"O Portal Top em Notícias do Sul”

POLÍTICA: Prefeito de São José do Norte é cassado por fraude na campanha eleitoral - RS

09/09/2013 17:06

Menos de 72 horas depois de viver um de seus mais importantes momentos com o início das obras do Estaleiro Brasil (EBR), São José do Norte, no sul do Estado, passa por uma crise na administração municipal. O prefeito Zeny Oliveira e o vice Francisco Xavier, ambos do PSDB, foram cassados em primeira instância. A acusação é de prática de captação e gastos ilícitos na campanha para fins eleitorais. Os dois permanecem no cargo até que o caso seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

No processo, movido pela coligação Frente Popular, formada pelos partidos PT, PDT, PSB, PTB, PV e PPS, alegou-se que, “durante toda a campanha eleitoral de 2012, os candidatos eleitos utilizaram-se de veículos de transporte coletivo para locomover eleitores e simpatizantes da coligação para comícios, atos políticos etc. sem contabilizar como gastos de campanha”. A curiosidade é que a denúncia foi levada aos opositores por um dos organizadores da campanha de Oliveira que estaria “interessado em vingança e chantagem política por não ter sido contemplado com cargo na administração”.

Prefeito e vice deverão recorrer. Eles alegaram ainda não ter sido informados sobre a decisão.

Na eleição de 2012, a chapa do PSDB venceu a Frente Popular por 16 votos. Sem ter obtido mais de 50% dos votos válidos, caso seja cassado pelo TRE, Oliveira perderá o cargo para o segundo lugar na campanha, o petista Jorge Madruga.

A cidade vive um frissom após o começo das obras do EBR e a confirmação do início da construção da plataforma P-74, que deverão gerar cerca de 4 mil empregos diretos para a cidade de 25 mil habitantes.

Localização
Localização de São José do Norte
Localização de São José do Norte no Rio Grande do Sul


Contraponto:
Após ter sido notificado por seu advogado, Zeny Oliveira confirmou que irá recorrer. Ele disse que "gostaria de passar à comunidade que está tranquilo". Disse ainda que este foi o primeiro julgamento de um dos processos e que "a justiça ainda deverá julgar processo contra eles" (referindo-se à Frente Popular).

 

Fonte: ZH

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.