"O Portal Top em Notícias do Sul”

CURIOSIDADE: Ingleses que vêm a pé assistir à Copa chegam ao Brasil com cão uruguaio

31/05/2014 09:25

Caminhada de 2 mil km partiu da Argentina e chegou ao Rio Grande do Sul.

Os amigos Adam, Pete, David e Ben com o cachorro Jefferson, que se uniu a eles na viagem (Foto: Arquivo pessoal/Walk to the World Cup)


Mais morenos, mais barbudos e mais magros, os ingleses Adam Burns, David Bewick e Pete Johnston, que estão fazendo uma caminhada de quase 2 mil km para assistir à Copa do Mundo, finalmente chegaram ao Brasil.

Na jornada de quase três meses com os pés (literalmente) na estrada, eles atravessaram a Argentina e o Uruguai, ganharam mais dois companheiros de viagem e enfrentaram até um jacaré.

O projeto foi batizado de Walk to the World Cup (caminhada para a Copa do Mundo). Eles saíram de Mendoza, na Argentina, no dia 3 de março, passaram pelo Uruguai e cruzaram a fronteira no último dia 16. Do Chuí (RS), andaram até Santa Vitória do Palmar, depois até a Praia do Cassino e no momento estão na cidade de Cristal.

A ideia é percorrer os 295 km que faltam até Porto Alegre até o dia 8 de junho, e chegar ao Estádio Beira Rio, onde serão realizados os jogos da Copa na cidade gaúcha, na tarde desse dia. “Esperamos que a população de Porto Alegre venha torcer por nós enquanto andamos nossos últimos quilômetros”, disse Adam ao G1.

A chegada de um dos novos companheiros ao grupo já estava prevista. Amigo do trio, o também inglês Ben Olsen uniu-se à viagem a partir de Buenos Aires.

Já o segundo novo membro chegou por acaso. Trata-se de Jefferson Ramsey Moore, um cachorro de rua uruguaio que recebeu esses dois “sobrenomes” em homenagem aos lendários Alf Ramsey e Bobby Moore, respectivamente técnico e capitão do time da Inglaterra campeã do mundo em 1966.

David conta que o grupo estava caminhando pela costa do Uruguai quando um “cachorro de rua fedorento” começou a segui-los. “Isso não era incomum. Já houve vários cachorros nos seguindo por um quilômetro ou dois. Mas quando vimos que ele ainda estava com a gente depois de 30 km, percebemos que esse era diferente”, diz o rapaz.

Jefferson, que ganhou até sua própria “camisa da Inglaterra” para poder se vestir como os amigos, já caminhou mais de 400 km com eles. Os jovens calculam que o cão tenha ao menos dez anos de idade. “Para um cachorro idoso, ele está se saindo incrivelmente bem. Normalmente ele lidera o grupo”, diz Ben. “É ele que levanta a nossa moral diariamente”, completa.

Ao ver que seria difícil levar o cão com eles para o outro lado do oceano, os amigos iniciaram uma campanha para encontrar um novo lar para o animal em Porto Alegre. Já existe uma possível candidata, mas eles dizem que ainda estão recebendo propostas. “Estamos abertos a outras ofertas se alguém puder oferecer a ele um bom lar. Não sairemos de Porto Alegre até encontrarmos uma nova casa para ele”, promete Pete.

No início da aventura, Adam, David, Pete e Ben não tinham ingressos para nenhum jogo da Copa. Agora, eles já conseguiram comprar bilhetes para Inglaterra x Itália, em Manaus, e Inglaterra x Costa Rica, em Belo Horizonte. Nas duas cidades, moradores que ficaram sabendo da viagem oferecem lugar para que eles se hospedem gratuitamente. “A generosidade dos brasileiros tem sido incrível”, elogia Ben.

O grupo agora tenta conseguir “desesperadamente” ingressos para o jogo Inglaterra x Uruguai, o único que falta de seu time na fase de grupos.

Eles esperam, aliás, que o resultado dessa partida repita o de uma pelada que aconteceu entre eles e alguns uruguaios em Montevidéu. “Ganhamos deles e esperamos que isso seja um presságio para o jogo entre Uruguai e Inglaterra”, brinca Adam. A experiência, em um campo em frente à praia, está entre algumas das lembranças mais marcantes da viagem.

Outro momento marcante – mas não tão agradável – aconteceu durante uma parada na Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul. O dia escureceu antes do que o grupo esperava e eles acabaram tendo que acampar perto de um rio. "Aprendemos depois que lá dentro tinha jacarés", conta Ben. "No dia seguinte, vimos um jacaré a cerca de 50 metros do acampamento. Foi extremamente assustador”, diz.

 

25 kg a menos e barba no rosto

Depois de alguns dias em Porto Alegre, os quatro amigos irão de avião para o Rio de Janeiro. De lá, partem para Manaus e depois para Belo Horizonte, onde assistirão aos jogos da Copa, e depois voltam para o Rio, onde ficarão baseados durante o restante do Mundial. Eles planejam também ir a Curitiba em algum momento da viagem.

Depois que o torneio acabar, a ideia é ir para o interior da Bahia, onde está sendo construído um poço de água que eles estão ajudando a financiar com doações. Até agora, o grupo arrecadou, pela internet, cerca de 7.700 libras -- 38% das 20 mil libras que pretendem conseguir até o fim da viagem.

De tanto caminhar, o grupo já perdeu, ao todo, 25 kg. Eles também deixaram a barba crescer, e prometem não cortá-la enquanto a Inglaterra não for eliminada da Copa. “Talvez a gente vá barbudo para a final”, diz Dave, para quem a viagem tem sido “incrível”. “Vamos lembrar dela pela resto da vida e contar todas as histórias para os nossos netos”, afirma.
 

Fonte: G1

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

23/09/2020 14:12

PLANTÃO POLICIAL: 37º BPM prende mãe e filho por tráfico de drogas em Frederico Westphalen - RS

Na noite desta terça-feira (22/9), policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37ºBPM), prenderam um homem de 24 anos e sua mãe de 43 anos de idade, por tráfico de entorpecentes no Bairro São José em Frederico Westphalen. O jovem foi preso após ser flagrado saindo de sua residência com...
23/09/2020 14:05

PLANTÃO POLICIAL: 4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS

4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS. Na segunda-feira (21/09) Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, efetuaram a apreensão de 241 pés de maconha em Porto Mauá - RS. Um homem de 33 anos foi preso e...
23/09/2020 08:38

GERAL: Seguros Sicredi beneficiam mais de 3 mil associados em nossa região Noroeste do RS

A Sicredi Noroeste RS, além de oferecer experiências positivas, soluções adequadas, produtos e serviços financeiros completos, busca atender os associados na integralidade de suas necessidades e expectativas. Os seguros Sicredi são completos e com proteção que fazem diferença no patrimônio dos...
22/09/2020 23:18

BOMBEIROS: Incêndio destrói residência na Rua Coroados, centro de Crissiumal - RS

Na noite desta terça-feira (22), um incêndio destruiu uma casa mista de alvenaria e madeira na rua Coroados, esquina com a rua Três Passos, próximo da Sorveteria do Guinter, centro de Crissiumal – RS. No momento do sinistro, os moradores não estavam na casa, sendo um casal e uma criança. Populares...
21/09/2020 15:36

COVID-19: Confirmado o 19º óbito de paciente infectado pela coronavírus em Três Passos - RS

O município de Três Passos confirmou na manhã desta segunda-feira (21), o 19º óbito de pessoa infectada pela Covid-19. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, de 79 anos. Ele foi internado no dia 30 de agosto, no Hospital de Caridade, pela família. Coletado exame PCR para o Laboratório Central...
21/09/2020 15:25

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM atendeu seis ocorrências de perturbação do sossego durante o final de semana em Tenente Portela, Barra do Guarita, Chiapetta, Sede Nova e Tiradentes do Sul - RS

O final de semana de tempo bom fez muitas pessoas saírem de casa e por vezes descumprirem as orientações de distanciamento controlado impostas pela pandemia. Foram atendidas seis ocorrências de perturbação do sossego, sendo sete pessoas responsabilizadas mediante termo circunstanciado. Das seis...
21/09/2020 09:15

PLANTÃO POLICIAL: Trator VALMET foi identificado pela Brigada Militar com as mesmas características relatadas em um registro de estelionato em Araranguá - SC. Trator encontrava-se na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS

No domingo (20/9), por voltas das 20h30min, na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS. Policias Militares do 7ºBPM localizaram um TRATOR VALMET ANO 1971, o qual foi constatado ter as mesmas características de uma máquina descrita em uma ocorrência policial de estelionato...
19/09/2020 08:21

SOCIAL: Mensagem de Agradecimento: 1 Ano de Falecimento “in Memória” de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Foi há um ano Claudinei que você partiu. Ainda recordamos da dor, da angústia, de todo pesadelo que foi receber e lidar com a notícia de seu trágico falecimento, pois você partiu, sem aviso, sem tampouco nós permitir lhe dizer adeus, tão cedo você se foi, tão cedo e tão de repente, com tanta...
18/09/2020 22:30

PUBLICIDADE: (18/09/2020) Confira as Ofertas da Semana em HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS em Crissiumal – RS

ATENÇÃO!  Se você deseja adquirir um terreno, a HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS pode lhe ajudar!! Contate-nos pelo waths app:  (55) 9.9137-9985 com Clóvis Homerding. Ou venha até nosso escritório:  Avenida Presidente Castelo Branco, nº 306, sala 03, Crissiumal/RS ‼️São diversos...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.