Faleceu na manhã dessa quarta-feira, 19, em Porto Alegre, a santa-cruzense Zoraida Lima Teixeira, viúva de Victor Matheus Teixeira, o Teixeirinha. Ela tinha 82 anos e era filha de Anápio e Estela Ferreira Lima.
Zoraida conheceu o músico ainda na década de 50, quando ele era funcionário do Daer e percorria as cidades gaúchas para se apresentar nas emissoras de rádio e divulgar suas músicas. O casal se casou na Catedral São João Batista em 21 de setembro de 1957.
Dois anos depois, Teixeirinha gravou seu primeiro disco e se tornou um dos cantores e compositores mais famosos do Estado. Após, Zoraida e Teixeirinha foram morar em Porto Alegre, cidade onde ele faleceu em 1985. O casal teve quatro filhas (Margarete, Fátima, Elisabete e Márcia). O velório de Zoraida acontece na Capela 6 da Santa Casa.
Zoraida Lima nasceu em Rio Pardo há 85 anos atrás. Filha do casal Anápio e Estela, morena de cintilantes olhos azuis, filha do meio na numerosa família dos Lima. Zoca não ficou conhecida por nenhum destes atributos. Ela se tornou uma personalidade respeitada e admirada graças ao marido, ninguém menos do que Vitor Mateus Teixeira.
Dona Zoraida e Teixeirinha se conheceram em Santa Cruz, no verão de 1956. Ele ainda era um artista amador, animava bailes pelo interior e pouco tinha a oferecer. Ela também não era de família rica. Levado à casa dos Lima por um dos filhos da família, o ainda desconhecido Vitor Mateus Teixeira acabou se encantando por Zoraida. Noivaram e, em 21 de setembro de 1957, casaram-se em Santa Cruz do Sul, numa bonita festa na principal e mais famosa igreja da cidade.
De Santa Cruz, o casal foi residir em Soledade e, depois, em Passo Fundo. Dona Zoraida teve de se acostumar à vida mambembe do marido, mas só por pouco tempo. Em 3 de outubro de 1958 nasceu a primeira filha do casal, Nancy Margarethe. Em seguida, veio Gessy Elisabethe. Zoraida conta que seu sonho era ter um menino e, para que isso acontecesse, tentou várias vezes. Acabou tendo quatro meninas, as quais – relata – sempre foram o xodó do pai. O menino não veio.
Em 1959, Zoraida viu o marido partir para a mais ambiciosa de suas excursões. Teixeirinha passou 21 dias em São Paulo, na tentativa de realizar seu maior sonho: transformar-se em um cantor de sucesso. Quando voltou a Passo Fundo, com o primeiro compacto gravado, nenhum dos dois poderia supor o que viria depois.
A história, no entanto, nós já conhecemos. Depois de algumas gravações de pouco sucesso, Teixeirinha estoura com Coração de luto (1960) e sai pelo Brasil, cantando e faturando. A família vai morar em Porto Alegre, de onde Zoraida não sairia mais (a não ser em passeios ou nos verões, quando os Teixeira se transferiam para Capão da Canoa).
Foram mais de duas décadas de união. Dona Zoraida conheceu praticamente todas as pessoas que fizeram parte da rede social de Teixeirinha. Eu me arriscaria a dizer, inclusive, que ninguém sabe mais sobre o homem e o artista do que ela. Uma conversa com dona Zoca é de encher os olhos! São causos, comentários, histórias do cotidiano de uma senhora cujo ânimo contagia. Volta e meia e ela sai com uma tirada engraçada, com uma risada, um comentário sobre a boa fase do tricolor gaúcho (sim, ela é gremista até os dentes!) Para que se tenha uma idéia, basta dizer que dona Zoraida foi a primeira pessoa a ouvir Coração de luto, minutos depois que Teixeirinha a compôs!
Fonte: revivendoteixeirinha
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.