"O Portal Top em Notícias do Sul”

SEGURANÇA: Acusados de adulterar leite prestam depoimento - RS

12/10/2013 20:52

Cinco acusados de envolvimento no esquema de adulteração de leite prestaram depoimento na tarde desta quinta-feira (10/10/13) na Justiça de Ibirubá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Outros seis réus no processo que tramita no município devem ser ouvidos na sexta-feira (11).


Os 11 acusados que integram o núcleo de Ibirubá chegaram ao Fórum do município em um veículo da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e se negaram a falar com a imprensa. Seis continuam presos e cinco respondem ao processo em liberdade.


A Justiça quer ouvir a versão deles sobre o esquema que adulterou mais de 100 milhões de litros de leite no estado, relevado durante a operação Leite Compensando. O Ministério Público (MP) descobriu que transportadores estavam adicionando água e ureia ao leite cru, no caminho entre a propriedade rural e a indústria, para aumentar os lucros.


Seis processos envolvendo a fraude do leite estão em andamento em cinco municípios do estado, dois em Ibirubá. No total, 19 pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema. Após o fim dos interrogatórios, o MP espera que a sentença seja divulgada em até 40 dias.


Na região permanecem presos em Santa Rosa: O vereador de Horizontina Larri Lauri Jappe e era proprietário de uma empresa de transporte de leite e o transportador Paulo Rogério Schultz de Boa Vista do Buricá.


Segundo o advogado Kacio Lenadro Gelian, a justiça ainda não estipulou data do interrogatório de Jappe. Já em relação ao caso de Paulo Schultz, o advogado Carlos Becker, revelou pra nossa reportagem que está no aguardo de julgamento de habeas corpus pra relaxamento da prisão. Ele salientou que acredita que conseguira provar a inocência do cliente.


O promotor Mauro Rochemback acredita que, após a operação Leite Compensado, desencadeada em maio, as indústrias passaram a fiscalizar com mais rigor a qualidade do produto que recebem.

 

Fonte: Radio Alto Uruguai

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.