"O Portal Top em Notícias do Sul”

PLANTÃO POLICIAL: Soldados relatam momentos de tensão durante resgate de colegas na Operação Piracema - Derrubadas - RS

16/10/2013 08:52

Dois soldados do Patram - Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Três Passos, relataram ao site Portela Online nesta terça-feira, 15 de outubro, os momentos de tensão vividos ao conseguir evitar uma tragédia durante a Operação Piracema deflagrada no rio Uruguai.

 

O Salto do Yucumã ou Grande Salto Moconã (em espanhol: Saltos del Moconá) se encontra localizados ao sudeste do departamento San Pedro,no município de El Soberbio, Misiones, Argentina e na cidade de Derrubadas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Em idioma guaraní Moconá significa "que todo o engule". Os saltos se dão ao longo de 1.800 metros e atingem uma altura de até 20 metros.

Segundo o soldado Cleverson da Patram, um barco que transportava três colegas e que participava da operação, por muito pouco não foi sugado para dentro do canal do Salto do Yucumã. De acordo com o militar, o motor da embarcação parou de funcionar pouco antes de atracar no porto utilizado pelos guardas florestais nas proximidades da queda d'água.

Os soldados Cleverson e Marcos, que estavam em outra embarcação, não pensaram duas vezes e conseguiram resgatar os outros três colegas. "Nós estávamos nos posicionando para encostar no porto, quando avistamos aquele barco a deriva e o piloto tentando fazer funcionar o motor e o barco sendo sugado para dentro do salto", comenta Cleverson. "Joguei o nosso barco contra o deles e o Marcos se deitou dentro de nossa embarcação fazendo força para segurar o barco deles e nosso motor de 15 conseguiu tirar e encostar o barco deles no barranco", completa.

Ambas as embarcações eram feitas de alumínio e utilizavam motores de 15hp.

O soldado Cleverson tem 22 anos de Brigada Militar e 1 ano na Patram, já o soldado Marcos tem 7 anos de Brigada Militar e há 4 anos trabalha na patrulha ambiental.

A Operação iniciou no dia 1º de outubro, no município de Derrubadas, e percorreu 692 quilômetros por rio e por terra chegando em Uruguaiana no dia 11 de outubro.

Durante a operação foram apreendidos 10.304 metros de redes de pesca e 15.057 metros de espinhel, 94.500 carteiras de cigarros, 40 litros de agrotóxicos e 2 veículos recuperados em situação de roubo. Durante a operação foram devolvidos ao rio 43 peixes que estavam presos nas redes e vistoriados 105 barcos, o número de acampamentos vistoriados passou dos 340 e as pessoas que foram abordadas, tanto navegando no rio, como em barreiras no percurso da operação, passou das 960.

Localização
Localização de Derrubadas
Localização de Derrubadas no Rio Grande do Sul

Fonte: Portela Online

Post. Eloídes Nunes.

 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.