"O Portal Top em Notícias do Sul”

CONTAS PÚBLICAS: TCE rastreia acúmulo de cargos públicos no RS

04/03/2014 13:24

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) criou um grupo de trabalho especial para buscar casos de acúmulo de cargos públicos, nepotismo e pessoas já falecidas nas folhas de pagamento de mais de 1,2 mil órgãos públicos estaduais e municipais no Rio Grande do Sul.


O Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo (CGEX), denominação dada internamente ao grupo que rastreia irregularidades nas instituições públicas, tem acesso irrestrito a dados sigilosos da administração e realiza o cruzamento de dados de diferentes instituições com o uso de tecnologia da informação e a adoção de ferramentas de inteligência na fiscalização.

O cruzamento de dados já encontrou centenas de indícios de irregularidades, que são repassados como instrução aos auditores externos do tribunal para a verificação in loco da situação.

Os dados dos apontamentos ainda não foram divulgados para não prejudicarem as investigações, mas foram encontrados indícios de que há pessoas falecidas em folhas de pagamento de prefeituras e também acúmulo de cargos.

Os trabalhos dos auditores externos devem estar concluídos até o final do semestre. O CGEX também busca por combinações entre empresas privadas para fraudar licitações e outras irregularidades que podem ser cometidas contra a administração pública. 

De acordo com o diretor de Controle e Fiscalização do TCE, Leo Richter, o tribunal definiu parâmetros para focar sua atuação e por isso as folhas de pagamentos estão sob análise direta dos servidores.

"Criticidade, materialidade e relevância dos gastos são nossos parâmetros, e por isso estamos em cima dos gastos com pessoal. Estes chegam a 60% do dinheiro público gasto no Estado.

Ao todo, são cerca de R$ 36 bilhões que correm nas folhas de pagamentos municipais e do Estado e que precisam ser analisados", afirmou.  

Técnicos da Abin treinaram auditores

O banco de dados que o Tribunal de Contas tem acesso agora é fruto de acordos de cooperação que possibilitam o compartilhamento de informações.

Ao lado dos salários, uma das prioridades é comparar preços cobrados sobre serviços realizados a órgãos públicos através de dados da nota fiscal eletrônica.

No caso de estarem acima dos valores praticados para instituições privadas, o TCE age imediatamente, indicando ao gestor a possível irregularidade. Implantado em 2011, o grupo fechou parcerias com dezenas de instituições que pudessem oferecer acesso a banco de dados e à formação de redes de compartilhamento de informações.

O corpo técnico do Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo é composto de cinco auditores públicos e um oficial de controle externo, que passaram por treinamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Tribunal de Contas da União e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem do Dinheiro, além de conhecerem estruturas semelhantes de atuação de outros tribunais e órgãos ligados ao controle externo.

Um trabalho semelhante foi realizado recentemente pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Lá, foram identificados 31 mil servidores estaduais e municipais em situação de acúmulo de cargos públicos.

TCE suspende compra de helicóptero

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu medida cautelar na sexta-feira determinando a suspensão da licitação da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos para a aquisição, estimada em R$ 26.865.904,00, de dois helicópteros para uso da Secretaria Estadual da Saúde.

A medida foi provocada por uma representação do Ministério Público de Contas (MPC).

Entre as inconformidades apontadas no edital estão a ausência de referência ao serviço aeromédico, a descrição de atividades estranhas à área da saúde, como combate a incêndio e missões de radiopatrulhamento, além de falhas na publicidade e restrição à participação de possíveis interessados.

A representação do MPC destaca que os recursos destinados à aquisição são vinculados, sendo vedada a utilização em atividades diversas daquelas relacionadas com a saúde.

O relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, intimou o secretário da SARH, Alessandro Barcellos, para que se abstenha de dar seguimento aos procedimentos voltados à contratação, além de conceder prazo de 15 dias para que o administrador preste esclarecimentos. 

O governador do Estado e a Secretária Estadual de Saúde foram comunicados da decisão.

Edital está sob análise, diz Tarso  

O governador do Estado, Tarso Genro, que se encontra no Palácio das Hortênsias, em Canela, emitiu nota no final de semana a respeito da decisão do Tribunal de Contas do Estado que determinou a suspensão da licitação para a compra de dois helicópteros para uso da Secretaria da Saúde.

Segundo a nota, o governador considera desnecessária a interrupção do edital para a compra dos helicópteros. Segundo Tarso, em caso de dúvida sobre a legalidade do edital, ele próprio solicitaria que fosse feito outra licitação.

O governador diz que não foi notificado da decisão do TCE, porém, com base nas reclamações de uma das empresas interessadas em fornecer os helicópteros, solicitou ao Departamento Estadual para Prevenção e Repressão à Corrupção, há cerca de 20 dias, que fosse feita apuração dos fatos.

Agora, o edital será avaliado para verificar a necessidade de refazê-lo ou se o atual está correto, diz o Piratini.

 

Fonte: Correio do Povo

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

23/09/2020 14:12

PLANTÃO POLICIAL: 37º BPM prende mãe e filho por tráfico de drogas em Frederico Westphalen - RS

Na noite desta terça-feira (22/9), policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37ºBPM), prenderam um homem de 24 anos e sua mãe de 43 anos de idade, por tráfico de entorpecentes no Bairro São José em Frederico Westphalen. O jovem foi preso após ser flagrado saindo de sua residência com...
23/09/2020 14:05

PLANTÃO POLICIAL: 4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS

4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS. Na segunda-feira (21/09) Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, efetuaram a apreensão de 241 pés de maconha em Porto Mauá - RS. Um homem de 33 anos foi preso e...
23/09/2020 08:38

GERAL: Seguros Sicredi beneficiam mais de 3 mil associados em nossa região Noroeste do RS

A Sicredi Noroeste RS, além de oferecer experiências positivas, soluções adequadas, produtos e serviços financeiros completos, busca atender os associados na integralidade de suas necessidades e expectativas. Os seguros Sicredi são completos e com proteção que fazem diferença no patrimônio dos...
22/09/2020 23:18

BOMBEIROS: Incêndio destrói residência na Rua Coroados, centro de Crissiumal - RS

Na noite desta terça-feira (22), um incêndio destruiu uma casa mista de alvenaria e madeira na rua Coroados, esquina com a rua Três Passos, próximo da Sorveteria do Guinter, centro de Crissiumal – RS. No momento do sinistro, os moradores não estavam na casa, sendo um casal e uma criança. Populares...
21/09/2020 15:36

COVID-19: Confirmado o 19º óbito de paciente infectado pela coronavírus em Três Passos - RS

O município de Três Passos confirmou na manhã desta segunda-feira (21), o 19º óbito de pessoa infectada pela Covid-19. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, de 79 anos. Ele foi internado no dia 30 de agosto, no Hospital de Caridade, pela família. Coletado exame PCR para o Laboratório Central...
21/09/2020 15:25

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM atendeu seis ocorrências de perturbação do sossego durante o final de semana em Tenente Portela, Barra do Guarita, Chiapetta, Sede Nova e Tiradentes do Sul - RS

O final de semana de tempo bom fez muitas pessoas saírem de casa e por vezes descumprirem as orientações de distanciamento controlado impostas pela pandemia. Foram atendidas seis ocorrências de perturbação do sossego, sendo sete pessoas responsabilizadas mediante termo circunstanciado. Das seis...
21/09/2020 09:15

PLANTÃO POLICIAL: Trator VALMET foi identificado pela Brigada Militar com as mesmas características relatadas em um registro de estelionato em Araranguá - SC. Trator encontrava-se na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS

No domingo (20/9), por voltas das 20h30min, na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS. Policias Militares do 7ºBPM localizaram um TRATOR VALMET ANO 1971, o qual foi constatado ter as mesmas características de uma máquina descrita em uma ocorrência policial de estelionato...
19/09/2020 08:21

SOCIAL: Mensagem de Agradecimento: 1 Ano de Falecimento “in Memória” de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Foi há um ano Claudinei que você partiu. Ainda recordamos da dor, da angústia, de todo pesadelo que foi receber e lidar com a notícia de seu trágico falecimento, pois você partiu, sem aviso, sem tampouco nós permitir lhe dizer adeus, tão cedo você se foi, tão cedo e tão de repente, com tanta...
18/09/2020 22:30

PUBLICIDADE: (18/09/2020) Confira as Ofertas da Semana em HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS em Crissiumal – RS

ATENÇÃO!  Se você deseja adquirir um terreno, a HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS pode lhe ajudar!! Contate-nos pelo waths app:  (55) 9.9137-9985 com Clóvis Homerding. Ou venha até nosso escritório:  Avenida Presidente Castelo Branco, nº 306, sala 03, Crissiumal/RS ‼️São diversos...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.