"O Portal Top em Notícias do Sul”

MEIO AMBIENTE: Começa nesta terça-feira (01/10) o período da Piracema - Brasil

01/10/2013 09:54

O período conhecido como Piracema, quando ocorre a desova da maioria das espécies de peixes nos rios, começa nesta terça-feira, dia 1º de outubro.

O início da Piracema é estabelecido através da Instrução Normativa nº 193 de 02 de outubro de 2008, que determina normas de pesca para o período de defeso na área de abrangência da bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A restrição abrange toda a bacia hidrográfica, incluindo seu rio principal, formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

Independente do pescador ser profissional ou amador, somente é permitida a pesca embarcada não motorizada ou desembarcada, utilizando-se apenas linha de mão ou vara, linha e anzol, limitando-se exclusivamente a um destes petrechos por pescador, com limite máximo de captura e transporte de 5kg de pescado.

A proibição estende-se até o dia 31 de janeiro do próximo ano. Aos infratores, serão aplicadas as penalidades e as sanções, respectivamente, previstas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto No- 6.514, de 22 de julho de 2008.

O 2º Grupo Ambiental de Frederico Westphalen desenvolve fiscalização em toda a bacia do Rio Uruguai do município de Alpestre à Pinheirinho do Vale, além do Rio da Várzea, de Rodeio Bonito até a sua foz, com frequentes patrulhas embarcadas em horários e locais alternados, a fim de flagrar os infratores. O período também serve para a conscientização da importância da preservação da fauna ictiológica.

 
Fonte: 2º Grupo Ambiental de Frederico Westphalen.
Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.