem de 19 anos, identificado como Javier...
11/01/2021 09:43

PLANTÃO POLICIAL: Jovem é atingido por disparos de arma de fogo e pede socorro em culto no Fogliatto, em Ijuí – RS

Um jovem de 18 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Luiz Fogliatto, em Ijuí, na noite deste domingo (10). Ele estava com amigos, em via pública, na rua Tobias Barreto, quando foi atingido por tiros na mão e no ombro. O jovem buscou socorro em um uma igreja, interrompendo um...
11/01/2021 09:35

TRÂNSITO: Caminhão caçamba tomba e motorista de 28 anos morre em Constantina – RS

Na manhã desta segunda-feira (11), na localidade de Linha Guardinha, interior de Constantina – RS, ocorreu um acidente que vitimou o constantinense Augusto Ribeiro, 28 anos. A Brigada Militar realizou o levantamento do ocorrido. Mas, a causa mais provável é que o motorista tenha perdido o controle...
11/01/2021 09:17

PLANTÃO POLICIAL: Homem recebe Brigada Militar a tiros e é preso em Ernestina - RS

No sábado (9/1), por volta das 23 horas, um casal entrou em contato com a Brigada Militar de Ernestina, e informou que haviam entrado por engano em uma propriedade, quando perceberam que estavam sendo atingidos por disparos de arma de fogo, disparos que marcaram o veículo em que estavam e que por...
11/01/2021 09:07

AGRICULTURA: A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emite Comunicado que auxilia na identificação de plantas tóxicas para bovinos no RS

Consumo de plantas tóxicas é responsável por 10% a 14% das mortes de bovinos no RS Foto: Divulgação/SEAPDR A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) publicou o Comunicado técnico “Plantas hepatotóxicas de interesse para bovinocultores no Rio Grande do Sul”, que auxilia...
11/01/2021 08:56

PLANTÃO POLICIAL: R$ 8 milhões de prejuízo para o crime organizado: PRF apreende 20 pistolas e 62 quilos de pasta base de cocaína em Montenegro - RS

A carga era transportada no compartimento oculto da cabine de uma carreta carregada com milho. O motorista foi preso. Na tarde deste sábado (09), na BR 386, em Montenegro, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 20 pistolas e 62 quilos de pasta base de cocaína escondidos em uma carreta. A ação foi...
11/01/2021 08:46

TRÂNSITO: PRF intercepta motociclistas fazendo malabarismo na BR 116 em Guaíba - RS

Na tarde deste domingo (10), a Polícia Rodoviária Federal interceptou três motociclistas que pilotavam fazendo malabarismos na BR 116, em Guaíba - RS. Agentes da PRF faziam o patrulhamento na rodovia quando quatro motocicletas passaram pela viatura policial. Os motociclistas pilotavam deitados...
11/01/2021 08:39

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma grande parceria fechada entre a Prefeitura de Crissiumal e Sicredi Noroeste RS

Crissiumal contará com Educação Financeira nas escolas, um projeto desenvolvido com base na BNCC e que fará grande diferença nas escolas do município. Atividades educativas serão realizadas, compartilhando boas práticas e informações, capazes de proporcionar aos envolvidos uma vida financeira mais...
10/01/2021 18:57

PLANTÃO POLICIAL: Mulher de 36 anos é morta a facadas em frente do filho em Santa Rosa - RS

Uma mulher identificada como Elisandra Da Rosa, 36 anos foi encontrada morta em sua residência na manhã deste domingo (10), a rua Lajeado Pessegueiro, no bairro Cruzeiro do Sul, na cidade de Santa Rosa - RS Segundo informações repassadas ao Jornal Noroeste, vizinhos encontraram o corpo da mulher e...
10/01/2021 17:03

PLANTÃO POLICIAL: Policial de folga salva mulher grávida de nove meses de ser assassinada e agressor é morto em Tuparendi - RS

O autor das agressões contra mulher foi identificado como Gabriel Lima, 21 anos, foi morto por volta das 0h20min deste domingo (10), em Tuparendi – RS, após agredir sua companheira a golpes de faca. A mulher, grávida de nove meses, gritava por socorro enquanto estava sendo...
09/01/2021 17:16

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende mercadorias e o veículo por descaminho durante Operação Hórus em Porto Mauá - RS

Na noite de quinta-feira (07/01), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, realizaram apreensão por descaminho, na localidade de Itajubá no interior de Porto Mauá – RS. Na ação foi abordado um veículo o qual era conduzido por um homem, no...
09/01/2021 16:42

ACIDENTE: Cavalos morrem eletrocutados em estrada de terra; vídeos mostra animal em chamas em Minas Gerias

ATENÇÃO: Imagens fortes! Caso aconteceu no interior de Minas Gerais, segundo relatos os cavaleiros estavam cavalgando por estrada rural; veja foto e vídeo. Tragédia no interior de Minas Gerais, familiares estavam andando de cavalo em estrada de chão e se depararam com um cabo de energia elétrica...
08/01/2021 13:21

COVID-19: Anvisa recebe pedido de autorização para uso emergencial da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na manhã desta sexta-feira (8) o pedido de autorização temporária para uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O prazo...
08/01/2021 10:43

SOLIDARIEDADE: Ministro Luiz Fux, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça realiza manifesto pelas mais de 200 mil mortes registradas no Brasil até esta quinta-feira (7) em razão da Coronavírus (Covid-19)

Manifesto profundo pesar pelas mais de 200 mil mortes registradas no Brasil até esta quinta-feira (7) em razão da Covid-19. Foto: Gil Ferreira / CNJ" Em nome do Poder Judiciário brasileiro, me solidarizo com as famílias e amigos das vítimas desta pandemia que assola o país e o mundo. O Supremo...
08/01/2021 10:26

SAÚDE: Hospital Moinhos de Vento inaugura novo Instituto de Pesquisa Clínica em Porto Alegre - RS

Estrutura reforça profissionalização do setor, buscando atrair novos estudos e pesquisadores. Foto: Leonardo Lenskij Em 2020, a ciência e a medicina tornaram-se protagonistas dos esforços mundiais contra a pandemia da Covid-19. O planeta acompanhou, em diversos países, a dedicação de pesquisadores...
08/01/2021 10:06

NOTA INFORMATIVA: A obra de construção da nova sede administrativa e agência da Sicredi Noroeste RS em Três de Maio tem expectativa de retorno até o final do mês de janeiro de 2021

A obra de construção da nova sede administrativa e agência da Sicredi Noroeste RS em Três de Maio tem expectativa de retorno até o final do mês de janeiro. A obra esteve parada em função de um problema verificado no cálculo do projeto estrutural das lajes. O projeto de reforço desta estrutura foi...
08/01/2021 09:46

SEGURANÇA: A instituição gaúcha é a primeira Polícia Civil do país a receber viaturas com escudo balístico. Delegacia de Crissiumal – RS foi contemplada com uma Duster semiblindada

Na manhã da última terça-feira (05/01), em solenidade em frente ao Palácio Piratini, a Delegacia de Polícia de Crissiumal /22ª RP, representada pelo Comissário de Polícia Gerson El Hajjar Meneghel e pelo Inspetora de Polícia Solange Fabiana Foltz, recebeu uma viatura Duster semiblindada para ajudar...
08/01/2021 09:30

SALVAMENTO: Comandante dos bombeiros salva vida de homem que pulou no lago de Irani - RS

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani, Sandro Alves Pereira, salvou a vida de um homem que se jogou no lago municipal na tarde desta quarta-feira (6). De acordo com informações, o comandante passava pelo local com seu filho, quando avistou o homem emocionalmente abalado. Sandro...
08/01/2021 09:22

ALERTA: O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informa à população em geral que golpistas estão enviando e-mails falsos em nome da Corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informa à população em geral que golpistas estão enviando e-mails falsos em nome da Corporação. Os e-mails falsos estão sendo assinados em nome da Secretaria Municipal dos Bombeiros ou da Diretoria Regional dos Bombeiros e alertam sobre o...
08/01/2021 08:51

TRÂNSITO: VÍDEO registra momento do acidente: Três pessoas da mesma família morreram e criança sobrevivente segue internada em Santa Rosa - RS

Um trágico acidente no início da tarde desta quinta-feira (07) resultou na morte de três pessoas, e deixou uma criança ferida estado grave. O acidente ocorreu no trevo da Corsan na BR 472, em Santa Rosa. De acordo com informações, por volta das 14h um automóvel VW Polo de Santa Rosa...
07/01/2021 14:10

TRÂNSITO: Caminhoneta capota após ter frente cortada em Catuípe - RS

Um acidente de trânsito do tipo saída de pista foi registrado na ERS 218, em Catuípe - RS, na manhã desta quinta-feira (07). Uma caminhoneta Hyundai IX35 acabou saindo da pista e capotando diversas vezes. Sua única ocupante, uma mulher, teve ferimentos e foi socorrida ao HCI. Um caminhão...
07/01/2021 11:02

COVID-19: Brasil deve começar vacinação "gratuita e não obrigatória" neste mês, diz ministro da Saúde

Em Pronunciamento oficial, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a pasta está preparada e estruturada "em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19". O pronunciamento foi realizado às 21h...
07/01/2021 10:43

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende dois traficantes transportando 300 quilos de maconha em um carro roubado em Passo Fundo - RS

Na madrugada desta quinta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois traficantes que transportavam quase 300 quilos de maconha num Idea, entre as cidades de Passo Fundo - RS e Pontão - RS. Durante ação de combate à criminalidade, a equipe da PRF recebeu informação do serviço de...
06/01/2021 22:53

PLANTÃO POLICIAL: Corpo é encontrado em lavoura no interior de Cruz Alta - RS

Na manhã desta quarta-feira (06), próximo ao meio dia, um corpo de um homem foi encontrado em meio a uma lavoura de soja, na localidade de Novo Horizonte, próximo a BR 158, no interior do município de Cruz Alta - RS. A Policia Civil foi acionada por moradores próximos e esteve no local constatando...
06/01/2021 22:39

SAÚDE: Projeto da radioterapia do Hospital Moinhos conquista prêmio regional de qualidade no RS

"Máscara dos Sonhos", que beneficia pequenos pacientes em tratamento contra o câncer, foi premiado pela Associação Gaúcha para Qualidade O tratamento de radioterapia, em alguns casos, exige o uso de uma máscara, moldada de acordo com o paciente, para que fique imóvel durante as sessões. O que é um...
06/01/2021 22:31

GERAL: Sicredi Noroeste RS libera R$ 36 milhões para 600 empresas no Pronampe

O Pronampe é a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Comprometido com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento dos municípios onde atua, a Sicredi Noroeste RS, com 75 anos de história, disponibilizou R$ 36 milhões para 600...
06/01/2021 22:16

SAÚDE PÚBLICA: Legalizar ou descriminalizar o aborto: variações para a clareza de um debate - por João Ibaixe Jr

Com a aprovação na Argentina de lei que trata do aborto, volta à tona o debate sobre esta questão. Mulheres argentinas pedem aborto seguro, gratuito e legal / Lara Va / Wikimedia Percebe-se de início, já a partir da divulgação da mídia, que o tema começa mal abordado. Com efeito, ao se ler as...
06/01/2021 21:54

INOVAÇÃO: Sebrae RS e Instituto Caldeira destacam startups gaúchas por vertical

Levantamento traz cinco startups para cada uma das verticais incluindo agronegócio, varejo, indústria, saúde, educação, finanças e alimentos.  O Sebrae RS e o Instituto Caldeira, por meio de uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso, construíram...
06/01/2021 10:39

PLANTÃO POLICIAL: Suspeito de envolvimento em furto milionário a joalheria de Santa Maria - RS é preso em Florianópolis - SC

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu na segunda-feira (4) um dos suspeitos de envolvimento em um furto milionário a uma joalheria em maio do ano passado, em Santa Maria - RS na Região Central. De acordo com a Policia Civil, o homem estaria morando em uma casa de veraneio há pelo menos...
06/01/2021 10:09

TRÂNSITO: Carreta de Frederico Westphalen - RS se envolve em acidente com duas vítimas fatais na BR-282

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta terça-feira (05), mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atendimento à ocorrência na BR-282. Segundo o site Ronda Policial foi uma colisão frontal envolvendo duas carretas, que...
06/01/2021 09:29

PUBLICIDADE: Aposentado, receba seu benefício na Cresol e tenha todas as vantagens! - Crissiumal - RS

Aposentado, receba seu benefício na Cresol e tenha todas as vantagens! Número da Sorte, na Campanha quem coopera sempre ganha, que a cada R$ 500,00 em conta corrente gera 1 cupom e a cada R$ 500,00 em aplicação gera mais 1 cupom. E ainda concorre a uma Cesta de produtos personalizados da Cresol,...
06/01/2021 09:07

PLANTÃO POLICIAL: Bicicleta é furtada no Bairro União em Crissiumal – RS

Uma bicicleta foi furtada na madrugada desta terça-feira (05), na Rua Getúlio Vargas no Bairro União em Crissiumal – RS. Segundo o proprietário por volta da 1h da madrugada, deu falta de sua bicicleta uma Monark, aro 26, vermelha, de 18 marchas e com freio somente na roda traseira. A bicicleta...
06/01/2021 08:57

SOCIAL: Secretaria de Obras e Habitação estadual realiza pregão com foco no programa Nenhuma Casa Sem Banheiro no Rio Grande do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, realizou pregão eletrônico para a compra de materiais visando a construção de módulos sanitários. Eles serão utilizados na execução do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, que visa atender famílias de baixa renda no Estado. A previsão...
06/01/2021 08:32

AGRICULTURA: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) contabiliza redução de 25% em amostras contaminadas com 2,4-D no RS

Agricultura contabiliza redução de 25% em amostras contaminadas com 2,4-D. Houve também redução no número de propriedades atingidas por deriva - Foto: Fernando Dias Em levantamento realizado de agosto a dezembro, referente à safra de verão 2020/2021, a Secretaria da Agricultura,...
06/01/2021 08:10

TRÂNSITO: Jovem tresmaiense perde a vida em acidente entre moto e caminhão na RS 342 em Três de Maio - RS

Um acidente de trânsito no início da manhã desta quarta-feira (06), resultou em um jovem motociclista morto, em Três de Maio. O acidente ocorreu por volta das 6h10min, na RS 342, próximo a indústria Wilkom & Wilkom. Uma colisão frontal envolveu a moto Yamaha conduzida pela vítima de 27...
05/01/2021 18:36

TRÂNSITO: Caminhoneiro de Santo Augusto - RS morre em acidente na ERS-400, rodovia que liga Candelária - RS a Sobradinho - RS

Um grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira (5), na ERS-400, rodovia que liga Candelária - RS a Sobradinho - RS. A fatalidade ocorreu às 13h50, desta terça-feira (5), no quilômetro 10 da estrada, na localidade de Vila Passa Sete e envolveu um caminhão que trafegava no sentido...
05/01/2021 15:09

CURIOSIDADES: Prefeito eleito de Mampituba - RS toma posse vestindo saia, para pagar aposta

O prefeito de Mampituba - RS, município fronteiriço a Santa Catarina, fez sucesso nas redes sociais, ao se apresentar em solenidade de posse, vestindo saia. Pedro Juarez da Silva, o Pedrão, tomou posse na sexta-feira, 1º de camisa social, gravata, sapato com meia e saia...
05/01/2021 14:22

COVID-19: Dezembro é o mês com mais mortos por covid-19 no RS

Com quase 1,9 mil vítimas, dezembro de 2020 foi o mês com mais mortos pelo coronavírus no Rio Grande do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Médicos destacam que o recorde não é apenas registro do passado, mas a antessala para uma provável piora da pandemia no Estado em...
05/01/2021 14:08

TRÂNSITO: Colisão entre dois veículos no trevo de acesso à Bossoroca - RS

No final da tarde desta segunda-feira (04), um acidente de trânsito foi registrado no trevo de acesso à Bossoroca - RS. Houve apenas danos materiais, conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual de Santiago - RS.  O acidente envolveu uma Saveiro que acessou  na pista para...
05/01/2021 11:49

PLANTÃO POLICIAL: Camionete roubada em Coronel Bicaco - RS foi localizada pela BM em Carazinho - RS

Foi recuperada pela Brigada Militar (BM) na manhã desta terça-feira (05), no município de Carazinho - RS, a camionete Toyota Hilux que havia sido roubada na manhã de segunda-feira, em Coronel Bicaco - RS. O veículo foi recuperado por volta de 7h40min, através de ação da Patrulha Rural do 38º...
05/01/2021 10:40

SOCIAL: Secretaria de Obras e Habitação estadual realiza pregão com foco no programa Nenhuma Casa Sem Banheiro no Rio Grande do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, realizou pregão eletrônico para a compra de materiais visando a construção de módulos sanitários. Eles serão utilizados na execução do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, que visa atender famílias de baixa renda no Estado. A previsão...
05/01/2021 10:14

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Prefeito Marco Aurélio Nedel empossou os Secretários (as), e responsáveis da Administração 2021/2024 em Crissiumal - RS

Na manhã dessa segunda-feira (04/01), o Prefeito Marco Aurélio Nedel empossou os Secretários(as), e responsáveis da Administração 2021/2024.   Antenor Adolfo Dreher - Agricultura Diego Schuh - Planejamento Elisete de Fátima da Silva - Saúde Gelson Amauri Reckziegel - Obras Gilmar Soares da...
05/01/2021 09:47

TRÂNSITO: PRF apreende motocicleta utilizando placa de carro em Ijuí - RS

Na tarde desta segunda-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem pilotando uma motocicleta que utilizava a metade da placa de um carro. Ele tentou fugir dos policiais. Agentes da PRF realizavam fiscalização de trânsito quando visualizaram duas pessoas em uma motocicleta. Ao olharem...
05/01/2021 09:19

TRÂNSITO: PRF prende condutora embriagada envolvida em acidente com morte em Soledade - RS

or volta das 18h desta segunda-feira (04), no km 255 da BR 386, em Soledade, a Polícia Rodoviária Federal atendeu uma colisão envolvendo uma Duster e uma Harley Davidson. O piloto da motocicleta morreu no local. A condutora do carro, que teve ferimentos leves, foi presa pois dirigia...
04/01/2021 10:12

BOMBEIROS: Dicas para aproveitar o verão com segurança para evitar afogamentos – (Emergência Ligue: 193) Corpo de Bombeiros Militar de Três Passos - RS

Com o início do verão e o consequente retorno das altas temperaturas neste período de férias, o Corpo de Bombeiros Militar de Três Passos faz um alerta aos banhistas para que sejam prudentes e tomem todos os cuidados necessários a fim de que os momentos de lazer não se transformem em...
04/01/2021 08:33

PLANTÃO POLICIAL: Duas mulheres são presas por deixar crianças amarradas em cadeira de praia, em Cidreira - RS

Na tarde de sexta-feira (01), a Brigada Militar prendeu duas mulheres, mãe e filha, por deixarem duas crianças amarradas em cadeiras de praia, em Cidreira no Litoral Norte gaúcho. Os policiais militares foram informados por banhistas, que duas crianças, um menino e uma menina, estavam amarrados em...
04/01/2021 07:31

PLANTÃO POLICIAL: Suspeitos de executar dois gaúchos em Florianópolis - SC são presos após oito horas de buscas

A Polícia Militar prendeu neste domingo (3) dois suspeitos de executarem dois gaúchos e ferirem outro no bairro de Canasvieiras, em Florianópolis - SC. A instituição foi acionada por volta das 12h30min para atender a ocorrência, e passou cerca de oito horas buscando pelos possíveis responsáveis...
31/12/2020 21:09

PUBLICIDADE: Confira os ganhadores (as) do mês de dezembro do promocional de Odair Gás – Crissiumal – RS

CONFIRA ABAIXO OS CONTEMPLADOS: Dois Lts de chope (embalagem Pet) – Tania Kirsch Uma Recarga de Gás – Ilsa Bender Uma Recarga de Gás – Adriano Sonco Uma Recarga de Gás – Mara Joner Penz Parabéns aos ganhadores (as). Promoção continua no mês de Janeiro/2021 Post. Eloídes Nunes  
31/12/2020 11:54

PUBLICIDADE: (31.12.2020) Confira as Ofertas de Hammes Imóveis - Crissiumal - RS

OFERTAS DA SEMANA DE HAMMES IMÓVEIS: Área de 2 hectares com pinho Elliot, com algumas árvores já em ponto de corte. Localizado na Linha Seca, a 100 metros da AABB. Pelo valor de R$ 150.000,00.   acesse: https://www.hammes.com.br/admin/produtosedit.php?prod_id=390 Casa na rua XV de...
31/12/2020 10:38

ACIDENTE DE TRABALHO: Colheitadeira tomba ao ser preparada para o transporte em Santa Rosa - RS

Na Tarde desta quarta-feira, dia 30 de dezembro, uma Colheitadeira tombou no momento em que estava sendo preparada para o transporte. O fato com a máquina ideal, da Fendt ocorreu na empresa AGCO de Santa Rosa – RS. Não há informações sobre o operador. Fonte: Tucunduva Mais Fotos/Video:...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.