"O Portal Top em Notícias do Sul”

SEGURANÇA: Lideranças do Brasil e Argentina se reúnem para tratar sobre o Porto Soberbo

19/11/2013 11:39

Na manhã do dia 14 de novembro, na localidade de Barra Bonita em Esperança do Sul, reuniram-se lideranças políticas da Região Celeiro e de El Soberbio (ARG) para tratar sobre a situação do Porto Soberbo em Tiradentes do Sul, que encontra-se sem fiscalização da Receita Federal e com suas atividades paralisadas.

Objetivo da reunião foi estreitar a relação entre o Brasil e Argentina e buscar uma solução para que a travessia de pessoas, de ambos os países, não seja prejudicada pela falta de fiscalização da Receita Federal.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, e prefeito de Vista Gaúcha Claudemir Locatelli falou das audiências que já foram realizadas na superintendência da Receita Federal em Porto Alegre e disse que de acordo com informações oficiais, para este ano não existe a possibilidade do Porto voltar a funcionar.

O Delegado da Receita Federal de Três Passos, Paulo Wink, salientou que a previsão é de que a partir de janeiro do ano que vem o Porto volte a operar, mas para que isso ocorra, além de um funcionário da Receita Federal, o Porto necessita dispor de servidores da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Paulo reafirmou que o grande entrave é a falta de pessoal por parte da Receita.

Cleri Camilotti, prefeito licenciado de Três Passos afirmou que existe um acordo binacional que permite o funcionamento da aduana somente num país e sugeriu que até que ocorra a legalização do Porto no lado brasileiro e para que a travessia das pessoas não seja prejudicada, a Argentina poderá assumir a parte burocrática realizando esses procedimentos. 

O prefeito de El Soberbio (ARG) João Carlos Pereira disse que o objetivo do povo argentino, principalmente dos comerciantes, é facilitar o acesso dos brasileiros para o outro lado, pois admite que hoje o trâmite para entrada na Argentina é demorado e muito burocrático. 

Ficou definido na reunião que a Amuceleiro encaminhará um ofício à Receita Federal solicitando a abertura do Porto Soberbo aos domingos. Também ficou acertado que as lideranças da Argentina irão agendar uma audiência em El Soberbio com a Chefe de Imigração, Srª Mirian Sartori, para viabilizar a intenção de funcionamento da aduana somente no lado argentino.

Além dos nomes já citados, estiveram presentes na reunião a secretária executiva da Amuceleiro Susan Egevarth, o procurador do município de Três Passos Edemar Niedermeier, os prefeitos de Esperança do Sul, Roberto Prediger, de Derrubadas, Almir Bagega, de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann, de Humaitá Luiz Carlos Sandri. Representando o 7º BPM, o Tenente Becker e o Sargento Granetto. Da Argentina, participaram da reunião o Secretário de Administração, Claudio Rios Lange, o chefe de gabinete do prefeito Luís Carlos Winjak, o policial Marcelo Borges de Figueiredo e o Inspetor Comissário Juan Francisco Gomes. 

 

Fonte: Portela Online

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.