"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

EDUCAÇÃO: Primeiro indígena com Título de Doutor da UFRGS é da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela - RS

05/12/2020 18:11

ŨN SI AG TŨ PẼ KI VẼNH KAJRÃNRÃN FÃ. Esse é o título, em kaingang, da primeira tese de doutorado defendida por um aluno indígena na história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O autor do estudo, Bruno Ferreira, de 53 anos, defenderá sua tese nessa sexta-feira (4), na Faculdade de Educação, cujo título traduzido significa “O papel da escola nas comunidades kaingang”.

Atualmente morando em Iraí - RS, na região norte do Estado, Ferreira foi criado na Terra Indígena de Guarita, em Tenente Portela - RS. Na tese de doutorado, ele narra sua trajetória de vida desde suas origens na terra indígena, sua infância e adolescência, e as "maldades" e castigos impostos pela escola por ser Kaingang e, na época, não falar português. Eram os anos de 1970 e a escola municipal ficava dentro da terra indígena em que ele nasceu, atendendo também alunos não indígenas filhos de colonos arrendatários que viviam dentro da Guarita. A partir da 5º série, Ferreira estudou em escolas em Tenente Portela e, aos 27 anos, entrou no curso de história na Unijuí.

Bruno Ferreira explica que sua busca pelo conhecimento acadêmico visa o bem coletivo dos povos indígenas. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Ao contrário do que normalmente ocorre com o estudante branco, em que a busca pelo ensino superior está relacionada à um projeto individual de carreira, emprego e renda, os objetivos de Bruno Ferreira em sua trajetória acadêmica sempre foram outros. Para ele, cada passo dado, desde a graduação até agora no doutorado, sempre esteve relacionado à obtenção de conhecimento em prol do desenvolvimento do seu povo.

"Vou para a universidade em busca de formação para um bem coletivo", explica, contrapondo aos anseios individuais que normalmente prevalecem na motivação dos estudantes brancos. "Em nenhum momento minha ida à universidade está condicionada somente a mim, enquanto indivíduo, o Bruno, ela é para o desenvolvimento do povo Kaingang, em primeiro lugar, e dos povos indígenas. É a coletividade do meu povo que necessita de mim para fortalecer a nossa identidade, negada há 500 anos."

O primeiro doutor indígena da UFRGS defende que seu povo precisa acessar o espaço de conhecimento do ensino superior, ambientes tradicionalmente ocupados pela elite branca brasileira, moldado a partir de uma vertente europeia, eurocêntrica, onde novos conhecimentos encontram resistências para serem aceitos.

Nas últimas décadas, os povos indígenas têm tido uma série de direitos reconhecidos, como o direito à língua e ao processo próprio de aprendizagem, o direito de manter valores e cultura própria, garantidos pela Constituição de 1988 e impulsionado pela Lei de Cotas, em 2012. "Até então, a universidade e a escola sempre negaram esses conhecimentos", afirma Ferreira.

Ele explica que esse movimento de formação acadêmica está relacionado à construção de políticas públicas de interesse dos povos indígenas, de modo que sua voz seja ouvida em temas como saúde, educação e demarcação de terras, de acordo com a vontade das comunidades indígenas. "O indígena diz como quer a política pública, e não a política pública construída de cima para baixo. Então a ida à universidade tem essa intenção."

Ferreira destaca que as teses elaboradas por indígenas com títulos de doutor Brasil afora vêm para fortalecer o argumento dos indígenas para realizar essas mudanças. "Essa é a importância de nós, indígenas, estarmos na universidade. Então vamos ter poder de dizer que nosso conhecimento também é reconhecido pela universidade. Nosso trabalho acadêmico fortalece nossa luta."

Além desse aspecto, o pesquisador Kaingang diz que, na pós-graduação, há também a ideia de compartilhar os conhecimentos indígenas oriundos da ancestralidade dos povos, saberes que precisam ser reconhecidos na universidade para, de algum forma, promover a interculturalidade no ambiente acadêmico. "Ao trazer nosso conhecimento, práticas e visão de mundo à universidade, vamos fortalecer a identidade dos povos indígenas e apresentar conhecimentos que também podem servir à sociedade, um outro mundo que a sociedade não indígena não conhece", explica.

Entre alguns aspectos desse outro mundo, ele destaca a relação do indígena com a natureza, e pondera ser um equívoco o conceito de que os povos indígenas a "preservam": "Eles são a natureza, eles vivem ela, tem uma relação íntima com a natureza".

A recepção da academia

Com a experiência de quem percorreu um longo caminho até ser o primeiro indígena a concluir doutorado na UFRGS, Bruno Ferreira conta que o primeiro olhar recebido pelos indígenas na universidade é de negação. E isso que ele entrou na graduação numa época em que não havia o sistema de cotas, seguindo o rito comum da seleção, assim como na pós-graduação.

"A gente é aquela coisa negativa dentro da sala de aula, a gente é vítima de um sistema que criminaliza. Cansei de ouvir na sala de aula da faculdade: "Aqui não é lugar de índio", "Tá ocupando o nosso lugar"", recorda. O efeito, todavia, é contrário. O pesquisador afirma que a discriminação acaba por fortalecer os indígenas. Ferreira tem consciência de que a universidade não mudará sua estrutura, alicerçada sobre bases antigas, porém diz ser possível mudar o pensamento de alguns professores.

"Se começa a trocar conhecimento, mas essa troca não é simples, sempre há o olhar preconceituoso", analisa. Com o passar do tempo, ele acredita, essa situação tende a mudar na medida em que mais indígenas entrem na graduação e na pós-graduação.

Ao entrar no ensino superior, o pesquisador kaingang diz que os indígenas passam a "quebrar" certas regras da universidade, como as regras da metodologia. Para ele, a metodologia utilizada no ambiente acadêmico branco é muito baseada na análise do objeto de pesquisa e os indígenas rompem com essa tradição ao trazerem outros elementos metodológicos à universidade. Um desses elementos é a oralidade como forma de construção de conhecimento.

"Minha pesquisa parte da ancestralidade indígena, do jeito que os indígenas construíram conhecimento. O título da minha tese pode ser trabalhado de diversas formas, eu uso para dizer quais são os caminhos da escola e também como metodologia. Na minha tese vou falar sobre os caminhos antigos da construção do conhecimento", explica.

Ferreira reconhece que a proposta não é simples, afinal, ele precisa convencer professores de metodologia que passam a vida dando aula a partir de um mesmo modelo. "Se os indígenas não tivessem esse conhecimento, essa metodologia, não teriam estratégia para sobreviver até os dias de hoje", acredita. Em sua tese, ele inclusive se utiliza de muitas palavras escritas na língua Kaingang, cada uma com amplos significados, para incluí-las no mundo acadêmico e não indígena.

O primeiro doutor indígena da UFRGS pondera que a participação de seu povo na universidade também serve ao propósito de se apresentar à sociedade não indígena, e ainda colocar a serviço dessa sociedade os seus saberes. "Temos muito conhecimento que precisa ser compartilhado. Além de fortalecer nossa identidade, é também dizer que nosso conhecimento pode ser útil à humanidade."

A universidade que aprende

Maria Aparecida Bergamaschi, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, é a orientadora de Bruno Ferreira. A docente elogia muito a atuação dele dentro da universidade, uma liderança nacional e um dos primeiros indígenas a entrar na universidade para cursar graduação nos anos de 1990. "O Bruno é um percursor, tem muito compromisso social e traz isso pra dentro da universidade. É muito importante a presença dele na Faculdade de Educação."

Maria Aparecida atua há 20 anos com a temática indígena, fato que a faz brincar ser "suspeita" para falar do aprendizado que estudantes indígenas proporcionam à universidade e aos docentes. Ela enfatiza que os professores e colegas que entram em contato com alunos e a cultura indígena têm demonstrado cada vez mais interesse.

"A gente precisa buscar conhecimento, perceber que há outra língua, cultura e outra metodologia. Eles trazem muito firme esse conhecimento do seu povo. Todos que fizeram mestrado e fazem doutorado pesquisam temas importantes para a comunidade. Ter um título de mestre e de doutor da UFRGS também dá possibilidade de bancar a discussão com os gestores públicos", afirma.

A professora destaca que a luta dos indígenas não é fácil, pois há uma força muito grande para manter a escola branca e homogênea. O descrédito, a desvalorização e o racismo institucional e estrutural em relação aos povos indígenas são enormes desafios a serem superados.

Como exemplo, ela diz que normalmente a cultura indígena é relacionada ao exotismo, sem considerar o conhecimento sobre a terra, a natureza, a educação das crianças, da construção e transmissão do conhecimento com metodologias próprias. "Tudo isso reverbera no programa de pós-graduação", explica Maria Aparecida.

Entre tantos desafios, a evasão dos estudantes indígenas no ensino superior é um deles. Após ter o ingresso facilitado com a Lei de Cotas, manter o estudante até a conclusão do curso é o próximo passo. Maria Aparecida ressalta que o índice de evasão é grande entre todos os grupos, devido à alta exigência das universidades, ainda maior na pós-graduação. A professora da Faculdade de Educação avalia que a UFRGS até tem tido sucesso e titulado muitos estudantes indígenas na graduação. O problema maior, ela avalia, é a demora maior para concluir o curso.

Na pós-graduação a situação é diferente. Maria Aparecida explica que o aluno que entra num mestrado ou doutorado é mais maduro e recebe acompanhamento de perto do orientador. A dificuldade, nesses casos, acaba sendo o fato de morar na cidade, com pouco dinheiro, sem a melhor estrutura. "É uma agenda acadêmica muito puxada, com a obrigação de produzir e publicar, muito desgastante, além do racismo que se manifesta de muitas maneiras."

A professora destaca que as dificuldades, muitas vezes, estão mais no lado dos docentes, formados num modo acadêmico eurocêntrico e que só sabe lidar com um tipo de conhecimento e de aluno. A orientadora de Bruno Ferreira é taxativa ao afirmar que a universidade precisa aprender a se abrir para outras formas de comunicação e expressão, linguagem, conhecimento e metodologia. "Quem mais ganha com isso, nesse momento, certamente é a universidade."

Fonte: Sul 21

Notícias:

Notícias:

05/05/2022 21:47

PLANTÃO POLICIAL: Táxi de Cleber Tormes vítima de latrocínio em Crissiumal é encontrado no Mato Grosso do Sul

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de ontem, quarta-feira (04/05), na MS-295 em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, dois veículos roubados no Rio Grande do Sul este ano. Segundo os presos os carros seriam levados para Tacuru para pagar dívida com traficantes. O...
30/04/2022 11:43

NOTA DE FALECIMENTO: Empresário e Político Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos - Crissiumal - RS

Faleceu na manhã deste sábado (30/04) o empreendedor e político crissiumalense Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos. Estava internado em um hospital de Ijuí - RS. Ele foi um grande empreendedor crissiumalense, sendo proprietário da Imobiliária e Escritório de Contabilidade São Cristovão, bastante...
26/04/2022 09:14

TRÁGICO: Soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado morre atingido por raio em Quaraí - RS

Um jovem morreu no início da noite desta segunda-feira (25) após ser atingido por um raio em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto tinha, de 18 anos, soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele estava caminhando pela rua...
19/04/2022 07:27

PLANTÃO POLICIAL: Casal suspeito de latrocínio do taxista Cleber Roni Tormes (Tonico) em Crissiumal são presos em Porto Alegre - RS

O delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, confirmou no início da manhã dessa terça-feira (19) que Sheila Daiane Corrêa Ceconi e Martielo de Souza Martins foram presos nessa terça em Porto Alegre – RS. O casal foi indiciado pela morte do taxista Cleber Roni Tormes, de Crissiumal. Além de...
16/04/2022 02:47

NOTA DE FALECIMENTO: Cléber Roni Tormes, 61 anos – Crissiumal - RS

A mãe Maria Tormes; O pai Valdemar Tormes (in. Memoria); A companheira Célia Maria Mallmann, Os Filhos: Gelson Tormes e Família; Gisele Tormes e Família; Gilberto Tormes e Família e; Irmãos e Irmã e demais familiares, comunicam com Profundo Pesar o Falecimento do Companheiro, Pai, Sogro e Avô...
15/04/2022 23:10

PLANTÃO POLICIAL: Corpo encontrado no Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS, possivelmente é do taxista crissiumalense Cleber Tormes (Tonico) 61 anos

Na noite desta sexta-feira (15), a Polícia Civil juntamente com os familiares do taxista Cleber receberam informações do aparecimento de um corpo na localidade do Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS. Corpo estava no mato em uma via secundaria de terra, próximo da Linha Diesel, no...
13/04/2022 22:16

TRÂNSITO: Jovem Dionatan Freita dos Santos, 23 anos natural de Crissiumal morre em acidente de trânsito em Westfália - RS

Um jovem natural do município de Crissiumal – RS, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (13), em Westfália - RS. Dionatan Freita dos Santos, 23 anos, pilotava uma motocicleta que colidiu em uma Kombi. O rapaz morreu no local do acidente. Matéria em atualização! Foto:...
13/04/2022 21:39

PLANTÃO POLICIAL: Homem é suspeito de assassinar a esposa e filha e cometer suicídio em Cruzaltense - RS

A pequena cidade de Cruzaltense que fica a 49 quilômetros de Erechim - RS, foi tomada de surpresa com uma cena chocante na manhã desta quarta-feira, (13). Vizinhos avistaram sangue escorrendo pelas paredes de uma casa no centro da cidade. Moradores das proximidades relatam que ouviram tiros na...
13/04/2022 20:53

PROCURA-SE: Diane Macedo Bach, 15 anos, está desaparecida desde terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária - RS

Conforme informações repassadas à rádio Sucesso FM, a jovem Diane Macedo Bach, de 15 anos, está desaparecida desde às 16 horas desta última terça-feira (12), quando saiu de casa da localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária – RS. Quem tiver qualquer informação do seu paradeiro pode...
13/04/2022 11:26

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Familiares e amigos realizarão nesta quinta-feira (14/04), a partir das 9h00min novas buscas pelo taxista Crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira, 21 de maio de 2022, após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
09/04/2022 21:02

SOCIAL: Confira o novo layout da FISIOCLÍNICA FONTANA localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS

Confira a equipe de profissionais da FISIOCLÍNICA FONTANA: Sócia Proprietária Fabiane Fontana – Fisioterapeuta; (Foto Direita) Vanessa Erthal – Fisioterapeuta; (Foto Centro) Secretária Maria Knebel. (Foto Esquerda)  Contato: (55) 98122-7995 Confira os serviços prestados pela...
07/04/2022 21:07

PLANTÃO POLICIAL: Câmeras de segurança registram momento que o taxi pertencente Cleber Tormes (Tonico), passou pela localidade de São Sebastião, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21/03/2022), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
07/04/2022 09:42

SOCIAL: Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), em Crissiumal - RS

Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), a partir das 17h00min na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS.
07/04/2022 08:07

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza prisão de uma pessoa e apreensão de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal - RS

A Brigada Militar apreendeu na madrugada desta quinta-feira, dia 07 de abril, 50 galões de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal – RS. Uma pessoa foi presa e conduzida para Polícia Federal.  Em breve mais informações. Fonte/Foto: Brigada Militar Post. Eloídes Nunes.
07/04/2022 07:57

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza apreensão de agrotóxico em Nova Candelária – RS

Na tarde desta quarta-feira (06/04) policiais militares do 4º BPAF durante patrulhamento no interior do município de Nova Candelária - RS, tentaram abordar um veículo Jeep RENEGADE de cor cinza. O condutor, ao visualizar a guarnição, não obedeceu às ordens de parada e fugiu, logo após perdeu o...
06/04/2022 13:18

SOCIAL: OPORTUNIDADE: SELEÇÃO PARA ESTÁGIO TEMPORÁRIO: 01 Vaga de Estágio no Cartório Eleitoral de Crissiumal - RS

A vaga é destinada a estudantes do nível médio.   As atividades serão cumpridas no horário de expediente da unidade, entre as 12:00 horas e as 18:00 horas.   A prova será realizada no dia 18 de abril de 2022, às 14 horas, nas dependências do Cartório Eleitoral, situado na Rua Vinte de...
06/04/2022 08:59

NOTA DE FALECIMENTO: Luana Caroline Gisch, 28 anos – Crissiumal - RS

Os pais Hélio Gisch e Adriane, o irmão Wellington Eduardo Gisch juntamente com o esposo Jhonatan Dudel e filha Yasmin, sogro José e sogra Rosani Dudel com profundo pesar comunicam o falecimento de LUANA CAROLINE GISCH, aos 28 anos, ocorrido nesta manhã desta quarta-feira...
04/04/2022 19:58

CLIMATEMPO: Carro que foi levado pela enxurrada na localidade Lajeado Teimoso, no interior de Crissiumal é encontrado todo destruído

Na madrugada desta segunda-feira (04), Crissiumal e toda região noroeste foi assolada com chuvas torrenciais, grande volume de água e em poucas horas deixou um rastro de destruição nas estradas, pontes, lavouras, benfeitorias e residências. Na localidade de Lajeado Teimoso, na propriedade Odalirio...
04/04/2022 09:24

TRÂNSITO: Pizzaiolo André Luiz, sócio proprietário da Pizzaria Fornalha morre em acidente na Av. Presidente Castelo Branco, centro de Crissiumal - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (04/04), no centro de Crissiumal - RS. A colisão envolveu um carro e um caminhão nas proximidades da Center Motos, na Avenida Presidente Castelo Branco, por volta da 1h20. Chovia forte no momento do acidente. O motorista...
01/04/2022 12:16

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS

Na quinta-feira (31/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam uma carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Progresso, após fuga do condutor. No veículo foram localizados 100 galões de 10 litros cada, de...
01/04/2022 11:39

PLANTÃO POLICIAL: Identificado Casal de amantes envolvido em possível latrocínio de taxista de Crissiumal, ambos tiveram prisão preventiva decretada por homicídio do marido da mulher em Bento Gonçalves–RS, Casal seguem foragido e Cleber desaparecido

A Polícia Civil de Bento Gonçalves, por meio da 1ª delegacia, elucidou o homicídio de Antônio Vilmar Moraes, conhecido como Marreco. No último dia 11, o carro da vítima, um VW Gol, cor branca, foi localizado abandonado e com marcas de sangue em seu interior na Rua José Possamai, no Loteamento...
31/03/2022 15:45

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende três homens por contrabando de cigarros na divisa de Crissiumal com Nova Candelária – RS

Na quarta-feira (30/03), às 23h40 Policiais Militares do 7° BPM de Crissiumal prenderam três homens por contrabando de cigarros. A prisão ocorreu na localidade de Santa Lúcia, divisa de Crissiumal com Nova Candelária. A ação iniciou na localização de Lajeado Tigre, interior de Crissiumal, sendo...
31/03/2022 14:13

SOCIAL: Confira os Ganhadores(as) do Sorteio Especial de Aniversário SuperBenedetti – 52 Anos em Crissiumal - RS

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março de 2022, o sorteio promocional alusivo aos 52 anos do Super Benedetti em Crissiumal – RS. Os ganhadores(as) foram os seguintes: *Uma moto Honda Bros 160 0km Alexandro C. Busanello (Lajeado Bonito - Sede Nova) *Cinco vales compras de R$...
30/03/2022 09:40

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende agrotóxicos de origem estrangeira na localidade de Lajeado Fazenda, interior de Crissiumal - RS

Na terça-feira (29/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam agrotóxicos e mercadorias de origem estrangeira em Crissiumal – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Fazenda, após tentativa de abordagem de um automóvel. O condutor fugiu da abordagem e acabou chocando-se...
29/03/2022 22:06

PLANTÃO POLICIAL: Bebê recém-nascida é salva após ser encontrada dentro de 'patente' em Tenente Portela - RS

Um bebê foi encontrado coberto de fezes junto a uma “patente” (banheiro antigo), em uma das aldeias da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela na tarde desta segunda-feira (28). Foto: Reprodução “Uma das coisas mais tristes e mais emocionantes que eu tive na vida”, assim, um profissional de...
29/03/2022 10:17

SOCIAL: Cresol Cooperar convida associados para Assembleia Digital – Crissiumal - RS

Chegou a hora de conferir a prestação de contas de 2021 e fazer parte das decisões que vão guiar a cooperativa nesse novo ciclo. Mais uma vez a Assembleia Geral da Cresol Cooperar será realizada de forma virtual, na quinta-feira, 31 de março de 2022. A Assembleia inicia às 19h30min, com...
29/03/2022 09:12

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de 51.408 desodorantes em Horizontina - RS

Na noite de segunda feira, dia 28, guarnições da Brigada Militar de Horizontina, em apoio a Operação Hórus, abordaram um caminhão Truck placas de Joinville - SC. Ao inspecionar a carga constataram que o condutor levava a quantidade de 51.408 frascos de desodorante doce, contrabandeados. Diante dos...
28/03/2022 20:09

TRÂNSITO: Violenta colisão entre carro e caminhão na RS 305 em Horizontina - RS

Uma colisão foi registrada no final da tarde desta segunda-feira (28) na ERS 305, localidade de Esquina Tunas – Horizontina, envolvendo um caminhão carregado de pedras, pertencente a uma empresa construtora e um veículo Nissan – March. No caminhão estava o motorista e um colega de trabalho,...
28/03/2022 19:45

PLANTÃO POLICIAL: Mulher morre após ser esfaqueada com canivete em boate em Cacequi - RS

A jovem Bianca Ribeiro Martins, de 22 anos, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) neste domingo (27) após ser vítima de golpes de canivete em uma boate na Rua Borges de Medeiros, às 04h30min, durante uma briga. De acordo com a Brigada Militar, que atendeu...
25/03/2022 19:20

SOCIAL: Jovem de Campo Novo – RS, dada como desaparecida por familiares é localizada na cidade de Frederico de Westphalen - RS

A mulher moradora de Campo Novo que se encontrava desaparecida a mais de 20 dias foi localizada na manhã desta sexta-feira (25). O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Campo Novo e segundo informações do Delegado Vilmar Alaídes Schaefer a mesma foi localizada na cidade de...
25/03/2022 11:52

PLANTÃO POLICIAL: [LOCALIZADA] Mulher está desaparecida a mais de 20 dias em Campo Novo - RS

Os familiares de Vanessa Aparecida Siqueira, 25 anos, moradora de Campo Novo está desaparecida a mais de 20 dias quando saiu de sua casa e nunca mais foi vista. Foto:  Facebook / Arquivo Pessoal Familiares registraram o Boletim de Ocorrência da Delegacia de Campo Novo - RS. Quer ajudar...
24/03/2022 23:27

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende indivíduos por tráfico de drogas em Pinheirinho do Vale – RS

Nesta quinta-feira (24/03) Policiais Militares do 37° Batalhão de Polícia Militar do município de Pinheirinho do Vale, realizaram a prisão de dois indivíduos, juntamente com o material apreendido: uma espingarda calibre 16, duas pistolas sendo uma calibre .9mm e outra calibre .380, dois revólveres...
24/03/2022 22:47

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS

Na quinta-feira (24/03), às 15h30 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS. A prisão ocorreu na BR 468, no km 114, após abordagem de um veículo, sendo localizado no seu interior vinte galões, com vinte litros cada, de herbicida de...
24/03/2022 19:42

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e Polícia Civil realizam prisão por tráfico de entorpecentes em Santa Rosa - RS

Na noite desta quarta-feira (23/03) policiais do 4º BPAF, em ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil efetuaram a prisão de um homem de 56 anos de idade. Com o autor foram apreendidas drogas, armas, munições de vários calibres e dinheiro, além de um veículo e balanças de precisão. O...
24/03/2022 19:29

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Bom Progresso - RS

Na madrugada desta quinta-feira (24/03), às 02h00 policiais militares prenderam um homem por descaminho. A prisão ocorreu na BR 468, Km 100, após abordagem de um veículo, sendo localizado 145 caixas (1740 unidades) de desodorantes e 6 caixas de acendedores (1584 unidades). Os produtos, bem como o...
24/03/2022 17:49

PLANTÃO POLICIAL: Carteira com documentos do taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico) foi encontrada próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS

Nesta quinta-feira (24), familiares do taxista crissiumalense receberam informações sobre o achado de uma carteira contendo os documentos em nome de Cleber Roni Tormes próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS. Familiares providenciaram a busca da mesma, na carteira foi localizado...
23/03/2022 15:05

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Indícios levam polícia acreditar que taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), pode ter sido vítima de latrocínio na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

 O taxista reside na localidade de Barra do Buricá, e tem seu ponto no interior do município de Crissiumal - RS O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma...
21/03/2022 10:37

SOCIAL: Cartórios registram recorde de ''Pais Ausentes'' e 14 mil crianças estão sem o nome paterno nas certidões durante a pandemia no Rio Grande do Sul

Novos módulos do Portal da Transparência do Registro Civil, abastecidos com dados em tempo real, mostram aumento de Mães Solos durante a crise sanitária da Covid-19 Dados inéditos levantados pelos Cartórios de Registro Civil do Brasil apontam que, nos quase dois anos completos de pandemia, mais de...
19/03/2022 20:11

NOTA DE FALECIMENTO: José dos Santos – Crissiumal - RS

A Esposa Selma Wagner dos Santos. Os Filhos: Silvério e Família; Valéria e Família; Silvano e Família; Silvino e Família; Janete e Família; Margarete e Família; Marlise e Família; Marina e Família. E demais familiares com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento de JOSÉ DOS SANTOS, ocorrido neste...
11/03/2022 10:28

SOCIAL: Empresa Madeireira Plack de Crissiumal foi contemplado com Jeep Renegade 0Km sorteado entre as agências da Cresol Cooperar

A Cresol Cooperar promoveu na manhã desta quinta-feira (10) o sorteio principal da Campanha Vem Junto Cooperar. O Jeep Renegade foi para a Madeireira Plack, associada pessoa jurídica à agência Cresol de Crissiumal. O evento ocorreu em frente à agência de Humaitá. A campanha Vem Junto Cooperar...
08/03/2022 18:02

CURIOSIDADE: Objetos luminosos são filmados no céu de Horizontina – RS

Objetos luminosos foram vistos na madrugada desta terça-feira (08), próximo das 4h36min na cidade de Horizontina – RS. Objetos luminosos também foram vistos e filmados em outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catariana. Os objetos eram visíveis a olho nu, mas foi possível realizar filmagens e...
05/03/2022 10:26

MUNDO ANIMAL: Serpentes de grande porte são localizadas no interior de Crissiumal – RS

Moradores da localidade de Vila Bender, Lajeado Nass e Bela Vista, interior de Crissiumal – RS, registram aparecimento de cobras em suas propriedades. Uma serpente foi vista em frente a uma residência na Vila Bender. Foto: Maristela Flores. Outras duas na localidade de Lajeado Nass, em um...
04/03/2022 08:56

PLANTÃ POLICIAL: Homem é encontrado morto dentro de veículo no centro de Três Passos - RS

Um homem foi encontrado morto dentro de um automóvel VW Gol, na Rua 3 de outubro, na manhã desta sexta-feira (4), no centro de Três Passos. A Brigada Militar está no local e acionou a Polícia Civil que, através da perícia, irá apurar as causas da morte. O corpo está ensanguentado dentro do veículo....
28/02/2022 16:49

FATALIDADE: Grupo de amigos que estavam acampados próximo do Rio Uruguai é surpreendido por temporal e Mulher morre ao ser atingida por um galho de eucalipto na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS

Na tarde desta segunda-feira (28), próximo das 14h45minutos um grupo de amigos estavam acampados próximo do rio Uruguai, na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS, aproveitado feriadão prolongado de Carnaval, monto que foram surpreendidos por um temporal com fortes...
28/02/2022 15:59

CLIMA TEMPO: Fortes Ventos derruba galpão na localidade de Vila Bender, interior de Crissiumal – RS

Na tarde desta segunda-feira (28), ventos e chuvas atingiram boa parte do município de Crissiumal – RS. No interior, mais precisamente na localidade de Vila Bender, o vento destelhou e destruiu parte de um galpão. Na localidade de Esquina Cardoso, próximo do Balneário das Três Ilhas, ouve registro...
28/02/2022 15:19

SOCIAL: Parabéns Crissiumal - RS, 67 anos - Homenagem Cresol

Não existe cooperação sem que forças sejam unidas, sem que caminhos sejam traçados para que objetivos em comum sejam alcançados. Assim, unindo forças com a comunidade e suas lideranças que Crissiumal cresce a cada dia, desenvolvendo seu município e melhorando a qualidade de vida de sua...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.