"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

EDUCAÇÃO: Primeiro indígena com Título de Doutor da UFRGS é da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela - RS

05/12/2020 18:11

ŨN SI AG TŨ PẼ KI VẼNH KAJRÃNRÃN FÃ. Esse é o título, em kaingang, da primeira tese de doutorado defendida por um aluno indígena na história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O autor do estudo, Bruno Ferreira, de 53 anos, defenderá sua tese nessa sexta-feira (4), na Faculdade de Educação, cujo título traduzido significa “O papel da escola nas comunidades kaingang”.

Atualmente morando em Iraí - RS, na região norte do Estado, Ferreira foi criado na Terra Indígena de Guarita, em Tenente Portela - RS. Na tese de doutorado, ele narra sua trajetória de vida desde suas origens na terra indígena, sua infância e adolescência, e as "maldades" e castigos impostos pela escola por ser Kaingang e, na época, não falar português. Eram os anos de 1970 e a escola municipal ficava dentro da terra indígena em que ele nasceu, atendendo também alunos não indígenas filhos de colonos arrendatários que viviam dentro da Guarita. A partir da 5º série, Ferreira estudou em escolas em Tenente Portela e, aos 27 anos, entrou no curso de história na Unijuí.

Bruno Ferreira explica que sua busca pelo conhecimento acadêmico visa o bem coletivo dos povos indígenas. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Ao contrário do que normalmente ocorre com o estudante branco, em que a busca pelo ensino superior está relacionada à um projeto individual de carreira, emprego e renda, os objetivos de Bruno Ferreira em sua trajetória acadêmica sempre foram outros. Para ele, cada passo dado, desde a graduação até agora no doutorado, sempre esteve relacionado à obtenção de conhecimento em prol do desenvolvimento do seu povo.

"Vou para a universidade em busca de formação para um bem coletivo", explica, contrapondo aos anseios individuais que normalmente prevalecem na motivação dos estudantes brancos. "Em nenhum momento minha ida à universidade está condicionada somente a mim, enquanto indivíduo, o Bruno, ela é para o desenvolvimento do povo Kaingang, em primeiro lugar, e dos povos indígenas. É a coletividade do meu povo que necessita de mim para fortalecer a nossa identidade, negada há 500 anos."

O primeiro doutor indígena da UFRGS defende que seu povo precisa acessar o espaço de conhecimento do ensino superior, ambientes tradicionalmente ocupados pela elite branca brasileira, moldado a partir de uma vertente europeia, eurocêntrica, onde novos conhecimentos encontram resistências para serem aceitos.

Nas últimas décadas, os povos indígenas têm tido uma série de direitos reconhecidos, como o direito à língua e ao processo próprio de aprendizagem, o direito de manter valores e cultura própria, garantidos pela Constituição de 1988 e impulsionado pela Lei de Cotas, em 2012. "Até então, a universidade e a escola sempre negaram esses conhecimentos", afirma Ferreira.

Ele explica que esse movimento de formação acadêmica está relacionado à construção de políticas públicas de interesse dos povos indígenas, de modo que sua voz seja ouvida em temas como saúde, educação e demarcação de terras, de acordo com a vontade das comunidades indígenas. "O indígena diz como quer a política pública, e não a política pública construída de cima para baixo. Então a ida à universidade tem essa intenção."

Ferreira destaca que as teses elaboradas por indígenas com títulos de doutor Brasil afora vêm para fortalecer o argumento dos indígenas para realizar essas mudanças. "Essa é a importância de nós, indígenas, estarmos na universidade. Então vamos ter poder de dizer que nosso conhecimento também é reconhecido pela universidade. Nosso trabalho acadêmico fortalece nossa luta."

Além desse aspecto, o pesquisador Kaingang diz que, na pós-graduação, há também a ideia de compartilhar os conhecimentos indígenas oriundos da ancestralidade dos povos, saberes que precisam ser reconhecidos na universidade para, de algum forma, promover a interculturalidade no ambiente acadêmico. "Ao trazer nosso conhecimento, práticas e visão de mundo à universidade, vamos fortalecer a identidade dos povos indígenas e apresentar conhecimentos que também podem servir à sociedade, um outro mundo que a sociedade não indígena não conhece", explica.

Entre alguns aspectos desse outro mundo, ele destaca a relação do indígena com a natureza, e pondera ser um equívoco o conceito de que os povos indígenas a "preservam": "Eles são a natureza, eles vivem ela, tem uma relação íntima com a natureza".

A recepção da academia

Com a experiência de quem percorreu um longo caminho até ser o primeiro indígena a concluir doutorado na UFRGS, Bruno Ferreira conta que o primeiro olhar recebido pelos indígenas na universidade é de negação. E isso que ele entrou na graduação numa época em que não havia o sistema de cotas, seguindo o rito comum da seleção, assim como na pós-graduação.

"A gente é aquela coisa negativa dentro da sala de aula, a gente é vítima de um sistema que criminaliza. Cansei de ouvir na sala de aula da faculdade: "Aqui não é lugar de índio", "Tá ocupando o nosso lugar"", recorda. O efeito, todavia, é contrário. O pesquisador afirma que a discriminação acaba por fortalecer os indígenas. Ferreira tem consciência de que a universidade não mudará sua estrutura, alicerçada sobre bases antigas, porém diz ser possível mudar o pensamento de alguns professores.

"Se começa a trocar conhecimento, mas essa troca não é simples, sempre há o olhar preconceituoso", analisa. Com o passar do tempo, ele acredita, essa situação tende a mudar na medida em que mais indígenas entrem na graduação e na pós-graduação.

Ao entrar no ensino superior, o pesquisador kaingang diz que os indígenas passam a "quebrar" certas regras da universidade, como as regras da metodologia. Para ele, a metodologia utilizada no ambiente acadêmico branco é muito baseada na análise do objeto de pesquisa e os indígenas rompem com essa tradição ao trazerem outros elementos metodológicos à universidade. Um desses elementos é a oralidade como forma de construção de conhecimento.

"Minha pesquisa parte da ancestralidade indígena, do jeito que os indígenas construíram conhecimento. O título da minha tese pode ser trabalhado de diversas formas, eu uso para dizer quais são os caminhos da escola e também como metodologia. Na minha tese vou falar sobre os caminhos antigos da construção do conhecimento", explica.

Ferreira reconhece que a proposta não é simples, afinal, ele precisa convencer professores de metodologia que passam a vida dando aula a partir de um mesmo modelo. "Se os indígenas não tivessem esse conhecimento, essa metodologia, não teriam estratégia para sobreviver até os dias de hoje", acredita. Em sua tese, ele inclusive se utiliza de muitas palavras escritas na língua Kaingang, cada uma com amplos significados, para incluí-las no mundo acadêmico e não indígena.

O primeiro doutor indígena da UFRGS pondera que a participação de seu povo na universidade também serve ao propósito de se apresentar à sociedade não indígena, e ainda colocar a serviço dessa sociedade os seus saberes. "Temos muito conhecimento que precisa ser compartilhado. Além de fortalecer nossa identidade, é também dizer que nosso conhecimento pode ser útil à humanidade."

A universidade que aprende

Maria Aparecida Bergamaschi, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, é a orientadora de Bruno Ferreira. A docente elogia muito a atuação dele dentro da universidade, uma liderança nacional e um dos primeiros indígenas a entrar na universidade para cursar graduação nos anos de 1990. "O Bruno é um percursor, tem muito compromisso social e traz isso pra dentro da universidade. É muito importante a presença dele na Faculdade de Educação."

Maria Aparecida atua há 20 anos com a temática indígena, fato que a faz brincar ser "suspeita" para falar do aprendizado que estudantes indígenas proporcionam à universidade e aos docentes. Ela enfatiza que os professores e colegas que entram em contato com alunos e a cultura indígena têm demonstrado cada vez mais interesse.

"A gente precisa buscar conhecimento, perceber que há outra língua, cultura e outra metodologia. Eles trazem muito firme esse conhecimento do seu povo. Todos que fizeram mestrado e fazem doutorado pesquisam temas importantes para a comunidade. Ter um título de mestre e de doutor da UFRGS também dá possibilidade de bancar a discussão com os gestores públicos", afirma.

A professora destaca que a luta dos indígenas não é fácil, pois há uma força muito grande para manter a escola branca e homogênea. O descrédito, a desvalorização e o racismo institucional e estrutural em relação aos povos indígenas são enormes desafios a serem superados.

Como exemplo, ela diz que normalmente a cultura indígena é relacionada ao exotismo, sem considerar o conhecimento sobre a terra, a natureza, a educação das crianças, da construção e transmissão do conhecimento com metodologias próprias. "Tudo isso reverbera no programa de pós-graduação", explica Maria Aparecida.

Entre tantos desafios, a evasão dos estudantes indígenas no ensino superior é um deles. Após ter o ingresso facilitado com a Lei de Cotas, manter o estudante até a conclusão do curso é o próximo passo. Maria Aparecida ressalta que o índice de evasão é grande entre todos os grupos, devido à alta exigência das universidades, ainda maior na pós-graduação. A professora da Faculdade de Educação avalia que a UFRGS até tem tido sucesso e titulado muitos estudantes indígenas na graduação. O problema maior, ela avalia, é a demora maior para concluir o curso.

Na pós-graduação a situação é diferente. Maria Aparecida explica que o aluno que entra num mestrado ou doutorado é mais maduro e recebe acompanhamento de perto do orientador. A dificuldade, nesses casos, acaba sendo o fato de morar na cidade, com pouco dinheiro, sem a melhor estrutura. "É uma agenda acadêmica muito puxada, com a obrigação de produzir e publicar, muito desgastante, além do racismo que se manifesta de muitas maneiras."

A professora destaca que as dificuldades, muitas vezes, estão mais no lado dos docentes, formados num modo acadêmico eurocêntrico e que só sabe lidar com um tipo de conhecimento e de aluno. A orientadora de Bruno Ferreira é taxativa ao afirmar que a universidade precisa aprender a se abrir para outras formas de comunicação e expressão, linguagem, conhecimento e metodologia. "Quem mais ganha com isso, nesse momento, certamente é a universidade."

Fonte: Sul 21

Notícias:

Notícias:

06/09/2021 10:29

TRÂNSITO: Colisão contra árvores mata motociclista no interior de Derrubadas - RS.

Conforme informações da Rádio Municipal de Tenente Portela, um motociclista trafegava em direção ao perímetro urbano de Derrubadas - RS quando perdeu o controle da direção e colidiu contra árvores às margens da estrada. O acidente de trânsito aconteceu por volta das 21 horas do domingo (05), nas...
03/09/2021 09:53

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecente em Ijuí - RS.

Na tarde de ontem (02), as guarnições da Força Tática do 29º BPM faziam patrulhamento de rotina na Av. 21 de Abril no Bairro Thomé de Souza, quando  avistaram um homem suspeito de estar traficando. O indivíduo a avistar a guarnição tentou fugir ao mesmo tempo dispensando um objeto,...
02/09/2021 20:08

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende dois homens com mais de 200 quilos de maconha e skunk em Ijuí - RS.

Na madrugada desta quinta-feira (02), a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois traficantes que viajavam juntos em dois carros abordados na BR 285 em Ijuí - RS. Os policiais realizavam uma operação de combate ao crime quando abordaram dois carros, um Gol com placas de Santa Maria - RS e um Argo...
02/09/2021 19:54

TRÂNSITO:Acidente entre carro e caminhões mata uma pessoa na BR-386 em Lajeado - RS.

Uma pessoa morreu em um acidente de trânsito registrado no início da tarde desta quinta-feira (2) em Lajeado, no Vale do Taquari. A vítima, que foi identificada, mas não teve o nome divulgado, estava em um carro que se envolveu em colisões com dois caminhões no km 346 da BR-386, no perímetro...
02/09/2021 12:56

TRÂNSITO: Acidente próximo ao Posto Bela Vista deixa mulher ferida na BR-468, em Três Passos - RS.

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida no início da noite desta quarta-feira (1º) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta das 18h50, no km 97, trecho da rodovia entre Três Passos e Bom Progresso (BR-468). Envolveram-se na colisão um Fiat Uno e uma Honda...
01/09/2021 09:55

GERAL: Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro podem sacar, a partir de hoje (1º), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20...
01/09/2021 09:34

TRÂNSITO: Acidente entre caminhões deixa dois mortos e causa bloqueio da BR-392, na região central do RS.

Um acidente entre dois caminhões deixou duas pessoas mortas e causou o bloqueio total da BR-392 por cerca de 10 horas, entre a noite de terça-feira (31) e madrugada desta quarta-feira (1º), na região central do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão entre os veículos...
01/09/2021 08:18

SOCIAL: Suplente de vereador Luiz Cardoso da Cruz ''Luizinho'' participou de homenagem ao deputado Giovani Feltes na Assembleia Legislativa do RS

Nesta última terça-feira (31), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), aconteceu a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha para o Deputado Federal Giovani Batista Feltes. A condecoração foi instituída pela Resolução de Mesa nº...
31/08/2021 10:15

GERAL: Três Passos terá candidata participando do concurso Miss Rio Grande do Sul

Daniela Luísa Avozani Santos, de 21 anos de idade, estará representando a cidade no concurso de beleza, nos dias 18 e 19 de setembro, em Canoas. Daniela Avozani, 21 anos de idade e acadêmica de Direito, na Unijuí (Foto: Arquivo pessoal). O município de Três Passos estará representado no concurso...
31/08/2021 10:06

GERAL: Prazo para renovação de CNH vencida entre março e abril de 2020 termina nesta terça-feira (31)

O prazo para renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) com vencimento entre março e abril de 2020 termina nesta terça-feira (31). Os novos prazos foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT) em razão das restrições impostas pelo combate à pandemia. Conforme previsto na...
31/08/2021 09:58

GERAL: Governo Leite mantém disposição de levar a votação nesta terça projeto que autoriza privatização da Corsan, no RS

Apesar do pedido dos prefeitos para estender a discussão sobre a privatização da Corsan, o Palácio Piratini mantém a intenção de levar a votação nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza a venda do controle acionário da companhia estatal. A proposta tramita...
31/08/2021 09:43

BOMBEIROS: Incêndio de grande proporção atinge a sede de reciclagem Citegem, em Bom Progresso - RS

Bombeiros controlam incêndio ocorrido na sede do Citegem, em Bom Progresso - RS. Incêndio registrado na noite desta segunda-feira (30) atingiu um caminhão-caçamba, uma esteira de triagem e parte da estrutura do galpão principal. O Corpo de Bombeiros de Três Passos foi acionado na noite desta...
30/08/2021 10:57

TRÂNSITO: Motociclista fratura perna em acidente em Ijuí - RS.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 17h de hoje deste domingo (29), em Ijuí - RS. Houve uma colisão entre uma motocicleta e um veículo Space Fox, no prolongamento da Avenida Coronel Dico, a poucos metros do acesso à BR-285. O motociclista acidentado teve fratura exposta em uma...
30/08/2021 10:42

SAÚDE: Diagnóstico precoce evita sequelas em casos de esclerose múltipla.

Instituído pela Lei 11.303/2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, comemorado hoje (30), quer dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce da enfermidade, que pode ser tratada e impedir...
30/08/2021 10:28

TRÂNSITO: Acidente trânsito na RS-115 em Igrejinha - RS.

Por volta das 17h25 deste domingo (29), os Bombeiros Voluntários de Igrejinha - RS foram acionados para atender uma ocorrência, na RS-115, próximo ao KM 4,5. Uma colisão envolvendo uma motocicleta Honda, modelo CB 300 e uma bicicleta, deixou três pessoas feridas, uma delas em estado gravíssimo....
30/08/2021 10:13

TRÂNSITO: Dois passageiros ficam feridos após veículo bater contra o muro do Bourbon em Passo Fundo - RS.

Um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas na noite deste domingo (29), próximo ao Bourbon em Passo Fundo - RS. Conforme as informações apuradas, o motorista de um veículo C4 Pallas de cor preta e com placas de Passo Fundo - RS, ao ingressar da Avenida  Brasil Leste, para a...
23/08/2021 14:53

PLANTÃO POLICIAL: R$ 63 milhões de prejuízo para os criminosos: PRF prende traficante com 420 quilos de cocaína.

Na tarde deste domingo (22), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 422 quilos de cocaína sendo transportada no porta-malas de um carro roubado. A ocorrência foi em Eldorado do Sul - RS. Durante uma operação de combate à criminalidade, os policiais abordaram um Creta que transitava na BR 290 em...
23/08/2021 14:42

TRÂNSITO: Duas mulheres ficam feridas após colisão em Passo Fundo - RS.

Na noite deste domingo (22), um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas, no cruzamento da rua Paissandu com Antônio Araújo, no Centro de Passo Fundo - RS. Segundo informações obtidas no local, um veículo VW/Gol, de cor branca, placas de Passo Fundo - RS, estava transitando pela Rua...
23/08/2021 14:29

TRÂNSITO: Três pessoas morrem em colisão frontal na BR 158 em Panambi - RS.

Por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (23) ocorreu um acidente envolvendo um GM Onix com placas de Panambi - RS deixando uma pessoa ferida e um veículo Corsa com placas de Eldorado Sul - RS onde deixou 3 condorenses sem vida e uma foi socorrida com vida. O acidente ocorreu na BR 158,...
23/08/2021 14:16

TRÂNSITO: Acidente entre carro e caminhão mata jovem no centro de Três Passos - RS.

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa no início da madrugada desta segunda-feira (23) em Três Passos - RS. O fato aconteceu, por volta da 1h20, na Avenida Costa e Silva, no centro da cidade. Um Ford Focus seguia no sentido bairro/centro quando, nas...
19/08/2021 21:13

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende arma de fogo em Redentora – RS

Na tarde da quinta-feira (19/08), na cidade de Redentora – RS, na rua José dos Santos, Policiais Militares do 7º BPM realizaram a apreensão de uma espingarda calibre 36 e seis cartuchos do mesmo calibre. A espingarda foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia de Redentora. Fonte/Foto: 7º...
19/08/2021 20:56

PLANTÃO POLICIAL: BM de Crissiumal apreende defensivos agrícolas contrabandeados no interior de Humaitá – RS

No início da manhã desta quinta-feira (19/08), na localidade de Linha Curvo interior de Humaitá - RS, Policiais Militares do 7º BPM realizaram a apreensão de 25 volumes de defensivos agrícolas de origem estrangeira sem desembaraço aduaneiro. O produto de contrabando estava carregado em um veículo...
19/08/2021 11:27

PLANTÃO POLICIAL: PRF apreende 1740 garrafas de bebidas importadas ilegalmente no norte do estado.

Durante essa quarta-feira (18) em uma operação da Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais da região norte do estado, quatro pessoas foram presas em três ocorrências distintas envolvendo bebidas importadas ilegalmente.  Em uma operação que ocorreu nas BRs 386 e 285, com a...
18/08/2021 12:54

GERAL: Slots, uma máquina antiga mas que ganha cada dia mais jogadores

Não faz muito tempo os slots eram apenas uma segunda opção para os apostadores nos cassinos, alguns consideravam que o valor dos prêmios era baixos e os cassinos online dificilmente ofereciam algum tipo de bônus para os que queriam começar a apostar, prática muito comum nas outras modalidades...
29/07/2021 11:03

Esporte: Atleta de Três de Maio - RS participa das Olímpiadas de Tóquio.

Pedro Luiz Burmann de Oliveira nasceu em Porto Alegre do Norte/MT e se mudou para Três de Maio - RS aos 12 anos. Nas aulas de Educação Física, na Setrem, os professores descobriram o seu potencial para o esporte. Em 2010 Pedro fez foi aprovado em um teste na SOGIPA, em Porto Alegre - RS,...
28/07/2021 09:55

CLIMA/TEMPO: Quarta-feira (28), amanheceu com formação de geada em Crissiumal – RS, previsão aponta para formação de geada negra, capaz de congelar seiva das plantas

Massa de ar de origem polar ganha força a partir desta quarta-feira, 28 e o pico do frio deve acontecer na próxima sexta-feira, 30. Nesta quarta-feira, 28, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na metade sul do Paraná com risco de geada. Contudo, a previsão do...
26/07/2021 10:58

TRÂNSITO: Jovem de 28 anos morre em grave acidente na BR 386 em São José das Missões - RS.

Um homem de 28 anos, identificado como Valdair Machado, morreu em um acidente de trânsito na noite deste domingo (25)  no km 102 da BR 386 em São José das Missões - RS.  Por volta das 23:00 hrs ele conduzia um veículo Chevrolet Vectra com placas de Constantina - RS, quando por motivos...
26/07/2021 10:46

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realizou intervenção em aglomeração em local público em Humaitá - RS.

A Brigada Militar realizou na noite deste domingo, dia 25 de julho, uma intervenção rápida e eficiente, em um local público em Humaitá - RS. Denúncias referiam que no local havia mais de 300 pessoas, contudo, com a chegada das viaturas muitos fugiram. No local foi constatado o descumprimento das...
26/07/2021 10:30

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende 400 quilos de maconha em Parobé - RS.

Um casal foi detido no início da tarde deste domingo (24) em Parobé - RS, no Vale do Sinos, transportando cerca de 400 quilos de maconha. A prisão ocorreu na RS-239, após o veículo em que as duas pessoas estavam ter capotado durante a fuga.  Segundo o capitão Gabriel Damasio, comandante da...
22/07/2021 18:08

TRÂNSITO: Acidente em estrada vicinal no interior do município de Miaraguai - RS.

De acordo com informações repassadas, o acidente de trânsito ocorreu na tarde da quinta-feira (22), numa estrada vicinal no interior de Miraguaí - RS. A motorista do Toyota Corolla seguia para a localidade de Linha São Paulo quando perdeu o controle da direção. O automóvel teve consideráveis...
22/07/2021 17:45

TRÂNSITO: Uma pessoa fica ferida após colisão de carro e carreta na BR-285 em Passo Fundo - RS.

No final da noite desta quarta-feira (21), uma pessoa ficou ferida após um acidente da BR-285, em Passo Fundo - RS. O acidente ocorreu nas proximidades do trevo do De Carli. Segundo informações obtidas no local pela Reportagem Policial da Rádio Uirapuru, um veículo Peugeot/207, vermelho, placas...
22/07/2021 08:30

SEGURANÇA: 7° BPM presta apoio ao Exército Brasileiro na Operação Hóplon em Crissiumal – RS

Na última terça-feira (20/07) policiais militares do 7° BPM prestaram apoio ao Exército Brasileiro na fiscalização das lojas que comercializam produtos controlados, tais como armas de fogo, munições, dentre outros. Foram efetuadas fiscalizações nos municípios de Três Passos, Santo Augusto, Braga e...
20/07/2021 10:45

PLANTÃO POLICIAL: Facção que tem base em São Paulo opera no RS e movimenta cerca de R$ 12 milhões por mês com tráfico de drogas.

A Polícia Civil deflagrou uma operação em sete Estados após comprovar que a maior facção que atua no país e que foi criada dentro dos presídios de São Paulo está operando em solo gaúcho. As investigações comprovaram lavagem de dinheiro com venda de drogas que movimentava, por mês, R$ 12 milhões,...
20/07/2021 10:28

TRÂNSITO: Motociclista de 52 anos morre em acidente no trevo de Padre Gonzáles, na BR-468.

Mais um grave acidente de trânsito teve de ser atendido nesta segunda-feira (19), em Três Passos- RS, desta vez no trevo de acesso à Padre Gonzáles e Tiradentes do Sul, no km 106 da BR-468. Por volta de 20h, uma motocicleta Yamaha Factor, placa de Sede Nova, invadiu o sentido contrário da...
20/07/2021 08:55

AGRICULTURA: Produtora rural colhe Pé de Alface Gigante na localidade de Vila de São Marcos, interior de Tuparendi - RS

 A produtora rural, Ana Ghellar, residente na Vila de São Marcos, interior de Tuparendi, na região noroeste do Estado, se surpreendeu com o peso e tamanho de um pé de alface, da variedade Americana, colhida na horta (estufa) de sua propriedade, no dia 17 de julho de 2021. Ana explicou que...
20/07/2021 08:29

COVID-19: Confira o cronograma de vacinação das pessoas de 37 até os 18 anos em Crissiumal - RS

É muito importante a observação do dia e horário correto. Segunda-feira 19.07 estaremos fazendo as segundas doses que já estão agendadas. Fique atento ao cartão de vacinas e a data agendada, compareça. Terça-feira e quarta-feira 20.07 e 21.07 das 8h às 11h e 13h30 às 16h estaremos vacinando as...
19/07/2021 18:31

TRÂNSITO: Acidente deixa dois mortos e dois feridos na BR-153, em Bagé - RS.

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois veículos na BR-153, em Bagé - RS, na região da Campanha, na manhã desta segunda-feira (19). A colisão frontal ocorreu às 6h50min, na altura do km 577 da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas...
16/07/2021 09:17

TRÂNSITO: Colisão frontal envolve dois veículos na BR 472 entre Três de Maio - RS e Boa Vista do Buricá- RS.

Um acidente de trânsito no início da noite desta quinta-feira (15), deixou quatro pessoas feridas na localidade de Ponte Alta, município de São José do Inhacorá - RS. Uma colisão frontal, envolveu os veículos GM Kadett com placas de Dr. Maurício Cardoso - RS, e um VW Fox emplacado em...
16/07/2021 08:54

PLANTÃO POLICIAL: PRF intercepta quadrilha com 229 quilos de maconha em Bento Gonçalves - RS.

Na noite desta quinta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 229 quilos de maconha sendo transportados em um Voyage abordado na BR 470. O restante da quadrilha viajava junto com ele em um Uno, e também foi interceptado. Em uma ação com a participação do serviço de inteligência da...
15/07/2021 09:25

PLANTÃO POLICIAL: PRF prende traficante com 9 quilos de cocaína e crack escondidos no tanque de combustível do carro em Passo Fundo - RS

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por tráfico de 3 quilos de cocaína e 6 quilos de crack na manhã desta terça-feira (14), na BR 285 em Passo Fundo. A droga estava escondida dentro do tanque de combustível de um Uno. Durante uma operação com o apoio do serviço de inteligência,...
15/07/2021 09:09

PLANTÃO POLICIAL: Taxista é morto a tiros em Tenente Portela - RS

Na noite desta quarta-feira, dia 14 de julho, por volta das 21h30min um homem foi encontrado baleado na ERS-330, entre Tenente Portela e Miraguaí, próximo da entrada para a localidade de Alto Alegre.      O homem foi alvejado com vários tiros  na cabeça, suspeita-se que possa...
14/07/2021 10:41

PLANTÃO POLICIAL: Receita Federal apreende meia tonelada de desodorantes.

Ação da Receita Federal na última segunda-feira (12/07) resultou na apreensão de 4.000 unidades de desodorantes de origem argentina introduzidos de forma irregular no país, avaliados preliminarmente em R$ 35.000,00.   As mercadorias estavam sendo encaminhadas por empresa transportadora do...
12/07/2021 09:46

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar flagra aglomeração e termina com rinha de galos em Sede Nova - RS.

Na noite deste sábado (11), às 20h, o Pelotão da Brigada Militar de Crissiumal - RS, recebeu diversas ligações anônimas denunciando uma Rinha de Galo no interior de Sede Nova - RS. Os policiais militares se mobilizaram e deslocaram-se ao local, onde constataram uma grande aglomeração de...
12/07/2021 09:25

PLANTÃO POLICIAL: Polícia faz a maior apreensão de drogas da história do Brasil.

A maior apreensão de drogas da história do país ocorreu neste fim de semana em Deodápolis - MS, a 266 quilômetros da capital Campo Grande e a 80 quilômetros de Dourados. A Polícia Militar Rodoviária do estado interceptou um caminhão com carga de soja que escondia 36,5 toneladas de maconha. O...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.