"O Portal Top em Notícias do Sul”

PROFISSÃO: 21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira

24/09/2013 15:29

Você pode estar cometendo alguns erros de comunicação que podem estar prejudicando sua vida profissional. Não perca a chance de uma promoção ou de conseguir um emprego melhor.

A comunicação é uma parte essencial do ser humano, pois permite que estabeleçamos relações, expressemos necessidades e sentimentos, além de ser crucial para a formação das sociedades. No mundo corporativo, é uma habilidade indispensável para a sua carreira. As palavras que você escolhe, os métodos que usa para se comunicar, ou mesmo o fato de você decidir interagir com outros podem influenciar a maneira como você é visto no trabalho, seja pelo seu chefe, funcionários ou clientes.

 

1. Não pedir ajuda quando necessário

 

Algumas pessoas pensam que pedir ajuda no trabalho as faz parecer fracas ou incompetentes, mas é importante saber que ninguém sabe tudo e que é normal pedir ajuda de vez em quando para um projeto ou tarefa. Portanto, não há porque se envergonhar de pedir algumas direções. Se alguma coisa que você não sabe fazer apareceu na sua mesa, peça recursos, exemplos e o que é esperado dessa tarefa. Dessa forma, todos saem ganhando, pois você terá terminado o que tinha que fazer e o resultado será satisfatório para quem pediu.

 

2. Evitar explicar expectativas

 

Não se pode simplesmente designar uma tarefa a alguém sem informar o que você espera dela e quais resultados você quer atingir. A pessoa a quem foi designada a tarefa não tem obrigação de adivinhar as consequências esperadas dela.

 

3. Esconder-se por trás do e-mail

 

Comunicações eletrônicas são uma maneira de evitar confrontações ao vivo, mas raramente são algo positivo. Quando um problema chega, de nada vai adiantar mandar um e-mail, pois é uma mensagem muito fácil de ser mal interpretada e poucas palavras podem ser ainda mais prejudiciais.

 

4. Não ir direto ao ponto

 

Quando estamos falando de comunicação corporativa, a pior maneira de informar algo é não ir direto ao ponto. Entenda que a dica não é ser sucinto demais. Você pode muito bem explicar detalhadamente o problema, tarefa ou o plano de ação sem dar voltas antes de começar a explaná-lo.

 

5. Não pedir por esclarecimentos

 

Não sabe o que deveria estar fazendo? Não pedir esclarecimentos podem fazer com que você seja mal visto, porque não realizou a tarefa da maneira certa e, com certeza, acabará pior do que se tivesse esclarecido sua dúvida. Como muitas pessoas acabam esquecendo de explicar expectativas é melhor quebrar logo essa barreira e pedir esclarecimentos do que esperar por instruções.

 

6. Não conhecer sua audiência

 

Cada área da sua empresa é uma audiência diferente. Portanto, saiba como tratar e o que exatamente falar com cada tipo de profissional. Para que a comunicação seja bem-sucedida, é essencial que você esteja a par das pessoas com quem está falando.

 

7. Ser ambíguo

 

Frases começadas com “eu acho”, “eu acredito”, “pode ser” são inúteis. Se você não sabe é melhor não se pronunciar. Pense que, nesse ambiente, só se fala quando se tem certeza. Se você quer expressar sua opinião, que se informe bem antes.

 

8. Ser desnecessariamente negativo

 

Ser negativo e crítico demais pode estressar e causar uma tempestade emocional no escritório. Lembre-se de que uma gestão alicerçada em aspectos negativos, como medo de demissão, criticidade exacerbada, negatividade, etc, só pode acabar de uma maneira negativa. Portanto, aja (e comunique-se) de uma maneira inteligente. Seja negativo quando necessário e positivo quando valer a pena sê-lo.

 

9. Sempre concordar com tudo

 

Da mesma forma que ser desnecessariamente negativo é prejudicial, concordar com tudo o que você é perguntado é ruim. Você será visto como uma pessoa sem personalidade e, possivelmente, preguiçosa.

 

10. Não prestar atenção na sua linguagem corporal

 

Às vezes, seu corpo fala mais alto do que suas palavras e, pior, muitas vezes não está nem de acordo com elas. E se você não prestar atenção, ele pode influenciar negativamente na sua carreira.

Portanto, não se esqueça: mostre uma boa postura, mantenha contato visual, sente-se corretamente, cabeça erguida, cuidado com os “tiques” e use sempre expressões faciais e gestos para convencer os outros do seu ponto de vista.

 

11. Esquecer-se de fornecer feedback

 

Comunicação é uma via de duas mãos. Se alguém devolveu algum trabalho ou projeto para você, é necessário sempre explicar quais são suas visões, opiniões e julgamentos sobre a tarefa. Dessa maneira, a pessoa vai saber o que deve mudar e o que deve continuar igual. O feedback é essencial para o crescimento profissional de qualquer um.

 

12. Usar jargões demasiadamente

 

Mesmo em um ambiente corporativo, onde jargões são comuns, exagerar neles faz com que você soe presunçoso. Ainda mais se você estiver se comunicando com pessoas que não são da sua área. Se há palavras similares, não precisa usar aquelas que só certas pessoas conhecem.

 

13. Não informar os outros

 

É lógico que você não precisa manter todos atualizados do que você está fazendo toda hora (deixe isso para o seu Facebook pessoal). Porém, é bom esclarecer ao seu chefe por que você está demorando em realizar certa tarefa, ou por que você escolheu dar prioridade àquilo, etc.

 

14. Usar questões em vez de afirmações

 

Ao menos que você esteja diretamente perguntando algo a alguém, não use perguntas para expressar afirmações. Pode soar leviano comunicar-se dessa maneira e a última coisa que você quer é parecer infantil no trabalho.

 

15. Minimizar seus esforços

 

Quando alguém elogia você, é importante que você jamais minimize seus esforços. Nunca diga: “não foi nada”, “imagine, não precisa agradecer”. Você trabalhou duro para concluir aquela tarefa? Então explique exatamente todos os passos e o que você fez. Não precisa se gabar ou fazer marketing pessoal, só mostre o que você fez e deixe que os outros tirem suas próprias conclusões.

 

16. Desculpar-se quando não for necessário

 

Agir dessa maneira, além de ser inútil, faz com que você pareça inseguro e indefeso. Se você acha que você tem que se desculpa de algo, pense duas vezes. Se realmente for necessário, faça-o; mas considere se for necessário antes.

 

17. Não revisar

 

Toda vez que você for entregar algo escrito, jamais esqueça de revisar o que você produziu. Erros gramaticais são fáceis de ser cometidos, porém extremamente prejudiciais à sua imagem.

 

18. Falar demais e escutar de menos

 

É importante ser carismático e um bom comunicador. Porém isso não significa falar demais e não escutar os outros. Lembre-se de que tão importante quanto falar é escutar.

 

19. Fazer diversas coisas enquanto comunicar

 

É rude fazer milhares de outras coisas enquanto alguém está falando com você. Parece que você considera a pessoa pouco importante e não vai conseguir prestar atenção ao que está sendo discutido.

 

20. Ter medo de se defender

 

Você não pode esperar que alguém defenda você no escritório quando algo dá errado e você está envolvido. Pelo contrário, tome as rédeas do seu emprego e nunca tenha medo de ser seu próprio advogado.

 

21. Usar palavras fracas

 

Você está tirando a credibilidade da sua linguagem quando usa palavras fracas. Ao invés de dizer que sente ou acredita em algo, diga que sabe e que tem conhecimento daquilo. Escolha seu vocabulário de uma maneira que transmita confiança aos outros no escritório.

 

Fonte: noticias.universia.com.br

Post. Eloídes Nunes.

 

 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.