O lixo reciclável que você coloca fora toda semana agora pode virar peças de decoração para sala ou um brinquedo para o filho. Não é brincadeira, apesar da ideia ser divertida. Esse trabalho só é possível através de técnicas que moldam e transformam o que parece não ter mais utilidade, como o lixo seco, em um novo objeto. Durante a Semana Cultural, em Horizontina, duas oficinas vão oferecer esse aprendizado. A primeira acontece no dia 21 de outubro, à tarde, ministrada pelo pessoal do projeto Route, de Florianópolis (SC). Lá, voluntários recolhem o lixo das praias e transformam em brinquedos, que são doados para crianças de todas as instituições de ensino e inclusão. Na Semana Cultural, a ideia é explicar sobre a importância da sustentabilidade nas escolas, como reciclar o lixo e montar os brinquedos e kits de xadrez ao vivo.
A segunda oficina é de Decoração Criativa, na tarde do dia 24 de outubro, e tem uma proposta parecida: “vamos mostrar que é possível transformar tudo que tem ao redor em utilidade, seja prática, como decorativa”, explica Maria Gabriela Leite,de São Paulo, que estará ensinando os participantes. E olha que legal: ela tem uma página chamada Decoração Criativa no Facebook, com mais de 700 mil curtir, onde você pode conferir o trabalho da comunicadora.
As oficinas acontecem no Centro Esportivo e Cultural Cristo Rei e têm como público-alvo educadores e estudantes. Cada uma deve durar cerca de três horas e os participantes deverão levar uma lista de material para confeccionar as peças. As oficinas serão de graça, têm 40 vagas para cada dia e a inscrição deve ser realizada no site: www.semanacultural.art.br. No site também tem a lista e mais informações. As pessoas que não conseguirem se inscrever na turma que irá fazer as peças, poderão assistir no local das atividades.
Fonte: Alessandra Toniazzo
Coordenadora de comunicação da Semana Cultural
Post. Eloídes Nunes.
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!
topsulnoticias@gmail.comCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2018 - Todos os direitos reservados.