"O Portal Top em Notícias do Sul”

EDUCAÇÃO: Curso de Agronomia da UERGS em Três Passos é tema de audiência em Porto Alegre - RS

05/09/2013 17:38

O deputado Altemir Tortelli acompanhou uma comitiva de representantes do município de Três Passos, em uma audiência com o reitor da UERGS, Fernando Guaragna, que tratou da instalação do curso de Agronomia na região Celeiro. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (04/09/13), em Porto Alegre.

O Coordenador da Unidade em Três Passos, Mastrângello Lanzanova esteve no encontro e destacou a importância histórica da Unidade naregião e o papel do curso de agronomia, com enfase na agricultura familiar, vai desempenhar para toda a região. Para viabilizar o projeto, foi estruturado uma série possibilidades de convênios com Uergs Três Passos, a ETEC Celeiro (Escola Técnica de Bom Progresso), e IFF Santo Augusto (InstitutoFederal Farroupilha). A ideia é fazer um intercâmbio docente entre Uergs e IFF; utilizar a estrutura da ETEC Celeiro para as aulas práticas; utilizar oslaboratórios de ensino/pesquisa/extensão das três instituições, além de otimizar os recursos e atender toda a região.

Para o deputado Tortelli a reunião configurou um entendimento para a possibilidade do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e o Conselho Universitário (Consun) aprovem a criação do curso nos próximos meses. A proposta seria a instalação do curso de agronomia em Cachoeira no segundo semestre de 2014, em Três Passos no primeiro semestre de 2015 e em Vacaria em 2016. Essas datam devem ser construídas e acordadas entre as várias regiões beneficiadas. “Tenho acompanhado esse debate desde o início e temos que ter como meta sempre buscar o fortalecimento da UERGS como uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Tivemos uma grande luta pelo aumento do Orçamento da Universidade para que possamos implementar as melhorias e os cursos necessários. A concretização do curso em três Passos será uma grande vitória para a região e para a agricultura familiar”, lembra Tortelli.

Para o Mastrângello a reunião foi muito positiva. “Tivemos uma proposta concreta e fundamentada com o envolvimento de o IFF, da ETEC Bom Progresso e a Uergs. Agora vamos trabalhar os convênios para podermos concretizar a abertura do curso de agronomia e a busca do curso de pós-graduação”. Também participaram da reunião a coordenadora adjunta da 21ª CRE, Marli Franke; do IFF de Santo Augusto, professora Edna Gonçalves; a deputada estadual Zilá Breitenbach, a assessoria do deputado Jefferson Fernandes; o coordenador da área de Ciências da Vida e Meio Ambiente da UERGS, Cleber Roza e o Pró-Reitor de Administração, Vilmar Boff.

FONTE: UEGRS

Post. Eloídes Nunes

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.