"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Inclusão, uma questão de Cidadania - Escola Rocha Pombo - Crissiumal - RS

16/08/2013 00:52

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo realizou durante os dias 07 e 08 de agosto de 2013 palestras com a Especialista Neuropsicopedagoga e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS Professora Mauriceia M. Volpato e Especialista em Deficientes Intelectuais Lia Grings, com o tema - Inclusão: uma questão de Cidadania.

Participaram da palestra os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até os alunos do 3º ano do Ensino Médio, juntamente com os professores.

Inclusão de uma forma geral se refere a todas as pessoas que se sentem ou são excluídas pelas normas gerais da sociedade, podemos dizer “o senso comum”, onde o diferente não é aceito.

A palestra foi direcionada especificamente à Inclusão de pessoas com deficiência na escola. Um tema tão “conhecido e discutido”, mas ao mesmo tempo “desafiador e inquietante”.

Os alunos puderam perceber que incluir alunos com deficiência não é apenas colocá-lo no mesmo ambiente escolar e sim dar condições para que este faça parte do mundo de aprendizagens, respeitando cada um na sua especificidade, particularidade necessária da sua deficiência e que não vamos adquirir o conhecimento do mesmo jeito, mas a forma de ser trabalhado, desenvolvido o conhecimento, todos os alunos devem ter acesso, e o professor como orientador vai direcionar esse trabalho dando condições para que todos os alunos  tenham na sua individualidade o direito de aprender. Esse aprender pedagógico ou social.

Todos são responsáveis pela inclusão. Os alunos como colegas respeitando o aluno com deficiência, o professor adaptando no máximo sua aula para que a aprendizagem pedagógica ou social aconteça e a direção dando condições e apoio a todos para que o ambiente escolar seja promissor.

Referimos-nos a aprendizagem pedagógica e social porque reconhecemos que alguns alunos na sua particularidade da deficiência não conseguirão responder da mesma forma que outros, portanto, o aprender social é estimulado e ensinado, onde todos aprendem a conviver com as diferenças nos tornando seres humanos melhores, que na opinião das professoras é o principal objetivo da inclusão.

A palestra também esclareceu o que é a Sala de Recursos Multifuncional – AEE Atendimento Educacional Especializado, que tem como finalidade dar apoio aos alunos incluídos em sala de aula e atendimento no contraturno para trabalhos da vida diária, tornando o aluno mais independente possível.

Foi trabalhado também o que é deficiência, e os tipos e suas características básicas.

A Escola Rocha Pombo busca uma qualidade de ensino onde a formação humana é um dos principais objetivos. Sabemos que a “inclusão” é algo desafiador e que ressignificamos a cada dia a palavra respeito e humanidade.

FONTE: Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.