"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

CLIMA TEMPO: Confira a Retrospectiva Ambiental do ano de 2020: Chuvas extremas, água podre, pausa na poluição, desmatamento recorde, gafanhotos, inferno no Pantanal E MUITO MAIS

30/12/2020 09:06

Confira a retrospectiva ambiental do ano de 2020 preparada pela equipe do Clima que Quereremos, parceria da Climatempo com a agência O Mundo Que Queremos.

Janeiro: chuvas extremas

Um ano após o crime ambiental que matou 270 pessoas com o rompimento da barragem da Vale, a cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte , viveu um novo desdobramento dessa tragédia. A região testemunhou as chuvas mais volumosas dos últimos 110 anos, quando a medição começou. O Rio Paraopeba, que foi atingido pela lama da Vale e que atravessa a cidade, transbordou, e os rejeitos tóxicos da mineração invadiram as casas.

Em todo estado, 53 mortes foram registradas em decorrência dos sucessivos temporais daquele mês. Na capital, foram 13 vítimas. Quase a totalidade das vidas perdidas eram de moradores de habitações precárias em áreas de encostas, mostrando mais uma vez que os mais afetados por problemas ambientais no Brasil são os mais pobres.

Nos outros estados do Sudeste, as águas de janeiro também deixaram estragos. No Espírito Santo, o segundo mais afetado, 9 pessoas morreram em decorrência dos temporais e quase 9 mil ficaram desabrigadas. Os extremos de chuva estão apresentando tendência de aumento no país, mas as cidades brasileiras ainda não estão minimamente preparadas para proteger sua população.

Fevereiro: água podre

Imagine que alguém te ofereça um copo de água contaminada. Agora imagine que quem está oferecendo esse copo de água venenosa é o próprio poder público? Foi exatamente essa situação absurda que os cariocas viveram em fevereiro deste ano. As águas do Rio Guandu, que abastece a cidade do Rio de Janeiro, foram contaminadas com Metil-Isoborneol (composto orgânico produzido por micro-organismos e que indica a presença de esgoto, inicialmente confundido com geosmina), e poluição industrial, deixando vários habitantes doentes.

Pesquisadores apontaram como causas da poluição a falta de saneamento básico em toda região da bacia do Rio Guandu. O Ministério Público do Rio De Janeiro abriu uma investigação, mas ninguém foi responsabilizado. Um termo de ajuste de conduta foi celebrado pelo órgão com a Cedae, companhia de abastecimento da cidade, mas a empresa não fez os investimentos necessários em tratamento de esgoto para impedir que o problema voltasse no próximo verão. Esse verdadeiro crime contra a saúde pública acabou sendo esquecido pela chegada ao país do novo coronavírus, e, atualmente, o Rio de Janeiro vive outra crise hídrica, dessa vez por falta de água em diferentes bairros.

Março: pausa na poluição

Em todo mundo, a poluição caiu drasticamente por conta dos lockdowns decorrentes da pandemia de COVID-19, paralisando indústrias poluentes e retirando os carros de circulação. Essa primeira percepção de queda da contaminação do ar foi mais tarde confirmada por um estudo que fez um levantamento das emissões anuais do planeta. Segundo essa pesquisa, as estimativas feitas até novembro apontavam para uma queda de 7% das emissões em relação a 2019 - 2,4 bilhões de toneladas de monóxido de carbono (CO2) a menos jogadas na atmosfera. O infográfico abaixo foi feito pelos autores do estudo para mostrar o choque de queda de emissões (quando os mapas dos países ficam em azul mais claro) no mês de março, que foi ao longo do ano sendo anulado.

Mas essa queda temporária não teve nenhum efeito sobre as mudanças climáticas. Funciona assim: o CO2 que é emitido hoje permanece na atmosfera por até 200 anos e nos oceanos por ainda mais tempo. Isso significa que os gases que estão elevando a temperatura da Terra nos dias atuais foram emitidos muitos anos antes (uma boa parte vem do início da revolução industrial, quando se queimava muito carvão). A Organização Meteorológica Internacional (WMO) fez esse alerta em novembro, por meio do seu Boletim de Gases de Efeito Estufa, ressaltando que as paralisações causadas pela COVID-19 não achataram a curva de emissões, que no acumulado até aumentaram este ano.

Abril: desmatamento recorde
171% de aumento no desmatamento da Amazônia em relação ao mesmo mês em 2019 -- que já havia sido alto. Até aquele momento, esse tinha sido o maior aumento de desflorestamento dos últimos 10 anos - 529 km² desmatados, um terço somente no Pará. Esses dados foram calculados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que contrastam com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que é ligado ao governo federal. Segundo o INPE, foram na verdade 63,75% de aumento em comparação com abril de 2019, o que significa desflorestação de 405,6 km² de Floresta Amazônica. Em qualquer uma das medições, a conclusão é a mesma: o maior tesouro biológico do Brasil está sendo rapidamente devorado.

Maio: grilagem não!

Um projeto de lei (PL 2633) e uma medida provisória (MP 910) foram apresentados naquele mês para tentar legalizar terras públicas que foram invadidas, a chamada grilagem de terras, principal indutora do desmatamento. Mas a sociedade brasileira disse não. Após uma intensa pressão nas redes sociais, e até o envolvimento de artistas, como a cantora Anitta, a modelo Gisele Bündchen e o fotógrafo Sebastião Salgado, os parlamentares barraram a proposta. Ufa!


Junho: gafanhotos

Em meio a tantas crises ambientais, uma perigosa nuvem de gafanhotos se aproximou do Sul do Brasil em junho, ameaçando a vegetação nativa, a produção de grãos e o pasto que alimenta os rebanhos bovinos, como já tinha ocorrido na Argentina. Os dois países conseguiram frear os insetos, mas usando uma quantidade extra de agrotóxicos.

Os fatores que levam ao surgimento de nuvens de gafanhotos na América do Sul ainda não estão totalmente claros, mas os cientistas apontam as grandes lavouras de monocultura como o principal indutor porque concentram grandes quantidades de alimento para os gafanhotos num único lugar e eliminam competidores e inimigos naturais.
 

Julho: inferno no Pantanal

Foi neste mês que começaram os incêndios que levaram à destruição de 29% do Pantanal, maior área de vegetação alagada do mundo. Os pesquisadores ainda não conseguiram calcular o prejuízo ambiental gerado e estudam um método para reflorestamento da região. As fotos de animais carbonizados -- jacarés, macacos, onças, aves, cobras -- rodaram o mundo e chocaram lideranças e cidadãos em toda a parte.

Em todo estado, estima-se que mais de 2 mil famílias quilombolas, pantaneiras e indígenas ainda sofram o impacto, como perda de lavouras e diminuição de peixes. Quatro fazendeiros foram indiciados pela Polícia Federal pelo início das queimadas na região da Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O inquérito foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e ainda não houve conclusão.
 

Agosto: sobrecarga

No dia 22 de agosto foi o dia da sobrecarga da Terra. Isso significa que a humanidade atingiu o limite de recursos que o planeta pode repor no período de um ano e vários meses antes do ano acabar. Essa data é calculada e divulgada anualmente, e o limite tem ficado cada vez mais próximo do começo do ano -- ainda que em 2020 o mundo tenha ganhado três semanas extras por conta da paralisação econômica em decorrência da pandemia.
 

Setembro: restingas e manguezais

Uma decisão do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) causou muita polêmica ao tentar legalizar ocupações em área de restinga e manguezais e a queima de resíduos contaminados por agrotóxicos. Como não podia deixar de ser, houve repercussão muito negativa e ações foram levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), que reverteu as medidas em relação às restingas e aos manguezais porque elas são inconstitucionais. Já a permissão de queima de embalagens de agrotóxicos continua valendo. Especialistas dizem que a prática pode lançar no ar fuligem e gases tóxicos que são perigosos para a saúde de pessoas e animais.
 

Outubro: onde há fogo, há muita fumaça

Outubro registrou 17.326 focos de queimada na maior floresta tropical do mundo, o que corresponde a mais que o dobro do número de incêndios detectados na Amazônia no mesmo mês do ano passado (que já tinha sido recorde). O Pantanal registrou em outubro 2.856 focos de incêndio, o maior número já registrado na história. Os dados são do INPE.

Naquele mesmo mês, tempestades de cinzas decorrentes das queimadas assustaram os brigadistas na região do Pantanal. Relembre aqui e aqui.
 

Novembro: o melhor do Brasil é o brasileiro!

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto FSB a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) trouxe algum alívio em meio ao caos ambiental de 2020: a população brasileira não concorda com a destruição da natureza. Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas (77%) acredita que é preciso aumentar as áreas de preservação ambiental e, para 93%, preservar a Amazônia é fundamental para a economia. Para 47% dos entrevistados, a maior ameaça ao ambiente são as queimadas -- para quem mora na região amazônica, esse percentual é de 54%. Em segundo lugar, vem o desmatamento, com 16%. O brasileiro também acredita que os índios e ribeirinhos, seguido das ONGs, são os que mais tomam atitudes para preservar a floresta. Para a CNI, o dado que mais chamou a atenção foi o de que 95% dos pesquisados acreditam que é possível proteger e desenvolver a Amazônia ao mesmo tempo.

Na mesma pesquisa, os avaliadores detectaram ainda que 78% dos brasileiros sentem um alto grau de orgulho em relação à Amazônia.
 

Dezembro: se essa árvore falasse...

Este mês foi confirmada a descoberta do maior e mais antigo exemplar sobrevivente de Pau-Brasil, ou Ibirapitanga (árvore vermelha), seu nome original tupi. A árvore tem idade calculada entre 500 e 600 anos, ou seja, contemporânea do princípio da colonização que praticamente extinguiu a espécie, e tem 40 metros de altura e um tronco de 7,13 metros de circunferência. Esse verdadeiro exemplo de resiliência, classificado mesmo como "um milagre" pelo biólogo que a identificou, Ricardo Cardim, está localizado em Itamaraju, no Sul da Bahia, dentro de uma comunidade tradicional, ao lado de outras companheiras gigantes, como Jequitibás e Sapucaias.

Como uma árvore tão antiga, tão valiosa e perfeitamente saudável mesmo sendo uma anciã sobreviveu a uma cultura de destruição, estando a poucos quilômetros de uma rodovia? O agricultor Manoel de Jesus, o morador da comunidade que descobriu o exemplar há 6 anos, dá uma pista: "tenho um tesourinho verde da natureza" disse orgulhoso após a confirmação da espécie e da antiguidade da planta. Orgulho, cuidado, respeito com a natureza e a consciência de que a floresta viva é o verdadeiro tesouro - essa fórmula tem tudo para nos dar anos novos muito felizes!
 

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Climatempo / Angela Ruiz
 

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

Notícias:

05/05/2022 21:47

PLANTÃO POLICIAL: Táxi de Cleber Tormes vítima de latrocínio em Crissiumal é encontrado no Mato Grosso do Sul

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de ontem, quarta-feira (04/05), na MS-295 em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, dois veículos roubados no Rio Grande do Sul este ano. Segundo os presos os carros seriam levados para Tacuru para pagar dívida com traficantes. O...
30/04/2022 11:43

NOTA DE FALECIMENTO: Empresário e Político Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos - Crissiumal - RS

Faleceu na manhã deste sábado (30/04) o empreendedor e político crissiumalense Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos. Estava internado em um hospital de Ijuí - RS. Ele foi um grande empreendedor crissiumalense, sendo proprietário da Imobiliária e Escritório de Contabilidade São Cristovão, bastante...
26/04/2022 09:14

TRÁGICO: Soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado morre atingido por raio em Quaraí - RS

Um jovem morreu no início da noite desta segunda-feira (25) após ser atingido por um raio em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto tinha, de 18 anos, soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele estava caminhando pela rua...
19/04/2022 07:27

PLANTÃO POLICIAL: Casal suspeito de latrocínio do taxista Cleber Roni Tormes (Tonico) em Crissiumal são presos em Porto Alegre - RS

O delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, confirmou no início da manhã dessa terça-feira (19) que Sheila Daiane Corrêa Ceconi e Martielo de Souza Martins foram presos nessa terça em Porto Alegre – RS. O casal foi indiciado pela morte do taxista Cleber Roni Tormes, de Crissiumal. Além de...
16/04/2022 02:47

NOTA DE FALECIMENTO: Cléber Roni Tormes, 61 anos – Crissiumal - RS

A mãe Maria Tormes; O pai Valdemar Tormes (in. Memoria); A companheira Célia Maria Mallmann, Os Filhos: Gelson Tormes e Família; Gisele Tormes e Família; Gilberto Tormes e Família e; Irmãos e Irmã e demais familiares, comunicam com Profundo Pesar o Falecimento do Companheiro, Pai, Sogro e Avô...
15/04/2022 23:10

PLANTÃO POLICIAL: Corpo encontrado no Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS, possivelmente é do taxista crissiumalense Cleber Tormes (Tonico) 61 anos

Na noite desta sexta-feira (15), a Polícia Civil juntamente com os familiares do taxista Cleber receberam informações do aparecimento de um corpo na localidade do Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS. Corpo estava no mato em uma via secundaria de terra, próximo da Linha Diesel, no...
13/04/2022 22:16

TRÂNSITO: Jovem Dionatan Freita dos Santos, 23 anos natural de Crissiumal morre em acidente de trânsito em Westfália - RS

Um jovem natural do município de Crissiumal – RS, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (13), em Westfália - RS. Dionatan Freita dos Santos, 23 anos, pilotava uma motocicleta que colidiu em uma Kombi. O rapaz morreu no local do acidente. Matéria em atualização! Foto:...
13/04/2022 21:39

PLANTÃO POLICIAL: Homem é suspeito de assassinar a esposa e filha e cometer suicídio em Cruzaltense - RS

A pequena cidade de Cruzaltense que fica a 49 quilômetros de Erechim - RS, foi tomada de surpresa com uma cena chocante na manhã desta quarta-feira, (13). Vizinhos avistaram sangue escorrendo pelas paredes de uma casa no centro da cidade. Moradores das proximidades relatam que ouviram tiros na...
13/04/2022 20:53

PROCURA-SE: Diane Macedo Bach, 15 anos, está desaparecida desde terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária - RS

Conforme informações repassadas à rádio Sucesso FM, a jovem Diane Macedo Bach, de 15 anos, está desaparecida desde às 16 horas desta última terça-feira (12), quando saiu de casa da localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária – RS. Quem tiver qualquer informação do seu paradeiro pode...
13/04/2022 11:26

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Familiares e amigos realizarão nesta quinta-feira (14/04), a partir das 9h00min novas buscas pelo taxista Crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira, 21 de maio de 2022, após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
09/04/2022 21:02

SOCIAL: Confira o novo layout da FISIOCLÍNICA FONTANA localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS

Confira a equipe de profissionais da FISIOCLÍNICA FONTANA: Sócia Proprietária Fabiane Fontana – Fisioterapeuta; (Foto Direita) Vanessa Erthal – Fisioterapeuta; (Foto Centro) Secretária Maria Knebel. (Foto Esquerda)  Contato: (55) 98122-7995 Confira os serviços prestados pela...
07/04/2022 21:07

PLANTÃO POLICIAL: Câmeras de segurança registram momento que o taxi pertencente Cleber Tormes (Tonico), passou pela localidade de São Sebastião, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21/03/2022), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
07/04/2022 09:42

SOCIAL: Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), em Crissiumal - RS

Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), a partir das 17h00min na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS.
07/04/2022 08:07

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza prisão de uma pessoa e apreensão de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal - RS

A Brigada Militar apreendeu na madrugada desta quinta-feira, dia 07 de abril, 50 galões de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal – RS. Uma pessoa foi presa e conduzida para Polícia Federal.  Em breve mais informações. Fonte/Foto: Brigada Militar Post. Eloídes Nunes.
07/04/2022 07:57

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza apreensão de agrotóxico em Nova Candelária – RS

Na tarde desta quarta-feira (06/04) policiais militares do 4º BPAF durante patrulhamento no interior do município de Nova Candelária - RS, tentaram abordar um veículo Jeep RENEGADE de cor cinza. O condutor, ao visualizar a guarnição, não obedeceu às ordens de parada e fugiu, logo após perdeu o...
06/04/2022 13:18

SOCIAL: OPORTUNIDADE: SELEÇÃO PARA ESTÁGIO TEMPORÁRIO: 01 Vaga de Estágio no Cartório Eleitoral de Crissiumal - RS

A vaga é destinada a estudantes do nível médio.   As atividades serão cumpridas no horário de expediente da unidade, entre as 12:00 horas e as 18:00 horas.   A prova será realizada no dia 18 de abril de 2022, às 14 horas, nas dependências do Cartório Eleitoral, situado na Rua Vinte de...
06/04/2022 08:59

NOTA DE FALECIMENTO: Luana Caroline Gisch, 28 anos – Crissiumal - RS

Os pais Hélio Gisch e Adriane, o irmão Wellington Eduardo Gisch juntamente com o esposo Jhonatan Dudel e filha Yasmin, sogro José e sogra Rosani Dudel com profundo pesar comunicam o falecimento de LUANA CAROLINE GISCH, aos 28 anos, ocorrido nesta manhã desta quarta-feira...
04/04/2022 19:58

CLIMATEMPO: Carro que foi levado pela enxurrada na localidade Lajeado Teimoso, no interior de Crissiumal é encontrado todo destruído

Na madrugada desta segunda-feira (04), Crissiumal e toda região noroeste foi assolada com chuvas torrenciais, grande volume de água e em poucas horas deixou um rastro de destruição nas estradas, pontes, lavouras, benfeitorias e residências. Na localidade de Lajeado Teimoso, na propriedade Odalirio...
04/04/2022 09:24

TRÂNSITO: Pizzaiolo André Luiz, sócio proprietário da Pizzaria Fornalha morre em acidente na Av. Presidente Castelo Branco, centro de Crissiumal - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (04/04), no centro de Crissiumal - RS. A colisão envolveu um carro e um caminhão nas proximidades da Center Motos, na Avenida Presidente Castelo Branco, por volta da 1h20. Chovia forte no momento do acidente. O motorista...
01/04/2022 12:16

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS

Na quinta-feira (31/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam uma carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Progresso, após fuga do condutor. No veículo foram localizados 100 galões de 10 litros cada, de...
01/04/2022 11:39

PLANTÃO POLICIAL: Identificado Casal de amantes envolvido em possível latrocínio de taxista de Crissiumal, ambos tiveram prisão preventiva decretada por homicídio do marido da mulher em Bento Gonçalves–RS, Casal seguem foragido e Cleber desaparecido

A Polícia Civil de Bento Gonçalves, por meio da 1ª delegacia, elucidou o homicídio de Antônio Vilmar Moraes, conhecido como Marreco. No último dia 11, o carro da vítima, um VW Gol, cor branca, foi localizado abandonado e com marcas de sangue em seu interior na Rua José Possamai, no Loteamento...
31/03/2022 15:45

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende três homens por contrabando de cigarros na divisa de Crissiumal com Nova Candelária – RS

Na quarta-feira (30/03), às 23h40 Policiais Militares do 7° BPM de Crissiumal prenderam três homens por contrabando de cigarros. A prisão ocorreu na localidade de Santa Lúcia, divisa de Crissiumal com Nova Candelária. A ação iniciou na localização de Lajeado Tigre, interior de Crissiumal, sendo...
31/03/2022 14:13

SOCIAL: Confira os Ganhadores(as) do Sorteio Especial de Aniversário SuperBenedetti – 52 Anos em Crissiumal - RS

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março de 2022, o sorteio promocional alusivo aos 52 anos do Super Benedetti em Crissiumal – RS. Os ganhadores(as) foram os seguintes: *Uma moto Honda Bros 160 0km Alexandro C. Busanello (Lajeado Bonito - Sede Nova) *Cinco vales compras de R$...
30/03/2022 09:40

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende agrotóxicos de origem estrangeira na localidade de Lajeado Fazenda, interior de Crissiumal - RS

Na terça-feira (29/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam agrotóxicos e mercadorias de origem estrangeira em Crissiumal – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Fazenda, após tentativa de abordagem de um automóvel. O condutor fugiu da abordagem e acabou chocando-se...
29/03/2022 22:06

PLANTÃO POLICIAL: Bebê recém-nascida é salva após ser encontrada dentro de 'patente' em Tenente Portela - RS

Um bebê foi encontrado coberto de fezes junto a uma “patente” (banheiro antigo), em uma das aldeias da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela na tarde desta segunda-feira (28). Foto: Reprodução “Uma das coisas mais tristes e mais emocionantes que eu tive na vida”, assim, um profissional de...
29/03/2022 10:17

SOCIAL: Cresol Cooperar convida associados para Assembleia Digital – Crissiumal - RS

Chegou a hora de conferir a prestação de contas de 2021 e fazer parte das decisões que vão guiar a cooperativa nesse novo ciclo. Mais uma vez a Assembleia Geral da Cresol Cooperar será realizada de forma virtual, na quinta-feira, 31 de março de 2022. A Assembleia inicia às 19h30min, com...
29/03/2022 09:12

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de 51.408 desodorantes em Horizontina - RS

Na noite de segunda feira, dia 28, guarnições da Brigada Militar de Horizontina, em apoio a Operação Hórus, abordaram um caminhão Truck placas de Joinville - SC. Ao inspecionar a carga constataram que o condutor levava a quantidade de 51.408 frascos de desodorante doce, contrabandeados. Diante dos...
28/03/2022 20:09

TRÂNSITO: Violenta colisão entre carro e caminhão na RS 305 em Horizontina - RS

Uma colisão foi registrada no final da tarde desta segunda-feira (28) na ERS 305, localidade de Esquina Tunas – Horizontina, envolvendo um caminhão carregado de pedras, pertencente a uma empresa construtora e um veículo Nissan – March. No caminhão estava o motorista e um colega de trabalho,...
28/03/2022 19:45

PLANTÃO POLICIAL: Mulher morre após ser esfaqueada com canivete em boate em Cacequi - RS

A jovem Bianca Ribeiro Martins, de 22 anos, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) neste domingo (27) após ser vítima de golpes de canivete em uma boate na Rua Borges de Medeiros, às 04h30min, durante uma briga. De acordo com a Brigada Militar, que atendeu...
25/03/2022 19:20

SOCIAL: Jovem de Campo Novo – RS, dada como desaparecida por familiares é localizada na cidade de Frederico de Westphalen - RS

A mulher moradora de Campo Novo que se encontrava desaparecida a mais de 20 dias foi localizada na manhã desta sexta-feira (25). O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Campo Novo e segundo informações do Delegado Vilmar Alaídes Schaefer a mesma foi localizada na cidade de...
25/03/2022 11:52

PLANTÃO POLICIAL: [LOCALIZADA] Mulher está desaparecida a mais de 20 dias em Campo Novo - RS

Os familiares de Vanessa Aparecida Siqueira, 25 anos, moradora de Campo Novo está desaparecida a mais de 20 dias quando saiu de sua casa e nunca mais foi vista. Foto:  Facebook / Arquivo Pessoal Familiares registraram o Boletim de Ocorrência da Delegacia de Campo Novo - RS. Quer ajudar...
24/03/2022 23:27

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende indivíduos por tráfico de drogas em Pinheirinho do Vale – RS

Nesta quinta-feira (24/03) Policiais Militares do 37° Batalhão de Polícia Militar do município de Pinheirinho do Vale, realizaram a prisão de dois indivíduos, juntamente com o material apreendido: uma espingarda calibre 16, duas pistolas sendo uma calibre .9mm e outra calibre .380, dois revólveres...
24/03/2022 22:47

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS

Na quinta-feira (24/03), às 15h30 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS. A prisão ocorreu na BR 468, no km 114, após abordagem de um veículo, sendo localizado no seu interior vinte galões, com vinte litros cada, de herbicida de...
24/03/2022 19:42

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e Polícia Civil realizam prisão por tráfico de entorpecentes em Santa Rosa - RS

Na noite desta quarta-feira (23/03) policiais do 4º BPAF, em ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil efetuaram a prisão de um homem de 56 anos de idade. Com o autor foram apreendidas drogas, armas, munições de vários calibres e dinheiro, além de um veículo e balanças de precisão. O...
24/03/2022 19:29

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Bom Progresso - RS

Na madrugada desta quinta-feira (24/03), às 02h00 policiais militares prenderam um homem por descaminho. A prisão ocorreu na BR 468, Km 100, após abordagem de um veículo, sendo localizado 145 caixas (1740 unidades) de desodorantes e 6 caixas de acendedores (1584 unidades). Os produtos, bem como o...
24/03/2022 17:49

PLANTÃO POLICIAL: Carteira com documentos do taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico) foi encontrada próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS

Nesta quinta-feira (24), familiares do taxista crissiumalense receberam informações sobre o achado de uma carteira contendo os documentos em nome de Cleber Roni Tormes próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS. Familiares providenciaram a busca da mesma, na carteira foi localizado...
23/03/2022 15:05

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Indícios levam polícia acreditar que taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), pode ter sido vítima de latrocínio na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

 O taxista reside na localidade de Barra do Buricá, e tem seu ponto no interior do município de Crissiumal - RS O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma...
21/03/2022 10:37

SOCIAL: Cartórios registram recorde de ''Pais Ausentes'' e 14 mil crianças estão sem o nome paterno nas certidões durante a pandemia no Rio Grande do Sul

Novos módulos do Portal da Transparência do Registro Civil, abastecidos com dados em tempo real, mostram aumento de Mães Solos durante a crise sanitária da Covid-19 Dados inéditos levantados pelos Cartórios de Registro Civil do Brasil apontam que, nos quase dois anos completos de pandemia, mais de...
19/03/2022 20:11

NOTA DE FALECIMENTO: José dos Santos – Crissiumal - RS

A Esposa Selma Wagner dos Santos. Os Filhos: Silvério e Família; Valéria e Família; Silvano e Família; Silvino e Família; Janete e Família; Margarete e Família; Marlise e Família; Marina e Família. E demais familiares com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento de JOSÉ DOS SANTOS, ocorrido neste...
11/03/2022 10:28

SOCIAL: Empresa Madeireira Plack de Crissiumal foi contemplado com Jeep Renegade 0Km sorteado entre as agências da Cresol Cooperar

A Cresol Cooperar promoveu na manhã desta quinta-feira (10) o sorteio principal da Campanha Vem Junto Cooperar. O Jeep Renegade foi para a Madeireira Plack, associada pessoa jurídica à agência Cresol de Crissiumal. O evento ocorreu em frente à agência de Humaitá. A campanha Vem Junto Cooperar...
08/03/2022 18:02

CURIOSIDADE: Objetos luminosos são filmados no céu de Horizontina – RS

Objetos luminosos foram vistos na madrugada desta terça-feira (08), próximo das 4h36min na cidade de Horizontina – RS. Objetos luminosos também foram vistos e filmados em outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catariana. Os objetos eram visíveis a olho nu, mas foi possível realizar filmagens e...
05/03/2022 10:26

MUNDO ANIMAL: Serpentes de grande porte são localizadas no interior de Crissiumal – RS

Moradores da localidade de Vila Bender, Lajeado Nass e Bela Vista, interior de Crissiumal – RS, registram aparecimento de cobras em suas propriedades. Uma serpente foi vista em frente a uma residência na Vila Bender. Foto: Maristela Flores. Outras duas na localidade de Lajeado Nass, em um...
04/03/2022 08:56

PLANTÃ POLICIAL: Homem é encontrado morto dentro de veículo no centro de Três Passos - RS

Um homem foi encontrado morto dentro de um automóvel VW Gol, na Rua 3 de outubro, na manhã desta sexta-feira (4), no centro de Três Passos. A Brigada Militar está no local e acionou a Polícia Civil que, através da perícia, irá apurar as causas da morte. O corpo está ensanguentado dentro do veículo....
28/02/2022 16:49

FATALIDADE: Grupo de amigos que estavam acampados próximo do Rio Uruguai é surpreendido por temporal e Mulher morre ao ser atingida por um galho de eucalipto na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS

Na tarde desta segunda-feira (28), próximo das 14h45minutos um grupo de amigos estavam acampados próximo do rio Uruguai, na localidade da Barra do Lajeado Grande, interior de Crissiumal - RS, aproveitado feriadão prolongado de Carnaval, monto que foram surpreendidos por um temporal com fortes...
28/02/2022 15:59

CLIMA TEMPO: Fortes Ventos derruba galpão na localidade de Vila Bender, interior de Crissiumal – RS

Na tarde desta segunda-feira (28), ventos e chuvas atingiram boa parte do município de Crissiumal – RS. No interior, mais precisamente na localidade de Vila Bender, o vento destelhou e destruiu parte de um galpão. Na localidade de Esquina Cardoso, próximo do Balneário das Três Ilhas, ouve registro...
28/02/2022 15:19

SOCIAL: Parabéns Crissiumal - RS, 67 anos - Homenagem Cresol

Não existe cooperação sem que forças sejam unidas, sem que caminhos sejam traçados para que objetivos em comum sejam alcançados. Assim, unindo forças com a comunidade e suas lideranças que Crissiumal cresce a cada dia, desenvolvendo seu município e melhorando a qualidade de vida de sua...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.