"O Portal Top em Notícias do Sul”

Carteira de Identidade - Informações

O que é?

A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade, expedida no Estado do Rio Grande do Sul pelo Departamento de Identificação.

 

Que requisitos devo cumprir?

Legislação vigente (Lei 7.116 de 29 de agosto de 1983).

 

Quais documentos são necessários?

O cidadão deverá se dirigir a qualquer das Unidade do TudoFácil ou a qualquer Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias/Departamento de Identificação (IGP/DI) no Estado do Rio Grande do Sul, munido da documentação abaixo.

Solteiros - apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original); 

Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original); 

Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original). 

Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

Não é necessário trazer fotos.

Acréscimos Opcionais
Se desejar incluir o número do CPF e PIS na carteira de identidade é obrigatório a aprestação dos documentos originais, conforme Decreto n° 98.963, de 16/02/1990.

 

Quanto custa?

Primeira via: Gratuita (Lei 12.687, de 18 de julho de 2012).

Segunda via: R$ 48,13 (período de vigência: 01/02/2013 a 31/01/2014) - isentos maiores de 65 anos

A partir da Lei de número 14.003 de 05 de junho de 2012 fica isento do pagamento da taxa de serviço, o cidadão que requerer a 2ª via da Carteira de Identidade por motivo de roubo, na forma do artigo 157, do Código Penal Brasileiro, sendo obrigatória a apresentação do respectivo Boletim de Ocorrência, registrado pela Delegacia de Polícia.

 

Onde pagar?

 

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

 

Quanto tempo demora?

A partir do dia 01/02, entra em vigor novo prazo de entrega da carteira de identidade, conforme comunicado do Departamento de Identificação.

Na Rede TudoFácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul), em Porto Alegre, documento é entregue no prazo de 20 dias úteis. 

Já no Posto de Identificação Azenha, em 15 dias úteis.

 

Onde Fazer?

Ao clicar em "Agende Aqui" no alto desta página, você estará agendando atendimento para Capital e Interior.

Consulte aqui endereço e telefone dos Postos de Identificação no Interior do Estado.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.