"O Portal Top em Notícias do Sul”

POLÍTICAS SOCIAIS: Informativo semanal da Prefeitura Municipal de Porto Mauá - RS

25/04/2014 16:27

História do dia do Trabalho: no dia 1º de maio, comemoramos o dia do trabalho que na história teve inicio através de uma grande greve geral reivindicando melhores condições de trabalho, ocorrida no ano de 1886 nos Estados Unidos. No Brasil a data tornou-se oficial no ano de 1925. Dois momentos importantes da história do trabalhador ocorreram durante o governo do Presidente Getúlio Vargas no dia 1º de maio de 1940 instituiu o salário mínimo e no mesmo dia do ano seguinte foi criada a Justiça do Trabalho.

Dia do Trabalhador: dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, data que a administração municipal de Porto Mauá quer homenagear a todos aqueles que durante muitas décadas construíram com esforço e dedicação a bela história do nosso município. Aos que na atualidade desenvolvem as suas funções operando para que este desenvolvimento tenha continuidade.

O nosso reconhecimento a todos os produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços, servidores públicos e demais colaboradores que individualmente desenvolvem as suas atividades, mas que se somam e participam do fortalecimento do nosso município.

A administração municipal de Porto Mauá como forma de reconhecimento a participação de todos os trabalhadores, empenha-se em construir políticas públicas eficientes e prestar um serviço público de qualidade como forma de retribuir o trabalho de seu povo.

Parabéns, trabalhador e trabalhadora que fazem do trabalho uma fonte de riqueza e a razão de sua existência. Homenagem da administração municipal de Porto Mauá pela passagem do dia 1º de maio, “Dia do Trabalhador”.

Grupo de Trabalho Municipal sobre barragem reuniu-se com a Escola Estadual: na manhã da quarta-feira, dia 23, tendo por local a biblioteca da Escola Estadual Almirante Tamandaré, reuniram-se a Comissão Executiva do GTM (barragens) juntamente com a direção e professores da escola. O encontro foi solicitado pela direção que vê o avanço dos estudos com preocupação, nesse sentido o Grupo de Trabalho Municipal que tem a responsabilidade de promover a organização da população e promover a troca de informações, necessárias a transparência e ao planejamento de ações presentes e futuras. Durante a reunião houve apresentação da legislação pertinente, como portaria e decreto interministerial que regram principalmente uma fase extremamente importante, prevista para o mês de maio próximo, que é o cadastramento socioeconômico imobiliário das famílias atingidas de Porto Mauá e municípios vizinhos. Nesse sentido, deu-se conhecimento das futuras ações, sendo que à Escola Estadual estará desenvolvendo projetos de pesquisa, através de questionários aplicados à população e também reuniões para esclarecer questões relacionadas ao tema “Barragens” junto a comunidade escolar. O Grupo de Trabalho Municipal sobre Barragens, por sua vez, também estará organizando a população, promovendo visitas às comunidades atingidas pelo alagamento e acompanhando de perto as reuniões que o Escritório Regional de Comunicação Social estará realizando em comunidades de Porto Mauá durante a próxima semana. Solicitamos a toda população que tenha dúvidas ou sugestões que, procurem algum dos membros do Grupo de Trabalho Municipal, formado por 50 entidades e segmentos sociais, públicos e privados, ou pelos membros da Comissão Executiva formada por 08 membros sendo: prefeito Guerino Pedro Pisoni; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Itálico Cielo; Presidente da Câmara de Vereadores, Aldori Nonnenmacker, representante das Comunidades, Cirlei Dawies; Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER, Erildo Angioletto; representante dos Pescadores, Paulo Ciechorski; presidente da Associação Comercial Industrial – ACI de Porto Mauá, Edson Zamberlan e representante dos Balneários, Elton Luis Walker. São estes os integrantes do GTM Barragens que são responsáveis de acompanhar a evolução do projeto e repassar informações à população.

Prefeito participa da abertura da Fenasoja: o prefeito Pisoni participou na sexta-feira, dia 25, à tarde, da abertura da 20ª FENASOJA, momento em que a região participa juntamente com o município de Santa Rosa da realização de um evento que dá visibilidade do potencial que tem a região do grande Santa Rosa e da grande contribuição que o produto agrícola soja representa para a economia dos municípios.

Porto Mauá contemplado pelo PAC2: neste sábado, dia 26, pela manhã, ocorreu a entrega de um caminhão caçamba para o município de Porto Mauá, sendo incorporado ao patrimônio público para prestar serviço a Secretaria de Agricultura e obras públicas. Este veiculo foi doado pelo Governo Federal, a exemplo de todos os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes. O ato contou com a presença do Ministro Miguel Rossetto do MDA, do Governador do Estado Tarso Genro, autoridades diversas e representantes de municípios contemplados. A administração municipal agradece em nome da sua população as doações recebidas, pois desta forma as equipes de trabalho conseguirão desenvolver suas atividades em melhores condições, atendendo assim de forma satisfatória a toda população que necessita e espera serviços públicos de qualidade.

Inscrições abertas para participar de aulas de música e da banda municipal: encontram-se abertas as inscrições para crianças, adolescentes e jovens que desejam integrar a Banda Municipal e frequentar aulas de violão, teclado e instrumentos de sopro, podendo os interessados matricularem-se nas escolas e na recepção da Prefeitura Municipal. Visando atender o publico interessado, a administração Municipal de Porto Mauá efetuou a contratação de um professor de música profissional, que está organizando o reinício das atividades da Banda Municipal e aulas práticas com instrumentos musicais, canto, coral, hora cívica e eventos relacionados ao despertar de talentos, desinibição e oratória, apresentações públicas, recitais, festival estudantil da canção, entre outros. Faça sua inscrição em alguma destas atividades ate o final do mês de abril, pois as atividades iniciarão logo após o termino do período de inscrições.

 

SECRETARIA DE OBRAS

Serviços de máquinas: nesta semana, foram realizados serviços de patrolamento e compactação de estradas vicinais da Travessa São José do Mauá ao Lajeado Tigre, em Sete de Setembro até Lageado Estiva (divisa com Tuparendi), Gruta de Itajubá até a ponte do Rio Santa Rosa e melhoria nas estradas de acesso das propriedades de agricultores. Na sede do município, houve a conclusão do calçamento da Rua da Ilha, que está liberada ao trânsito de veículos, também deu-se inicio ao aterramento da Rua Borges de Medeiros com acesso a Três Marcos.

Serviços de retroescavadeira: conforme contratos estabelecidos pelos agricultores junto ao município, vem sendo realizados conforme a disponibilidade da máquina diante dos serviços públicos que são indispensáveis. Observando a crescente demanda, a Secretaria de Obras disponibilizou uma retroescavadeira exclusivamente para instalação de Sistemas de Irrigação, junto a Secretaria de Agricultura.

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Vencimento dos milhos safra e safrinha, e dos insumos: na próxima quarta-feira, 30 de abril, vencerá o milho safra e os insumos agrícolas (adubo e ureia). No final do mês de maio, vencerá o milho safrinha e os insumos.

Silagem: os agricultores que pretendem fazer silagem deverão vir na Secretaria para fazer o contrato e o devido agendamento.

 

JUNTA MILITAR

Encaminhar CDI: a partir do mês de maio, os jovens: Daniel Palaver, Maicon Edemir Campanher, e Mauri Luiz Carvalho, poderão encaminhar na Junta Militar o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

 

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Dia de ausência: na próxima terça-feira, 29 de abril, a gestora Silvana Pagel, estará participando de importante reunião de Assessoria Regionalizada, promovida pelo Departamento de Assistência Social de Porto Alegre, tendo por local a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Santa Rosa. Portanto, neste dia, não haverá atendimento para o Cadastro Único, contamos com a colaboração de todos.

Confecção de Identidade: todas as sextas-feiras, com saída ás 8 horas da manhã, defronte ao CRAS, para serem encaminhados à cidade de Santa Rosa, portanto, os interessados devem comparecer no CRAS para fazer as inscrições. A documentação necessária: Certidão de Casamento ou Nascimento que devem estar legível e não podem ter dobraduras ou rasuras, portanto, as certidões que estão nessas situações precisam ser retiradas a segunda via, no cartório que foi registrado. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 45,50. Para os beneficiários do Programa Bolsa Família também é gratuito, mas precisam trazer junto o último comprovante de recebimento do benefício e o Cartão do Bolsa Família.

Cursos do SENAR: de segunda a quinta-feira, dia 28 de abril a 01 de maio, curso de “Porongo”, será realizado no ginásio de esportes. De terça a quinta-feira, dia 29 de abril a 01 de maio, curso “Corte e Costura”, que será realizado no prédio defronte as garagens da prefeitura. No mês de maio, dias 05 a 07, curso “Produção de Derivados do Leite” e dias 19 a 23, curso “Pintura em Tecido”. As pessoas que se interessarem em realizar estes cursos ou outros, entrar em contato com o CRAS ou pelo fone 3545 1146.

 

SECRETARIA DE TURISMO

Porto Mauá foi Contemplado para realizar o PELC - Programa de Esporte e Lazer em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Lazer: na quarta-feira, dia 23 de abril, o Secretário de Turismo, Cultura e Desporto de Porto Mauá, Arielton Carvalho, participou em Porto Alegre da primeira ação entre os mais de 80 municípios selecionados para realizarem o PELC- Programa de Esporte e Lazer. Na ocasião foi feita a introdução ao programa por representantes da FUNDERGS, Secretaria de Esporte e Lazer, e Ministério do Esporte, com explanação sobre a sistemática do programa pela Coordenadora Geral do PELC no Estado e Diretora de Políticas de Lazer e inclusão na Secretaria de Esporte e Lazer, Priscila Duarte. No momento, também foi entregue pelos municípios o documento termo de adesão ao programa.  O PELC será responsável por colocar 40 mil gaúchos em atividades de esporte e lazer, gerando emprego a mais de 700 agentes sociais, além de levar o esporte e o lazer até as comunidades que não tem oportunidade de participar destas atividades, aumentando a qualidade de vida, autoestima e diminuindo assim, altos índices de sedentarismo.

Resultado da 9ª rodada do Campeonato de Futebol Sete de Porto Mauá: no sábado, dia 19 de abril, foi realizada a 9ª rodada, com os seguintes resultados: na categoria livre: Navegantes 3 X 5 Cruzeiro, Jacaré 0 X 7 Uruguai “A”, Juventus 1 X 1 Bota Fogo, no feminino São José 4 X 0 Beija Flor, na livre XV de Novembro 1 X 1 Uruguai “B”. Neste sábado, dia 26 de abril, a partir das 14 horas, acontecerá a 10ª rodada, no campo do Uruguai, na categoria livre: Uruguai “A” X Bota Fogo, Jacaré X Juventus, XV de Novembro X Cruzeiro, Uruguai “B” X Campo Alegre, Ferro e Fogo X Navegantes. Reúna sua família e venha assistir os jogos e divertir-se em comunidade.

 

Porto Mauá participa da 20ª FENASOJA: no dia de ontem, 25 de abril, dia que marcou a abertura da 20° Fenasoja, Porto Mauá através da Secretaria de Turismo e CRAS estiveram fazendo uma mostra das potencialidades turísticas, culturais e econômicas do município, no estande Vitrine do Turismo, com distribuição de folders, panfletos, vídeos / documentários, fotos, banners e exposição de artesanato durante o dia todo, além de apresentações culturais de artistas locais no palco alternativo. A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo e CODETUR, em conjunto com municípios da região Fronteira Noroeste.  

INSPETORIA VETERINARIA

Terminando o prazo da declaração anual do rebanho: na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, encerra o período para realizar a declaração anual do rebanho de sua propriedade, quem não declarar estará sujeito a uma multa no valor R$ 824,40 e mais R$ 13,74 por animal não declarado.

 

SECRETARIA DE SAÚDE

Pesagem Bolsa Família: na quarta-feira, dia 30 de abril, das 13h30min às 16h30min, haverá pesagem do Programa Bolsa Família, na sala da Nutricionista, na Unidade de Saúde, para quem recebe visita da Agente de Saúde Meriane.

Nova fonoaudióloga: a partir da próxima sexta-feira, dia 02 de maio, estaremos com uma nova profissional para atendimento na área de fonoaudiologia, Giane Jaqueline Coldebella, a mesma realizará atendimentos todas as sextas-feiras, conforme encaminhamento médico e agendamento.

Exames: na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, a coleta de material para exames será realizada nesta data devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

Roteiro de vacina da gripe: pessoas acima de 60 anos, crianças até 05 anos incompletos e pessoas com doenças crônicas que fazem uso de medicação para a mesma, teremos o seguinte roteiro: neste sábado, dia 26 de abril, o dia todo, no Posto de Saúde. Na terça-feira, dia 29 de abril, às 9 horas, em São Jorge (para pacientes de São Jorge e São João do Mauá). Na quarta-feira, dia 30 de abril, às 14h30min, em São Luiz do Mauá e Barra do Santo Cristo. Na sexta-feira, dia 02 de maio, às 8h30min, no Reservado e Reservinha. Em Itajubá, Volta Grande e Três Bocas, será realizado na outra semana, no dia 06 de maio, às 14 horas. Por determinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), não deverão ser vacinados outros segmentos da população durante a campanha.

 

UTILIDADE PÚBLICA

Vencimento do licenciamento dos veículos: na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, vencerá o licenciamento 2014, dos veículos de placas final 1, 2 e 3.

 

FESTAS OU EVENTOS

Festa no Reservado do Mauá: no dia 11 de maio, haverá festa da padroeira no Reservado do Mauá, com a seguinte programação: 10 horas missa, 12 horas almoço ao preço do cartão R$ 15,00 e para as mães que comprarem antecipado até o dia 10 será de R$ 10,00, às 14 horas reunião dançante com a Banda Som do Sul.

Festa da Igreja Evangélica de Itajubá: no dia 04 de maio, haverá almoço da Igreja Luterana São João, de Itajubá, junto à propriedade de Telmo Dall Alba, que terá culto às 10h30min, churrasco às 12 horas e à tarde continuação dos festejos.

Jantar dançante no Sete: no próximo sábado, dia 03 de maio, haverá jantar dançante promovido pelo Clube de Mães e Comunidade, em Sete de Setembro, inicio 20 horas, no jantar haverá sobremesas, animação da Banda Renovação de Chiapeta.

Desejamos a todos um bom final de semana

 

Fonte: VILSON WINKLER - Jornalista MTB nº 14977

Post. Eloídes Nunes

Notícias:

23/06/2018 23:03

PLANTÃO POLICIAL: PF apreende cerca de meia tonelada de cocaína escondida em bloco de concreto, em Santiago - RS

A Polícia Federal apreendeu na tarde deste sábado (23), 448 quilos de cocaína nas proximidades do município de Santiago. Essa foi a maior apreensão da droga no Rio Grande do Sul em 2018. A abordagem ocorreu nas proximidades do município de Santiago. A droga foi localizada em um caminhão,...
23/06/2018 22:58

BOMBEIROS: Em dia de fúria, táxi é destruído e casa incendiada em Ajuricaba - RS

Incêndio e danos em um automóvel foram registrados no final da tarde de ontem (22), no bairro João Carlini em Ajuricaba. Na ocasião, um homem, não satisfeito com o fim do relacionamento causou danos em um táxi no qual trabalha o atual namorado de sua ex-companheira e a seguir ateou fogo na casa...
23/06/2018 19:22

TRÂNSITO: Jovem é atropelada por moto em faixa de segurança de Horizontina - RS

Uma jovem foi atropelada por uma motocicleta no início da noite desta sexta-feira, dia 22 na Rua Dahne de Abreu, esquina com a Rua Duque de Caxias próximo a uma pet shop.  O condutor da moto acionou o socorro e aguardou o policiamento da Brigada Militar que orientou o trânsito e realizou...
23/06/2018 19:15

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar recaptura dois fugitivos do Presídio Estadual de Santa Rosa - RS

Dois dos quatro fugitivos do Presídio Estadual de Santa Rosa, foram recapturados por uma guarnição de policiais da Brigada Militar, na manhã deste sábado (23). As prisões ocorreram após um policial civil de Tuparendi, ligar para a central de operações da Brigada Militar relatando ter visto...
23/06/2018 19:09

BOMBEIROS: Escola desativada é destruída por incêndio no interior de Três de Maio - RS

Um sinistro na noite desta sexta-feira (22) destruiu por completo o prédio de uma escola desativada, no interior do município de Três de Maio. A antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Lajeado Caneleira, teve um incêndio por volta das 20h30min. O Corpo de Bombeiros de Três de Maio,...
23/06/2018 15:22

GERAL: Lar de Idosos é interditado após constatação de maus tratos em Passo Fundo - RS

A casa de acolhimento de idosos Doce Lar, que é particular, foi fechada na tarde desta sexta-feira (22) durante uma ação do Ministério Público e fiscais da Vigilância Sanitária de Passo Fundo. O motivo, conforme o órgão, é uma série de irregularidades flagradas após diversas denúncias,...
23/06/2018 15:13

TRÂNSITO: Homem morre em acidente na RS-453, em Caxias do Sul - RS

Um homem ainda não identificado morreu em um acidente de trânsito no Km 5 da RS-453, em Caxias do Sul, na manhã desta sexta-feira (22). O Grupo Rodoviário de Farroupilha, que atendeu a ocorrência, foi acionado pouco depois das 9h. A colisão, que ocorreu próximo ao Viaduto Campo dos Bugres,...
23/06/2018 15:04

PLANTÃO POLICIAL: Divulgadas fotos dos 4 detentos fugitivos do Presidio Estadual de Santa Rosa - RS

Por volta das 4h50min desta sexta-feira, os detentos, Josiel Gomes, Jeferson Adriano Lamarque Felício, João Francisco Medeiros da costa e Leandro dos Santos  fugiram do Presídio Estadual de Santa Rosa. Os dois primeiros cumpriam pena por tráfico de drogas e Homicídio e os outros dois por...
22/06/2018 17:45

PUBLICIDADE: Confira as Novidades em Roupas Juninas e Edredons na Status Variedades – Crissiumal – RS

Confira as novidades em roupas para festa junina e edredons inverno: Visite a STATUS VARIEDADES e Aproveite a alegria de comprar bem, conferindo os melhores preços e as condições de pagamento. Telefone para Contato 9154-1672.
21/06/2018 17:51

GERAL: Pica-pau fura caixa de fibra ótica e deixa cidade do interior do AC quase 5 horas sem internet e telefonia

Um fato inusitado deixou a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, cerca de 5 horas sem internet e telefonia nesta terça-feira (19). A Oi confirmou que a interrupção foi causada pela ação de um pica-pau, que perfurou com o bico uma caixa que protege os fios de fibra...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.