"O Portal Top em Notícias do Sul”

PLANTÃO POLICIAL: Ibama apreende agrotóxicos contrabandeados no Rio Grande do Sul

28/10/2013 09:58

Cerca de três toneladas de agrotóxicos, sem registro no Brasil, foram apreendidas em atuação conjunta do Ibama com o Exército Brasileiro, nas cidades de Rosário do Sul, São Gabriel e Lavras do Sul.

A maior parte em uma granja que realizava plantio de 250 hectares de arroz. A lavoura foi embargada com a suspensão da atividade agrícola e recebeu multa de R$2 milhões.

A Polícia Federal também já foi comunicada para investigação na esfera criminal. Os produtos eram inseticidas, fungicidas e herbicidas com diferentes princípios ativos e fabricados na China, Uruguai e outros países.

Estes agrotóxicos entram no país contrabandeados, expõem o meio ambiente e pessoas a diversos riscos, não possuem qualquer garantia de segurança ambiental ou para a saúde humana e nem mesmo de eficiência agrícola.

Outra infração frequentemente flagrada foi a destinação inadequada das embalagens usadas. As embalagens de agrotóxicos obrigatoriamente devem ser devolvidas ao revendedor.

Seis granjas produtoras de grãos foram autuadas por não dar destinação adequada a centenas de embalagens.

Os produtos apreendidos foram levados para depósito seguro em instalações do Exército Brasileiro no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul/RS, onde aguardarão para serem destruídos, única destinação ambientalmente adequada.

Outros autos de infração ainda estão sendo lavrados e a fiscalização continuará por tempo indeterminado.

 

Fonte: Portal Brasil

Post. Eloídes Nunes.

 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.