"O Portal Top em Notícias do Sul”

PLANTÃO DE NOTÍCIAS: Cada um tem um pedaço de culpa no caixão do Bernardo, diz promotora - Três Passos - RS

17/04/2014 11:06

Alvo de críticas por parte da comunidade de Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a atuação do Ministério Público (MP) e da Justiça no caso da morte do menino Bernardo foi defendida pela promotora Dinamárcia Maciel e pelo juiz Fernando Vieira dos Santos. Ambos concederam entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (16) para explicar o caso.

O menino de 11 anos foi encontrado morto na noite de segunda-feira (14) em um matagal de Frederico Westphalen, no Norte gaúcho, cidade a cerca de 80 km de Três Passos. Ele estava desaparecido desde o dia 4 de abril. Segundo a Polícia Civil, o médico Leandro Boldrini, pai do garoto, a madrasta Graciele Ugolini Boldrini e a amiga do casal Edelvania Wirganovicz são suspeitos do crime e estão presos temporariamente.

Em tom de desabafo, a promotora de Infância e Juventude de Três Passos afirmou que, se essa linha de raciocíno for seguida, muitas pessoas também têm culpa na morte do menino. Segundo a promotora, vizinhos, amigos da família e a comunidade da escola onde ele estudava tinham conhecimento da situação de abandono familiar em que o menino se encontrava, recebendo pouca atenção do pai e menos ainda da madrasta.

“Vocês que dizem: 'Que horror, o Ministério Público não fez nada. Eu digo: 'Que horror que o senhor e a senhora que sabiam disso não procuraram a promotoria e nem o juiz da Infância. Cada um que não nos trouxe essas informações tem um pedaço de culpa no caixão do Bernardo em Santa Maria”, disparou Dinamárcia.

'Ele saiu da audiência se sentindo protegido', diz juiz que manteve guarda

Ao lado da promotora, estava o juiz Fernando Vieira dos Santos. Foi o magistrado quem autorizou no inicío deste ano que o garoto continuasse morando com o pai, após o MP instaurar uma investigação contra o homem por negligência afetiva e abandono familiar. Ele reafirmou que, diante das informações que o MP e a Justiça dispunham na época, tomou a decisão correta.

Órfão de mãe – que cometeu suicídio em 2010, aos 30 anos, segundo a polícia –, Bernardo dizia que era carente de atenção. Ele procurou a Justiça em janeiro passado para relatar o caso. Segundo o magistrado, ele foi até o Fórum da cidade depois de ter sido orientado a tomar essa atitude por um adulto, que não teve o nome revelado.

"Peguei o Bernardo pela mão, descemos as escadas do Fórum, saímos pela rua e fomos ao prédio do Ministério Público. Entramos no gabinete da promotora Dinamárcia. Ele conversou, expôs a situação de abandono afetivo por parte do pai. Ele se queixava de não ter espaço nas atividades familiares, que o pai trabalhava demais, que ele não participava de alguns programas", relatou o juiz Fernando dos Santos.

Ainda conforme o juiz, no dia 31 de janeiro o MP ingressou com o pedido de audiência. No dia 3 de fevereiro, a audiência de conciliação entre pai e filho foi marcada para o dia 11, cerca de 15 dias após Bernardo ter procurado a Justiça. Nesse encontro, o menino e o pai foram ouvidos, primeiro separados e depois juntos. Leandro se comprometeu a dar mais atenção ao filho e também a ajudar para melhorar o relacionamento dele com a madrasta.

“Entendemos que a tentativa de reconstituir os laços seria a melhor medida. Nos disponibilizamos para atender sempre que ele precisasse. Temos certeza de que ele saiu da audiência se sentindo protegido”, ressaltou o magistrado. “Temos então tranquilidade de espírito, de consciência. Era a melhor decisão possível a ser tomada. Não tínhamos nenhum relato de maus-tratos, apenas a questão afetiva”, justificou o juiz.

"Depois disso não surgiu nenhuma informação de que nossa tentativa não estava dando certo. Os relatos eram de que ele era menos visto nas ruas, que tinha mais a companhia dos pais. Ele encontrou a doutora Dinamárcia e disse: 'Olha lá a pessoa que está ajudando a mudar minha vida. Ele declarou: 'Em 90 dias minha vida vai ser diferente'", reforçou Fernando dos Santos.

Velório e seputalmento

O corpo de Bernardo foi sepultado na manhã desta quarta (16), por volta das 10h30 no Cemitério Municipal de Santa Maria, na Região Central do estado. Mo mesmo jazigo está sepultada a mãe dele, Odilaine, falecida em fevereiro de 2010 aos 30 anos. Segundo a polícia, a mulher cometeu suicídio com um tiro na cabeça no consultório onde o ex-marido trabalhava à época.

Na terça (15), o corpo de Bernardo foi velado em Três Passos, no ginásio do Colégio Ipiranga, onde ele estudava. Moradores, professores e colegas de escola foram se despedir do garoto. A notícia da morte dele, após 10 dias desaparecido, chocou e causou indignação em Três Passos.

Durante o velório em Santa Maria, o advogado da avó do garoto, Jussara Uglione, apresentou o atestado de óbito de Bernardo. O documento diz que a morte ocorreu no dia 4 de abril de “forma violenta” e o corpo foi encontrado "em adiantado estado de putrefação". De acordo com a Polícia Civil, o garoto foi morto com uma injeção letal, o que ainda deverá ser confirmado pela perícia. A investigação também vai apurar se a criança foi dopada antes de morrer.

Caso corre em segredo de Justiça

A investigação corre em segredo de Justiça e poucos detalhes são fornecidos à imprensa. Mas de acordo com a delegada Caroline Virginia Bamberg, responsável pela investigação, a Polícia Civil diz ter certeza do envolvimento do pai, da madrasta e da amiga da mulher no sumiço do menino. "Precisamos identificar o que cada um fez para a condenação", afirmou.

 


De acordo com a família, Bernardo havia sido visto pela última vez às 18h do dia 4 de abril, quando ia dormir na casa de um amigo, que ficava a duas quadras de distância da residência da família. No domingo (6), o pai do menino disse que foi até a casa do amigo, mas foi comunicado que o filho não estava lá e nem havia chegado nos dias anteriores.

No início da tarde do dia 4 de abril, a madrasta foi multada por excesso de velocidade. A infração foi registrada na ERS-472, em um trecho entre os municípios de Tenente Portela e Palmitinho. A mulher trafegava a 117 km/h e seguia em direção a Frederico Westphalen.

“O menino estava no banco de trás do carro e não parecia ameaçado ou assustado. Já a mulher estava calma, muito calma, mesmo depois de ser multada”, relatou o sargento Carlos Vanderlei da Veiga, do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). A madrasta informou que ia a Frederico Westphalen comprar um televisor.

 

Leia mais:

https://www.topsulnoticias.com.br/news/plant%C3%A3o-de-noticias%3a-veja-o-que-ja-se-sabe-e-o-que-e-duvida-no-caso-do-menino-bernardo-tr%C3%AAs-passos-rs/

 

Foto: Caetanno Freitas/G1

Fonte: G1

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

15/12/2018 09:57

TRÂNSITO: Atropelamento com morte na ERS-330, em Miraguaí - RS

Uma mulher de origem indígena morreu após ser atropelada na ERS-330 no início da manhã deste sábado, 15 de dezembro, Mirian Cristão, de 34 anos, caminhava pela pista quando teria sido atropelada por um Fiat Uno de cor escura que fugiu do local do acidente segundo populares . O Serviço de...
15/12/2018 09:52

GERAL: Temer assina extradição de Cesare Battisti

O presidente Michel Temer assinou hoje (14) a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país. A medida foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Ontem (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux já havia determinado a...
15/12/2018 09:48

ESPORTES: Divisão de Acesso começará dia 17 de fevereiro e Tupi de Crissiumal estreia em casa

 Federação Gaúcha de Futebol realizou na tarde desta sexta-feira (14), o Congresso Técnico da Divisão de Acesso 2019. A reunião contou com a presença de quase todos os dirigentes dos clubes que irão participar da edição de 2019 da Divisão de Acesso. A única ausência foi do Glória de Vacaria,...
15/12/2018 09:44

PLANTÃO POLICIAL: Condenado por Estupro é preso pelo Polícia Civil em Nova Esperança do Sul - RS

Agentes da Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de Santiago, em apoio à Delegacia de Polícia de Nova Esperança do Sul, cumpriram mandado de prisão definitiva nesta quinta-feira (13) em desfavor de Orvaldir, de 45 anos. O homem foi condenado por crime de Estupro, com pena de 09 anos e 04...
15/12/2018 09:23

TRÂNSITO: Caminhão enrosca em fios e derruba postes no Centro de Três de Maio - RS

Postes da rede de energia elétrica foram derrubados depois que um caminhão enroscou em chicote de fios, no início da madrugada deste sábado (15) no Centro de Três de Maio. O acidente ocorreu por volta da 0h50min, na rua Santa Cruz no trajeto compreendido entre as ruas Bertholdo Boecke e...
14/12/2018 17:23

GERAL: Prefeitura e Câmara de Vereadores de Crissiumal apoiam evento cultural em Vista Nova

Toda a comunidade crissiumalense está convidada para participar da Noite Cultural, que acontecerá no próximo domingo, dia 16 de dezembro, na localidade de Vista Nova. O evento que será realizado no Ginásio da comunidade, a partir das 20 horas, terá um grande espetáculo de Natal com o grupo GEMP –...
14/12/2018 17:17

TECNOLOGIA: Facebook afirma que nova falha permitiu acesso a fotos de 6,8 milhões de usuários

O Faceb ook revelou nesta sexta-feira (14), em um post na página voltada para desenvolvedores, que um erro na plataforma teria permitido que aplicativos terceiros tivessem acesso a fotos de 6.8 milhões de usuários. O 'bug' inclusive daria acesso a fotos que foram postadas na rede...
14/12/2018 14:57

GERAL: SMEC divulga relação de alunos premiados com o programa estudou, viajou 2018 em Crissiumal - RS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) divulga a relação de alunos da rede municipal de ensino premiados com o Projeto Estudou, Viajou 2018. Através do projeto, os alunos recebem uma viagem gratuita ao Parque Temático Beto Carreiro World de Santa Catarina. O projeto está em seu sexto...
14/12/2018 14:52

MUNDO: Rua fica coberta de chocolate após vazamento em fábrica na Alemanha

Uma rua em uma cidade no Oeste da Alemanha ficou coberta por chocolate após o alimento vazar de uma fábrica que produz o chocolate DreiMeister. O jornal alemão Soester Anzeiger informou que o vazamento ocorreu quando um tanque de entrega fazia a transferência para a fábrica, que fica na...
14/12/2018 14:44

GERAL: Governo Municipal de Tenente Portela realiza ato oficial de entrega de máquinas e equipamentos

Na manhã desta sexta-feira, dia 14 de dezembro, a administração municipal, realizou a entrega oficial de máquinas e equipamentos ao município de Tenente Portela. A solenidade foi realizada na praça do Índio em frente a prefeitura, e contou com a participação do prefeito Clairton Carboni,...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.