"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Leitura Dinâmica - Mito ou Realidade?

23/03/2014 11:38

A capacidade de fazer leituras de forma rápida sempre foi motivo de admiração. Tanto que a ideia de acelerar o processo por meio de técnicas de leitura dinâmica – tornando essa habilidade acessível para cada vez mais pessoas, e talvez ganhar algum dinheiro com isso – existe desde a década de 1950.

Mas, se o assunto parecia ter sido deixado de escanteio com o passar dos anos, o lançamento recente de um aplicativo que promete revolucionar a leitura dinâmica jogou a discussão para o meio da pequena área.

E a comparação dos números só deixa o debate ainda mais interessante. Enquanto a maioria de nós tende a ler cerca de 200 a 400 palavras por minuto, as pessoas que fazem a tal da leitura dinâmica dizem ler de 1000 a 1700 palavras no mesmo intervalo de tempo. Espantosa e chocante diferença, não?

Mas, antes de entender do que se trata exatamente a leitura dinâmica, e se ela é mito ou realidade, vamos falar um pouco sobre como funciona a leitura em si. O que sabemos sobre a leitura “tradicional”, digamos assim, é que ela é um processo terrivelmente mecânico que acontece de acordo com algumas etapas.

Primeiro você olha para uma palavra, ou várias palavras. Isso se chama “fixação” e leva cerca de 0,25 segundo. Depois, você move o olho para a próxima palavra, ou grupo de palavras. Essa etapa se chama “sacada” e leva cerca de 0,1 segundo.

Depois isso é repetido uma ou duas vezes e você faz uma pausa para compreender o que acabou de ler, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo, em média. E é assim que 95% dos estudantes universitários têm uma leitura média de 200 a 400 palavras por minuto.

Os leitores dinâmicos alegam que diminuem o tempo de fixação – que é o tempo que “gastamos” olhando para as palavras. E eles tendem a fazer isso cortando o que é chamado “subvocalização”, o processo de repetir as palavras na cabeça enquanto as lê. Ao longo do tempo, algumas técnicas e métodos foram desenvolvidos com o objetivo de disseminar essa habilidade que beira à fantasia. Vamos a algumas delas:

Skimming

Skimming é um método de leitura dinâmica que consiste em correr o olho pelas frases procurando palavras-chave para a compreensão do texto. Algumas pessoas fazem isso com bastante naturalidade. Eu, por exemplo, faço isso quando quero saber se a leitura de algum texto vai valer a pena para encontrar a resposta que eu estou procurando.

Se encontrar algumas palavras que correspondam a mais ou menos o que estou procurando, volto do começo para ler atentamente. Justamente porque apesar desta ser uma técnica de leitura dinâmica, ela não nos ensina de fato a ler mais rápido. E, como era de se esperar, estudos já comprovaram que, se uma leitura inteira é feita desta maneira, a compreensão geral do conteúdo fica, e muito, prejudicada.

Meta Guiding

Essa é uma das técnicas mais antigas. Trata-se de usar o dedo, ou uma caneta, para guiar os olhos para palavras específicas. O objetivo principal é diminuir distrações e focar a atenção para fazer a leitura ser mais rápida e efetiva.

Apresentação Visual Serial Rápida (AVSR) e o aplicativo Spritz

É o método utilizado pela maioria dos sistemas de leitura dinâmica digital, inclusive pelo recém-lançado Spritz. Para acelerar o processo de leitura, palavras sozinhas piscam na tela, fazendo você se concentrar em uma por vez. Conforme o usuário vai se acostumando com o sistema, pode acelerar cada vez mais a velocidade com que o display mostra as palavras.

A primeira vez que eu ouvi falar nesse aplicativo, achei a ideia absolutamente fantástica. Eu e o mundo inteiro. Mas, depois que passou a euforia, veio o questionamento: será que se eu lesse um livro inteiro assim, eu iria entender alguma coisa? Ou se quer ia saber do que ele se tratava quando terminasse? E, para a minha alegria, existem pesquisas para responder a essas perguntas!

Compreensão

A vantagem de ler mais rápido é, obviamente, ler mais rápido. Mas a leitura em velocidade pode trazer alguns problemas como… O que é mesmo que eu estava lendo? Você acaba se concentrando tanto em ler o mais rápido possível que acaba perdendo o foco sobre o que você está lendo de fato. E, a principal afetada nisso tudo é a grande protagonista do processo de leitura: a compreensão.

Para Keith Rayner, pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), a leitura dinâmica é quase sem sentido, porque nossos olhos apenas não conseguem trabalhar dessa maneira. Segundo ele, podemos até nos forçar a ler algo em torno de 500 palavras por minuto, mas estamos limitados pelos nossos olhos, anatomia da retina e capacidade do cérebro – que precisa de um certo tempo para processar informações.

Rayner também confirma que a AVSR e os sistemas digitais de leitura dinâmica são da mesma maneira falhos por terem problemas com o que se chama “memória de trabalho” – que é a memória que atua no momento em que as informações estão sendo adquiridas, retendo-as por um curto período de tempo e depois descantando ou encaminhando-as para serem guardadas por períodos mais longos de tempo.

Quando utilizamos a técnica AVSR, sobrecarregamos a memória de trabalho e as palavras vem em um ritmo muito mais rápido do que podemos processar. Isso significa que não podemos absorver informações quando estamos lendo muito rápido. No caso dos aplicativos, como o Spritz, que utilizam esse método, não temos nem a opção de voltar algum trecho e ler de novo, o que, mais um vez, sobrecarrega a memória de curto prazo. Resultado: não conseguimos lembrar muito bem do que acabamos de ler.

Os favoráveis

Para os pesquisadores que desenvolveram o Spritz, o sistema permite que os olhos descansem em um único ponto, o que favoreceria a habilidade de ler mais rápido. Isso pode até ser verdade, mas não soluciona o problema da memória de trabalho sobrecaregada, apontado por Rayner.

E você, o que pensa sobre tudo isso? Será que é mesmo possível ler assim?

 

 Fonte: Hype Science

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

19/07/2018 17:34

ELEIÇÕES 2018: Começam amanhã convenções para escolha dos candidatos a presidente

Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice têm que ser aprovados nas convenções até 5 de...
19/07/2018 17:18

GERAL: Laudo aponta que idoso sofreu infarto antes de ser mordido por cachorro em Passo Fundo - RS

No início desta semana, o falecimento de um idoso chamou a atenção da comunidade de Passo Fundo. O Raymundo Ciello, de 74 anos, foi encontrado morto dentro de um canil no bairro Nenê Graeff. Na ocorrência consta que os agentes da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil e peritos do IGP...
19/07/2018 17:02

MUNDO: Navio russo que afundou em 1905 é descoberto na Coreia do Sul

Um navio russo que afundou no início do século 20 foi encontrado no último domingo na costa da Coreia do Sul pelo grupo sul-coreano Shinil, que pretende pedir às autoridades locais uma autorização para explorá-lo. Rumores dão conta de que o navio transportava cerca de US$ 132 bilhões em...
19/07/2018 16:45

GERAL: Posto de gasolina de Santa Rosa vai participar do Dia da Liberdade de Impostos

A 14ª edição do Dia da Liberdade de Impostos, que promoverá a venda de gasolina sem tributo, contará com a adesão de 25 postos de 14 cidades do Rio Grande do Sul. Na região Noroeste, a única cidade a participar é Santa Rosa, representada pelo Posto Vaccari. O combustível será vendido, no dia 25 de...
19/07/2018 16:26

PLANTÃO POLICIAL: BM atende ocorrência de furto/abigeato em Três Passos - RS

A Brigada Militar (BM) atendeu na quarta-feira (18), no início da tarde, por volta de 13h10min, ocorrência de furto abigeato na localidade de Lajeado Cascatinha, no interior de Três Passos. A vítima informou que havia sido furtada uma vaca Jersey de aproximadamente 350 quilos, de pelagem marrom....
19/07/2018 16:01

GERAL: INSS pode pedir de volta dinheiro pago a quem ganhou correção na Justiça

Quem recebe uma aposentadoria mais gorda graças à chamada desaposentação pode ter de devolver o que recebeu com a correção do benefício. Estão nesse grupo segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram à Justiça pedir a troca da aposentadoria – já aposentados, ainda trabalhando e...
19/07/2018 15:43

PLANTÃO POLICIAL: PRF faz apreensão de 50 armas de fogo e mais de 2 mil munições no Mato Grosso do Sul

Na tarde desta quarta-feira, 18 de julho, no km 18 da BR-267, em Bataguassu/MS, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 50 armas de fogo, 2.542 munições e 15 carregadores. Em fiscalização ocorrida na Operação Égide (que ocorre desde junho de 2017), a equipe deu ordem de parada ao veículo...
19/07/2018 15:26

TRÂNSITO: Mulher morre após veículo despencar de ponte da represa da Maestra, em Caxias do Sul - RS

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente na Rua Olimpio Susin, represa da Maestra na noite desta quarta-feira (18) em Caxias do Sul. Por volta das 22h30min o veículo Fiat/Toro, placas QJF-7077, emplacada na cidade de Brusque, Santa Catarina, conduzido por Lucas Secco...
19/07/2018 15:10

ESPORTES: Grêmio vence Atlético Mineiro no retorno do Brasileirão após a Copa do Mundo

Na noite desta quarta-feira (18) o Grêmio bateu o Atlético Mineiro pelo placar de 2 a 0 no retorno do Brasileirão após a Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Bressan e André, saindo de jogadas de bola parada. O placar poderia ter sido maior, já que Luan acabou perdendo um pênalti....
19/07/2018 14:51

PLANTÃO POLICIAL: Caçadores são presos pela PRF após tentativa de fuga em abordagem em São Borja - RS

No início da manhã desta quinta-feira, 19, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal tentou efetuar a abordagem a um veículo Corsa que trafegava pela BR 472, proximidades do trevo de São Borja, porém o condutor do veículo não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga em direção a Itaqui, sendo...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.