"O Portal Top em Notícias do Sul”

TRÂNSITO: Carteira de motorista deve ficar 15% mais cara com o uso de simuladores - RS

04/10/2013 10:12

Inicialmente os equipamentos estão disponíveis para a formação dos condutores que fazem a primeira habilitação, na categoria B

O custo da carteira de motorista vai ficar até 15% mais alto a partir de janeiro de 2014. O Detran deve assinar uma portaria ainda em outubro para regulamentar as condições para o uso de simuladores de direção nas autoescolas. 
O aparelho, que recria 26 situações, entre elas dirigir na chuva, fazer curvas fechadas e até dirigir alcoolizado, será obrigatório antes das aulas práticas para tirar a carteira de motorista. Serão necessárias cinco aulas com meia hora de duração cada.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o diretor-presidente do Detran disse que, inicialmente, os equipamentos serão utilizados na formação de condutores que a fazem a primeira habilitação, na categoria B (automóvel). O uso de simuladores deverá ser estendido a todas as categorias.
Conforme Leonardo Kauer Zinn, o Detran ainda não concluiu o estudo que vai definir o impacto no custo total da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele confirmou, no entanto, a projeção de que o gasto dos condutores a partir de janeiro do ano que vem pode chegar a 15%. 
"O percentual de aumento deve ser de no máximo 15%, mas acredito que não chegue a isso".
Hoje, o custo mínimo da primeira Carteira de Habilitação para carro no Rio Grande do Sul é de R$ 1.113, conforme o Detran. Com o aumento de 15%, o investimento dos condutores poderá chegar a R$ 1279,80.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), somente o custo com a aquisição dos equipamentos supera os 31 milhões de reais. ConformeEdson Cunha, há ainda o gasto necessário com a manutenção dos simuladores e aluguel do software das máquinas. O Estado tem 273 CFCs. A estimativa é que cada centro compre três simuladores.

 

Fonte: Gaucha Clic RBS

Post. Eloídes Nunes

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.