"O Portal Top em Notícias do Sul”

TRÂNSITO: Dnit restringe tráfego por 60 dias em ponte com desgastes entre RS e SC

16/11/2013 23:10

Uma ponte na BR-386 em Iraí, na Região Norte do Rio Grande do Sul, tem impressionado motoristas. A estrutura que fica sobre o rio Uruguai e possui mais de um quilômetro de extensão balança fora do normal. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), adotou medidas para restringir o fluxo de veículos na região.

As medidas começaram a valer nesta semana, após a instalação de semáforos nas duas pontas da ponte, tanto no lado catarinense como no gaúcho, para tentar coordenar o fluxo de veículos no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxilia no controle do tráfego. A velocidade máxima permitida sobre a ponte é de 40 quilômetros por hora. O tráfego funciona apenas para um dos sentidos a cada liberação do fluxo. A intenção é permitir que técnicos avaliem a ponte e corrijam os problemas da estrutura.

A ponte foi construída na década de 1970 e faz divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A estrutura balança tanto que até mesmo as muretas de contenção, que são feitas de concreto, estão danificadas, o que pode agravar ainda mais o problema.

Na parte de baixo, infiltrações tomaram conta das emendas entre as placas de concreto. Segundo o engenheiro civil, Renato Gelain, isto pode indicar o possível desgaste das borrachas que revestem o aço da estrutura, responsáveis pelo encaixe das placas que compõem a ponte.

Gelain acredita que as placas podem entrar em colapso a qualquer momento. "Pode ser a qualquer hora. Pode levar um dia, um mês ou um ano, mas a ruina é inevitável", diz.

Em nota, o Dnit informa que o trânsito no local estará em meia pista e com velocidade reduzida por medida preventiva para avaliação técnica sobre as condições da ponte. A restrição de tráfego deverá durar em torno de 60 dias e a PRF dará todo o apoio logístico necessário.

Fonte: Infocors

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.