"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Leitura Dinâmica - Mito ou Realidade?

23/03/2014 11:38

A capacidade de fazer leituras de forma rápida sempre foi motivo de admiração. Tanto que a ideia de acelerar o processo por meio de técnicas de leitura dinâmica – tornando essa habilidade acessível para cada vez mais pessoas, e talvez ganhar algum dinheiro com isso – existe desde a década de 1950.

Mas, se o assunto parecia ter sido deixado de escanteio com o passar dos anos, o lançamento recente de um aplicativo que promete revolucionar a leitura dinâmica jogou a discussão para o meio da pequena área.

E a comparação dos números só deixa o debate ainda mais interessante. Enquanto a maioria de nós tende a ler cerca de 200 a 400 palavras por minuto, as pessoas que fazem a tal da leitura dinâmica dizem ler de 1000 a 1700 palavras no mesmo intervalo de tempo. Espantosa e chocante diferença, não?

Mas, antes de entender do que se trata exatamente a leitura dinâmica, e se ela é mito ou realidade, vamos falar um pouco sobre como funciona a leitura em si. O que sabemos sobre a leitura “tradicional”, digamos assim, é que ela é um processo terrivelmente mecânico que acontece de acordo com algumas etapas.

Primeiro você olha para uma palavra, ou várias palavras. Isso se chama “fixação” e leva cerca de 0,25 segundo. Depois, você move o olho para a próxima palavra, ou grupo de palavras. Essa etapa se chama “sacada” e leva cerca de 0,1 segundo.

Depois isso é repetido uma ou duas vezes e você faz uma pausa para compreender o que acabou de ler, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo, em média. E é assim que 95% dos estudantes universitários têm uma leitura média de 200 a 400 palavras por minuto.

Os leitores dinâmicos alegam que diminuem o tempo de fixação – que é o tempo que “gastamos” olhando para as palavras. E eles tendem a fazer isso cortando o que é chamado “subvocalização”, o processo de repetir as palavras na cabeça enquanto as lê. Ao longo do tempo, algumas técnicas e métodos foram desenvolvidos com o objetivo de disseminar essa habilidade que beira à fantasia. Vamos a algumas delas:

Skimming

Skimming é um método de leitura dinâmica que consiste em correr o olho pelas frases procurando palavras-chave para a compreensão do texto. Algumas pessoas fazem isso com bastante naturalidade. Eu, por exemplo, faço isso quando quero saber se a leitura de algum texto vai valer a pena para encontrar a resposta que eu estou procurando.

Se encontrar algumas palavras que correspondam a mais ou menos o que estou procurando, volto do começo para ler atentamente. Justamente porque apesar desta ser uma técnica de leitura dinâmica, ela não nos ensina de fato a ler mais rápido. E, como era de se esperar, estudos já comprovaram que, se uma leitura inteira é feita desta maneira, a compreensão geral do conteúdo fica, e muito, prejudicada.

Meta Guiding

Essa é uma das técnicas mais antigas. Trata-se de usar o dedo, ou uma caneta, para guiar os olhos para palavras específicas. O objetivo principal é diminuir distrações e focar a atenção para fazer a leitura ser mais rápida e efetiva.

Apresentação Visual Serial Rápida (AVSR) e o aplicativo Spritz

É o método utilizado pela maioria dos sistemas de leitura dinâmica digital, inclusive pelo recém-lançado Spritz. Para acelerar o processo de leitura, palavras sozinhas piscam na tela, fazendo você se concentrar em uma por vez. Conforme o usuário vai se acostumando com o sistema, pode acelerar cada vez mais a velocidade com que o display mostra as palavras.

A primeira vez que eu ouvi falar nesse aplicativo, achei a ideia absolutamente fantástica. Eu e o mundo inteiro. Mas, depois que passou a euforia, veio o questionamento: será que se eu lesse um livro inteiro assim, eu iria entender alguma coisa? Ou se quer ia saber do que ele se tratava quando terminasse? E, para a minha alegria, existem pesquisas para responder a essas perguntas!

Compreensão

A vantagem de ler mais rápido é, obviamente, ler mais rápido. Mas a leitura em velocidade pode trazer alguns problemas como… O que é mesmo que eu estava lendo? Você acaba se concentrando tanto em ler o mais rápido possível que acaba perdendo o foco sobre o que você está lendo de fato. E, a principal afetada nisso tudo é a grande protagonista do processo de leitura: a compreensão.

Para Keith Rayner, pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), a leitura dinâmica é quase sem sentido, porque nossos olhos apenas não conseguem trabalhar dessa maneira. Segundo ele, podemos até nos forçar a ler algo em torno de 500 palavras por minuto, mas estamos limitados pelos nossos olhos, anatomia da retina e capacidade do cérebro – que precisa de um certo tempo para processar informações.

Rayner também confirma que a AVSR e os sistemas digitais de leitura dinâmica são da mesma maneira falhos por terem problemas com o que se chama “memória de trabalho” – que é a memória que atua no momento em que as informações estão sendo adquiridas, retendo-as por um curto período de tempo e depois descantando ou encaminhando-as para serem guardadas por períodos mais longos de tempo.

Quando utilizamos a técnica AVSR, sobrecarregamos a memória de trabalho e as palavras vem em um ritmo muito mais rápido do que podemos processar. Isso significa que não podemos absorver informações quando estamos lendo muito rápido. No caso dos aplicativos, como o Spritz, que utilizam esse método, não temos nem a opção de voltar algum trecho e ler de novo, o que, mais um vez, sobrecarrega a memória de curto prazo. Resultado: não conseguimos lembrar muito bem do que acabamos de ler.

Os favoráveis

Para os pesquisadores que desenvolveram o Spritz, o sistema permite que os olhos descansem em um único ponto, o que favoreceria a habilidade de ler mais rápido. Isso pode até ser verdade, mas não soluciona o problema da memória de trabalho sobrecaregada, apontado por Rayner.

E você, o que pensa sobre tudo isso? Será que é mesmo possível ler assim?

 

 Fonte: Hype Science

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

21/11/2017 17:45

GERAL: Médico urologista Cláudio Polo palestrou sobre o novembro azul em Nova Candelária - RS

Mais de 170 homens com mais de 55 anos participaram da palestra sobre a conscientização do Câncer de Próstata, em Nova Candelária Com o principal objetivo de alertar aos homens para os cuidados com o câncer de próstata, para a realização dos exames preventivos e a importância de manterem a saúde...
21/11/2017 17:29

GERAL: Nova Candelária em clima de natal

As luzes e enfeites já anunciam a chegada da época mais esperada do ano Uma das épocas mais esperadas do ano está se aproximando. O nascimento do menino Jesus espalha nas comunidades um clima de paz e um sentimento de amor profundo pelo verdadeiro significado do Natal. Para acompanhar esta...
21/11/2017 17:15

SAÚDE: Unidades de Saúde de Três Passos são climatizadas

Pensando no bem-estar e conforto dos usuários do sistema público de saúde e dos servidores, a Administração Municipal de Três Passos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, equipou as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com condicionadores de ar.   Além de beneficiarem as unidades de...
21/11/2017 16:59

GERAL: Governador e ministro estiveram em Porto Mauá para inauguração do reperfilamento e restauração da ERS 344

Na segunda-feira, 20 de novembro de 2017, o Governador do Estado, José Ivo Sartori, o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra e comitiva, estiveram no Município de Porto Mauá, das 11h30min às 13h35min, para inauguração do reperfilamento do asfalto da ERS 344, entre os...
21/11/2017 16:46

EDUCAÇÃO: Professora Lurdes Dresh assume coordenação da 21ª CRE de Três Passos - RS

A partir de hoje, 21 de novembro, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) tem nova titular. Trata-se da professora Lurdes Dresch que até então, no governo de Ivo Sartóri, ocupava a vaga de coordenadora adjunta. A designação consta no Diário Oficial do Estado. É a quarta vez...
21/11/2017 16:27

UTILIDADE PÚBLICA: : Receita Estadual cancela envio de cartas do IPVA 2018 pelos Correios

O Detran não vai mais enviar a carta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos proprietários de veículos pelos Correios. A decisão foi em conjunto com a Receita Estadual. A partir de agora o encaminhamento de correspondências referentes ao IPVA 2018 ocorre exclusivamente...
21/11/2017 16:08

GERAL: Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto

A partir de hoje, 21 de novembro, os cartórios de registro civil podem começar a adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam a facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e...
21/11/2017 15:50

EDUCAÇÃO: Abre o prazo para matrículas nas escolas municipais de Sede Nova - RS

Abriu ontem o prazo para matrículas e rematrículas nas escolas municipais de Sede Nova. Os pais têm até o próximo dia 20 de dezembro para inscrever os alunos. As informações constam em edital assinado pelo prefeito José Elias Paz.   As matrículas no Ensino Fundamental e turmas do Jardim I e...
21/11/2017 15:31

TRÂNSITO: Acidente na RS 400 deixa uma pessoa morta na rodovia que liga Candelária a Sobradinho - RS

Um acidente de trânsito por volta das 10h desta terça-feira (21) deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida no km 12 da RS 400, rodovia que liga Candelária a Sobradinho. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária, o condutor de uma carreta com placas de...
21/11/2017 15:18

PLANTÃO POLICIAL: Polícia prende dois acusados por tráfico de drogas em Tenente Portela - RS

Por volta das 22h de ontem, policiais civis de Tenente Portela e da 22ª Delegacia de Polícia Regional/Três Passos, em conjunto com a Brigada Militar de Tenente Portela, prenderam em flagrante dois indivíduos que ocupavam um táxi e levavam para Tenente Portela 103g de crack, além de portar um...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.