"O Portal Top em Notícias do Sul”

TRADIÇÃO: Símbolo da Semana Farroupilha, Chama Crioula é acesa no RS

18/08/2013 12:12

Cerimônia ocorreu na manhã de sábado (17/08/13) em Santo Amaro do Sul - RS. Presidente do MTG acendeu a chama, acompanhado de outras autoridades.

Foi acesa na manhã deste sábado (17/08/13), em Santo Amaro do Sul, no interior do município deGeneral Câmara,  a Chama Crioula. Símbolo das comemorações da Semana Farroupilha, ela será agora distribuída em centelhas para 30 regiões tradicionalistas do estado. A cerimônia foi realizada com a presença de centenas de cavaleiros, que se encarregarão da distribuição.

A chama foi acesa pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, acompanhado do patrono da Semana Farroupilha, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, fundador do grupo Os Monarcas, e também do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris.

O lugarejo no interior de General Câmara escolhido pelo MTG para o acendimento da chama também foi cenário de batalhas da Guerra dos Farrapos e ainda preserva a casa onde nasceu o líder Farroupilha Gomes Jardim e a construção que serviu de sede para as tropas imperiais.

A chama foi retirada de um lampião localizado dentro de uma igreja construída no Século XVIII. Diz a irmandade que administra a igreja que esse fogo está aceso desde 1814, a pedido de um militar dá época que cedeu uma área de terra aos grupo de católicos.

Algumas cavalgadas que conduzirão a chama levarão mais de 15 dias para alcançar o destino.

 

FONTE: G1

Post. Eloídes Nunes

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.