"O Portal Top em Notícias do Sul”

ENERGIA: Duas hidrelétricas estão com todas as comportas abertas no RS

14/08/2013 13:58

As duas maiores usinas hidrelétricas do Norte do Estado, na divisa com Santa Catarina, estão com as comportas abertas. O gerente regional de Usinas do Rio Uruguai, administradas pela Tractebel, Roberto Luiz Deboni, confirmou que a medida foi tomada já há alguns dias, e ocorre devido ao excesso do acúmulo de água nos reservatórios das usinas de Itá e Machadinho.


“Trata-se de um procedimento normal em períodos de muita chuva”, observou Deboni. Itá abriu as comportas parcialmente às 16h05min do dia 8 e Machadinho às 6h55min do dia 10, mas só foi divulgada nessa terça-feira. A Usina Hidrelétrica Itá está com parte das suas seis comportas abertas, liberando o excedente de água que não é aproveitada pelas turbinas para gerar energia, por causa do grande volume acumulado no reservatório. Hoje, às 8h, o reservatório de Itá estava 97,84% cheio. Recebia 2.537 metros cúbicos de água por segundo e liberava 3.324 metros cúbicos de água por segundo.  A Usina Hidrelétrica Machadinho está com suas oito comportas parcialmente abertas. Às 8h, recebia e liberava o mesmo volume de água 2.052 metros cúbicos de água por segundo. O reservatório estava com 99,05% da sua capacidade cheio.

As duas usinas são as maiores do Norte do Estado. Itá pode gerar até 1.450 megawatts (MW) enquanto que Machadinho pode gerar até 1.140 megawatts (MW). A Usina Itá, entre os municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC), em condições de geração máxima pode atender 30% da demanda energética do Rio Grande do Sul e 50% de Santa Catarina. A Usina Machadinho, entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), quando gera com sua capacidade máxima pode atender 22% da demanda do Rio Grande do Sul e 37% de Santa Catarina. 


De acordo com o gerente regional de Usina do Rio Uruguai, administradas pela Tractebel, Roberto Luiz Deboni, não há previsão para o fechamento das comportas, abertas parcialmente há alguns dias. Hoje, o tempo se mantém nublado na região de Erechim, e dos lagos, na divisa com Santa Catarina, e com muito frio. 

Às 5h os termômetros marcavam 5ºC no centro de Erechim. Uma informação da Cotrel destaca que no mês inteiro de agosto do ano passado choveu apenas 6 mm no município. A média histórica tomada desde 1986 pela cooperativa aponta 139 para todo o agosto em Erechim. Neste ano, em apenas 14 dias, já choveu 162 mm em Erechim, o que reflete na média as chuvas na bacia que abrange os reservatórios de Itá e Machadinho. A última vez que ocorreu um procedimento de abertura parcial de comportas foi em 25 de junho.

FONTE: Correio do Povo

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.