Mais de cinco mil cabeças de gado morreram no Paraguai por causa da onda de frio que chegou ao país nas últimas semanas, informou o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) nesta quinta-feira (29/08/13).
No total, 5.216 vacas faleceram de hipotermia por causa das geadas que afetam os estados do sul do país. Itapúa, na fronteira com a Argentina, perdeu 1,386 cabeças de gado, segundo a Senacsa.
O Paraguai registrou nas últimas semanas temperaturas mínimas próximas a zero grau, que além da morte dos animais causou geada em algumas plantações.
A carne bovina, que representa US$ 617,7 milhões em exportações de carne por ano, é o segundo produto mais exportado pelo Paraguai, atrás apenas da soja.
A economia paraguaia sofreu no ano passado uma queda de seu Produto Interno Bruto (PIB) de 0,9% devido a um surto de febre aftosa e a uma seca que reduziu a produção de suas colheitas.
Em sua última revisão, o Banco Central projetou um crescimento do PIB de 13% neste ano, embora a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) tenha reduzido em abril essa estimativa para 10%, o que torna o Paraguai o país com maior crescimento econômico da América Latina.
Esse desatre tambem aconteceu no Brasil em 2010.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul confirmou hoje a morte de 2,9 mil cabeças de gado em decorrência das baixas temperaturas que atingiram o sul do Estado nos últimos dias.
Segundo a Iagro, o prejuízo dos produtores rurais chega a R$ 3 milhões. Ao menos 15 municípios registraram mortes por causa da hipotermia, quando a temperatura do corpo do gado fica abaixo do normal. Somente no município de Carapó foram registradas 700 mortes. Em Ponta Porã, morreram 523 gados, e foram registradas 300 mortes no município de Antonio João.
Bezerros e vacas magras foram as maiores vítimas do frio. A desnutrição dos animais também é apontada como possível causa da morte do rebanho. Ainda segundo a Iagro, ao todo, o Estado tem mais de 21 milhões de cabeças de gado. Técnicos da agência estão percorrendo as fazendas para orientar os criadores sobre os cuidados com o rebanho.
https://www.estadao.com.br/noticias/geral,frio-mata-29-mil-cabecas-de-gado-no-sul-do-ms,584298,0.htm
Fonte: De Olho No Tempo - Meteorologia / Estadão
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.