Paulo Gonçalves deixa Després e Coma para trás; Jean Azevedo é o melhor brasileiro
Nem Marc Coma, nem Cyril Després: o título de 2013 do Rally dos Sertões ficou com o português Paulo Gonçalves (Speedbrain), de 34 anos. Cometendo menos erros do que o espanhol da KTM e o francês da Yamaha, Gonçalves venceu três das nove etapas – inclusive a maratona, entre Porangatu (GO) e Natividade (TO), onde os pilotos não podem receber auxílio externo – e terminou o rally com o tempo de 30h30min14s, com 25min00s de vantagem sobre Després e 36min24s à frente de Coma. O melhor brasileiro foi Jean Azevedo (Honda Mobil), 4º colocado geral, a 1h20min09s do vencedor.
A disputa entre os três europeus ficou clara desde o início. Gonçalves assumiu a ponta no início, mas logo no terceiro dia foi superado por Coma. Depois foi a vez de Després reagir, após Coma sofrer um problema no aro da roda traseira durante a 6ª etapa, entre Natividade (TO) e Palmas (TO). Mas o francês sofreu uma queda no dia seguinte e perdeu a liderança para Gonçalves, que segurou o 1º lugar geral nas etapas finais.
“O rali foi muito duro, foram dez dias intensos. O Jalapão em especial foi de muita dificuldade, areia, muito calor, muitas horas de especial. Comecei muito bem e segui sempre brigando pela vitória, não cometi erros e acabei vencendo com uma margem maior do que esperava. Estou muito contente por mim e pela Speedbrain. Faz dois anos que fiz o meu primeiro Sertões com eles e agora voltamos e vencemos. Estamos muito satisfeitos”, analisa Gonçalves, comemorando o título inédito na competição.
Pentacampeão dos Sertões, o paulista Jean Azevedo fez sua primeira prova como piloto oficial Honda. Ele sofreu uma lesão dias antes da largada e chegou à prova sem as condições físicas ideais. “Estava um pouco frustrado, porque treinei muito para essa prova, estava desde março numa preparação intensiva para conseguir disputar a primeira colocação com os estrangeiros. Mas uma semana antes da largada, acabei caindo num treino e rompi o ligamento do ombro direito. Se fizesse cirurgia eu estaria fora do Sertões, então decidimos andar. Estava bem triste por não ter condições de disputar a ponta, mas no final, por tudo o que consegui fazer nestes dez dias de prova, estar aqui comemorando agora como melhor brasileiro, quarto colocado no geral, superou a tristeza.”
Foram 4.115 km no total, sendo 2.488 km cronometrados, apenas nos estados de Goiás e Tocantins. A etapa fez parte do Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), tanto para motos quanto para quadriciclos, o que atraiu a presença de estrangeiros.
Top 10 do Rally dos Sertões (geral)
1º Paulo Gonçalves (POR/Speedbrain), 30h27min38s
2º Cyril Després (FRA/Yamaha), a 25min00s
3º Marc Coma (ESP/KTM), a 36min24s
4º Jean Azevedo (BRA/Honda Mobil), a 1h20min09s
5º Jakub Przygonski (POL/KTM), a 1h31min36s
6º Michael Metge (FRA/Yamaha), a 2h20min20s
7º Fausto Mota (POR/Yamaha), a 2h27min41s
8º Ricardo Martins (BRA/Yamaha), a 2h27min56s
9º Raul Lima (BRA/Honda), a 4h09min26s
10º Ezair Bossa (BRA/Honda), a 4h38min46s
Fonte: 2 Rodas
Post. Eloídes Nunes
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.