"O Portal Top em Notícias do Sul”

CASO BERNARDO: Polícia civil conclui que pai e madrasta planejaram morte de Bernardo - Três Passos - RS

13/05/2014 15:19

Corpo do garoto de 11 anos foi encontrado no dia 14 de abril, em Frederico Westphalen.

A Polícia Civil concluiu nesta terça-feira (13) que o pai e a madrasta de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, planejaram a morte do garoto.
 
Segundo a investigação, o pai de Bernardo, Leandro Boldrini foi mentor da morte do próprio filho. A madrasta, Gracieli Uglioni, planejou o assassinato com o marido e matou a criança com a ajuda de Edelvânia Wirganovicz, amiga do casal.

Os três foram indiciados por homicídio qualificado. De acordo com a polícia, está clara a participação de Edelvânia.

Depois de matarem Bernardo, no dia 4 de abril, Gracieli teria voltado a Três Passos. De acordo com o delegado
Marion Volino, Gracieli tinha contado a uma amiga que Leandro queria matar o filho.

Pelo relato dos investigadores, os policiais notaram que o pai tinha um comportamento diferente, mostrando tranquilidade quanto ao desaparecimento do próprio filho. Isso despertou estranhamento desde o começo das investigações. Boldrini também não procurou o garoto na casa de amigos.

O quadro de desconfiança se completou com uma ligação telefônica, entre Leandro e um amigo, que mostra a despreocupação do pai, segundo a delegada Caroline.

De acordo com Caroline, o comprimido dado ao garoto foi comprado com receita médica de Leandro. Edelvânia teria ficado responsável pela compra.

Os resultados do inquérito foram entregues hoje no Foro de Três Passos, no Rio Grande do Sul. A conclusão foi passada pela delegada regional Cristine Moura e Silva durante entrevista coletiva.

Pelas informações já divulgadas pela polícia, Bernardo acompanhou a madrasta em viagem de Três Passos, onde a família mora, a Frederico Westphalen, a 80 km, no dia 4 de abril. Na cidade vizinha, câmeras de segurança captaram imagens de Graciele embarcando em um automóvel com Edelvânia e Bernardo e das duas voltando sem o garoto. O corpo foi encontrado enterrado em meio a um matagal no dia 14.

O pai alega inocência e anunciou, por seus advogados, que pedirá separação da madrasta. A enfermeira disse que o garoto morreu por ingestão "acidental" de calmantes que deu a ele e isentou o médico de culpa. A defesa sustenta que a assistente social não participou do "evento morte", mas admite que ela ajudou a ocultar o cadáver.

Evandro foi preso porque, segundo as investigações, a cova aberta para enterrar o corpo exigia grande esforço físico e as duas suspeitas não tinham condições de fazê-lo.

 

Entrevista: 

Delegados apresentaram as principais provas para indiciar os envolvidos.

A Polícia Civil se reuniu na tarde de hoje em Três Passos para esclarecer as investigações para a imprensa. Inúmeros meios de comunicação de todo o país se concentraram para acompanhar o relato das delegadas.

Na coletiva de imprensa, os delegados envolvidos no inquérito do assassinato de Bernardo apresentaram as principais provas para indiciar Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

 

Confira trechos da coletiva:

Na bancada: delegada Caroline Vamberto Machado, delegada titular do inquérito; delegada Cristiane de Moura de Silva Bauss, Delegada Regional de Três Passos; Delegado Guilherme Wondracek, chefe de polícia do Estado; Delegado Mário Wagner, Diretor do Departamento de Polícia do interior; e Delegado Marion Volino

13:59

Pai e madrasta de Bernardo e amiga são indiciados por homicídio qualificado. A coletiva na tarde desta terça-feira (13) apresenta os resultados do inquérito.

--

14:04

De acordo com a polícia, Leandro Boldrini atuou no crime de homicídio e ocultação de cadáver como mentor, juntamente com Graciele. Ele também auxiliou na compra do remédio Midazolan em comprimidos, fornecendo a receita azul. Leandro e Graciele arquitetaram o plano, assim como a história para que tal crime ficasse impune.

--

14:09

Segundo a delegada Cristiane de Moura da Silva Bauss, depois de receber o registro do desaparecimento de Bernardo, chamou a atenção da polícia a ida de Graciele para Frederico Westphalen e algumas contradições sobre a visita à cidade.

--

14:16

Em sua apresentação, a delegada Cristiane refaz o passo a passo do planejamento e execução do assassinato de Bernardo, a partir do depoimento de Edelvânia e de provas colhidas pela polícia

--

14:18

Ela [Graciele] teria dito que havia dado um comprimidinho para que ele [Bernardo] não passasse mal no caminho e que lá [em Frederico Westphalen], eles iriam para uma benzedeira onde ele ia levar um 'piquezinho'

, Delegada Regional de Três PassosCristiane de Moura de Silva Bauss

--

14:22

Em sua apresentação, o delegado Marion Volino fala sobre o envolvimento de Graciele no crime

--

14:23

Segundo Volino, Graciele teria dito a uma amiga que Leandro queria matar Bernardo e ela, também. Em seguida, ela teria começado a planejar o assassinato

--

14:24

Durante as buscas pelo menino, eles [Leandro e Graciele] tentaram passar uma impressão de harmonia entre o casal e que Bernardo era bem tratado em casa

, DelegadoMarion Volino

--

14:25

A delegada Caroline Bamberg fala sobre a participação de Leandro Boldrini no caso

--

14:26

Do lado de fora do auditório, curiosos acompanham a movimentação da coletiva de imprensa de apresentação do inquérito sobre o Caso Bernardo

--

14:28

Desde o início, Leandro se mostrava sereno e, em todos os momentos, demonstrava estar tranquilo quanto ao desaparecimento de Bernardo. Era essa a impressão que ele nos passava. O casal parecia até satisfeito com o sumiço do menino.

, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg

--

14:31

Caroline afirma que, em seus primeiros depoimentos, Leandro afirmou que o casal não tinha problemas de relacionamento com Bernardo, mas depoimentos de testemunhas e ligações de familiares comprovaram que haviam graves problemas na família

--

14:32

De acordo com a delegada, o medicamento Midazolan, que causou a morte de Bernardo, saiu da sala de endoscopia onde Leandro trabalhava. A secretária do médico percebeu que sumiram ampolas do medicamento no local.

--

14:34

Temos uma testemunha que é amiga de Graciele, informando que final de janeiro foi procurada por ela que relatou que ela e Leandro queriam matar Bernardo. Ela teria dito que ele só não matou o menino porque não tinha um poço

, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg

--

14:36

Três testemunhas diferentes relataram que, quando Leandro procurou por Bernardo nas casas e efetuou ligações no domingo à noite, ele disse “como eu vou achar esse guri se ele não levou o telefone?”, sendo que ele disse em depoimento que ligou para o filho.

--

14:38

Jader Marques, advogado de defesa de Leandro Boldrini, acompanha a apresentação da delegada Caroline Vamberto Machado, que relata a participação de Leandro no assassinato de Bernardo

--

14:40

Foi em um aniversário de Leandro que ele tentou abraçar Bernardo e o menino disse que odiava o pai, correndo para o quarto e batendo a porta. Para os presentes, Leandro disse que também não gostava dele.

, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg

--

14:44

Familiares de uma das indiciadas comentam em suas ligações que acreditam que o mentor da história foi Leandro. Inclusive, uma dessas pessoas teriam dito que ela [Graciele] não teria capacidade de bolar um plano tão bem armado como esse

, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg

--

14:45

Em sua apresentação, a delegada Caroline Bamberg afirma que todas as pessoas que conheciam Bernardo afirmam que ele não teria ido de livre e espontânea vontade a Frederico Westphalen com Graciele porque eles se detestavam.

--

14:46

Tivemos a afirmação de uma pessoa que Leandro e Graciele bajularam o Bernardo no meio-dia do dia 4. Inclusive, a Graciele deixou o menino brincar com a Maria Valentina, coisa que ela nunca deixava. Era um dos pedidos do Bernardo, que ele queria brincar com a irmã. Aquele clima de tranquilidade que pairou no dia 4 era anormal na casa, nunca acontecia.

, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg

--

Espaço aberto para questionamentos da imprensa:

14:56

- Cristiane de Moura e Silva Bracks falou sobre a participação de Edelvânia, Marion Volino apresentou a participação da madrasta Graciele no crime e Caroline Bamberg falou sobre a participação de Leandro Boldrini, pai do menino, em sua morte.

15:01

Questionada sobre a motivação do assassinato de Bernardo, Caroline Bamberg afirmou que, quanto ao indiciamento, o casal foi indiciado por motivo fútil, como desamor e ódio, motivo torpe, que é o pagamento feito para Edelvânia, por meio incidioso, que dificultou a defesa da vítima, crime contra criança menor de 14 anos e por ocultação de cadáver.

--

15:03

Segundo a delegada, Bernardo só aceitou ir a Frederico Westphalen com Greciele porque havia sido prometido a ele que iriam buscar um aquário para o menino. Caroline explica que todas as pessoas próximas de Bernardo afirmam que ele estava empolgadíssimo em ter um aquário, muito feliz com esse presente que teria sido usado como pretexto para levar o menino.

--

15:10

O Ministério Público de Três Passos deu parecer favorável à decretação da prisão preventiva de Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz, indiciados pelo homicídio e ocultação do cadáver do menino Bernardo.

--

15:10

Segundo a delegada Carolina Bamberg, no dia 7 de abril as delegadas foram até o quarto do menino verificar se havia alguma pista. Ela conta que olhou a mochila de Bernardo e, dentro de seu estojo, só tinha material escolar. No momento em que foi cumprido mandato de busca e apreensão na casa, porém, no mesmo estojo havia um controle e uma chave de casa. Segundo ela, isso leva a crer que alguma mudança houve no quarto e que o local foi mexido pelo casal.

--

15:11

O Ministério Público de Três Passos deu parecer favorável à Representação da Polícia Civil pela decretação da prisão preventiva de Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz, indiciados nesta terça-feira, 13, pelo homicídio e ocultação do cadáver do menino Bernardo Uglione Boldrini, ocorridos em 4 de abril deste ano.

--

15:11

Em seu parecer, a Promotora de Justiça Dinamárcia Maciel numera três fundamentos. O primeiro é a garantia da ordem pública. O segundo é que a medida é importante para a conveniência da instrução criminal. O terceiro argumento é que a prisão preventiva é fundamental para assegurar a aplicação da lei penal.

--

15:12

A polícia divulgou que, entre as qualificadoras do homicídio, está o fato de que Edelvânia recebeu dinheiro para colaborar na empreitada criminosa, bem como teria ajuda financeira para quitar as parcelas do seu apartamento. Outra qualificadora, segundo a polícia, é que a motivação que desencadeou a ação criminosa foi a desarmonia de relacionamento familiar estabelecida, ou seja, o fato de Bernardo "atrapalhar" a vida do casal Leandro e Graciele.

--

15:14
O inquérito entregue pela Polícia Civil será analisado pela promotora Dinamárcia Maciel e a expectativa é que as conclusões do Ministério Público sejam apresentadas ainda nesta semana, até sexta-feira (16).
 
15:18
Para nós, está comprovado [que Leandro foi mentor do crime]. Se a promotora vai entender que são provas suficientes, eu não sei. Mas, para nós, se ele fosse inocente seria necessário arquitetar toda essa estratégia de defesa? O advogado do Leandro procuraria dar entrevistas a uma emissora de televisão para suavizar o lado dele? Nós estamos convencidos que ele foi o mentor, mas não sei o que a promotora vai entender.
, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg
 
15:32
Questionada sobre a reabertura do inquérito da morte de Odilaine Uglione, mãe de Bernardo, a delegada afirma ter convicção de que ela se matou e garante que não apareceu nenhum fato novo sobre o caso. Assim, não há motivos para reabrir o inquérito.
 
15:34
Devido ao adiantado estado de decomposição do corpo do menino, Caroline afirma que não há como verificar se houve uma picadinha ou não para aplicação do remédio Midazolan. Ela explica que a perícia não tem condições de verificar a quantidade da medicação no sangue, se ele foi injetado ou tomado como comprimido. Isso está comprovado apenas pelo depoimento de confissão da Edelvânia.
 
15:34
Não temos como saber se a causa da morte foi o Midazolan. Ainda seguem investigações e perícia nesse sentido, de descobrir a causa da morte de Bernardo.
, delegada titular do inquéritoCaroline Bamberg
 
15:36
Acaba de ser encerrada a coletiva de imprensa de apresentação do inquérito sobre a morte de Bernardo Boldrini. Aperte F5 para atualizar a página.
 

Fonte: G1-RS

 

Fonte: G1

Post. Eloídes Nunes.

 

 

Notícias:

23/09/2020 14:12

PLANTÃO POLICIAL: 37º BPM prende mãe e filho por tráfico de drogas em Frederico Westphalen - RS

Na noite desta terça-feira (22/9), policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37ºBPM), prenderam um homem de 24 anos e sua mãe de 43 anos de idade, por tráfico de entorpecentes no Bairro São José em Frederico Westphalen. O jovem foi preso após ser flagrado saindo de sua residência com...
23/09/2020 14:05

PLANTÃO POLICIAL: 4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS

4º BPAF Operação Hórus apreensão de plantação de maconha em Porto Mauá - RS. Na segunda-feira (21/09) Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, atuando na Operação Hórus, efetuaram a apreensão de 241 pés de maconha em Porto Mauá - RS. Um homem de 33 anos foi preso e...
23/09/2020 08:38

GERAL: Seguros Sicredi beneficiam mais de 3 mil associados em nossa região Noroeste do RS

A Sicredi Noroeste RS, além de oferecer experiências positivas, soluções adequadas, produtos e serviços financeiros completos, busca atender os associados na integralidade de suas necessidades e expectativas. Os seguros Sicredi são completos e com proteção que fazem diferença no patrimônio dos...
22/09/2020 23:18

BOMBEIROS: Incêndio destrói residência na Rua Coroados, centro de Crissiumal - RS

Na noite desta terça-feira (22), um incêndio destruiu uma casa mista de alvenaria e madeira na rua Coroados, esquina com a rua Três Passos, próximo da Sorveteria do Guinter, centro de Crissiumal – RS. No momento do sinistro, os moradores não estavam na casa, sendo um casal e uma criança. Populares...
21/09/2020 15:36

COVID-19: Confirmado o 19º óbito de paciente infectado pela coronavírus em Três Passos - RS

O município de Três Passos confirmou na manhã desta segunda-feira (21), o 19º óbito de pessoa infectada pela Covid-19. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, de 79 anos. Ele foi internado no dia 30 de agosto, no Hospital de Caridade, pela família. Coletado exame PCR para o Laboratório Central...
21/09/2020 15:25

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM atendeu seis ocorrências de perturbação do sossego durante o final de semana em Tenente Portela, Barra do Guarita, Chiapetta, Sede Nova e Tiradentes do Sul - RS

O final de semana de tempo bom fez muitas pessoas saírem de casa e por vezes descumprirem as orientações de distanciamento controlado impostas pela pandemia. Foram atendidas seis ocorrências de perturbação do sossego, sendo sete pessoas responsabilizadas mediante termo circunstanciado. Das seis...
21/09/2020 09:15

PLANTÃO POLICIAL: Trator VALMET foi identificado pela Brigada Militar com as mesmas características relatadas em um registro de estelionato em Araranguá - SC. Trator encontrava-se na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS

No domingo (20/9), por voltas das 20h30min, na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS. Policias Militares do 7ºBPM localizaram um TRATOR VALMET ANO 1971, o qual foi constatado ter as mesmas características de uma máquina descrita em uma ocorrência policial de estelionato...
19/09/2020 08:21

SOCIAL: Mensagem de Agradecimento: 1 Ano de Falecimento “in Memória” de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Foi há um ano Claudinei que você partiu. Ainda recordamos da dor, da angústia, de todo pesadelo que foi receber e lidar com a notícia de seu trágico falecimento, pois você partiu, sem aviso, sem tampouco nós permitir lhe dizer adeus, tão cedo você se foi, tão cedo e tão de repente, com tanta...
18/09/2020 22:30

PUBLICIDADE: (18/09/2020) Confira as Ofertas da Semana em HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS em Crissiumal – RS

ATENÇÃO!  Se você deseja adquirir um terreno, a HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS pode lhe ajudar!! Contate-nos pelo waths app:  (55) 9.9137-9985 com Clóvis Homerding. Ou venha até nosso escritório:  Avenida Presidente Castelo Branco, nº 306, sala 03, Crissiumal/RS ‼️São diversos...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.