Enquanto o Sul do Brasil registrou neve e temperaturas negativas na manhã desta quarta-feira, os termômetros chegam a quase 40°C no Norte do país. Ontem, a cidade de Santana do Araguaia, no Pará, marcou 39,6°C, o maior valor das cidades brasileiras e hoje (14/08/13), a mínima chegou a -1°C em Bom Jardim da Serra e em São Joaquim, na serra catarinense.
Por volta das 10h desta quarta-feira, os termômetros já marcavam 35°C em Formoso do Araguaia, no Tocantins. E segundo previsão da Somar Meteorologia, até o meio da tarde a máxima novamente chega na casa dos 40°C na divisa dos Estados de Mato Grosso com o Tocantins e do Tocantins com o Pará, ao longo do rio Araguaia. Além do calorão, a umidade relativa do ar despenca e os índices ficam abaixo dos 20%.
E a diferença de temperatura é grande também dentro do próprio Estado do Mato Grosso. Enquanto a cidade de São Félix do Araguaia, na região norte, registrava 32°C às 10h, o município de Alto Taquari marcava 14°C no mesmo horário. E esse contraste térmica está gerando ventos fortes na região central do Estado, com rajadas de 60km/h em Novo Mundo.
Segundo previsão da Somar, nos próximos dias o calor diminui um pouco nessas regiões, mesmo assim, os termômetros ainda chegam aos 35°C nas cidades onde tem feito quase 40°C. Apenas no sul do Acre e oeste e sul de Rondônia a massa de ar polar vai provocar friagem na manhã desta quinta-feira, com valores entre 12°C e 15°C.
FONTE: Jornal do Tempo.
Post. Eloídes Nunes.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!
Crissiumal - RSCel.: (55) 9.9206-0445
© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.