"O Portal Top em Notícias do Sul”

TECNOLOGIA: “Ferrari do espaço” cairá na Terra, mas ninguém sabe onde

29/09/2013 21:56

Depois de mais de quatro anos navegando em torno da Terra para coletar informações sobre a gravidade do planeta, o satélite apelidado de “Ferrari do Espaço” ficará sem combustível em meados de outubro e irá retornar à atmosfera logo em seguida. Um possível problema é que ninguém sabe, pelo menos por enquanto, onde o GOCE (Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade) irá cair.

“O GOCE irá se desintegrar quando entrar na atmosfera da Terra”, explicou a Agência Espacial Europeia (ESA), responsável pelo satélite. “Mas muitas partes devem atingir a superfície do planeta”, continuou a agência. Mas isto, segundo a ESA, contudo, não é motivo para pânico.

O órgão lembra que será possível determinar melhor o local onde os restos do GOCE irão cair quando o momento do término do combustível do satélite chegar. “Ele deve retornar ao planeta cerca de três semanas depois que o seu combustível estiver no fim”, explicou a ESA.

“Considerando que dois terços da Terra são cobertos de água e existem muitas áreas vastas e pouco populosas, o risco de ameaça à vida é muito pequeno”, suaviza a agência que ainda compara as chances de uma pessoa ser atingida por restos de um satélite às chances de ser acertada por um meteoro.

 

Fonte: exame.abril.com.br

Post. Eloídes Nunes

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.