"O Portal Top em Notícias do Sul”

RELIGIÃO: ONDE ESTÁS? por Pe. Renato José Rohr - Crissiumal - RS

17/12/2013 09:33

Nossa vida é cheia de perguntas e de respostas. Preferimos questionar ao invés de ser questionados. Quando alguém por telefone nos pergunta onde estás? O Interlocutor quer saber onde estamos geograficamente. Quando Deus pergunta a Adão “onde estás?”(gen. 3,9) Ele quer saber que Adão reconheça que está distante, está em pecado que se afastou de Deus.

Adão reconhece que errou, pois até tenta se esconder. De Deus não se esconde nem o erro nem o pecador. Deus sendo onipresente, não há como se esconder de Quem está presente. Também não há como esconder algo da própria vida, pois Ele é Onisciente. Mas, o ser humano é tão ignorante que se esconde e finge, mesmo sabendo que para Deus não há segredo nem engano.

Deus continua dizendo a cada ser humano, para mim e para ti, onde estás? Qual é a nossa resposta no caminho que nos deve levar a Deus? A nossa resposta a Deus “aqui estou”, é reconhecer as próprias limitações, erros e pecados, é Falar do nosso afastamento, e nos colocarmos na misericórdia de Deus. Não colocarmos a culpa nos outros como fez Adão e Eva. Como é gratificante sentir que Deus vem ao nosso encontro e ao mesmo tempo é animador ir ao Seu encontro. Sabemos que Ele já veio, é a nossa vez de irmos ao seu encontro na certeza que Ele sempre nos quer acolher.

Deus nos pergunta onde estás meu filho e filha, ou seja,  como estás vivendo a vida que te dei? Estás vivendo para mim ou estás longe de Mim? Volte! Acolha! Perdoe! Use de misericórdia com os outros. Evite o pecado! Ocupe teu lugar na Igreja!

Quem realmente deu a resposta valiosa e completa foi Maria que disse “eis aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo tua palavra”(Mt 1,38). Também nós sempre nos devemos dispor para fazer a vontade de Deus, e tudo o mais irá bem.

Logo mais, novamente será Natal. Quando lembramos e celebramos a vinda do Salvador que vem ao nosso encontro, somos convidados chamados a ir ao seu encontro. Onde estás, ou seja, como está tua preparação para o Natal na tua vida pessoal, familiar e comunitária? Como vai tua sintonia com Deus? Deus não quer perder ninguém. A solicitude e o carinho de Deus, para quem está em dificuldade, nos anima a agirmos do mesmo modo indo ao encontro do outro, usando misericórdia com ele, acolhendo-o e perdoando se alguém nos tiver ofendido.

Será que não é este o momento único em que Deus nos chama; Onde estás? Dê a sua resposta. Ele te espera com muita misericórdia. Acredite neste Deus que te deu a vida e te continua amando, volte a Ele e assim terás um feliz Natal.

 

Crissiumal, 11/12/13 

Fonte: Pe. Renato José Rohr

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.