"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Leitura Dinâmica - Mito ou Realidade?

23/03/2014 11:38

A capacidade de fazer leituras de forma rápida sempre foi motivo de admiração. Tanto que a ideia de acelerar o processo por meio de técnicas de leitura dinâmica – tornando essa habilidade acessível para cada vez mais pessoas, e talvez ganhar algum dinheiro com isso – existe desde a década de 1950.

Mas, se o assunto parecia ter sido deixado de escanteio com o passar dos anos, o lançamento recente de um aplicativo que promete revolucionar a leitura dinâmica jogou a discussão para o meio da pequena área.

E a comparação dos números só deixa o debate ainda mais interessante. Enquanto a maioria de nós tende a ler cerca de 200 a 400 palavras por minuto, as pessoas que fazem a tal da leitura dinâmica dizem ler de 1000 a 1700 palavras no mesmo intervalo de tempo. Espantosa e chocante diferença, não?

Mas, antes de entender do que se trata exatamente a leitura dinâmica, e se ela é mito ou realidade, vamos falar um pouco sobre como funciona a leitura em si. O que sabemos sobre a leitura “tradicional”, digamos assim, é que ela é um processo terrivelmente mecânico que acontece de acordo com algumas etapas.

Primeiro você olha para uma palavra, ou várias palavras. Isso se chama “fixação” e leva cerca de 0,25 segundo. Depois, você move o olho para a próxima palavra, ou grupo de palavras. Essa etapa se chama “sacada” e leva cerca de 0,1 segundo.

Depois isso é repetido uma ou duas vezes e você faz uma pausa para compreender o que acabou de ler, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo, em média. E é assim que 95% dos estudantes universitários têm uma leitura média de 200 a 400 palavras por minuto.

Os leitores dinâmicos alegam que diminuem o tempo de fixação – que é o tempo que “gastamos” olhando para as palavras. E eles tendem a fazer isso cortando o que é chamado “subvocalização”, o processo de repetir as palavras na cabeça enquanto as lê. Ao longo do tempo, algumas técnicas e métodos foram desenvolvidos com o objetivo de disseminar essa habilidade que beira à fantasia. Vamos a algumas delas:

Skimming

Skimming é um método de leitura dinâmica que consiste em correr o olho pelas frases procurando palavras-chave para a compreensão do texto. Algumas pessoas fazem isso com bastante naturalidade. Eu, por exemplo, faço isso quando quero saber se a leitura de algum texto vai valer a pena para encontrar a resposta que eu estou procurando.

Se encontrar algumas palavras que correspondam a mais ou menos o que estou procurando, volto do começo para ler atentamente. Justamente porque apesar desta ser uma técnica de leitura dinâmica, ela não nos ensina de fato a ler mais rápido. E, como era de se esperar, estudos já comprovaram que, se uma leitura inteira é feita desta maneira, a compreensão geral do conteúdo fica, e muito, prejudicada.

Meta Guiding

Essa é uma das técnicas mais antigas. Trata-se de usar o dedo, ou uma caneta, para guiar os olhos para palavras específicas. O objetivo principal é diminuir distrações e focar a atenção para fazer a leitura ser mais rápida e efetiva.

Apresentação Visual Serial Rápida (AVSR) e o aplicativo Spritz

É o método utilizado pela maioria dos sistemas de leitura dinâmica digital, inclusive pelo recém-lançado Spritz. Para acelerar o processo de leitura, palavras sozinhas piscam na tela, fazendo você se concentrar em uma por vez. Conforme o usuário vai se acostumando com o sistema, pode acelerar cada vez mais a velocidade com que o display mostra as palavras.

A primeira vez que eu ouvi falar nesse aplicativo, achei a ideia absolutamente fantástica. Eu e o mundo inteiro. Mas, depois que passou a euforia, veio o questionamento: será que se eu lesse um livro inteiro assim, eu iria entender alguma coisa? Ou se quer ia saber do que ele se tratava quando terminasse? E, para a minha alegria, existem pesquisas para responder a essas perguntas!

Compreensão

A vantagem de ler mais rápido é, obviamente, ler mais rápido. Mas a leitura em velocidade pode trazer alguns problemas como… O que é mesmo que eu estava lendo? Você acaba se concentrando tanto em ler o mais rápido possível que acaba perdendo o foco sobre o que você está lendo de fato. E, a principal afetada nisso tudo é a grande protagonista do processo de leitura: a compreensão.

Para Keith Rayner, pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), a leitura dinâmica é quase sem sentido, porque nossos olhos apenas não conseguem trabalhar dessa maneira. Segundo ele, podemos até nos forçar a ler algo em torno de 500 palavras por minuto, mas estamos limitados pelos nossos olhos, anatomia da retina e capacidade do cérebro – que precisa de um certo tempo para processar informações.

Rayner também confirma que a AVSR e os sistemas digitais de leitura dinâmica são da mesma maneira falhos por terem problemas com o que se chama “memória de trabalho” – que é a memória que atua no momento em que as informações estão sendo adquiridas, retendo-as por um curto período de tempo e depois descantando ou encaminhando-as para serem guardadas por períodos mais longos de tempo.

Quando utilizamos a técnica AVSR, sobrecarregamos a memória de trabalho e as palavras vem em um ritmo muito mais rápido do que podemos processar. Isso significa que não podemos absorver informações quando estamos lendo muito rápido. No caso dos aplicativos, como o Spritz, que utilizam esse método, não temos nem a opção de voltar algum trecho e ler de novo, o que, mais um vez, sobrecarrega a memória de curto prazo. Resultado: não conseguimos lembrar muito bem do que acabamos de ler.

Os favoráveis

Para os pesquisadores que desenvolveram o Spritz, o sistema permite que os olhos descansem em um único ponto, o que favoreceria a habilidade de ler mais rápido. Isso pode até ser verdade, mas não soluciona o problema da memória de trabalho sobrecaregada, apontado por Rayner.

E você, o que pensa sobre tudo isso? Será que é mesmo possível ler assim?

 

 Fonte: Hype Science

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

20/04/2018 19:02

PUBLICIDADE: Sábado ‘‘21 de Abril’’ Feriado de Tiradentes, o SuperBenedette atenderá somente pela parte da manhã: 8h00min às 12h00min em Crissiumal – RS

Em virtude do Feriado Nacional (21 de Abril) Dia de Tiradentes, o SuperBenedette de Crissiumal atenderá neste sábado (21), somente pela parta da manhã, das 8h00mim até às 12h00min.
20/04/2018 17:31

SOCIAL: Atividade Assistida por Animais no Lar do Idoso de Crissiumal - RS

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Crissiumal, através da cedência do psicólogo Leandro Diel Rupp está desenvolvendo um trabalho inovador no Lar do Idoso, a Atividade Assistida por Animais, uma técnica cientificamente comprovada que promove o contato entre os idosos internos e...
20/04/2018 17:14

PUBLICIDADE: Confira as Opções em Vendas na Imobiliária Hammes Imóveis em Crissiumal - RS

HAMMES IMÓVEIS VENDE: Linda casa de alvenaria 237,85m² num terreno de 835m², na Avenida Palmeira das Missões esquina com a Rua São Sebastião, em frente a Palmeira Auto Peças. Casa com 3 quartos, sendo um com suíte, 3 banheiros e demais dependências (181,85m²) e quiosque garagem de 56m² aos fundos....
20/04/2018 16:58

CULTURA: 4º Cine Rock está com inscrições abertas

A quarta edição do Cine Rock está com inscrições abertas para bandas e talentos de Três Passos, região e do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho e as fichas de inscrição solicitadas através do e-mail: cinerocktp@hotmail.com. O festival de bandas e talentos do rock...
20/04/2018 16:36

GERAL: Grupo de Cinema da Terceira Idade de Crissiumal contribui para um envelhecimento ativo, despertando a reflexão e o aprendizado

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Crissiumal está comemorando o sucesso de mais uma de suas atividades: O Grupo de Cinema da Terceira Idade. Já, no quarto ano de execução, o Grupo de Cinema conta atualmente com mais de 50 inscritos. Os encontros acontecem todas as tardes de...
20/04/2018 16:20

ESPORTES: Jogo entre Esportivo x Tupi será domingo, às 18 horas em Bento Gonçalves - RS

A Federação Gaúcha de Futebol alterou o horário do jogo do Tupi de Crissiumal diante do Esportivo, em Bento Gonçalves, pela 11ª rodada da Divisão de Acesso, das 16 para as 18 horas de domingo, dia 22, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O técnico do Tupi, Fabiano Borba, comanda treinamento na tarde...
20/04/2018 16:04

GERAL: Confira a classificação Preliminar para o Estágio Remunerado do CIE-E, em Crissiumal - RS

A Prefeitura de Crissiumal divulga o resultado preliminar da Seleção Pública para o preenchimento de vagas de Estágio Remunerado do CIE-E (Centro De Integração Empresa Escola), conforme estabelecido no Edital nº 040/2018. Os estudantes que realizaram as provas poderão conferir o resultado da...
20/04/2018 15:49

GERAL: Prefeitura de Crissiumal contrata emergencialmente doméstica, farmacêutico e médico

A Prefeitura Municipal de Crissiumal, através dos Editais 051/2018, 053/2018 e 054/2018, torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, a partir da próxima semana, junto ao Departamento de Pessoal da Prefeitura, as inscrições para contratações emergenciais e temporárias de...
20/04/2018 15:31

MÚSICA: Avicii, DJ e produtor sueco, morre aos 28 anos

"Eu precisava dar um jeito na minha vida. Essa coisa toda do sucesso só pelo sucesso. Eu não estava conseguindo nenhuma felicidade mais", Avicii disse à revista "Rolling Stone" em setembro de 2017, após o lançamento do EP "Avīci (01)".DJ e produtor sueco Avicii morreu aos 28 anos nesta...
20/04/2018 15:15

GERAL: Bife de Búfalo e Território da Dança serão atrações de evento cultural em Crissiumal - RS

Mais uma vez, em menos de um mês, Crissiumal será palco de um grande evento cultural. Dessa vez a alegria, a música e a dança tomarão conta da cidade. Crissiumal sediará no próximo dia 1º de Maio, feriado nacional, Dia do Trabalho, o Projeto Entrevero Cultural: Expressões do Sul. O Projeto...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.