"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Prefeituras da região Celeiro têm 15 dias para aderir a convênio do Passe Livre - RS

08/11/2013 09:41

Regulamentação foi assinada nesta quinta-feira: 50 mil estudantes serão beneficiados.

As prefeituras dos 21 municípios da região Celeiro têm até o dia 22 de novembro para aderir a convênio com o Governo do Estado para a implementação do Passe Livre estudantil ainda em 2013. Os municípios que não aderirem neste prazo só poderão receber recursos estaduais a partir de 2014. O decreto que regulamenta a gratuidade foi assinado nesta quinta-feira (07), na Casa Civil do Governo do Estado, em ato que reuniu autoridades e representantes de entidades estudantis. No total, são R$ 16 milhões investidos em todo o estado, com benefício direto a cerca de 50 mil estudantes.

“Este é o fim de um processo que iniciou nas manifestações populares de junho, e que foi construído de forma consensual entre governo, empresas e estudantes, os principais beneficiados”, afirmou o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. O Rio Grande do Sul foi pioneiro entre os estados do país na proposição do Passe Livre, em resposta às demandas das manifestações ocorridas em todo o Brasil por melhorias nos serviços públicos.

De acordo com o governador em exercício, Beto Grill, foi instituído um grupo de trabalho excelente que conseguiu prover um programa que beneficiasse estudantes das regiões metropolitanas e também das demais regiões do estado reafirmando o compromisso do governador Tarso Genro com a educação. “Garantimos que todos os estudantes do Rio Grande do Sul, com renda de até 1,5 salários mínimos, recebessem pelo menos um subsídio para a redução do custo das passagens e conseguissem se manter estudando em suas respectivas instituições”, explica.

O benefício será disponibilizado para estudantes de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e que residem em uma cidade e estudam em outra. O subsídio do Governo do Estado às passagens estudantis agora passa a ser de 100% do valor. Antes da regulamentação, o governo subsidiava apenas 10% do total.

 

Prefeituras: como viabilizar o convênio

O governo do Estado disponibiliza edital para adesão dos municípios que não são atendidos pela Metroplan, aderirem ao programa no site www.rs.gov.br

 

Estudante: como acessar o benefício

Após formalização do convenio entre Prefeitura e Estado os estudantes devem dirigir-se às prefeituras e apresentar a documentação que comprova baixa renda familiar. O benéfico será assegurado aos estudantes matriculados e com frequência comprovada. Nas linhas de modalidade comum serão oferecidas duas passagens diárias em dias úteis. As informações e documentos necessários estarão disponíveis no sitewww.rs.gov.br


Fonte:

Central do Interior
Diretoria de Jornalismo
Secretaria de Comunicação do RS

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.