"O Portal Top em Notícias do Sul”

SAÚDE: Sem médicos, hospital de São Martinho ocupa apenas três leitos de 39 no total - RS

01/12/2013 20:11

Enquanto cidades do Rio Grande do Sul enfrentam o drama da superlotação em hospitais, um pequeno município da Região Noroeste vive exatamente a situação oposta. Sem plantonistas, os pacientes de São Martinho, precisam ser atendidos em cidades vizinhas e o único hospital corre o risco de fechar.

Desde setembro, o clínico geral plantonista tenta atender todos os pacientes. Sem dar conta, a alternativa é transferir os doentes em uma ambulância da prefeitura até as cidades vizinhas. De acordo com relatórios do Pronto Atendimento, em algumas noites foram realizadas até oito viagens.

O aposentado Ilceu Olimar Filipin reclama do atendimento. "As pessoas não ficam doentes quando querem. As pessoas precisam de plantão médico e não um só, tem que ter uns dois ou três para revezar”, comenta Filipin. Por conta da situação, dos 39 leitos, em média, três são ocupados.

A administradora da instituição diz que a situação é preocupante. Por falta de recursos, profissionais já tiveram que ser demitidos e para garantir a folha de pagamento um imóvel que pertencia à entidade foi vendido. O 13º salário dos 26 funcionários só será pago por conta de um empréstimo bancário.

"Sem médicos não tem pacientes. Sem pacientes, o hospital não consegue atingir as metas que assinou no contrato com o SUS. Está indo para um caminho bastante complicado”, admite Vera Nichele, responsável pela instituição.

O município repassava ao hospital R$ 20 mil por mês. Agora, este dinheiro é destinado para os atendimentos feitos em outras cidades. A população não admite perder a estrutura que já funciona há 50 anos. “Se o nosso hospital fechar, vai ser um caos para nós aqui”, comenta o comerciante Waldermar Luft.

A prefeita Araci Ilber admite que o atendimento oferecido não é adequado e garante que o problema será resolvido nos próximos dias. “Nós não estamos nos omitindo. Desde que começou esta situação, toda a administração está envolvida. Na segunda-feira a cidade deve ter dois novos médicos”, garantiu Araci.

Localização
Localização de São Martinho
Localização de São Martinho no Rio Grande do Sul

Fonte: G1

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.