"O Portal Top em Notícias do Sul”

SAÚDE: Inaugurado CAPS em Três de Maio - RS

24/08/2013 17:01

Na tarde de quinta-feira(22/08/13) às 14h00min ocorreu o ato solene de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS no município de Três de Maio, pertencente a região de abrangência da 14ª CRS. Os CAPS entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a reforma psiquiátrica brasileira.


No evento de inauguração estiveram presentes o Coordenador Regional de Saúde da 14ª CRS Antônio de Paula, a Terapeuta Ocupacional que integra a Coordenação de Saúde Mental da 14ª CRS Domingas Messa de Almeida, o Prefeito Municipal de Três de Maio Olívio José Casali, a Vice-Prefeita Eliane Fischer, demais autoridades do município como também funcionários e usuários do serviço.


Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário. A verba para despesas mensais será repasse do Governo Federal, porém enquanto o rapasse não for disponibilizado quem estará dando o suporte necessário será o Governo do Estado que repassará mensalmente recursos no valor de R$ 30.000,00. O CAPS oferece atendimento especializado à saúde mental da população a fim de realizar o acompanhamento clínico e a reinserção dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.


Na região da 14ª CRS existem quatro CAPS, situados em Giruá, Horizontina, Santa Rosa e agora Três de Maio. Vale lembrar que até o próximo ano será implantado no município de Santa Rosa o CAPS AD (Álcool e Drogas) que terá funcionamento 24 horas.

Produção: Andressa Streicher
Gabinete da 14ª CRS
 

Fonte: 14ª CRS

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.