"O Portal Top em Notícias do Sul”

PLANTÃO DE NOTÍCIAS: CASO BERNARDO: Em depoimento Assistente Social relata que o menino pode ter sido enterrado ainda vivo – Três Passos - RS

19/04/2014 15:06

O relato que a assistente social Edelvânia Wirganovicz deu à Polícia Civil ao confessar participação na morte de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, mostra um roteiro de frieza e premeditação, no qual Edelvânia justifica o fato de ter aceitado participar do crime de forma singela:

— Era muito dinheiro e não teria sangue nem faca, era só abrir um buraco e ajudar a colocar dentro o menino.

Zero Hora teve acesso ao depoimento dado em 14 de abril que deu à polícia o embasamento para prender Edelvânia, a madrasta do menino, Graciele Ugulini, e o pai de Bernardo, o médico cirugião Leandro Boldrini. Pelo relato de Edelvânia, Graciele planejava há muito tempo a morte do enteado, considerado um "incômodo" na vida do casal.

Quanto à suposta participação de Boldrini, no entanto, Edelvânia repetiu aos policiais o que teria ouvido da amiga: que ele "não sabia, mas, futuramente, ele ia dar graças de se livrar do incômodo, por que Bernardo era muito agitado". A polícia suspeita de que o médico tenha ajudado a encobrir o crime depois de supostamente ficar sabendo do que havia acontecido.

Bernardo rumou para a morte depois de sair da escola em 4 de abril acreditando que ganharia um aparelho de televisão e que faria uma consulta com uma "benzedeira", segundo contou Edelvânia. Conforme o depoimento, ainda em Três Passos, Graciele teria dado um remédio ao menino para que dormisse _ teria dito a ele que o comprimido era para evitar que vomitasse na viagem. Mas o remédio não fez efeito e ele chegou em Frederico Westphalen acordado. Desceu do carro da madrasta e entrou no Siena de Edelvânia. No veículo, ele teria recebido outra dose.



No trajeto em direção ao local onde seria enterrado, Bernardo teria ouvido da madrasta mais uma vez a explicação de que estava indo a uma consulta com uma benzedeira e que precisava, para isso, levar um "piquezinho na veia". Edelvânia disse à polícia que "mandaram ele deitar sobre uma toalha de banho cor azul. Que Kelly aplicou na veia do braço esquerdo com uma seringa e ele foi apagando."

Depois de tirar a roupa _ que seria o uniforme da escola _ e os tênis, enterraram o menino, sem conferir se ainda estava vivo: "Que a depoente e Kelly colocaram o menino no buraco sendo que Kelly jogou a soda sobre o corpo e a depoente colocou pedras. Que a depoente acha que ele já estava morto. Que a depoente não viu se Kelly olhou se o menino tinha pulsação."



Segundo relato, por volta das 16h de 4 de abril, o crime estava consumado, o corpo de Bernardo, enterrado, e as duas amigas retornaram para a cidade. Depois de lavar-se na casa de Edelvânia, Kelly foi até uma loja e comprou a televisão prometida a Bernardo. Edelvânia levou uma sobrinha para tomar picolé e, após, foi para casa dormir.

A relação de amizade de Graciele e Edelvânia seria do passado, elas teriam morado juntas por dois anos antes de Graciele se mudar para Três Passos. O contato entre as duas depois da mudança teria sido apenas por meio do Facebook e algumas ligações telefônicas.

Edelvânia contou que o contato foi retomado há cerca de dois meses. Que Graciele teria ido a seu trabalho e depois as duas foram para o apartamento da assistente social. Graciele teria levado presentes como "cremes e enfeitezinhos" para o imóvel. Enquanto tomavam chimarrão,  Kelly teria convidado Edelvânia para ser madrinha de sua filha e teria desabafado sobre a relação com Bernardo.

Teria dito que o menino era "ruim", que era difícil de lidar e que brigava até com o pai.

"Que após essa conversa Kelly perguntou o que achava, sendo que ela tinha bastante dinheiro e que se a depoente a ajudasse a dar um sumiço no guri ela lhe daria dinheiro e ajudaria a pagar o apartamento" _ diz trecho do depoimento.

Assistente social quase revelou plano de morte à mulher de um delegado

A resposta não foi dada naquele dia. Segundo Edelvânia, Kelly "deu um tempo" e eles teriam se falado algumas vezes por telefone. Kelly teria voltado à cidade em 2 de abril, dois dias antes do crime. Edelvânia disse ter se assustado com a presença da amiga Kelly, uma vez que estava recebendo em casa outra conhecida, a mulher de um delegado.

Edelvânia disse à polícia que estava "começando a se abrir com a mulher sobre a proposta de Kelly, que se tivesse contado tudo ela não deixaria a depoente fazer o que fez".

Segundo a assistente social, a madrasta planejava o crime há muito tempo, tendo, inclusive, contado que teria tentado matar o menino usando um travesseiro. Bernardo havia contado esse fato a uma ex-babá, que relatou para a avó materna. O caso chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar e do Ministério Público, mas nenhuma autoridae procurou a babá para apurar a veracidade.

Naquele dia, Kelly teria revelado todo o plano: dopar o menino e depois aplicar uma injeção letal na veia. Teria pedido um local para "consumir" o corpo. No mesmo dia, as duas teriam ao local, no interior de Frederico Westphalen, e começado a cavar com uma enxada de Edelvânia.

Como havia dificuldade, teria decidido comprar outras ferramentas, além de um produto para "diluir rápido o corpo e que não desse cheiro". As ferramentas, uma pá e uma cavadeira, foram apreendidas pela polícia na casa da mãe de Edelvânia. No dia 2, tudo ficou guardado na casa de Edelvânia e que Kelly teria dito que voltaria com o menino "na quinta ou sexta-feira e que de segunda-feira não passaria".

Edelvânia sustentou à polícia que, no dia seguinte, quinta-feira, dia 3, voltou ao local para terminar de cavar a cova. Na sexta-feira, Kelly teria passado uma mensagem informando que estava indo para Frederico e teria usado um "código" combinado por eles para confirmar que Bernardo estava junto. Teria sido por volta do meio-dia de 4 de abril.

"A depoente já estava esperando lá embaixo do prédio onde mora, tendo Kelly estacionado a camioneta do lado do Siena e o menino desceu bem e entrou no Siena. Que as coisas já estavam no porta-malas, a cavadeira, a pá, a soda e as 'coisarada' do kit do remédio que Kelly já tinha deixado com a depoente na quarta-feira e que iria usar para matar o guri."

Edelvânia contou que "não teve sangue, apenas da picadinha". As roupas do menino, a seringa e outros materiais foram colocados no lixo. Ela disse que recebeu no dia 2 R$ 6 mil, que usou para pagar uma parcela do apartamento comprado por R$ 96 mil.

"Que Kelly lhe ofereceu muito dinheiro e a depoente foi fraca, mas era muito dinheiro e não teria sangue nem faca, era só abrir um buraco e ajudar a colocar dentro o menino", justificou Edelvânia à polícia.

Ao encerrar o depoimento, Edelvânia afirmou que "somente ela e Kelly sabem sobre o fato. Que antes de hoje (dia 14, quando confessou) já teve vontade de contar para outra pessoa o que tinha feito, mas não contou por vergonha de sua mãe e pensou na sua pequena (referindo-se a sua sobrinha)."

Contraponto

Procurado para falar sobre os detalhes do crime e sobre o que seu cliente contou em depoimento à polícia na semana passada, o advogado Jader Marques, que defende Leandro Boldrini, se negou a comentar a confissão de Edelvânia, mas disse estar surpreso com o fato de a informação de que seu cliente não sabia do crime nunca ter sido divulgada pela polícia. Edelvânia e Graciele não tem advogado atuando no caso.

 

Entenda o caso: 

Encontrado o Corpo;

https://www.topsulnoticias.com.br/news/plant%C3%A3o-policial%3a-encontrado-corpo-do-menino-bernardo-uglione-boldrini-desaparecido-em-tr%C3%AAs-passos-rs/

População se Revolta;

https://www.topsulnoticias.com.br/news/plant%C3%A3o-de-noticias%3a-mutid%C3%A3o-enfurecida-tenta-colocar-fogo-na-recidencia-e-policia-prende-pai-e-madrasta-de-menino-que-estava-desaparecido-em-tr%C3%AAs-passos-rs/

Delegada fala sobre o caso;

https://www.topsulnoticias.com.br/news/plant%C3%A3o-policial%3a-delegada-revela-detalhes-sobre-o-assassinato-do-menino-bernardo-uglioni-boldroni-de-11-anos-em-tr%C3%AAs-passos-rs/

Velório de Bernado;

https://www.topsulnoticias.com.br/news/plant%C3%A3o-de-noticias%3a-corpo-de-bernardo-e-velado-tr%C3%AAs-passos-rs/


 

Fonte: Zero Hora

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

20/06/2018 16:11

GERAL: Alunos do curso de eletricista predial promovido pela Prefeitura Municipal de Crissiumal receberam certificados

Encerrou na quinta-feira à tarde (14/06/18) com entrega de certificado, o curso de qualificação profissional de ELETRICISTA PREDIAL, promovido pela Prefeitura Municipal de Crissiumal, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Para esta edição foram disponibilizadas 20 vagas...
20/06/2018 15:54

JUSTIÇA: STF absolve Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo de corrupção e lavagem de dinheiro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (19) pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A Segunda Turma da Corte julgou nesta terça-feira a ação...
20/06/2018 15:38

GERAL: Festa Junina da melhor idade será realizada no dia 25 de junho em Nova Candelária - RS

A Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde estão preparando para a próxima segunda-feira, 25 de junho, uma festa muito animada, com quitutes, quadrilha e muitas brincadeiras. A Festa Junina da Melhor Idade será nos Pavilhões da Schweinfest a partir das 14h00min, prometendo uma tarde...
20/06/2018 15:21

GERAL: Municípios de Três de Maio e São José do Inhacorá firmam parceria para reforma de ponte intermunicipal

A obra de reestruturação da ponte de madeira situada sobre o Lajeado Cachoeira na localidade de Mato Queimado, divisa entre São José do Inhacorá e Três de Maio terá suas obras de reforma iniciadas em breve.   No dia 18 de junho de 2018, os secretários municipais de obras de ambos os...
20/06/2018 15:05

PLANTÃO POLICIAL: Criança morre após ser atingida por um tiro em Santa Maria - RS

Um menino de oito anos morreu na tarde de ontem, 19 de junho, em Santa Maria na Região Central do Rio Grande do Sul, após ser atingido por um tiro no olho. A criança foi identificada como Lazaro Augusto Fernandes Peres. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga o caso e a...
20/06/2018 14:49

ESPORTES: Futsal feminino de Nova Candelária vence torneio regional de São Martinho - RS

As equipes de futsal feminino de Nova Candelária estão se destacando nos campeonatos e torneios pela região. No sábado, 16 de junho, as equipes do CMD Sub 18 e Sub 15 disputaram o Torneio Regional de São Martinho, onde sagraram-se campeãs em suas respectivas categorias. As atletas do time, bem...
20/06/2018 14:35

GERAL: Aprovado projeto para pavimentação asfáltica entre Humaitá e Sede Nova - RS

Na seção da Câmara de Vereadores de Humaitá, realizada na última segunda-feira (18), foi aprovado o projeto de pavimentação asfáltica da estrada que liga os municípios de Humaitá até Sede Nova. Após tratativas junto ao governo do estado, foi encaminhado o projeto que contempla verba federal para a...
20/06/2018 14:19

TRÂNSITO: Mulher morre em saída de pista na ERS 162, em Santa Rosa - RS

A condutora de um veículo Ford Fiesta, identificada como Marilaine Fures, de 35 anos, morreu após uma saída de pista, por volta de 20 horas de terça-feira (19), em trecho da ERS 162, na localidade de Linha Boa Vista, no interior de Santa Rosa. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual de...
20/06/2018 14:02

SOCIAL: ABEMEC recebe alimentos através do programa Mesa Brasil de Ijuí - RS

Na última semana a ABEMEC de Crissiumal recebeu a visita técnica da nutricionista do Programa Mesa Brasil, do SESC de Ijuí. A entidade realizou o cadastro para participar do programa e receber as doações de alimentação fornecidas pelo Mesa Brasil, de forma eventual, considerando que o programa não...
20/06/2018 13:38

TRÂNSITO: Acidente deixa motociclista ferido no centro de Horizontina - RS

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira (20) em Horizontina, no entroncamento das ruas Dahne de Abreu e Arnoldo Schneider deixando ferido o condutor de uma moto identificado como Edson Bender. O choque envolveu a moto conduzida por Bender e um automóvel. No carro...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.