"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: MEC dará bolsas para formar novos professores

10/09/2013 19:58

O ministro da Educação anunciou para os próximos dias o lançamento de um projeto nacional com o objetivo de estimular a carreira de professor entre estudantes do Ensino Médio. Durante a abertura do 2º Congresso Todos pela Educação, em Brasília, Aloizio Mercadante afirmou que o programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas para pesquisa nas áreas de matemática, física, química e biologia.

A proposta do governo é incentivar o interesse pelas licenciaturas dessas áreas especialmente. Alunos de escolas públicas e professores orientadores receberão uma bolsa de estudos para desenvolver um projeto de pesquisa, aos moldes daqueles já implantados em instituições de ensino superior, de iniciação científica. Tanto o orientador quanto o estudante selecionados contarão ainda com o apoio de um pesquisador de universidade. Para o estudante, a bolsa deve ser de R$ 150.

De acordo com o ministro, há um déficit de cerca de 170 mil professores de matemática, física e química no setor público no Brasil.

— A demanda por matrículas no Ensino Superior nessas áreas é muito baixa, está em torno de 3%, e não sai desse patamar. As engenharias cresceram fortemente, passaram o Direito, mas matemática, física e química não crescem.

Detalhes do projeto devem ser divulgados nos próximos dias em portaria pelo MEC, e Estados de todo o país poderão aderir ao programa. A previsão é de que sejam liberadas, em um primeiro momento, em torno de 30 mil bolsas para estudantes de escolas públicas de todo o país.

O congresso, que tem como tema Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional, ocorre na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, hoje e amanhã. O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Governança do Todos pela Educação, participou da abertura do evento e defendeu os investimentos em educação como prioridade para o desenvolvimento do país.

FONTE: ZH

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.