"O Portal Top em Notícias do Sul”

SEGURANÇA: Aeronave rompe a barreira do som e provoca estrondo na região de Butiá - RS

26/09/2013 16:30

Um caça Mirage que fazia manobra de confronto virtual em meio à Operação Laçador, da Força Aérea Brasileira, rompeu a barreira do som, perto das 13h, no espaço aéreo de Butiá, na região Carbonífera. O estrondo assustou, inclusive, moradores de Guaíba, a 61 quilômetros de distância, que pensaram se tratar de um tremor de terra. A seção de Comunicação da Base Aérea de Canoas, porém, confirmou a operação.

O objetivo do chamado confronto virtual entre os Mirage, da base de Anápolis (GO), e os caças F5, das bases de Manaus e do Rio de Janeiro, é melhorar a performance dos pilotos. De acordo com a Base de Canoas, as aeronaves foram trazidas ao Rio Grande do Sul para esse trabalho. Os Mirage vieram da Base de Santa Maria para enfrentar, no ar, os F5, baseados em Canoas.

A Força Aérea garante que a operação respeita limites de segurança e que os caças fazem o enfrentamento virtual a, no mínimo, 5 mil metros de altura. Nesta quinta-feira, segundo a a assessoria da Base de Canoas, o treinamento ocorria a 8 mil metros quando o Mirage, um modelo que acelera mais rápido que o F5, rompeu a barreira do som.

Antes, a Brigada Militar de Guaíba chegou a entrar em contato com a MPT Celulose para checar se havia ocorrido uma explosão na caldeira, o que foi negado pela empresa. Já os Bombeiros do município negaram ter recebido chamados relacionados ao caso. 

Foto: Ilustração.

Fonte: Correio do Povo

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.