"O Portal Top em Notícias do Sul”

CASO BERNARDO: Decretada prisão preventiva de suspeitos de envolvimento no caso Bernardo

14/05/2014 09:40

O Juiz Marcos Luís Agostini, da Comarca de Três Passos, concedeu nesta noite (13/5) pedido da polícia e decretou a prisão preventiva de Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz. O magistrado também levantou o segredo de justiça no inquérito policial.

Segundo a representação da polícia, os três cometeram os delitos de homicídio qualificado e ocultação de cadáver de BERNARDO UGLIONE BOLDRINI, de 11 anos. É apontada existência de prova da materialidade dos delitos e indícios de autoria em relação aos representados.

O Ministério Público opinou pelo acolhimento da representação, referindo que o grau de periculosidade dos indiciados é revelado pela conduta fria, premeditada, atroz e covarde na prática do fato, que abalou a ordem pública. Ainda, argumentou que algumas testemunhas relataram o temor de sofrer represálias dos investigados, por terem prestado declarações acerca dos fatos. E alertou para possível risco de fuga do país, em caso de concessão da liberdade.

Decisão

Ao decidir, o Juiz considerou que, em análise inicial, há nos autos  indícios da participação dos representados nos fatos.

A representada Edelvânia, amiga da madrasta, admitiu a prática dos fatos, conforme se verifica do depoimento, assinalou o magistrado. Segundo consta em suas declarações, a morte da vítima foi minuciosamente planejada e executada. Citou que o depoimento encontra amparo no conjunto probatório, exemplificando: as imagens das câmeras de vigilância; a quantia em dinheiro entregue na época pela representada à Construtura como pagamento da prestação de um apartamento; as conversas dela com Graciele logo após o fato e a forma como combinavam as declarações que prestariam à polícia.

Já Graciele, madrasta da vítima, admitiu em parte a autoria dos fatos investigados. Afirmou ter apenas ministrado remédio para acalmar o menino, sem a intenção de matá-la. Essa admissão parcial, aliada ao depoimento da representada Edelvânia, que imputa à representada Graciele o planejamento e execução do delito, revela indícios suficientes de autoria delitiva em relação às duas representadas. Além disso, há relatos de que Graciele tinha há algum tempo a intenção de matar a vítima.

Da mesma forma, o Juiz identificou indícios de participação em relação ao representado Leandro Boldrini, pai da vítima. Notadamente em relação à postura suspeita do pai ao realizar a comunicação do desaparecimento, mostrando naquele dia preocupação que não tinha normalmente com as saídas do filho e hesitando quanto à posse do telefone da vítima, efetuando ligações que ele de antemão sabia inócuas, com a intenção de afastar qualquer suspeita.

Além disso, há declarações prestadas por testemunhas de que Boldrini, juntamente com a madrasta, tinha a ideia de assassinar o próprio filho. E Leandro teria fornecido receita médica para Edelvânia, em data de 02/04/2014, exatamente do medicamento MIDAZOLAM. Essa receita foi usada por Edelvânia, que estaria acompanhada de Graciele, para aquisição do fármaco mencionado em Farmácia de Frederico Westphalen. O fornecimento dessa receita médica, usada para aquisição do medicamento que teria sido ministrado na vítima, liga o representado Leandro a Edelvânia, ao menos em análise sumária, indiciando a ciência e participação dele no fato criminoso, avalia o julgador.

E prossegue: Também merece registro o diálogo mantido entre familiares da representada Graciele, interceptado com autorização judicial, onde eles afirmam que Leandro tem ligação com o homicídio. Mesmo assim os interlocutores mencionam que a madrasta encaminhou uma carta inocentando Leandro, para que em liberdade ele possa garantir o "sustento de tudo". Também registrou os vários testemunhos acerca do comportamento frio, desinteressado, estranho e totalmente anormal de Leandro diante do desaparecimento do filho e antes do corpo ser localizado, como exemplos as declarações dos seus próprios colegas médicos.

Com base nesses elementos, decretou as prisões preventivas para garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e aplicação da lei penal:

Ordem pública

É admitida a prisão preventiva para garantia da ordem pública quando a liberdade do acusado importa em intranquilidade social. A periculosidade do agente causa um fundado receio de reiteração delitiva. No caso em exame, vislumbra-se exatamente essa situação, em face dos três representados.

Segundo os autos indicam, o fato teria sido cometido por aqueles que tinham o dever legal de garantir a segurança da vítima. Os representados Leandro e Graciele, pai e madrasta da vítima, antes de qualquer outra pessoa, órgão ou instituição, tinham o dever legal de zelar pelo bem estar e segurança de BERNARDO.

A total inversão desse papel, sendo indiciada a autoria por homicídio dos cuidadores contra seu protegido, causou uma intranquilidade social nunca vista nesta Comarca e até em nosso Estado.

Além de pai e madrasta da vítima, os representados trabalhavam na área da saúde, no que se pode incluir Edelvânia, onde impera com mais vigor o princípio de proteção ao direito a vida.

Conveniência da instrução criminal

Fundamento da prisão preventiva quando o investigado, em liberdade, alicia, intimida ou ameaça testemunhas, destrói ou esconde provas que poderiam fundamentar uma futura condenação.

Com efeito, várias testemunhas inquiridas na fase policial relataram o receio de represálias por parte dos representados, postulando que as declarações permanecessem em sigilo.

Desse modo, é cristalino que a prisão preventiva dos representados é necessária por conveniência da instrução criminal, pois a liberdade dos representados incutirá nas testemunhas o receio de prestar declarações em juízo.

Risco à aplicação da lei penal

Ponderou o Juiz que a repercussão do fato é grande e os representados têm condições financeiras, por si ou familiares, de empreender fuga, o que é facilitado pela proximidade desta comarca com a fronteira da República da Argentina.

Isso posto, acolho a promoção do Ministério Público, defiro a representação da autoridade policial e DECRETO a prisão preventiva de LEANDRO BOLDRINI, GRACIELE UGULINI e EDELVANIA WIRGANOVICZ, para garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal, com fundamento no artigo 312 do Código de Processo Penal, finalizou.

Os três permanecerão presos, pois já tinham prisão temporária decretada anteriormente, vencendo nesta data o prazo de 30 (trinta) dias da cautelar.

O caso

  • Em 06/04/2014 Leandro Boldrini registra na Delegacia de Polícia de Três Passos o desaparecimento do filho, Bernando Uglione Boldrini. Ele teria saído de casa na sexta (4/4) no final da tarde para ir até a casa de um amigo, onde passaria o final de semana

  • O passar do tempo começa a reforçar a linha investigativa de homicídio. São investigados o pai (Leandro), a madrasta (Graciele Ugulini) e uma amiga desta (Edelvania Wirganovicz), residente na cidade de Frederico Westphalen

  • Em 14/4/2014 a amiga da madrasta admitiu o crime, indicando o local onde o corpo estava enterrado. O delito teria sido cometido na tarde do dia 4/4. O corpo foi localizado no início da noite do dia 14/4, em Frederico Westphalen. Em regime de plantão, na mesma noite, foi decretada a prisão temporária dos investigados (pai, madrasta e amiga), pelo prazo de 30 dias

Fonte:  Adriana Arend - Comarca de Três Passos

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

21/09/2020 15:36

COVID-19: Confirmado o 19º óbito de paciente infectado pela coronavírus em Três Passos - RS

O município de Três Passos confirmou na manhã desta segunda-feira (21), o 19º óbito de pessoa infectada pela Covid-19. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, de 79 anos. Ele foi internado no dia 30 de agosto, no Hospital de Caridade, pela família. Coletado exame PCR para o Laboratório Central...
21/09/2020 15:25

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM atendeu seis ocorrências de perturbação do sossego durante o final de semana em Tenente Portela, Barra do Guarita, Chiapetta, Sede Nova e Tiradentes do Sul - RS

O final de semana de tempo bom fez muitas pessoas saírem de casa e por vezes descumprirem as orientações de distanciamento controlado impostas pela pandemia. Foram atendidas seis ocorrências de perturbação do sossego, sendo sete pessoas responsabilizadas mediante termo circunstanciado. Das seis...
21/09/2020 09:15

PLANTÃO POLICIAL: Trator VALMET foi identificado pela Brigada Militar com as mesmas características relatadas em um registro de estelionato em Araranguá - SC. Trator encontrava-se na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS

No domingo (20/9), por voltas das 20h30min, na localidade de Novo Planalto, interior de Tiradentes do Sul - RS. Policias Militares do 7ºBPM localizaram um TRATOR VALMET ANO 1971, o qual foi constatado ter as mesmas características de uma máquina descrita em uma ocorrência policial de estelionato...
19/09/2020 08:21

SOCIAL: Mensagem de Agradecimento: 1 Ano de Falecimento “in Memória” de Claudinei Neitzke Both – Crissiumal - RS

Foi há um ano Claudinei que você partiu. Ainda recordamos da dor, da angústia, de todo pesadelo que foi receber e lidar com a notícia de seu trágico falecimento, pois você partiu, sem aviso, sem tampouco nós permitir lhe dizer adeus, tão cedo você se foi, tão cedo e tão de repente, com tanta...
18/09/2020 22:30

PUBLICIDADE: (18/09/2020) Confira as Ofertas da Semana em HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS em Crissiumal – RS

ATENÇÃO!  Se você deseja adquirir um terreno, a HOMERDING CORRETORES DE IMÓVEIS pode lhe ajudar!! Contate-nos pelo waths app:  (55) 9.9137-9985 com Clóvis Homerding. Ou venha até nosso escritório:  Avenida Presidente Castelo Branco, nº 306, sala 03, Crissiumal/RS ‼️São diversos...
17/09/2020 22:20

PLANTÃO POLICIAL: 7° BPM em conjunto com a Polícia Civil prendem homem por tráfico de drogas em Humaitá - RS

Na quinta-feira (17/09), às 19h50min policiais militares da Força Tática do 7° BPM, em conjunto com a Polícia Civil prenderam um homem por tráfico de drogas em Humaitá - RS. A prisão ocorreu no centro da cidade, após abordagem de um veículo, sendo localizado com o motorista 47 porções de maconha,...
16/09/2020 20:28

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza prisão do 3º suspeito de participar de roubo com cárcere privado em agosto na localidade de Lajeado Boi, interior de Crissiumal - RS

Segundo Delegado William Garcez, titular da delegacia de Crissiumal - RS, informou que nesta quarta-feira (16), foi preso pela Brigada Militar um homem suspeito de ter participado de sequestro e porte de arma de fogo em agosto, na localidade de Lajeado Boi, interior de Crissiumal – RS. Segundo...
16/09/2020 15:27

CLIMA TEMPO: Temporal causa estragos em Ijuí, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Caibaté e outras cidades da Região Noroeste do RS

Um temporal atingiu na manhã desta quarta-feira (16), municípios da região. Em Santo Ângelo, o vento forte ocasionou queda de uma grande árvore na praça próxima a Catedral Angelopolitana. Já na avenida Ipiranga o trânsito ficou bloqueado para ingressar no município, pois árvores e postes caíram...
16/09/2020 14:32

PLANTÃO POLICIAL: Homem mata rapaz em Júlio de Castilhos – RS, sequestra sua ex-companheira, ambos são encontrados sem vida no interior de Condor - RS

Duas pessoas mortas foram encontradas em um veículo na manhã desta quarta-feira (16) no interior de Condor, próximo a BR-158. Homem havia matado jovem e sequestrado a ex-companheira em Júlio de Castilhos - RS.  No interior do Vectra, estavam os corpos de um homem de 36 anos e de sua...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2020 - Todos os direitos reservados.