"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: MEC deve confirmar até dezembro o curso de Medicina na Unijuí

14/08/2013 15:02

O reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, e a vice-reitora de Graduação, Cátia Nehring, estiveram em Brasília na última semana e anunciaram boas notícias acerca do processo de implantação do curso de medicina na universidade. Eles participaram da 1ª Plenária do Fórum de Medicina das Comunitárias, promovida pela Associação Brasileiras das Universidades Comunitárias (Abruc), evento voltado às instituições comunitárias de ensino superior que possuem cursos de Medicina e também aquelas que irão protocolar pedido de autorização de novo curso de Medicina junto ao MEC.

 O reitor se mostrou otimista com a agilidade dada pelo MEC à questão e trouxe um calendário que o ministério deverá seguir para a definição dos locais dos novos cursos de medicina. Na próxima semana deverá ser lançado o pré-edital com a lista dos municípios que estarão aptos a apresentar projetos de cursos de medicina por meio de instituições comunitárias ou privadas. Após esta divulgação dos municípios aptos, o MEC estará realizando, dia 20 de agosto, uma audiência pública para finalizar os critérios a serem incluídos no edital para as universidades. Este edital, segundo o secretário de Regulação da Educação Superior (SERES/MEC), Jorge Messias, será publicado na primeira quinzena do mês de setembro, quando então as universidades deverão protocolar os projetos político-pedagógicos dos novos cursos. Finalizado este protocolo, durante o mês de setembro, o governo estima que autorização final deverá ocorrer até o final deste ano, com uma estimativa de primeiro vestibular para o segundo semestre de 2014.

 Para Martinho Kelm, Ijuí possui vários pontos favoráveis para ser um dos municípios contemplados, assim como a Unijuí está apta a receber o novo curso. “Nossa região é uma das poucas do país que conseguiu gerar um projeto, exitoso, democrático e comunitário de desenvolvimento pela educação quando, há mais de cinquenta anos constituiu a Fidene. Se temos hoje condições de apresentar um projeto de curso de medicina com condições de aprovação e que, sem dúvida, irá transformar ainda mais esta região, isto é fruto da decisão desta comunidade de não ficar refém de um único agente, no caso do Estado. O sucesso que se descortina é mérito de toda a comunidade, e por esta deverá ser compartilhado e continuado”, afirma o reitor.

 FONTE: Unijuí

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.