"O Portal Top em Notícias do Sul”

PLANTÃO PLANETA: Apocalíptico: Supertufão Haiyan pode ter matado mais de 10 mil pessoas nas Filipinas

10/11/2013 12:53

Os números de mortos não param de aumentar nas Filipinas após a passagem do maior tufão da história verificado em todo o globo terrestre.
Neste domingo (10/11/13), autoridades do país informaram que pode passar de 10 mil, o número de mortos em decorrência dos estragos causados por Haiyan.
Centenas de milhares de construções simplesmente desapareceram, onde cidades inteiras foram arrasadas por ventos de mais de 350 km/h. As ondas na orla ultrapassaram cinco metros de altura, o que agravou e muito o cenário de destruição.
A comunicação neste momento é muito difícil em boa parte das províncias filipinas afetadas pelo supertufão. Onde há informação por parte de autoridades, os números de mortos multiplicam-se a cada momento.
O Programa Mundial de Alimentos (PAM), uma agência das Nações Unidas, está organizando a transferência de 40 toneladas de alimentos e a UNICEF, a agência da ONU para a infância, preparou 60 toneladas de material de saúde e de sobrevivência que deve chegar às Filipinas na terça-feira.
Hayan é considerado pelos meteorologistas como a maior tempestade tropical ao atingir uma região em todos os tempos. A tempestade, mesmo tocando o continente, continuou avançando com a categoria máxima de classificação, 5, com ventos superiores a 320 km/h.
A dimensão do supertufão também impressiona. Satélites meteorológicos confirmaram diâmetro de 1.800 quilômetros, um dos maiores tufões já observados na história da meteorologia.
Ao longo deste domingo e desta segunda-feira, o Hayan, que neste momento está avançando na categoria 4, deve castigar muitas regiões do Vietnã, Laos, Camboja e sul da China, onde, infelizmente, sua potência destruidora pode totalizar centenas e milhares de mortos, além de deixar um rastro de destruição imenso sobre vastas regiões.
“Evacuamos mais de 174 mil lares, o que equivale a mais de 600 mil pessoas”, informou um comunicado do ministério vietnamita de Controle de Inundações e Tempestades.

Fonte: http://deolhonotempo.com.br

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.