"O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil”

AGRICULTURA: As polêmicas sementes suicidas - Brasil

10/12/2013 07:28

Primeiro chegaram as transgênicas. E agora o debate é em torno das sementes suicidas, que também são modificadas geneticamente. Esses grãos, que podem utilizar a tecnologia terminator, ainda são proibidos no Brasil. Eles têm seus ciclos de vida encerrados na colheita, não podem ser multiplicados. Mas há dois projetos de lei que defendem o uso deles em objetivos específicos, como a produção de plantas biorreatoras para a obtenção de proteínas. A discussão está em curso e o maior temor é de que as flores e o pólen das plantas geradas por essas sementes possam contaminar lavouras vizinhas, tornando-as estéreis.

Sem chance de multiplicação

A relação de tarefas desafiadoras que o produtor rural terá de enfrentar em 2014 pode ser maior do que se imagina, diante de um 2013 frustrante, com a má notícia da queda de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária no Brasil durante o terceiro trimestre. À preocupação com o desempenho da lavoura e ao comportamento de preços deverá se juntar, mais uma vez, a polêmica do avanço da transgenia no mercado de sementes, tema que voltou a ganhar força nos últimos dois meses depois da retirada da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 268/2007, que autoriza o uso da tecnologia conhecida como terminator. Com ela, a chamada semente suicida passaria a ser aplicada, como define o texto, de autoria do deputado Eduardo Sciarra (PSDB-PR), nas plantas biorreatoras, para obtenção de proteínas ou substâncias destinadas a uso terapêutico e industrial.

Alvo da discussão que envolve fornecedores, técnicos, políticos, pesquisadores e produtores rurais, a semente estéril tem o seu ciclo encerrado na colheita. Ela não pode ser multiplicada. Não há como armazená-la para que gere produção de uma safra para outra. Instituições como o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) comemoraram a retirada da proposta de votação no Legislativo, mas ela poderá voltar à discussão dos membros da comissão a qualquer momento, cumprindo a etapa final relativa ao escopo jurídico do projeto para ser levada a plenário. Nada impede, da mesma forma, que outra proposição que trata do assunto – o Projeto de Lei 5.575/2009, do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) – retorne à apreciação no Legislativo e se engana quem derruba essa aposta em ano de eleições.

“Não tenho problemas com assuntos polêmicos, porque há eleição”, afirma Cândido Vaccarezza. O projeto do deputado petista autoriza as tecnologias genéticas de restrição de uso, Gurts na sigla em inglês, incluindo o gen terminator. Vaccarezza faz questão de destacar que os produtos transgênicos foram liberados pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao indicar um conteúdo de caráter mais ideológico do que técnico no debate sobre as sementes suicidas. “Não há decreto que vai obrigar o produtor a usá-las. É como o milho híbrido”, afirma.

Entre o campo e o laboratório

Em nome do bem que o desenvolvimento tecnológico traz, o presidente da Associação Brasileira de Obtentores Vegetais (Braspov), Goran Kuhar, diz que o país precisa aprender a diferença da inovação para a pesquisa e o desenvolvimento. “Não se pode aprovar nada por atacado nem proibir dessa mesma forma”, afirma. A Braspov congrega empresas públicas e privadas que mantêm programas de melhoramento genético e desenvolvem cultivares. Na avaliação de Kuhar, o projeto de lei de Eduardo Sciarra tem fim específico na categoria de plantas que possam vir a produzir compostos químicos, não se aplicando a cultura agrícolas de escala comercial, que têm de ser altamente controladas e entram na cadeia alimentar.

A intenção seria permitir que o Brasil usasse a tecnologia para transformar plantas numa espécie de biofábricas. O argumento não convence os críticos das propostas que liberam o terminator. A presidente do Consea, Maria Emília Pacheco, considerou, recentemente, uma vitória parcial a retirada da pauta do PL 268/2007. O risco oferecido pelas sementes suicidas é o de que flores e pólen possam contaminar outras plantas, tornando estéreis lavouras vizinhas. “Mas precisamos continuar mantendo uma grande mobilização (contra a aprovação da proposta que libera a tecnologia), pois a retomada da proposta no Congresso põe em risco também a moratória i nternacional da CDB (Convenção da Diversidade Biológica), da qual o Brasil é parte”, disse Emília Pacheco.

Melhorias reais ou favorecimentos?

O temor dos produtores com a eventual liberação das sementes suicidas vai além dos efeitos nas lavouras e alcança as duras regras do mercado das sementes, concentrado nas mãos de multinacionais. Há estimativas dando conta de que os 10 maiores fabricantes detêm 70% da produção de sementes, sendo que 53% estariam nas mãos de duas companhias, as americanas Monsanto e a Du Pont Pioneer. O mesmo cenário, visto 10 anos atrás, indicava que essa dezena de fornecedores controlava 37%. A polêmica está longe de ser uma novidade, tendo em vista a discussão, que também não é nova, entre os agricultores e a indústria pelos royalties que elas recebem a título de proteção de patentes.

Um outro ingrediente nessa panela de pressão está na legislação brasileira de sementes, que restringe o armazenamento para replantio. O marco legal permite, sob avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a troca de sementes salvas para uso no ano seguinte ao do primeiro plantio, desde que seja feita entre produtores vizinhos. Já a agricultura comercial, de grande escala, paga pelos direitos de todas as cultivares adquiridas.

Falta consenso sobre a liberação das sementes suicidas mesmo entre os produtores rurais. O principal argumento é o de que eles não têm clareza sobre eventuais benefícios da nova tecnologia além do favorecimento aos fornecedores, destaca Claudionor Nunes de Morais, representante da FAEMG na Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA. “O produtor só vai plantar o que quiser se tiver direito de escolha. As detentoras de tecnologia podem acabar com toda uma geração de cultivares. Não se pode concentrar um poder tão grande nas mãos de poucos fabricantes”, afirma.

Sem comentários

Menos enfático, o produtor de soja e café Irmo Casavechia, diretor do Sindicato de Produtores Rurais de Unaí, no Noroeste de Minas, defende a participação mais ativa dos técnicos na discussão. “O importante é a resistência à doenças e contaminação. Os técnicos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são totalmente capacitados para nos falar sobre isso”, diz. Procuradas pela reportagem do Estado de Minas, tanto a Embrapa quanto a Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não comentariam o assunto.

Irmo Casavechia diz que um ponto central da discussão é a busca de redução de custos no controle das lavouras. Nesse aspecto, Claudionor Morais, da Faemg e CNA, acrescenta a necessidade de o país avaliar riscos e benefícios, o que leva vários anos de observação e pesquisa. “Trata-se de uma decisão muito séria. Na pulverização da lavoura podemos disseminar o terminator atingindo as culturas vizinhas? No momento, só percebemos como benefício a proteção de mercado que essa tecnologia viabiliza”, afirma.

Tecnologia híbrida dita o desenvolvimento

A transgenia já domina a produção brasileira de culturas como soja e milho, avançando também na de algodão. Esse curso da tecnologia dos híbridos é considerado natural e próprio de países que são grandes produtores de grãos, a exemplo dos Estados Unidos e da Argentina, observa Aedson Pereira, analista da empresa de consultoria e informações de agronegócio Informa Economics FNP. A concentração da produção de sementes, para o especialista, acompanha o desenvolvimento tecnológico dos fabricantes, mas sem inviabilizar o surgimento de opções ao produtor, num ambiente em que todos os fornecedores correm para se fortalecer em determinadas variedades e categorias.

“É algo típico da cadeia de produção. Temos hoje sementes transgênicas e convencionais com alto nível tecnológico, algumas delas desenvolvidas pela própria Embrapa. Para a qualidade mediana, sim, não há mais espaço”, afirma Aedson Pereira. Ele destaca o fato de que neste ano as cultivares convencionais barraram as variedades transgênicas, em razão de um custo equivalente, o que fez bem à concorrência.

Em Mato Grosso, por exemplo, a participação das sementes convencionais na produção de soja subiu de 13% para 15%, quando no cenário anterior a transgenia vinha despontando. Pereira minimiza a ênfase no aspecto da concentração do mercado de sementes, ao concluir que vale a conta a ser feita pelo produtor antes de decidir se investirá ou não numa determina semente. “A tecnologia funciona para melhorar o manejo das lavouras e aumentar a resistência”, diz.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

“Toda moeda tem dois lados, mas o produtor não tem hoje nenhuma garantia de que a nova tecnologia (terminator) vai trazer um custo menor para a obtenção de sementes e redução do pagamento de royalties aos fabricantes. É uma expectativa natural. Se a indústria tem a segurança de que a semente não será replantada, os custos de aquisição e o royalty poderiam, sim, ser menores, mas, de fato, trabalhamos num mercado muito concentrado nas multinacionais. Seria um passo para a atuação de preços típicos de oligopólios. A discussão envolve, ainda, uma mudança que teria de ser feita na legislação brasileira de biossegurança que está consolidada. Não acredito que seja uma prioridade do Brasil neste momento trazer nova tecnologia que vai quebrar uma série de conceitos que formam a base de nosso marco legal. Acredito que devemos nos preocupar com outras questões urgentes para 2014, como o escoamento da supersafra que o país deverá produzir e a crise do café”.

 
FONTE: Faemg 
Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

Notícias:

24/06/2022 20:15

ACIDENTE DE TRABALHO: Jovem Mateus Ledur, ao 26 anos morre em acidente de trabalho em uma máquina desensiladeira, na localidade de Sanga Almeida no interior de Humaitá - RS

Mateus Ledur ficou com o braço preso em uma máquina desensiladeira. Acidente ocorreu por volta das 18h na localidade de Sanga Almeida, interior de Humaitá - RS Jovem chegou a ser socorrido ao Hospital Adesco de Humaitá, onde foi confirmado o óbito. (Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto...
23/06/2022 11:26

NOTA DE FALECIMENTO: Cleo Mayer, 73 anos – Crissiumal - RS

A esposa Nelda Mayer; Os filhos: Carmo Mayer e esposa Roselei; Rubia Mayer e esposo Ernani; Dueli Mayer e esposo Jurandir; e Netos e demais Familiares, com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento do Esposo, Pai, Sogro e Avô CLEO MAYER, aos 73 anos, ocorrido às 05h00min desta quinta-feira, dia 23 de...
17/06/2022 11:31

COMBUSTÍVEIS: Petrobras empresa estatal administrada pelo Governo Federal reajusta preços de venda de gasolina em 5,2% e do diesel em 14,3%, através da política de paridade dos preços internacionais atrelado ao valor do barril e cotação do dólar

Aumento dos combustíveis para as distribuidoras passa a valer a partir deste sábado A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que vai reajustar os preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras a partir deste sábado. Com a atualização, o preço médio de venda de gasolina passará de R$...
17/06/2022 10:18

PLANTÃO POLICIAL: Casal é preso por contrabando de agrotóxicos na localidade de Vista Nova, interior de Crissiumal – RS

Na noite desta quinta-feira (16/06), às 23h45 Policiais Militares do 7° BPM prenderam um casal por contrabando de agrotóxicos em Crissiumal – RS. A prisão ocorreu na localidade de Vista Nova, após abordagem de um veículo, sendo localizado no seu interior 20 galões de agrotóxicos de origem...
15/06/2022 22:14

NOTA DE FALECIMENTO: Jair Vettorello Basso – 51 anos – Crissiumal - RS

A Esposa Neiva Marli Neumann Basso, A filha Sthefany, A mãe Ana Claidir Basso, O pai Victorio Basso (in memória), O irmão Edson Basso e família; Com Profundo Pesar Comunicam o Falecimento do Esposo, Pai, Filho, Irmão JAIR VETTORELLO BASSO, aos 51 anos, ocorrido às 16h30min desta quarta-feira, 15...
14/06/2022 15:53

ACIDENTE DE TRABALHO: Agricultor sofre grave acidente ao ficar com uma perna presa dentro do caracol de um desensilador em Itapiranga - SC

Por volta das 8h25min da manhã desta terça-feira (14), a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender acidente de trabalho na Linha Santo Antônio no interior de Itapiranga - SC. Ao chegar no local foi encontrado masculino de 61 anos, preso dentro de um desensilador,...
14/06/2022 15:28

SAÚDE PÚBLICA: Secretaria da Saúde notifica novo caso suspeito de varíola dos macacos no RS

Homem de 34 anos está em isolamento domiciliar em Porto Alegre e aguarda resultado de teste. Autoridades afirmam que não há relação com primeiro caso confirmado no estado. Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: Science Photo...
14/06/2022 14:51

OPORTUNIDADE DE TRABALHO: IBGE oferece 06 vagas de recenseador em Crissiumal - RS, Inscrições até dia 15 de Junho!

O IBGE oferece para Crissiumal 06 vagas de Recenseador em Processo Seletivo Complementar. Não há taxa de inscrição; Também não tem prova escrita; São vagas nos 14 municípios de abrangência da Agência do IBGE de Três Passos - RS; Mais informações e inscrições pelo link...
14/06/2022 14:43

PLANTÃO POLICIAL: Polícia Civil desencadeou mais uma etapa da ''Operação Retorno'', a qual visava a busca de veículos furtados em Três de Maio e Horizontina - RS

Na tarde desta segunda-feira (13), a Polícia Civil desencadeou mais lima etapa da “Operação Retorno”, a qual visava a busca de veículos furtados. Foram cumpridos cinco mandos de busca em Três de Maio e Horizontina - RS. Foto: Divulgação/Polícia Civil Durante aproximadamente um ano de...
14/06/2022 14:13

SOCIAL: Amor em dose tripla: parto de trigêmeas no HCI é sucesso - Ijuí - RS

Após uma gestação tranquila e sem intercorrências, Antonia, Catarina e Olivia Cezimbra Medina Schumacher nasceram na tarde de sábado, dia 4, na Maternidade do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), pelas mãos da médica obstetra Bruna Wiatrowski, com 34 semanas e dois dias. Logo depois de receberem o...
02/06/2022 09:09

SOCIAL: Sicredi lança atendente de videochamada em libras para WhatsApp

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no atendimento, instituição financeira cooperativa é a primeira a oferecer essa nova solução desenvolvida pela Botmaker integrada ao aplicativo de mensagens instantâneas. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com...
02/06/2022 08:56

TRÂNSITO: Preparativos para pavimentação da ERS-305 avança entre a localidade de Padre Gonzales, de Três Passos em direção a Crissiumal - RS

Serviços executados pelo Daer contam com investimento de R$ 60 milhões do Estado do RS. Serviços mais adiantados estão no trecho entre Crissiumal e a localidade de Padre Gonzales, em Três Passos - Foto: Divulgação/Daer Uma das principais ligações regionais do noroeste gaúcho se prepara...
02/06/2022 08:37

PLANTÃO POLICIAL: Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas na localidade de Vista Alta no município de Boa Vista do Buricá - RS

Em revista no interior do automóvel, foi localizado três tijolos de maconha, que estavam escondidos entre objetos de uma mudança. Uma mulher de 25 anos, foi presa em flagrante por tráfico de drogas na tarde de quarta-feira (01), na localidade de Vista Alta, município de Boa Vista do...
05/05/2022 21:47

PLANTÃO POLICIAL: Táxi de Cleber Tormes vítima de latrocínio em Crissiumal é encontrado no Mato Grosso do Sul

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de ontem, quarta-feira (04/05), na MS-295 em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, dois veículos roubados no Rio Grande do Sul este ano. Segundo os presos os carros seriam levados para Tacuru para pagar dívida com traficantes. O...
30/04/2022 11:43

NOTA DE FALECIMENTO: Empresário e Político Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos - Crissiumal - RS

Faleceu na manhã deste sábado (30/04) o empreendedor e político crissiumalense Alceu Hipólito Liesenfeld, 64 anos. Estava internado em um hospital de Ijuí - RS. Ele foi um grande empreendedor crissiumalense, sendo proprietário da Imobiliária e Escritório de Contabilidade São Cristovão, bastante...
26/04/2022 09:14

TRÁGICO: Soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado morre atingido por raio em Quaraí - RS

Um jovem morreu no início da noite desta segunda-feira (25) após ser atingido por um raio em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto tinha, de 18 anos, soldado do Quinto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele estava caminhando pela rua...
19/04/2022 07:27

PLANTÃO POLICIAL: Casal suspeito de latrocínio do taxista Cleber Roni Tormes (Tonico) em Crissiumal são presos em Porto Alegre - RS

O delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, confirmou no início da manhã dessa terça-feira (19) que Sheila Daiane Corrêa Ceconi e Martielo de Souza Martins foram presos nessa terça em Porto Alegre – RS. O casal foi indiciado pela morte do taxista Cleber Roni Tormes, de Crissiumal. Além de...
16/04/2022 02:47

NOTA DE FALECIMENTO: Cléber Roni Tormes, 61 anos – Crissiumal - RS

A mãe Maria Tormes; O pai Valdemar Tormes (in. Memoria); A companheira Célia Maria Mallmann, Os Filhos: Gelson Tormes e Família; Gisele Tormes e Família; Gilberto Tormes e Família e; Irmãos e Irmã e demais familiares, comunicam com Profundo Pesar o Falecimento do Companheiro, Pai, Sogro e Avô...
15/04/2022 23:10

PLANTÃO POLICIAL: Corpo encontrado no Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS, possivelmente é do taxista crissiumalense Cleber Tormes (Tonico) 61 anos

Na noite desta sexta-feira (15), a Polícia Civil juntamente com os familiares do taxista Cleber receberam informações do aparecimento de um corpo na localidade do Matão do Bones, entre Bom Progresso e Campo Novo – RS. Corpo estava no mato em uma via secundaria de terra, próximo da Linha Diesel, no...
13/04/2022 22:16

TRÂNSITO: Jovem Dionatan Freita dos Santos, 23 anos natural de Crissiumal morre em acidente de trânsito em Westfália - RS

Um jovem natural do município de Crissiumal – RS, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (13), em Westfália - RS. Dionatan Freita dos Santos, 23 anos, pilotava uma motocicleta que colidiu em uma Kombi. O rapaz morreu no local do acidente. Matéria em atualização! Foto:...
13/04/2022 21:39

PLANTÃO POLICIAL: Homem é suspeito de assassinar a esposa e filha e cometer suicídio em Cruzaltense - RS

A pequena cidade de Cruzaltense que fica a 49 quilômetros de Erechim - RS, foi tomada de surpresa com uma cena chocante na manhã desta quarta-feira, (13). Vizinhos avistaram sangue escorrendo pelas paredes de uma casa no centro da cidade. Moradores das proximidades relatam que ouviram tiros na...
13/04/2022 20:53

PROCURA-SE: Diane Macedo Bach, 15 anos, está desaparecida desde terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária - RS

Conforme informações repassadas à rádio Sucesso FM, a jovem Diane Macedo Bach, de 15 anos, está desaparecida desde às 16 horas desta última terça-feira (12), quando saiu de casa da localidade de Santo Antônio, interior de Nova Candelária – RS. Quem tiver qualquer informação do seu paradeiro pode...
13/04/2022 11:26

PLANTÃO POLICIAL: DESAPARECIDO: Familiares e amigos realizarão nesta quinta-feira (14/04), a partir das 9h00min novas buscas pelo taxista Crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira, 21 de maio de 2022, após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
09/04/2022 21:02

SOCIAL: Confira o novo layout da FISIOCLÍNICA FONTANA localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS

Confira a equipe de profissionais da FISIOCLÍNICA FONTANA: Sócia Proprietária Fabiane Fontana – Fisioterapeuta; (Foto Direita) Vanessa Erthal – Fisioterapeuta; (Foto Centro) Secretária Maria Knebel. (Foto Esquerda)  Contato: (55) 98122-7995 Confira os serviços prestados pela...
07/04/2022 21:07

PLANTÃO POLICIAL: Câmeras de segurança registram momento que o taxi pertencente Cleber Tormes (Tonico), passou pela localidade de São Sebastião, interior de Crissiumal – RS

O taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico), 61 anos está desaparecido desde segunda-feira (21/03/2022), após receber uma ligação por volta das 18h00min, para realizar uma corrida de taxi, para transportar um casal e uma criança da localidade do Lajeado Barreiro, interior de...
07/04/2022 09:42

SOCIAL: Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), em Crissiumal - RS

Convite de Reinauguração da FISIOCLÍNICA FONTANA nesta quinta-feira (07), a partir das 17h00min na Av. Presidente Castelo Branco, 781, ao lado da Loja VIVO, no centro de Crissiumal - RS.
07/04/2022 08:07

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza prisão de uma pessoa e apreensão de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal - RS

A Brigada Militar apreendeu na madrugada desta quinta-feira, dia 07 de abril, 50 galões de agrotóxicos de origem estrangeira em Crissiumal – RS. Uma pessoa foi presa e conduzida para Polícia Federal.  Em breve mais informações. Fonte/Foto: Brigada Militar Post. Eloídes Nunes.
07/04/2022 07:57

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar realiza apreensão de agrotóxico em Nova Candelária – RS

Na tarde desta quarta-feira (06/04) policiais militares do 4º BPAF durante patrulhamento no interior do município de Nova Candelária - RS, tentaram abordar um veículo Jeep RENEGADE de cor cinza. O condutor, ao visualizar a guarnição, não obedeceu às ordens de parada e fugiu, logo após perdeu o...
06/04/2022 13:18

SOCIAL: OPORTUNIDADE: SELEÇÃO PARA ESTÁGIO TEMPORÁRIO: 01 Vaga de Estágio no Cartório Eleitoral de Crissiumal - RS

A vaga é destinada a estudantes do nível médio.   As atividades serão cumpridas no horário de expediente da unidade, entre as 12:00 horas e as 18:00 horas.   A prova será realizada no dia 18 de abril de 2022, às 14 horas, nas dependências do Cartório Eleitoral, situado na Rua Vinte de...
06/04/2022 08:59

NOTA DE FALECIMENTO: Luana Caroline Gisch, 28 anos – Crissiumal - RS

Os pais Hélio Gisch e Adriane, o irmão Wellington Eduardo Gisch juntamente com o esposo Jhonatan Dudel e filha Yasmin, sogro José e sogra Rosani Dudel com profundo pesar comunicam o falecimento de LUANA CAROLINE GISCH, aos 28 anos, ocorrido nesta manhã desta quarta-feira...
04/04/2022 19:58

CLIMATEMPO: Carro que foi levado pela enxurrada na localidade Lajeado Teimoso, no interior de Crissiumal é encontrado todo destruído

Na madrugada desta segunda-feira (04), Crissiumal e toda região noroeste foi assolada com chuvas torrenciais, grande volume de água e em poucas horas deixou um rastro de destruição nas estradas, pontes, lavouras, benfeitorias e residências. Na localidade de Lajeado Teimoso, na propriedade Odalirio...
04/04/2022 09:24

TRÂNSITO: Pizzaiolo André Luiz, sócio proprietário da Pizzaria Fornalha morre em acidente na Av. Presidente Castelo Branco, centro de Crissiumal - RS

Um homem morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (04/04), no centro de Crissiumal - RS. A colisão envolveu um carro e um caminhão nas proximidades da Center Motos, na Avenida Presidente Castelo Branco, por volta da 1h20. Chovia forte no momento do acidente. O motorista...
01/04/2022 12:16

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS

Na quinta-feira (31/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam uma carga de agrotóxicos de origem estrangeira em Tiradentes do Sul – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Progresso, após fuga do condutor. No veículo foram localizados 100 galões de 10 litros cada, de...
01/04/2022 11:39

PLANTÃO POLICIAL: Identificado Casal de amantes envolvido em possível latrocínio de taxista de Crissiumal, ambos tiveram prisão preventiva decretada por homicídio do marido da mulher em Bento Gonçalves–RS, Casal seguem foragido e Cleber desaparecido

A Polícia Civil de Bento Gonçalves, por meio da 1ª delegacia, elucidou o homicídio de Antônio Vilmar Moraes, conhecido como Marreco. No último dia 11, o carro da vítima, um VW Gol, cor branca, foi localizado abandonado e com marcas de sangue em seu interior na Rua José Possamai, no Loteamento...
31/03/2022 15:45

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende três homens por contrabando de cigarros na divisa de Crissiumal com Nova Candelária – RS

Na quarta-feira (30/03), às 23h40 Policiais Militares do 7° BPM de Crissiumal prenderam três homens por contrabando de cigarros. A prisão ocorreu na localidade de Santa Lúcia, divisa de Crissiumal com Nova Candelária. A ação iniciou na localização de Lajeado Tigre, interior de Crissiumal, sendo...
31/03/2022 14:13

SOCIAL: Confira os Ganhadores(as) do Sorteio Especial de Aniversário SuperBenedetti – 52 Anos em Crissiumal - RS

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março de 2022, o sorteio promocional alusivo aos 52 anos do Super Benedetti em Crissiumal – RS. Os ganhadores(as) foram os seguintes: *Uma moto Honda Bros 160 0km Alexandro C. Busanello (Lajeado Bonito - Sede Nova) *Cinco vales compras de R$...
30/03/2022 09:40

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende agrotóxicos de origem estrangeira na localidade de Lajeado Fazenda, interior de Crissiumal - RS

Na terça-feira (29/03), às 22h30 policiais militares do 7° BPM apreenderam agrotóxicos e mercadorias de origem estrangeira em Crissiumal – RS. A apreensão ocorreu na localidade de Lajeado Fazenda, após tentativa de abordagem de um automóvel. O condutor fugiu da abordagem e acabou chocando-se...
29/03/2022 22:06

PLANTÃO POLICIAL: Bebê recém-nascida é salva após ser encontrada dentro de 'patente' em Tenente Portela - RS

Um bebê foi encontrado coberto de fezes junto a uma “patente” (banheiro antigo), em uma das aldeias da Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela na tarde desta segunda-feira (28). Foto: Reprodução “Uma das coisas mais tristes e mais emocionantes que eu tive na vida”, assim, um profissional de...
29/03/2022 10:17

SOCIAL: Cresol Cooperar convida associados para Assembleia Digital – Crissiumal - RS

Chegou a hora de conferir a prestação de contas de 2021 e fazer parte das decisões que vão guiar a cooperativa nesse novo ciclo. Mais uma vez a Assembleia Geral da Cresol Cooperar será realizada de forma virtual, na quinta-feira, 31 de março de 2022. A Assembleia inicia às 19h30min, com...
29/03/2022 09:12

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar apreende carga de 51.408 desodorantes em Horizontina - RS

Na noite de segunda feira, dia 28, guarnições da Brigada Militar de Horizontina, em apoio a Operação Hórus, abordaram um caminhão Truck placas de Joinville - SC. Ao inspecionar a carga constataram que o condutor levava a quantidade de 51.408 frascos de desodorante doce, contrabandeados. Diante dos...
28/03/2022 20:09

TRÂNSITO: Violenta colisão entre carro e caminhão na RS 305 em Horizontina - RS

Uma colisão foi registrada no final da tarde desta segunda-feira (28) na ERS 305, localidade de Esquina Tunas – Horizontina, envolvendo um caminhão carregado de pedras, pertencente a uma empresa construtora e um veículo Nissan – March. No caminhão estava o motorista e um colega de trabalho,...
28/03/2022 19:45

PLANTÃO POLICIAL: Mulher morre após ser esfaqueada com canivete em boate em Cacequi - RS

A jovem Bianca Ribeiro Martins, de 22 anos, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) neste domingo (27) após ser vítima de golpes de canivete em uma boate na Rua Borges de Medeiros, às 04h30min, durante uma briga. De acordo com a Brigada Militar, que atendeu...
25/03/2022 19:20

SOCIAL: Jovem de Campo Novo – RS, dada como desaparecida por familiares é localizada na cidade de Frederico de Westphalen - RS

A mulher moradora de Campo Novo que se encontrava desaparecida a mais de 20 dias foi localizada na manhã desta sexta-feira (25). O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Campo Novo e segundo informações do Delegado Vilmar Alaídes Schaefer a mesma foi localizada na cidade de...
25/03/2022 11:52

PLANTÃO POLICIAL: [LOCALIZADA] Mulher está desaparecida a mais de 20 dias em Campo Novo - RS

Os familiares de Vanessa Aparecida Siqueira, 25 anos, moradora de Campo Novo está desaparecida a mais de 20 dias quando saiu de sua casa e nunca mais foi vista. Foto:  Facebook / Arquivo Pessoal Familiares registraram o Boletim de Ocorrência da Delegacia de Campo Novo - RS. Quer ajudar...
24/03/2022 23:27

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende indivíduos por tráfico de drogas em Pinheirinho do Vale – RS

Nesta quinta-feira (24/03) Policiais Militares do 37° Batalhão de Polícia Militar do município de Pinheirinho do Vale, realizaram a prisão de dois indivíduos, juntamente com o material apreendido: uma espingarda calibre 16, duas pistolas sendo uma calibre .9mm e outra calibre .380, dois revólveres...
24/03/2022 22:47

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS

Na quinta-feira (24/03), às 15h30 policiais militares do 7° BPM prenderam um homem por contrabando de agrotóxicos em Três Passos - RS. A prisão ocorreu na BR 468, no km 114, após abordagem de um veículo, sendo localizado no seu interior vinte galões, com vinte litros cada, de herbicida de...
24/03/2022 19:42

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar e Polícia Civil realizam prisão por tráfico de entorpecentes em Santa Rosa - RS

Na noite desta quarta-feira (23/03) policiais do 4º BPAF, em ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil efetuaram a prisão de um homem de 56 anos de idade. Com o autor foram apreendidas drogas, armas, munições de vários calibres e dinheiro, além de um veículo e balanças de precisão. O...
24/03/2022 19:29

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende homem por descaminho em Bom Progresso - RS

Na madrugada desta quinta-feira (24/03), às 02h00 policiais militares prenderam um homem por descaminho. A prisão ocorreu na BR 468, Km 100, após abordagem de um veículo, sendo localizado 145 caixas (1740 unidades) de desodorantes e 6 caixas de acendedores (1584 unidades). Os produtos, bem como o...
24/03/2022 17:49

PLANTÃO POLICIAL: Carteira com documentos do taxista crissiumalense Cleber Roni Tormes (Popular Tonico) foi encontrada próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS

Nesta quinta-feira (24), familiares do taxista crissiumalense receberam informações sobre o achado de uma carteira contendo os documentos em nome de Cleber Roni Tormes próximo da CITEGEM entre Humaitá e Bom Progresso – RS. Familiares providenciaram a busca da mesma, na carteira foi localizado...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul do Brasil!

topsulnoticias@gmail.com

Crissiumal - RS

Cel.: (55) 9.9206-0445

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias & Publicidades

© 2013 - 2022 - Todos os direitos reservados.